Estudo de João 9:3 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu: Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus.
João 9:3

Comentário de Albert Barnes

Nem este homem pecou … – Ou seja, sua cegueira não é o efeito de seu pecado, nem de seus pais. Jesus, evidentemente, não pretendia afirmar que ele ou seus pais estavam sem pecado, mas que essa cegueira não foi o efeito do pecado. Esta resposta deve ser interpretada pela natureza da pergunta que lhe foi submetida. O sentido é que “sua cegueira não deve ser atribuída a nenhuma falta de seus pais ou de seus pais”.

Mas que as obras de Deus – aconteceu que pode parecer quão grandes e maravilhosas são as obras de Deus. Pelas obras de Deus, aqui, é evidentemente pretendido o poder milagroso que Deus daria para curar o homem, ou melhor, talvez, todo o que aconteceu com ele no curso da providência divina, primeiro sua cegueira, como um ato de sua providência e, em seguida, sua cura, como um ato de misericórdia e poder. Tudo aconteceu, não por culpa de seus pais ou de si mesmo, mas pelo sábio arranjo de Deus, para que seja visto de que maneira as calamidades surgem e de que maneira Deus as encontra e as alivia. E com isso podemos aprender:

1.Piedade e não desprezar e culpar os que são atingidos por qualquer deformidade ou calamidade natural. Enquanto os judeus o consideravam o efeito do pecado, eles o encaravam sem compaixão. Jesus nos diz que não é culpa do homem, mas procede do sábio arranjo de Deus.

2. Todo sofrimento no mundo não é o efeito do pecado. Nesse caso, é expressamente assim declarado; e pode haver muitos modos de sofrimento que não podem ser atribuídos a nenhuma transgressão específica. Devemos ser cautelosos, portanto, ao afirmar que não pode haver calamidade no universo senão por transgressão.

3. Vemos o arranjo sábio e maravilhoso da Divina Providência. Faz parte de seu grande plano adaptar suas misericórdias às aflições dos homens: e muitas vezes calamidade, carência, pobreza e doença são permitidas, para que ele mostre as provisões de sua misericórdia, que ele nos ensine a valorizar suas bênçãos. , e essa profunda gratidão pela libertação pode nos ligar a ele.

4. Os que sofrem de cegueira, surdez ou qualquer deformidade devem ser submissos a Deus. É a nomeação dele, e está certa e melhor. Deus não erra, e o universo, quando todas as suas obras forem vistas, sentirá e saberá que ele é justo.

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus. Veja App-98.

Nem . . . nem. Grego. oute. . . oute.

mas isso . Forneça as elipses: mas [ele nasceu cego] para isso. Aqui temos a resposta real para a pergunta em João 9: 2 .

funciona . Veja nota em João 4:34 .

Deus. App-98.

in. grego. en. App-104.

Comentário de John Calvin

3. Nem este homem pecou, ??nem seus pais. Cristo não diz absolutamente que o cego e seus pais estavam livres de toda culpa; mas ele declara que não devemos procurar a causa da cegueira no pecado. E é isso que eu já disse, que Deus às vezes tem outro objetivo em vista além de punir os pecados dos homens, quando ele lhes envia aflições. Conseqüentemente, quando as causas das aflições são ocultas, devemos restringir a curiosidade, para que não desonremos a Deus nem sejamos maliciosos com nossos irmãos. Portanto, Cristo designa outra razão. Esse homem, ele diz, nasceu cego,

Para que as obras de Deus se manifestem nele. Ele não diz uma única obra, mas usa o número plural, funciona ; pois, enquanto ele era cego, exibia nele uma prova da severidade de Deus, da qual outros poderiam aprender a temer e se humilhar. Depois foi seguido pelo benefício de sua cura e libertação (257), na qual a surpreendente bondade de Deus foi surpreendentemente exibida. Então, Cristo pretendeu, com essas palavras, excitar em seus discípulos a expectativa de um milagre; mas, ao mesmo tempo, lembra-os de uma maneira geral que isso deve ser abundantemente exibido no teatro do mundo, como a causa verdadeira e lícita, quando Deus glorifica seu nome. Os homens também não têm o direito de reclamar de Deus, quando os torna os instrumentos de sua glória dos dois modos, seja ele misericordioso ou severo.

Comentário de Adam Clarke

Nem este homem pecou, ??nem seus pais – isto é, a cegueira dessa pessoa não é ocasionada por nenhum pecado próprio, nem de seus pais, mas aconteceu no curso normal da providência divina, e agora se tornará o instrumento de salvação para sua alma, edificação para outros e glória para Deus. Muitos judeus pensavam que as marcas no corpo eram provas de pecado na alma. De uma persuasão semelhante, provavelmente surgiu esse provérbio entre nossos vizinhos do norte – marque aquele a quem Deus marca.

Comentário de Scofield

pecou

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu: Nem este homem pecou, ??nem seus pais; mas para que nele se manifestem as obras de Deus.

Jesus respondeu: Nem este homem pecou, ??nem seus pais . Não era o modo de nosso Senhor responder a perguntas que não tinham utilidade, mas satisfazer uma curiosidade ociosa. Portanto, ele não determina nada sobre isso. O escopo de sua resposta é: não foi por seus próprios pecados, nem ainda por seus pais; mas que o poder de Deus possa ser exibido.

Referências Cruzadas

Jó 1:8 – Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.

Jó 2:3 – Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo”.

Jó 21:27 – “Sei muito bem o que vocês estão pensando, as suas conspirações contra mim.

Jó 22:5 – Não é grande a sua maldade? Não são infindos os seus pecados?

Jó 32:3 – Também se indignou contra os três amigos, pois não encontraram meios de refutar a Jó, e mesmo assim o tinham condenado.

Jó 42:7 – Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã: “Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.

Eclesiastes 9:1 – Refleti nisso tudo e cheguei à conclusão de que os justos e os sábios, e aquilo que eles fazem, estão nas mãos de Deus. O que os espera, se amor ou ódio, ninguém sabe.

Mateus 11:5 – os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;

Lucas 13:2 – Jesus respondeu: “Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira?

João 11:4 – Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”.

João 11:40 – Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? “

João 14:11 – Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.

Atos dos Apóstolos 4:21 – Depois de mais ameaças, eles os deixaram ir. Não tinham como castigá-los, porque todo o povo estava louvando a Deus pelo que acontecera.

Atos dos Apóstolos 28:4 – Quando os habitantes da ilha viram a cobra agarrada na mão de Paulo, disseram uns aos outros: “Certamente este homem é assassino, pois, tendo escapado do mar, a Justiça não lhe permite viver”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *