Estudo de João 9:35 – Comentado e Explicado

Jesus soube que o tinham expulsado e, havendo-o encontrado, perguntou-lhe: Crês no Filho do Homem?
João 9:35

Comentário de Albert Barnes

Você acredita no Filho de Deus? Até agora ele havia entendido pouco do verdadeiro caráter de Jesus. Ele acreditava que tinha poder para curá-lo e deduziu que devia ser um profeta, João 9:17 . Ele creu de acordo com a luz que tinha, e agora mostrou que estava preparado para acreditar em tudo o que Jesus disse. Essa é a natureza da verdadeira fé. Ele acredita em tudo o que Deus fez conhecido e está estreiado para receber tudo o que ele ensinará. A frase Filho de Deus aqui é equivalente ao Messias. Veja as notas em Mateus 8:29 .

Comentário de E.W. Bullinger

quando o encontrou . Compare João 5:14 e veja o App-176.

Você acredita , etc. Exigindo uma resposta afirmativa.

Quase = Certamente tu acreditas, & c. Veja App-150. E observe João 1: 7 .

o filho de deus. Veja App-98.

Comentário de John Calvin

35. Jesus ouviu que eles o expulsaram. A partir desta circunstância, suponho que eles procederam de maneira solene, como um assunto de grande importância. Por este exemplo, somos ensinados a quão triviais e pouco a serem temidos são as excomunhões dos inimigos de Cristo. Se somos expulsos daquela assembléia na qual Cristo reina, é um terrível julgamento que é executado contra nós, que somos entregues a Satanás ( 1 Coríntios 5: 5 ), porque somos banidos do reino do Filho de. Deus. Mas até agora não temos motivos para temer o julgamento tirânico pelo qual os homens iníquos insultam os servos de Cristo, que, embora nenhum homem deva nos expulsar, devemos, por nossa própria vontade, fugir daquele lugar em que Cristo não presidir por sua palavra e Espírito.

E tendo encontrado ele. Se ele tivesse sido autorizado a permanecer na sinagoga, estaria em perigo de se tornar gradualmente alienado de Cristo e mergulhado na mesma destruição com homens iníquos. Cristo agora o encontra, quando ele não está mais no templo, mas vagando de um lado para outro; o recebe e o abraça quando é expulso pelos padres; levanta-o do chão e oferece-lhe vida quando ele recebe a sentença de morte. Sabemos o mesmo por experiência em nosso próprio tempo; pois quando o Dr. Martin Luther (274) e outras pessoas da mesma classe estavam começando a reprovar os abusos mais grosseiros do Papa, eles mal tinham o menor gosto pelo puro cristianismo; mas depois disso o Papa trovejou contra eles e os expulsou da sinagoga romana por touros terríveis, Cristo estendeu a mão e se deu a conhecer completamente. Portanto, não há nada melhor para nós do que estar a uma distância muito grande dos inimigos do Evangelho, para que Cristo possa se aproximar mais de nós.

Você acredita no Filho de Deus? Ele fala com um judeu, desde a infância instruído na doutrina da Lei, e aprendeu que Deus havia prometido ao Messias. Esta questão, portanto, tem o mesmo significado como se Cristo o exortasse a seguir o Messias e a se dedicar a ele; embora ele empregue um nome mais honroso do que costumavam empregar na época, pois o Messias era considerado apenas o filho de Davi ( Mateus 22:42 ).

Comentário de Adam Clarke

Você acredita no Filho de Deus? Foi o mesmo com: Você acredita no Messias? pois esses dois personagens eram inseparáveis; ver João 1:34 , João 1:49 ; João 10:36 ; Mateus 16:16 ; Marcos 1: 1 .

Comentário de Thomas Coke

João 9:35 . Jesus ouviu que eles o expulsaram; Muitos harmonistas supõem que nosso Senhor conferiu a faculdade de visão ao cego na festa dos Tabernáculos, quando ele deixou Jerusalém; e que, voltando para lá na festa da Dedicação, ele foi informado de que o conselho havia excomungado o homem; naquele momento, ele resolveu consertá-lo pela lesão que sofrera. Conseqüentemente, tendo-o encontrado, ele se descobriu como o Messias e o convidou a acreditar nele. Até o momento, observamos a cautela usada por nosso Senhor em descobrir que ele era o Messias: aqui ele faz uso de um grau de liberdade muito incomum, João 9:37, que pode muito bem ser considerado, considerando as circunstâncias extraordinárias do caso, sendo este o primeiro caso em que alguém havia incorrido no grande inconveniente de assistir a uma sentença de excomunhão de zelo pela honra de Cristo. Sem dúvida, isso aconteceu em particular entre nosso Senhor e o cego, embora atualmente outros tenham entrado na conversa. Ver João 9: 39-40 .

Comentário de John Wesley

Jesus ouviu que eles o expulsaram; e, quando o encontrou, disse-lhe: Você crê no Filho de Deus?

Tendo o encontrado – pois ele o procurara.

Referências Cruzadas

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Salmos 2:12 – Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Salmos 27:10 – Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.

Mateus 14:33 – Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Marcos 1:1 – Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 1:34 – Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”.

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 3:15 – para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

João 5:14 – Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”.

João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

João 10:36 – que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?

João 11:27 – Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 8:37 – Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

Atos dos Apóstolos 9:20 – Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 10:20 – E Isaías diz ousadamente: “Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

1 João 5:5 – Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

1 João 5:13 – Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *