Estudo de Salmos 27:10 – Comentado e Explicado

Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá.
Salmos 27:10

Comentário de Albert Barnes

Quando meu pai e minha mãe me abandonaram – Se eles deveriam fazê-lo. O salmista supõe que isso possa ocorrer. Ocorre, embora muito raramente; mas o salmista quer dizer que o amor de Deus é mais forte e mais certo do que o pai ou a mãe, pois ele nunca abandonará seu povo. Embora todo outro laço que ligue coração a coração se dissolva, isso permanecerá; embora possa ocorrer um caso em que não tenhamos certeza do amor que brota naturalmente dos mais ternos relacionamentos terrestres, ainda assim podemos sempre confiar em Seu amor. Veja as notas em Isaías 49:15 .

Então o Senhor me levará – Margem, “me ajuntará”. A margem expressa o significado usual da palavra. Às vezes, é usado como referência à recepção hospitaleira de estranhos ou andarilhos na casa de alguém: Juízes 19:15 , Juízes 19:18 ; Josué 20: 4 . O significado aqui é que, se ele fosse abandonado por seus amigos terrestres mais próximos e fosse um pária e um andarilho, para que ninguém na terra o aceitasse, o Senhor o receberia.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 27:10 . Quando meu pai e minha mãe me abandonaram – Ou seja, os amigos mais próximos e queridos que tenho no mundo, dos quais posso esperar mais alívio e com mais razão; quando eles morrem, ou estão distantes de mim, ou são incapazes de me ajudar em tempos de necessidade, ou são desagradáveis ??comigo, ou desatentos de mim, e não me ajudam; quando estou tão desamparado como o pobre órfão que ficou sem pai e mãe, então sei que o Senhor me levará, como uma ovelha errante e pobre é levada e salva de perecer. Seu tempo para ajudar aqueles que confiam nele é quando todos os outros ajudantes fracassam, quando é mais para sua honra e conforto: com ele os órfãos encontram misericórdia. Essa promessa foi muitas vezes cumprida na carta. Órfãos abandonados foram tomados sob os cuidados especiais da Divina Providência, que levantou alívio e amigos para eles da maneira que não se esperava. Deus é um amigo mais seguro e melhor do que nossos pais terrenos são, ou podem ser.

Comentário de E.W. Bullinger

aceite-me = receba e proteja-me com Seus santos.

Comentário de Adam Clarke

Quando meu pai e minha mãe me abandonaram – Ou, mais literalmente, “porque meu pai e minha mãe me abandonaram; mas o Senhor me reuniu”. Meus pais foram meus protetores por um tempo; mas o Senhor sempre foi meu protetor. Não há tempo em que eu não caia sob seus cumprimentos misericordiosos.

Comentário de John Calvin

10. Quando meu pai e minha mãe me abandonarem. Como parece na história sagrada, que Jessé, na medida em que sua oportunidade admitiu, cumpriu seu dever com seu filho Davi, alguns são de opinião que os nobres e conselheiros são aqui mencionados alegoricamente; mas isso não é adequado. Nem é por qualquer motivo que eles exortam esse escrúpulo. David não reclama que foi traído de maneira não natural por seu pai ou mãe; mas por essa comparação ele magnifica a graça de Deus, declarando que jamais o encontraria pronto para ajudá-lo, embora possa ser abandonado por todos os homens. A partícula hebraica ?? , ki, na maior parte, significa , mas também é conhecida por ser frequentemente empregada no advérbio do tempo, quando. Davi, portanto, pretendia íntimo, que qualquer benevolência, amor, zelo, atenção ou serviço possa ser encontrado entre os homens, eles são muito inferiores à misericórdia paterna com a qual Deus circunda seu povo. O mais alto grau de amor entre os homens, é verdade, pode ser encontrado em pais que amam seus filhos como seus próprios intestinos. Mas Deus nos avança mais alto, declarando, pelo profeta Isaías, que, embora uma mãe possa esquecer o filho de seu ventre, ele sempre se lembrará de nós ( Isaías 49:15 .) Nesse nível Davi o coloca, para que quem é a fonte de toda a bondade ultrapassa todos os mortais, que são naturalmente malévolos e desonestos. É, no entanto, um modo de fala imperfeito, como o de Isaías 63:16 ,

“Sem dúvida, tu és nosso Pai, embora Abraão seja ignorante de nós, e Israel não nos reconheça.”

O objetivo do todo é o seguinte: por mais que os pais terrenos tendam a ajudar os filhos, por mais que se esforcem em amá-los com o maior ardor de afeto, o afeto deve ser totalmente extinto na terra, Deus cumprirá o dever de Deus. dever de pai e mãe para o seu povo. Disso se segue que subestimamos a graça de Deus, se nossa fé não se elevar acima de todas as afeições da natureza; pois antes as leis da natureza serão anuladas cem vezes, do que Deus falhará com o seu povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *