Estudo de João 11:27 – Comentado e Explicado

Respondeu ela: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo.
João 11:27

Comentário de Albert Barnes

Sim, Senhor – Esta foi uma nobre confissão. Isso mostrou sua total confiança nele como o Messias, e sua plena crença de que tudo o que ele disse era verdade. Veja Mateus 16:16 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

o Cristo = o Messias (App-98). o Filho de Deus (App-98). Compare a confissão de Pedro em Mateus 16:16 .

Comentário de John Calvin

27. Sim senhor. Para provar que ela acredita no que ouvira Cristo dizer sobre si mesmo, que ele é a ressurreição e a vida , responde Marta, que ela acredita que ele é o Cristo e o Filho de Deus ; e, de fato, esse conhecimento inclui a soma de todas as bênçãos; pois sempre devemos lembrar com que propósito o Messias foi prometido e que dever os profetas lhe atribuem. Agora, quando Marta confessa que era ele quem viria ao mundo , ela fortaleceu sua fé pelas previsões dos profetas. Por conseguinte, devemos esperar dele a restauração completa de todas as coisas e a perfeita felicidade; e, em resumo, que ele foi enviado para erigir e preparar o verdadeiro e perfeito estado do reino de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Sim, Senhor: Eu acredito – , ep??e??a , eu acredito. Ou o significado de que ela acreditava nisso há algum tempo ou que, desde que ele começou a ensiná-la, sua fé havia aumentado consideravelmente; mas verbos preter, em grego, são freqüentemente usados ??para significar o presente. Marta aqui reconhece Cristo pelo Messias prometido a seus pais; mas sua fé não vai além; e, tendo recebido alguma esperança da ressurreição atual de seu irmão, ela não esperou mais instruções, mas correu para ligar para sua irmã.

Comentário de Thomas Coke

João 11:27 . Creio que tu és o Cristo. Ao responder que ela acreditava que ele era o Messias prometido e esperado, Marta insinuou que confiava implicitamente em tudo o que ele dizia; e que não havia nenhum tipo de poder que ele tivesse prazer em reivindicar, que excedia sua crença. Parece que ela começou a alimentar algumas expectativas confusas da ressurreição imediata de seu irmão: depois, quando consideraram a grandeza da coisa mais deliberadamente, surgiram muitas dúvidas; João 11:39 . No momento, porém, tendo alguma esperança, ela não convidou Jesus para ir para casa com ela; mas, deixando-o no lugar em que o conhecera, ela correu e chamou a irmã para sair, como parece na parte final de João 11:28, ele a ordenara; pois ele planejou que Maria e seus companheiros também tivessem a honra, o prazer e o lucro de estarem presentes nesse estupendo milagre.

Comentário de Spurgeon

Os maiores milagres de nosso Senhor foram sempre a recompensa da fé.

João 11:27 . Disse-lhe: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que deve vir ao mundo.

Pelo qual ela disse: “Acredito nisso e acredito em tudo o mais. Eu tenho uma fé implícita em ti. Tudo o que você diz, o que você disse ou deve dizer, estou preparado para acreditar em tudo. porque eu acredito em ti. Eu acredito que você é o Cristo, o Filho de Deus, que deve vir ao mundo. ”

João 11:28 . E quando ela disse isso, ela seguiu seu caminho e chamou Mary sua irmã secretamente,

Como sabia que os judeus odiavam o Salvador, ela não sabia dizer o que aconteceria se soubessem da vinda dele, então ela sussurra:

João 11: 28-30 . Dizendo: O Mestre chegou e clama por ti. Assim que ouviu isso, ela se levantou rapidamente e foi até ele. Agora Jesus ainda não havia entrado na cidade, mas estava naquele lugar onde Marta o conheceu.

Seus cemitérios ficavam fora da cidade, e provavelmente o Salvador estava perto da sepultura onde Lázaro dormia.

João 11: 31-32 . Os judeus que estavam com ela em casa e a consolaram quando viram Maria; ela se levantou apressadamente e saiu, a seguiu, dizendo: Ela vai ao túmulo chorar lá. Quando Maria chegou onde Jesus estava, e o viu, ela caiu aos pés dele, dizendo-lhe: Senhor, se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.

O pensamento dela era o mesmo que o de Marta, mas ela não falou nada disso. Ela nunca fez. Marta teve um diálogo com o Salvador, mas Maria se curvou a seus pés.

João 11:33 . Quando Jesus a viu chorando, e os judeus também chorando que vieram com ela, ele gemeu no espírito e ficou perturbado, e disse: Onde o puseste? Disseram-lhe: Senhor. venha e veja. Jesus chorou. Então disseram os judeus: Eis como ele o amava! E alguns deles disseram: Não poderia este homem, que abriu os olhos dos cegos, fazer com que nem mesmo esse homem tivesse morrido? Jesus, portanto, novamente gemendo em si mesmo, chega à sepultura.

Muitos perguntaram por que Cristo gemeu. Ora, irmãos, é a maneira pela qual ele dá vida – por sua própria morte. Dizemos às vezes de alguém que faz uma grande ação: “Isso tirou muito dele”. O mesmo aconteceu com o Salvador. Ele deve gemer para que Maria, Marta e Lázaro se regozijem. Não é sem a agitação de sua própria vida que ele dá vida aos mortos.

João 11: 38-39 . Era uma caverna e a pedra estava sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra, Marta, a irmã daquele que estava morto, disse-lhe: Senhor, agora ele fede; porque já está morto há quatro dias.

“Foi uma pena rolar a pedra.”

João 11: 40-41 . Disse-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram então a pedra do lugar onde os mortos foram postos. E Jesus levantou os olhos e disse: Pai, agradeço-te por ter me ouvido.

Isso é uma grande oração, não é? Às vezes, devemos dizer: “Apenas isso”. “Pai, agradeço-te por ter me ouvido.”

João 11: 42-44 . E eu sabia que tu sempre me ouves. mas por causa das pessoas que estão ao meu lado, eu disse isso, para que acreditem que tu me enviaste. E quando ele falou assim, clamou com grande voz, Lázaro saiu. E aquele que estava morto saiu, atou as mãos e os pés com roupas de sepultura;

Ele provavelmente escorregou da borda da tumba em que foi colocado, e ali apareceu diante deles amarrado, para que não pudesse se afastar mais.

Referências Cruzadas

Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 11:3 – “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? “

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Lucas 7:19 – enviou-os ao Senhor para perguntarem: “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? “

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 4:42 – E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.

João 6:14 – Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”.

João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

João 9:36 – Perguntou o homem: “Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia? “

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

Atos dos Apóstolos 8:37 – Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *