Estudo de João 11:40 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu: Se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra.
João 11:40

Comentário de Albert Barnes

Disse eu não para ti – Isso estava implícito no que ele havia dito sobre a ressurreição de seu irmão, João 11: 23-25 . Haveria uma manifestação da glória de Deus em levantá-lo, a qual ela poderia, com todos os outros, contemplar.

A glória de Deus – O poder e a bondade exibidos na ressurreição. É provável que Marta realmente não esperasse que Jesus o levantasse, mas supôs que ele fosse lá apenas para ver o cadáver. Por isso, quando ele os instruiu a tirar a pedra, ela sugeriu que naquele momento o corpo estivesse ofensivo.

Comentário de E.W. Bullinger

veja . App-133.

a glória de Deus , isto é, a manifestação da mesma glória pela qual Cristo foi ressuscitado. Compare Romanos 6: 4 .

Comentário de John Calvin

40. Eu não te disse? Ele reprova a desconfiança de Marta, por não formar uma esperança suficientemente vigorosa com a promessa que ela ouvira. É evidente a partir dessa passagem que Martha disse algo mais do que João literalmente relatou; embora, como sugeri, exatamente isso tenha sido entendido por Cristo, quando ele se intitulou a ressurreição e a vida que Marta é responsabilizada por não esperar alguma obra divina.

Se tu creres. Isto é dito, não apenas porque a fé abre nossos olhos, para que possamos ver o poder de Deus brilhando em suas obras, mas porque nossa fé prepara o caminho para o poder, a misericórdia e a bondade de Deus, para que possam ser. mostrada para nós, como é dito, abre bem a tua boca , e eu a encherei ( Salmos 81:10 .) Da mesma maneira, a incredulidade, por outro lado, impede Deus de se aproximar de nós, e pode-se dizer que mantém suas mãos fechadas. Por isso, é dito em outro lugar que Jesus

não pôde realizar nenhum milagre por causa de sua incredulidade ( Mateus 13:58 .)

Não que o poder de Deus esteja limitado pelo capricho dos homens, mas porque, na medida do possível, sua malícia se opõe ao exercício desse poder e, portanto, eles não merecem que isso seja manifestado a eles. Com freqüência, de fato, Deus supera esses obstáculos; porém, sempre que ele retira sua mão, para não ajudar os incrédulos, isso é feito porque, trancados dentro dos limites estreitos de sua incredulidade, eles não permitem que ela entre.

Verás a glória de Deus. Observe que um milagre é chamado de glória de Deus, porque Deus, exibindo nele o poder de sua mão, glorifica seu nome. Mas Marta, agora satisfeita com a segunda declaração de Cristo, permite que a pedra seja removida. Até o momento ela não vê nada, mas, ouvindo o Filho de Deus, não sem uma boa razão, dá essa ordem, ela voluntariamente confia somente na autoridade dele.

Comentário de Adam Clarke

Se você crer, etc. – Então parece que é somente a fé que interessa o poder milagroso e salvador de Deus em favor dos homens. Em vez de d??a? , a glória, um MS. lê d??aµ?? , o poder milagroso.

Comentário de Thomas Coke

João 11:40 . Disse eu não a ti, etc. – Jesus disse mais a Marta do que está registrado, ou possivelmente essas palavras podem ser coletadas da mensagem que Jesus enviou, João 11: 4 e do que ele disse, João 11: 25-26. .; mas não devemos supor que nessas histórias tenhamos um relato de cada palavra que foi dita. Veja cap. João 21:25 .

Comentário de John Wesley

Disse-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?

Disse que não – Parece que Cristo disse mais a Marta do que é antes registrado.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 20:20 – De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.

Salmos 63:2 – Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

Salmos 90:16 – Sejam manifestos os teus feitos aos teus servos, e aos filhos deles o teu esplendor!

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 9:3 – Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.

João 11:4 – Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”.

João 11:23 – Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”.

João 12:41 – Isaías disse isso porque viu a glória de Jesus e falou sobre ele.

Romanos 4:17 – Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *