Estudo de João 1:21 – Comentado e Explicado

Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não.
João 1:21

Comentário de Albert Barnes

Tu és Elias? Esta é a maneira grega de escrever Elias. Os judeus esperavam que Elias aparecesse antes da vinda do Messias. Veja as notas em Mateus 11:14 . Eles supunham que seria o verdadeiro Elias retornado do céu. Nesse sentido, João negou que ele fosse Elias; mas ele não negou que ele era o Elias ou Elias que o profeta pretendia Mateus 3: 3 , pois ele imediatamente declara João 1:23 que ele foi enviado, como foi previsto que Elias seria, para preparar o caminho de o Senhor; de modo que, embora ele corrigisse suas falsas noções sobre Elias, ele declarou claramente a eles seu verdadeiro caráter, para que pudessem entender que ele realmente era o predito como Elias.

Aquele profeta – é possível que os judeus supusessem que não apenas “Elias” reaparecesse antes da vinda do Messias, mas também “Jeremias”. Veja as notas em Mateus 16:14 . Alguns supuseram, no entanto, que essa pergunta se refere à predição de Moisés em Deuteronômio 18:15 .

Comentário de E.W. Bullinger

O que então? = O que então [devemos dizer]?

Elias = Elias. Referindo-se a Malaquias 4: 5 .

esse profeta = o profeta. Referindo-se a Deuteronômio 18:18 , compare Atos 3:22 , Atos 3:23 .

Não Grego. ou. App-105.

Comentário de John Calvin

21. Você é Elias ? Por que eles chamam Elias em vez de Moisés? Foi porque eles aprenderam com a previsão de Malaquias 4: 2 que, quando o Messias, o Sol da Justiça , surgisse, Elias seria a estrela da manhã para anunciar sua abordagem. Mas a questão se baseia em uma opinião falsa que eles mantinham há muito; pois, mantendo a opinião de que a alma de um homem parte de um corpo para outro, quando o Profeta Malaquias anunciou que Elias seria enviado, eles imaginaram que o mesmo Elias , que vivia sob o reinado do rei Acabe ( 1 Reis 17 : 1 )) estava por vir. É, portanto, uma resposta justa e verdadeira que João dá, que ele não é Elias ; pois ele fala de acordo com a opinião que eles atribuem às palavras; mas Cristo, dando a verdadeira interpretação do Profeta, afirma que João é Elias ( Mateus 11:14 ; Marcos 9:13 .)

Você é um profeta ? Erasmus dá uma explicação imprecisa dessas palavras, limitando-as a Cristo; para a adição do artigo ( prop p??f?t?? , o profeta ) não enfatiza esta passagem; e os mensageiros depois declaram claramente, que eles queriam dizer um profeta diferente de Cristo; pois eles resumem o todo: dizendo (versículo 25), se você não é o Cristo, nem Elias, nem um Profeta . Assim, vemos que eles pretendiam apontar pessoas diferentes. Outros pensam que perguntaram se ele era um dos profetas antigos; mas também não aprovo essa exposição. Em vez disso, eles apontam para o cargo de João e perguntam se Deus o havia designado para ser um profeta . Quando ele responde, eu não sou , ele não diz mentira por modéstia, mas se destaca honestamente e sinceramente da companhia dos profetas . E, no entanto, essa resposta não é inconsistente com a honrosa atestação que Cristo lhe dá. Cristo concede a João a designação de profeta , e até acrescenta que ele é mais que um profeta ( Mateus 11: 9 😉 mas com essas palavras ele nada mais faz do que exigir crédito e autoridade por sua doutrina, e ao mesmo tempo descreve , em termos grandiosos, a excelência do cargo que lhe fora conferido. Mas nesta passagem, João tem um objetivo diferente em vista, que é o de mostrar que ele não tem uma mensagem especial, como era geralmente o caso dos profetas , mas que ele foi meramente designado para ser o arauto de Cristo.

Isso ficará ainda mais claro com uma comparação. Todos os embaixadores – mesmo aqueles que não são enviados em assuntos de grande importância – obtêm o nome e a autoridade dos embaixadores, porque possuem comissões especiais. Tais foram todos os profetas que, tendo sido ordenados a fazer certas previsões, cumpriram o ofício profético. Mas se alguma questão de peso vier a ser transacionada, e se dois embaixadores forem enviados, um deles anuncia a chegada rápida de outro que possui poder total para transacionar toda a questão, e se este recebeu injunções para concluí-la, a antiga embaixada não será considerada parte e apêndice da segunda, qual é o principal? Esse foi o caso de João Batista, a quem Deus não havia dado outra ordem senão preparar os judeus para ouvirem a Cristo e se tornarem seus discípulos. (35) Que esse é o significado, aparecerá ainda mais plenamente a partir do contexto; pois devemos investigar a cláusula oposta, que segue imediatamente. Não sou profeta , diz ele, mas uma voz que clama no deserto . A distinção reside nisso, de que a voz que clama , que um caminho pode ser preparado para o Senhor , não é um profeta , mas apenas um ministro subordinado, por assim dizer; e sua doutrina é apenas uma espécie de preparação para ouvir outro professor. Dessa maneira, João, embora seja mais excelente que todos os profetas, ainda não é um profeta

Comentário de Adam Clarke

Tu és Elias? Os próprios escribas haviam ensinado que Elias viria antes do Messias. Veja Mateus 17:10 ; e essa crença deles foi sustentada por uma construção literal de Malaquias 4: 5 .

Tu és aquele profeta? o profeta mencionado por Moisés, Deuteronômio 18:15 , Deuteronômio 18:18 . Este texto eles também haviam entendido mal: pois o profeta ou professor prometido por Moisés não era outro senão o próprio Messias. Veja Atos 3:22 . Mas os judeus tinham uma tradição de que Jeremias retornaria à vida e restauraria o pote de maná, a arca da aliança etc., que ele havia escondido para que os babilônios não os entendessem. Além disso, eles tinham uma expectativa geral de que todos os profetas voltassem à vida nos dias do Messias.

Eu não sou – eu não sou o profeta que você espera, nem Elias; embora ele fosse o Elias que estava por vir; pois no espírito e poder daquele eminente profeta ele veio, proclamando a necessidade de reforma em Israel. Veja Mateus 11:14 ; Mateus 17: 10-13 .

Comentário de Thomas Coke

João 1:21 . Tu és Elias? E ele disse: eu não sou. É claro por essa pergunta que eles eram estranhos aos pais de João Batista: e com relação à resposta que ele dá a essa pergunta, não há escrúpulos a serem feitos, mas que o Batista poderia negar com justiça que ele foi Elias; isto é, o verdadeiro e verdadeiro Elias, a quem os judeus esperavam pessoalmente retornar antes da vinda do Messias, embora ele viesse em seu espírito e poder. Veja em Lucas 1:17 . O Batista, portanto, pode realmente negar-se a ser Elias, no sentido dos inquiridores. Mas alguns ainda perguntam por que ele não se expressou mais plenamente, familiarizando-os com seu verdadeiro caráter e quem ele realmente era; que, como eles apreendem, teria se adaptado melhor à simplicidade e à abertura de sua conduta em outros momentos. Mas no evangelista, depois da resposta dada pelo batista, é dito João 1:24 . E os que foram enviados eram dos fariseus; o relato das pessoas, sem dúvida, não foi subordinado sem uma boa razão; e pode parecer íntimo, que eles não vieram apenas como inquiridores, mas com algum desígnio desagradável, que teriam melhorado, se ele lhes desse uma resposta mais explícita. De modo que ele os tratou de nenhuma outra maneira que o próprio Cristo julgou oportuno em ocasiões semelhantes; – como no caso do dinheiro do tributo, Mateus 22:17 ; Mateus 22:46 e quando lhe perguntaram se ele era o Cristo, João 10: 24-25 . E esse método que nosso Senhor adotou enquanto era necessário, de alguma maneira, se esconder: mas depois que chegou a hora, após a mesma pergunta que o sumo sacerdote lhe fez, ele respondeu: Eu sou; Marcos 14:62 e acrescentou ainda mais o que ele sabia que eles interpretariam de modo a condená-lo. A próxima pergunta deles é : Tu és aquele profeta? pelo que não pode ser entendido, como alguns interpretam: “Aquele profeta, a saber, o Messias, a quem Moisés nos garantiu que Deus ressuscitará e de quem estamos na expectativa diária”; (Ver Deuteronômio 18: 15-18 . João 6:14 .) porque ele já havia assegurado a eles que não era esse profeta, João 1:20 . Eu não sou o Cristo. O grego deveria ser traduzido : Você é um profeta? Isso é “da geração anterior, ressuscitada dentre os mortos!” E é absolutamente necessário que essa questão seja entendida com tal limitação, porque João Batista era realmente um profeta ilustre, como podemos ver claramente do que é dito pelo próprio Cristo, Mateus 11: 9 . Essa interpretação, amplamente reivindicada por Castalio, parece muito preferível à de Theophylact e Erasmus; quem, por causa do artigo ? p??f?t??, o tornaria como nós, esse profeta; concluindo, sem qualquer prova, que os judeus entendiam Deuteronômio 18:18, não do próprio Messias, mas de algum profeta de considerável nota, que o apresentaria. Grotius supôs a pergunta que eles oferecem, para se referir a Jeremias, de cujo retorno à vida havia um poderoso boato prevalecendo entre os judeus. Veja em Mateus 16:14 . Mas não parece haver razão para restringi-lo a um profeta em particular; e, como bem observa Limborch, em sua disputa com Orobio, o judeu, esse texto em Deuteronômio era o mais claro e mais forte em todos os escritos mosaicos, para reforçar a necessidade de submissão ao Messias; é mais provável que João tivesse corrigido um erro tão grande, se eles tivessem feito a pergunta sobre essa suposição. As melhores versões francesas a traduzem como acima; e parece que a palavra profeta no evangelista geralmente significa um daqueles homens santos, que eram os mensageiros de Deus para Israel antigamente; que aparece especialmente em Marcos 6:15, onde ser profeta e ser um dos profetas é mencionado como distinto; o que eles não poderiam estar além dessa interpretação.

Comentário de John Wesley

E eles perguntaram: o que então? Tu és Elias? E ele disse: eu não sou. Tu és aquele profeta E ele respondeu: Não.

Tu és Elias? – Ele não era aquele Elias (o tishbite) de quem eles falaram.

Você é o profeta – De quem Moisés fala, Deuteronômio 18:15 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Malaquias 4:5 – “Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.

Mateus 11:9 – Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta.

Mateus 11:14 – E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.

Mateus 16:14 – Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.

Mateus 17:10 – Os discípulos lhe perguntaram: “Então, por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro? “

Lucas 1:17 – E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.

João 1:25 – interrogaram-no: “Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? “

João 7:40 – Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: “Certamente este homem é o Profeta”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *