Estudo de João 6:14 – Comentado e Explicado

À vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: Este é verdadeiramente o profeta que há de vir ao mundo.
João 6:14

Comentário de Albert Barnes

Aquele Profeta … – O Messias. O poder de operar o milagre, e a benevolência manifestada nele, mostraram que ele era o Messias tão esperado.

Comentário de E.W. Bullinger

Então = Portanto. Uma nota complementar de John.

aqueles = o.

visto . Grego. eidon. App-133 .

de uma verdade = verdadeiramente.

aquele profeta que deveria vir = o profeta que está vindo. Ver João 1:21 .

mundo . Veja nota em João 1: 9 .

Comentário de John Calvin

14. Esses homens, portanto. O milagre parece ter sido acompanhado por alguma vantagem, que eles reconhecem que o autor dele é o Messias; pois Cristo não tinha outro objetivo em vista. Mas imediatamente eles aplicam a um propósito diferente e impróprio o conhecimento que obtiveram sobre Cristo. E é uma falha extremamente comum entre os homens, corromper e perverter sua verdade pelas falsidades deles, assim que ele se revela a eles; e mesmo quando parecem ter entrado no caminho certo, eles imediatamente desaparecem.

Comentário de Adam Clarke

Esta é uma verdade que profeta – Deuteronômio 18:15 , viz. o Messias. Quão perto estavam essas pessoas naquele tempo do reino dos céus!

Comentário de Thomas Coke

João 6:14 . Então aqueles homens, quando viram, etc. – Essa vasta multidão de pessoas encontrando a fome eliminada e os espíritos recriados, assim como o gosto deleitado pela refeição, estavam absolutamente certos de que não era ilusão: como São João expressa. , eles viram o milagre, então não puderam ter dúvidas ou formar uma objeção.

Dessa maneira, ele, que é o pão da vida, alimentou provavelmente mais de dez mil pessoas com cinco pães e dois peixes pequenos, dando uma prova magnífica, não apenas de sua bondade, mas de seu poder criador; pois, depois de tudo ter comido a saciedade, os discípulos pegaram doze cestos cheios dos pedaços de carne quebrados, cada discípulo um cesto; em que, como se supõe que toda a multidão tenha deixado um pouco, deve haver muito mais do que a quantidade inicialmente definida diante do Senhor para dividir. Esse milagre estupendo, portanto, sem dúvida, foi conspícuo, não apenas para os discípulos, que, carregando cada um de seus cestos na mão, tinham uma demonstração sensata permanente de sua verdade, mas a todos os convidados individuais deste banquete divino, que tinham todos sentiram-se encantados, cheios, revigorados e fortalecidos pela refeição. Podemos apenas observar que a expressão de profeta que deveria vir ao mundo era a característica usual pela qual os judeus descreviam seu Messias. Veja as inferências neste capítulo.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de Spurgeon

João 6: 14-15 . Então aqueles homens, quando viram o milagre que Jesus fez, disseram: Isto é verdade que profeta que deveria vir ao mundo. Quando Jesus, portanto, percebeu que eles viriam e o levariam à força, para torná-lo rei, ele partiu novamente sozinho para uma montanha.

Nosso Senhor Jesus acabara de realizar o milagre de alimentar os cinco mil homens com cinco pães e dois peixes pequenos, então ele era muito popular na época. O povo até queria vir e pegá-lo à força e torná-lo rei, mas ele escapou deles, pois sabia o valor dessa popularidade. O que foi, além de uma lufada de vento? Provavelmente, muitas das pessoas que tentaram coroá-lo estavam entre as multidões em Jerusalém que gritaram: “Crucifique-o! Crucifique-o! E hoje em dia pode haver muita ansiedade em ouvir o evangelho, mas muito pouco resultado pode resultar dele. Uma casa cheia de oração é certamente uma visão muito esperançosa, mas pode acabar em desapontamento para aqueles que procuram almas a serem conquistadas para o Salvador.

João 6: 16-26 . E quando chegou a tarde, seus discípulos desceram ao mar, entraram em um navio e atravessaram o mar em direção a Cafarnaum. E agora estava escuro, e Jesus não foi a eles. E o mar surgiu por causa de um grande vento que soprava. Então, depois de remarem cerca de cinco, vinte ou trinta anos, viram Jesus caminhando no mar e se aproximando do navio, e ficaram com medo. Mas ele lhes disse: Não tenho medo. Então eles o receberam de bom grado no navio; e imediatamente o navio estava na terra para onde eles foram. No dia seguinte, quando as pessoas que estavam do outro lado do mar viram que não havia outro barco ali, exceto aquele em que seus discípulos haviam entrado e que Jesus não foi com seus discípulos para dentro do barco, mas que seus discípulos foram embora sozinhos; (No entanto, chegaram outros barcos de Tiberíades até o local em que comiam pão, depois que o Senhor agradeceu.) Quando o povo viu que Jesus não estava lá, nem seus discípulos, eles também embarcaram e vieram para Cafarnaum, procurando por Jesus. E, quando o encontraram do outro lado do mar, disseram-lhe: Rabino, quando chegas aqui? Jesus respondeu-lhes e disse: Em verdade, em verdade vos digo que não me procurais porque viste os milagres, mas porque comestes os pães e fartos.

Quão fiel e verdadeiro o Mestre era! Não havia nele nada da ocultação política de seu conhecimento e da tentativa de agradar a todos, que vemos em tantos. Ele fala a verdade se ofende ou agrada a seus ouvintes, e seus servos também. “Você me procura”, disse ele, “não porque viu os milagres, mas porque comeu dos pães e ficou cheio.”

João 6:27 . Não trabalheis pela carne que perece, mas pela carne que permanece para a vida eterna, que o Filho do homem vos dará, pois Deus selou o Pai.

Ele repreendeu seu ardor excessivo ao procurar carne para seus corpos, e os exortou a procurar comida para suas almas. Mas você já notou que conselho extraordinário nosso Salvador deu a essas pessoas? ” É um dos seus paradoxos. Ele ordenou que não trabalhassem pelo que não poderiam obter sem trabalhar, e que trabalhassem com aquilo que nunca poderiam conseguir trabalhando. “Não trabalhes pela carne que perece:” mas de que outra forma podemos tê-la? ” Mas pela carne que permanece para a vida eterna, que o Filho do homem vos dará. É um presente gratuito, e não a recompensa do trabalho, mas Cristo disse-lhes que trabalhassem por ele. Ele não quis dizer exatamente isso? Que seus maiores esforços não sejam gastos nas coisas do tempo e dos sentidos, mas que eles saiam após as bênçãos eternas e espirituais.

João 6:28 . Disseram-lhe então: Que faremos para que façamos as obras de Deus?

“Qual é o trabalho mais nobre que podemos fazer? Qual é o trabalho que mais agradará a Deus? ”

João 6:29 . Jesus respondeu e disse-lhes: Esta é a obra de Deus, que credes naquele que ele enviou.

A maior obra que qualquer homem pode fazer é crer no Salvador a quem Deus enviou. Há quem despreze a fé, mas Cristo não era desse número. Ele a honrou excessivamente quando disse, com efeito: “Esta é a obra divina, a obra que está mais próxima do coração de Deus, que você crê naquele que ele enviou.” ”Caro amigo, você está lutando por aquilo que é alto e nobre? Você faria o melhor trabalho do dia que já foi feito em qualquer vida mortal? Você não corre para esta ou aquela invenção sua, mas se contenta em acreditar naquele a quem Deus enviou. Esta é a primeira, a mais alta e a mais nobre obra, a obra que dá a Deus o maior prazer.

João 6:30 . Disseram-lhe, então: Que sinal mostras então, para que possamos ver e crer em ti? o que você trabalha?

Que perguntas estranhas para eles fazerem quando os surpreendeu com suas maravilhosas obras.

João 6:31 . Nossos pais comeram maná no deserto; como está escrito, Ele lhes deu pão do céu para comer.

Eles falam sobre “pão” novamente, como eles persistem em voltar a isso! Você conhece as perguntas que os homens do mundo estão sempre fazendo: “O que devemos comer, o que devemos beber e com que roupa devemos nos vestir?” Essa é a trindade miserável dos mundos.

João 6:32 . Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo que Moisés não te deu esse pão do céu; mas meu Pai te dá o verdadeiro pão do céu;

Moisés não deu a Israel o maná, Deus o deu. E não veio do céu; isto é, da esfera celeste, no sentido em que Cristo, o verdadeiro Pão, veio do céu.

João 6:33 . Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.

O Pão de Deus é o próprio Jesus Cristo. O homem que se alimentaria de modo a satisfazer sua natureza espiritual e a viver assim, deve se alimentar de Jesus Cristo.

João 6:34 . Então disseram-lhe: Senhor, cada vez mais nos dê este pão.

Eles não entenderam o significado de sua própria oração. Às vezes, em nossos cultos, quando as pessoas são rapidamente convencidas do pecado e começam a orar repentinamente, um maestro sábio deve indagar cuidadosamente se não é uma oração equivocada. Não duvido que muitos dos gritos e profissões feitas nas salas de inquérito sejam equivocados, afinal, e colocamos como resultado de nosso trabalho muitos dos quais teremos que ter vergonha quando se trata de o tempo de teste.

João 6:35 . E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida: quem vem a mim nunca terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

Ouça isso, pobres pessoas famintas; todos os desejos da sua alma podem ser satisfeitos por Jesus Cristo. Se você o tiver, a fome do seu espírito será aplacada, e a sede do seu coração será saciada.

João 6:36 . Mas eu te disse. Que também me viste, e não credes.

Como o Salvador traz a verdade de volta a essas pessoas, e ele pode fazer o mesmo com alguns de vocês. Você ora: “Dê-nos este pão;” e ele responde: “Eu te dei, mas você não o comeu. Você me viu, me ouviu, me conhece e ainda não acredita em mim. Se Cristo aparecesse neste edifício neste momento, ele poderia não dizer a muitos de vocês: “Você ouviu falar de mim desde a infância e sabe tudo o que precisa saber sobre mim, mas não acredita em mim” ? Deus não fosse assim com tantos de vocês!

João 6: 37-40 . Tudo o que o Pai me der virá a mim e aquele que vier a mim, de maneira alguma será expulso. Porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade do Pai que me enviou; de tudo o que ele me deu, não devo perder nada, mas ressuscitá-la novamente no último dia. E esta é a vontade daquele que me enviou, para que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Este é o evangelho glorioso do Deus abençoado – que todo mundo que olha para Cristo com os olhos da fé tem vida eterna e, embora seu corpo possa morrer, mesmo assim, também há vida eterna, pois Cristo o ressuscitará. novamente no último dia, Oh, que todos vocês creriam em Jesus Cristo e assim achariam essa vida eterna!

Referências Cruzadas

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Mateus 11:3 – “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? “

Mateus 21:11 – A multidão respondia: “Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia”.

Lucas 7:16 – Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo”.

Lucas 24:19 – “Que coisas? “, perguntou ele. “O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.

João 1:21 – Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias? ” Ele disse: “Não sou”. “É o Profeta? ” Ele respondeu: “Não”.

João 4:19 – Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta.

João 4:25 – Disse a mulher: “Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”.

João 4:42 – E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.

João 7:40 – Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: “Certamente este homem é o Profeta”.

Atos dos Apóstolos 3:22 – Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

Atos dos Apóstolos 7:37 – “Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: ‘Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu’.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *