Estudo de Êxodo 33:18 – Comentado e Explicado

Moisés disse: "Mostrai-me vossa glória."
Êxodo 33:18

Comentário de Albert Barnes

Mostre-me a tua glória – O fiel servo de Javé, agora assegurado pelo sucesso de sua mediação, anseia, com a devida tendência de um espírito devoto, por uma comunhão mais íntima com seu divino Mestre do que jamais desfrutara. Ele procura algo que supera todas as revelações anteriores.

Comentário de Adam Clarke

Mostre-me a sua glória – Moisés provavelmente desejou ver aquilo que constitui a glória ou excelência peculiar da natureza Divina, como está em referência ao homem. Muitos pensam que isso significa sua misericórdia eterna ao enviar Cristo Jesus ao mundo. Moisés percebeu que o que Deus estava fazendo agora tinha os desígnios mais importantes e graciosos que, atualmente, ele não conseguia descobrir distintamente; portanto, ele deseja que Deus lhe mostre sua glória. Deus promete graciosamente entregá-lo a esse pedido, tanto quanto possível, proclamando seu nome e fazendo passar toda a sua bondade diante dele, Êxodo 33:19 . Mas, ao mesmo tempo, ele garante que não podia ver seu rosto – a plenitude de suas perfeições e a grandeza de seus desígnios, e viver, como nenhum ser humano poderia suportar, no estado atual, essa descoberta completa. Mas ele acrescenta: Verás minhas partes traseiras, ???? ?? eth achorai , provavelmente significando aquela aparência que ele deve assumir depois de alguns tempos, quando se deve dizer que Deus se manifesta na carne. Essa aparição ocorreu, pois encontramos Deus colocando-o em uma fenda da rocha, cobrindo-o com a mão e passando de maneira a exibir uma semelhança humana. João pode ter tido isso em vista quando disse: A Palavra se fez carne e habitou entre nós, cheia de graça e verdade, e vimos sua glória. O que era essa glória e o que estava implícito nessa graça e verdade, veremos no próximo capítulo.

Comentário de John Wesley

E ele disse: Peço-te que me mostre a tua glória.

Peço-te que me mostre a tua glória – Moisés esteve recentemente no monte com Deus e teve uma comunhão íntima com Deus, como sempre qualquer homem teve deste lado do céu, e ainda assim ele está desejando um conhecimento mais distante.

Mostre-me a tua glória – Faça-me vê-la; então a palavra é: torne isso de uma maneira ou de outra visível, e permita-me suportar a visão dela. Não que ele fosse tão ignorante a ponto de pensar que a essência de Deus poderia ser vista com os olhos corporais, mas até agora apenas ouvira uma voz de uma coluna de nuvem ou fogo, ele desejava ver alguma representação da glória divina, como Deus julgasse adequado. para gratificá-lo.

Comentário de John Calvin

18. E ele disse: Peço-te, mostra-me a tua glória. Até agora, os desejos de Moisés foram confinados dentro dos limites da moderação e sobriedade, mas agora ele é levado além dos limites devidos e anseia por mais do que é lícito ou conveniente; pois é evidente, por sua repulsa, que ele havia procedido de maneira imprudente além do que deveria. Ele deseja que Deus lhe seja revelado mais de perto e de uma forma mais manifesta do que antes. Ainda assim, não é a curiosidade tola que o impele a isso, que muitas vezes faz cócegas na mente dos homens, de modo que eles ousadamente tentam penetrar nos mais profundos segredos do céu; pois ele não tinha outro objetivo senão animar-se com a confiança, por meio do qual poderia continuar com mais alegria sua tarefa. Mas que o desejo em si era impróprio, embora seu objetivo fosse correto, aprendemos com a resposta de Deus, na qual Ele mostra que seria prejudicial e fatal para Moisés, se ele obtivesse o que ele busca como grande privilégio. (370) Como, então, será conosco se a vaidade de nossa natureza nos tenta a investigar a glória de Deus mais profundamente do que é certo? Portanto, que esta passagem atue como uma restrição para nós, para reprimir as especulações que são muito selvagens e devassas em nós, quando desejamos saber o que Deus teria escondido de nós. Essa é a regra do conhecimento sólido, legítimo e lucrativo, estar contente com a medida da revelação e estar disposta a ignorar o que é mais profundo do que isso. De fato, devemos avançar na aquisição da instrução divina, mas devemos nos manter no caminho para seguir a orientação de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 33:18 . Peço-te, mostra-me a tua glória – Tua majestade gloriosa, o brilho do teu semblante, alguma manifestação de ti mesmo que se torna a tua excelência, e como será visto na outra vida, ou no mais alto que sou capaz de ver na terra . Ultimamente, Moisés esteve no monte com Deus e teve uma comunhão íntima com Deus, como sempre qualquer homem teve deste lado do céu, e ainda assim ele deseja um conhecimento adicional. Mostre-me sua glória – Faça-me vê-la; então a palavra é: torne isso de uma maneira ou de outra visível, e permita-me suportar a visão dela. Não que ele fosse tão ignorante a ponto de pensar que a essência de Deus poderia ser vista com os olhos corporais, mas até agora apenas ouvira uma voz de uma coluna de nuvem ou fogo, ele desejava ver alguma representação da glória divina, como Deus julgasse adequado. para gratificá-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

ele = Moisés.

Referências Cruzadas

Exodo 33:20 – E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”.

Salmos 4:6 – Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem? ” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *