Estudo de João 12:41 – Comentado e Explicado

Assim se exprimiu Isaías, quando teve a visão de sua glória e dele falou.
João 12:41

Comentário de Albert Barnes

Quando ele viu sua glória – Isaías 6: 1-10 . Isaías viu o Senhor (em hebraico, ???? Yahweh) sentado no trono e cercado pelos serafins. Este é talvez o único exemplo na Bíblia em que o Senhor diz ter sido visto pelo homem, e por isso os judeus afirmam que Isaías foi morto. Deus havia dito Êxodo 33:20 : “Ninguém me verá e viverá”; e, como Isaías afirmou que tinha visto o Senhor, os judeus, por essa e outras razões, mataram-no ao serrar em pedaços. Veja Introdução a Isaías, Seção 2. Na profecia, diz-se que Isaías viu expressamente o Senhor João 12: 1 ; e em João 12: 5: “Meus olhos viram o rei Javé dos exércitos”. Por sua glória entende-se a manifestação dele – a Shechiná, ou nuvem visível que era uma representação de Deus e que repousava sobre o propiciatório. Isso foi considerado como equivalente a ver Deus, e João aqui aplica isso expressamente ao Senhor Jesus Cristo; pois ele não está afirmando que o povo não acreditou em Deus, mas está atribuindo a razão pela qual eles não creram em Jesus Cristo como o Messias. Todo o discurso tem respeito ao Senhor Jesus, e a construção natural da passagem exige que o encaminhemos a ele. João afirma que foi a glória do Messias que Isaías viu, mas Isaías afirma que era o Senhor; e a partir disso a inferência é irresistível que João considerava Jesus o Senhor que Isaías viu. O nome Yahweh nunca é, nas Escrituras, aplicado a um homem, ou um anjo, ou a qualquer criatura. É o nome único e incomunicável de Deus. Tão grande foi a reverência dos judeus por esse nome que eles nem sequer o pronunciaram. Esta passagem é, portanto, prova conclusiva de que Cristo é igual ao Pai.

Falou dele – do Messias. A conexão requer esta interpretação.

Comentário de E.W. Bullinger

quando. Hote grego . Todos os textos lêem hoti, porque.

glória . Grego. doxa. Uma das palavras características do Evangelho de João . Ver João 1:14 .

of = concernente. Grego. peri. App-104.

Comentário de John Calvin

41. Essas coisas falavam Jesus. Para que os leitores não pensem que essa previsão foi citada de maneira inadequada, João afirma expressamente que o profeta não foi enviado como professor para uma única era, mas, pelo contrário, que a glória de Cristo lhe foi exibida, para que ele pudesse ser um testemunho daquilo que deveria acontecer sob seu reinado. Agora o evangelista tem como certo que Isaías viu a glória de Cristo; e, portanto, ele deduz que Isaías acomoda suas instruções para o futuro estado do reino de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Quando ele viu sua glória – Isaías 6: 1 etc. Vi Jeová, disse o profeta, sentado em um trono, alto e elevado, e seu trem encheu o templo. Acima dele estavam os serafins; e um clamou ao outro, e disse: Santo, santo, santo, é o Senhor Deus dos exércitos; toda a terra estará cheia da sua glória! Parece evidente, a partir desta passagem, que a glória que o profeta viu era a glória de Jeová: João, portanto, dizendo aqui que era a glória de Jesus, mostra que ele considerava que Jesus era Jeová. Veja o bispo Pearce. Dois MSS. e algumas versões têm amor e amor , a glória de Deus, ou do seu Deus.

Comentário de Thomas Coke

João 12:41 . Essas coisas disseram Esaias, quando, etc. – Ele proferiu essas palavras notáveis, quando, em visão, viu a glória do Filho de Deus e as manifestações que ele deveria fazer dos conselhos divinos; e descreveu o efeito que essas manifestações deveriam ter sobre seus ouvintes; por esse motivo, eles são uma descrição profética dos homens da época em que Jesus viveu. Observamos, na nota de Isaías 6: 1, que desta passagem está evidentemente provado que Cristo é o Jeová; mas o leitor que pode estar desejoso de ver esse argumento com toda a força é encaminhado, não apenas aos autores de lá. citado, mas particularmente ao excelente bispo Pearson sobre o Credo, p. 125

Comentário de John Wesley

Essas coisas disseram Esaias, quando ele viu sua glória, e falou dele.

Quando ele viu sua glória – de Cristo, Isaías 6: 1 , etc. E diz-se expressamente que é a glória do Senhor, Jeová, o Deus Supremo.

Referências Cruzadas

Exodo 33:18 – Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”.

Isaías 6:1 – No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.

Isaías 6:9 – Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *