Estudo de Mateus 17:20 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu-lhes: Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível.
Mateus 17:20

Comentário de Albert Barnes

Como grão de mostarda – Veja as notas em Mateus 13: 31-32 . A semente de mostarda foi a menor de todas as sementes. Alguns supõem, portanto, que ele quis dizer: Se você tem a menor ou mais débil fé que é genuína, pode fazer todas as coisas. A semente de mostarda produziu a maior de todas as ervas. Por outras pessoas, supõe-se que, se você tem uma fé crescente, crescente, ampliada, crescente e fortalecida desde pequenos inícios, você pode realizar a tarefa mais difícil. Há um princípio de vitalidade no grão da semente que se estende para obter grandes resultados, que ilustra a natureza da fé. Sua fé deve ser assim. Este é provavelmente o verdadeiro significado.

Dirás a esta montanha … – Provavelmente ele apontou para uma montanha próxima, para assegurar-lhes que, se tivessem tanta fé, poderiam realizar os empreendimentos mais difíceis – coisas que a princípio pareceriam impossíveis.

Comentário de E.W. Bullinger

Porque = Por conta de. Grego. dia. Veja nota em Lucas 17: 6 .

incredulidade. Todos os textos leem “pouca fé” , ou “pequenez da fé”. Veja nota em Mateus 6:38 .

verdadeiramente. Veja nota em Mateus 5:18 .

Se, etc. Denotando uma condição contingente. App-118.

dizer. Os rabinos foram denominados criadores de montanhas, porque eram hábeis em remover as dificuldades. Veja nota em Lucas 17: 6 .

para outro lugar = para lá (como se estivesse apontando). Veja nota em Lucas 17: 6 .

Comentário de Adam Clarke

Por causa de sua descrença – Somos pregadores do Evangelho? As coisas de Deus repousam sobre nossas mentes com uma convicção profunda e constante? Podemos esperar que uma doutrina que não creditamos a nós mesmos por convicção possa ser fundamental em nossas mãos para gerar fé nos outros? Por isso, pregamos, e assim crestes. A palavra pregada geralmente gera no povo o mesmo espírito que o pregador possui. Em vez de ap???a? , incredulidade, o famoso MS do Vaticano. e bacalhau. Ciprio, seis outros, copta, etíope, armênio e árabe, Orígenes e Crisóstomo, liam ?????p???a? , pequenez da fé. Os discípulos tinham alguma fé, mas não o suficiente – eles creram, mas não totalmente.

Como grão de mostarda – Alguns críticos eminentes acham que isso é uma expressão proverbial, intimando um Grande Grau de fé, porque remover montanhas, que São Paulo, 1 Coríntios 13: 2 , atribui a Toda Fé; ou seja, o maior grau possível de fé, é atribuído aqui, por nosso Senhor, àquela fé que é como um grão de mostarda. Seja como for, não resta dúvida de que nosso Senhor quer dizer, como observa bem o bispo Pearce, uma fé crescente e crescente; que, como o grão de mostarda, por ser a menor das sementes, se torna a maior de todas as ervas; até uma árvore em cujos galhos se abrigam as aves do ar. Veja o comentário de Wakefield e a nota sobre Mateus 13:32 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Mateus 17:20 . Por causa de sua incredulidade Quando os discípulos vieram com nosso Senhor, perguntaram-lhe o motivo pelo qual não podiam expulsar aquele demônio em particular; ao que ele responde, por causa de sua incredulidade. – “Sabendo que você duvidava que eu pudesse lhe permitir expulsar esse demônio, eu o ordenei, para que ele não saísse sob seu comando, por uma reprovação da fraqueza de sua fé.” Podemos observar que os discípulos tentaram expulsá-lo. Para encorajá-los, nosso Senhor descreve a eles a eficácia da fé dos milagres; Se você tem fé como um grão de mostarda, etc. Se você tem o mínimo grau de fé em milagres, pode dizer à vasta montanha de onde descemos: Mova-se e vá para algum outro lugar, e ela lhe obedecerá. Por essa fé, você será capaz de realizar as coisas mais difíceis, em todos os casos em que a glória de Deus e o bem de sua igreja estão envolvidos. É certo que a fé de que se fala aqui pode subsistir sem salvar a fé: Judas a teve, e também a muitos, que expulsaram demônios, e ainda assim finalmente terão sua parte com eles. É apenas uma persuasão sobrenatural dada a um homem que Deus fará milagres por ele naquela hora. Agora, embora eu tenha toda essa fé para remover montanhas, ainda que não tenha a fé que opera por amor, eu não sou nada. Não apenas as pessoas a quem foi concedido o poder de realizar milagres foram obrigadas a ter fé da mesma forma, a fim de exercer esse poder; mas era um tipo de fé diferente daquele necessário no assunto dos milagres. Pois consistia, em primeiro lugar , em uma noção justa e elevada do poder divino, pelo qual o milagre seria realizado: em segundo lugar, como observamos, em uma firme convicção de que o milagre seria realizado naquele momento específico. Ora, essa persuasão deveria brotar de uma fonte dupla: 1. Uma consciência do poder que Cristo lhes conferira quando lhes ordenou seus apóstolos: 2. Deveria surgir de uma impressão sensata que o Espírito lhes causava na mente. de Deus, significando para eles que um milagre seria realizado naquele tempo. Consequentemente, os apóstolos, e os primeiros cristãos que depois foram honrados com o poder dos milagres, nunca tentaram exercitá-lo sem sentir uma impressão desse tipo; como é evidente em St. Paul deixando Trophimus em Miletum, doente. – Portanto, como os nove tentaram, com toda a probabilidade, curar os jovens mencionados neste relato, e fizeram a tentativa com algum grau de dúvida, não é pergunto que eles não tiveram sucesso. Remover montanhas é uma expressão proverbial, o que significa fazer algo aparentemente impossível, como podemos aprender em Zacarias 4: 7 . Quando os judeus tinham a intenção de exaltar qualquer um de seus médicos, costumavam dizer que ele arrancava montanhas pelas raízes. Nesta descrição da eficácia da fé, há um belo contraste entre a pequenez de um grão de mostarda, à qual sua fé é comparada, e o vasto tamanho da montanha que seria removida por ela. O Dr. Heylin comenta minuciosamente: “Toda natureza inanimada é passiva para a Deidade e, portanto, executa infalivelmente o que ela foi projetada. Quando a fé é consumada na natureza humana, ela se torna suscetível à energia divina”.

Comentário de John Wesley

E Jesus lhes disse: Por causa da vossa incredulidade, porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Retirai daqui para outro lugar; e removerá; e nada será impossível para você.

Por causa de sua incredulidade – Porque neste particular eles não tinham fé.

Se você tem fé como um grão de mostarda – isto é, a menor medida disso. Mas é certo que a fé aqui mencionada nem sempre implica fé salvadora. Muitos tiveram que expulsar demônios e, no entanto, finalmente terão sua parte com eles. É apenas uma persuasão sobrenatural dada a um homem, que Deus operará assim por ele a essa hora. Agora, embora eu tenha toda essa fé para remover montanhas, ainda que não tenha a fé que opera por amor, eu não sou nada. Remover montanhas era uma frase proverbial entre os judeus, e ainda é retida em seus escritos, para expressar uma coisa que é muito difícil e para parecer impossível. Mateus 21:21 ; Lucas 17: 6 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *