Estudo de Lucas 1:17 – Comentado e Explicado

e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Lucas 1:17

Comentário de Albert Barnes

Irá antes dele – Antes do Messias. A conexão aqui nos leva a supor que a palavra “ele” se refere ao “Senhor seu Deus” no verso anterior. Se assim for, então se seguirá que o Messias era o Senhor Deus de Israel – um personagem abundantemente dado a ele em outras partes do Novo Testamento.

No espírito e poder de Elias – Veja as notas em Mateus 11:14 .

Para converter o coração dos pais para os filhos – No tempo de João, os judeus foram divididos em várias seitas diferentes. Veja as notas em Mateus 3: 7 . Eles se opunham violentamente um ao outro e perseguiam sua oposição com grande animosidade. Era impossível, porém, que essa oposição encontrasse seu caminho nas famílias e dividisse pais e filhos um do outro. João veio para acalmar essas animosidades e produzir sentimentos melhores. Ao direcioná-los todos para “um Mestre”, o Messias, ele desviaria a atenção das causas das diferenças e os levaria à união. Ele restauraria a paz em suas famílias e reconciliaria os pais e filhos que escolheram seitas diferentes e que sofreram o apego “à seita” para interromper a harmonia de suas famílias. O efeito da verdadeira religião na família sempre será produzir harmonia. Liga toda a família a um “grande” Mestre, e, ao apegar-se a ele, todas as causas menores da diferença são esquecidas.

E os desobedientes à sabedoria dos justos – Os “desobedientes” aqui são os incrédulos e, portanto, os ímpios, os iníquos. Estes ele se voltaria para a sabedoria do justo, ou para a sabedoria como o manifesto “justo” ou piedoso – isto é, a verdadeira sabedoria.

Preparar um povo … – Prepará-lo para sua vinda anunciando que o Messias estava prestes a aparecer e chamando-os ao arrependimento. Deus sempre exigiu que as pessoas fossem puras de uma maneira especial quando ele estava prestes a aparecer entre elas. Assim, os israelitas foram obrigados a se purificar por três dias, quando ele estava prestes a descer no monte Sinai, Êxodo 19: 14-15 . E assim, quando Deus o Filho estava prestes a aparecer como o Redentor, ele exigiu que as pessoas se “preparassem” para sua vinda. Portanto, em vista do julgamento futuro – a segunda vinda do Filho do homem – ele exige que as pessoas se arrependam, creiam e sejam puras, 1 Pedro 4: 7 ; 2 Pedro 3: 11-12 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 1:17 . Ele irá adiante dele – Nomeadamente, diante de Cristo; no espírito e poder de Elias – Com a mesma integridade, coragem, austeridade e fervor, e o mesmo poder de Deus atendendo à sua palavra. O filho de Zacarias igualou, se não excedeu, Elias em zelo por Deus, em severidade de maneiras, em coragem e em sustentar perseguições. “Pois ele estava vestido com uma roupa de pêlo de camelo, alimentado com gafanhotos e mel silvestre, repreendeu os pecadores da mais alta distinção com grande ousadia, e foi morto por isso. Ele também tinha o poder de Elias; pois, embora não fizesse milagres, ele foi homenageado com o mesmo sucesso em restaurar o espírito perdido da verdadeira religião entre seus compatriotas. Mais ainda, ele superou Elias no que é propriamente o poder de um profeta, e ao qual todos os outros dons são subservientes, o poder de converter homens; estar nisto mais bem sucedido sem milagres do que Elias havia estado com eles. ” Voltar o coração dos pais para os filhos – reconciliar aqueles que estão em desacordo, pôr um fim às brigas mais amargas, como as que ocorrem com muita frequência entre as relações mais próximas; e os desobedientes à sabedoria dos justos – ou dos justos. E os pecadores mais obstinados à verdadeira sabedoria, que só é encontrada entre os justos diante de Deus. O Dr. Waterland lê: Para transformar o coração dos pais com os filhos (assim também o Dr. Hammond) e os desobedientes a um senso de retidão; Grego, ?a? ape??e?? e? f????se? d??a??? . Quase com o mesmo objetivo está a paráfrase do Dr. Doddridge. “De acordo com a previsão de Malaquias com a qual o cânon sagrado conclui, ele terá um sucesso tão glorioso em seu ministério, que converterá os corações dos pais com os dos filhos; isto é, ele trará muitos, tanto da idade ascendente quanto da decadente, àquela real piedade para com Deus, que será o elo mais seguro de seu dever mútuo um com o outro: e muitos daqueles que até agora foram desobedientes à sabedoria dos justos, isto é, insensíveis às obrigações da religião real, que é a maior sabedoria, ele deve preparar, como um povo preparado para o Senhor, elevando em suas mentes uma expectativa do Messias e uma disposição para recebê-lo quando ele aparecer. ” Veja a cláusula anterior mais detalhadamente explicada na nota sobre Malaquias 4: 6 .

Comentário de E.W. Bullinger

go = adiante.

o espírito e poder. Figura do discurso Hendiadys (App-6) = o

espírito = sim, o espírito poderoso ( Malaquias 4: 5 ).

Elias = Elias.

virar, etc. Referência a Malaquias 3: 1 com Malaquias 4: 5 , Malaquias 4: 6 .

Veja App-107.

desobediente = incrédulo. to = in. grego. en. App-104.

sabedoria . Grego. phronesis (não sophia) = compreensão. Ocorre apenas aqui, e Efésios 1: 8 = o produto de Sophia. Veja notas em Jó 28:28 ; Jó 40: 4 .

Comentário de John Calvin

17. E ele irá adiante dele. Com essas palavras, ele indica o que seria o ofício de João e o distingue por essa marca dos outros profetas, que receberam uma comissão específica e peculiar, enquanto João foi enviado com o único objetivo de ir adiante. Cristo, como um arauto diante de um rei. Assim também o Senhor fala por Malaquias,

“Eis que enviarei o meu mensageiro, e ele preparará o caminho diante de mim”
( Malaquias 3: 1. )

Em suma, o chamado de João não tinha outro objetivo senão assegurar a Cristo um ouvido disposto e preparar para ele discípulos. Quanto ao anjo que não faz menção expressa a Cristo nesta passagem, mas declara que João é o arrumador ou porta-estandarte do Deus eterno, aprendemos dele a eterna divindade de Cristo. Com o espírito e o poder de Elias Pelas palavras espírito e poder, compreendo o poder ou excelência do Espírito, com o qual Elias era dotado; pois aqui não devemos nos entregar a um sonho como o de Pitágoras, que a alma do profeta passou para o corpo de João, mas o mesmo Espírito de Deus, que agiu eficazmente em Elias, depois exerceu um poder e eficácia semelhantes no Batista. O último termo, poder, é adicionado, a título de exposição, para denotar o tipo de graça que era a distinção mais elevada de Elias, que, provida de poder celestial, restaurou de maneira maravilhosa a adoração decaída de Deus; pois tal restauração estava além da capacidade humana. O que João empreendeu não foi menos surpreendente; e, portanto, não devemos nos perguntar se era necessário que ele desfrutasse do mesmo presente.

Que ele possa trazer de volta os corações dos pais. Aqui o anjo indica a principal semelhança entre João e Elias. Ele declara que foi enviado para reunir as pessoas dispersas na unidade da fé: pois trazer de volta os corações dos pais é restaurá-los da discórdia à reconciliação; daí resulta que houve alguma divisão que rasgou e despedaçou o povo. Sabemos o quão terrível foi a revolta do povo no tempo de Elias, o quão basicamente eles haviam degenerado dos pais, de modo que dificilmente mereciam ser considerados os filhos de Abraão. Aqueles que estavam assim desunidos, Elias, levaram à santa harmonia. Tal foi a reunião de pais e filhos, que foi iniciada por João e, finalmente, concluída por Cristo. Consequentemente, quando Malaquias fala em “entregar o coração dos pais aos filhos” ( Malaquias 4: 5 ), ele sugere que a Igreja estaria em um estado de confusão quando outro Elias aparecesse; e o que era esse estado é suficientemente claro a partir da história e aparecerá mais completamente no lugar apropriado. A doutrina das Escrituras havia degenerado através de inúmeras invenções, a adoração a Deus foi corrompida por superstições muito grosseiras, a religião foi dividida em várias seitas, os sacerdotes eram abertamente maus e os epicuristas, o povo se entregou a todo tipo de maldade; em suma, nada permaneceu sólido. A expressão, trazer de volta o coração dos pais para os filhos, não é literalmente verdadeira; pois foram antes os filhos que quebraram a aliança e se afastaram da fé correta de seus pais, que precisavam ser trazidos de volta. Mas, embora o evangelista não exprima literalmente essa ordem de trazer de volta, o significado é abundantemente óbvio: pela instrumentalidade de João, Deus novamente uniria em santa harmonia aqueles que haviam sido desunidos anteriormente. Ambas as cláusulas ocorrem no profeta Malaquias, que nada mais significava do que expressar um acordo mútuo.

Mas, como os homens freqüentemente entram em conspirações mútuas que os afastam de Deus, o anjo explica, ao mesmo tempo, a natureza daquele retorno que ele prediz, o desobediente à sabedoria dos justos. Isso merece atenção, para que não possamos, tolamente, ser classificados com homens ímpios sob uma falsa pretensão de harmonia. A paz é um termo som e imponente, e, sempre que os papistas se encontram com ela nas escrituras, eles se apegam avidamente a ela com o objetivo de suscitar aversão a nós, como se nós, que estamos tentando retirar o mundo de sua revolta básica, e trazê-lo de volta a Cristo, foram os autores das divisões. Mas essa passagem oferece uma boa exposição de sua loucura, quando o anjo explica a maneira de uma conversão genuína e apropriada; e declara seu apoio e vínculo como a sabedoria dos justos amaldiçoados, a paz e a unidade pela qual os homens concordam entre si separados de Deus.

A sabedoria dos justos é inquestionavelmente entendida como fé, pois, ao contrário, os desobedientes são os incrédulos. E certamente este é um notável elogio da fé, pelo qual somos instruídos, que somente então somos verdadeiramente sábios para a justiça quando obedecemos à palavra do Senhor. O mundo também tem sua sabedoria, mas uma sabedoria perversa e, portanto, destrutiva, que é sempre considerada vaidade; embora o anjo indiretamente afirme que a sabedoria sombria, na qual os filhos do mundo se deleitam, é depravada e amaldiçoada diante de Deus. Este é, portanto, um ponto estabelecido, que, com o objetivo de se reconciliarem, os homens devem primeiro voltar à paz com Deus.

O que se segue imediatamente sobre a preparação de um povo preparado para o Senhor, concorda com essa cláusula, de que João, como arauto de Cristo, iria adiante de seu rosto ( Malaquias 3: 1 😉 pois o propósito de sua pregação era pessoas atentas a ouvir as instruções de Cristo. O particípio grego ?ates?e?asµ???? , é verdade, não significa tão perfeitamente perfeição quanto a forma e a adaptação pelas quais as coisas são ajustadas para seu uso. Este significado não vai concordar mal com a presente passagem. João foi contratado para ajustar ou moldar a Cristo um povo que, antes ignorante e sem instrução, nunca demonstrara desejo de aprender.

Comentário de Adam Clarke

Ele irá adiante dele – Jesus Cristo, no espírito e poder de Elias; ele se parecerá com Elias em seu modo de vida aposentado e austero, e em seu zelo pela verdade, reprovando até mesmo os príncipes por seus crimes; compare 1 Reis 21: 17-24 , com Mateus 14: 4 . Foi por esses relatos que o Profeta Malaquias, Malaquias 4: 6 , comparou João a esse profeta. Veja também Isaías 40: 3 ; e Malaquias 4: 5 , Malaquias 4: 6 .

Para transformar o coração dos pais – Uma grande ignorância ocorreu no coração do povo judeu; eles precisavam de um instrutor divino: João é anunciado como tal; por essa pregação e estilo de vida, todas as classes entre as pessoas devem ser ensinadas sobre a natureza de seus vários lugares, e os deveres que lhes incumbem, respectivamente, ver Lucas 3:10 etc. Nestas coisas, a grandeza de João mencionou Lucas 1. : 15 , é salientado: Nada é verdadeiramente grande, mas o que é assim aos olhos de Deus. A grandeza de João surgiu:

  1. Da plenitude do Espírito de Deus que habitava nele.
  • Da sua contínua abnegação e da sua cruz.
  • De seu ardente zelo em tornar Cristo conhecido.
  • Por sua fidelidade e coragem em repreender o vício.
  • Da reforma que ele foi o instrumento de efetuar entre o povo; revivendo entre eles o espírito dos patriarcas e preparando seus corações para receber o Senhor Jesus.
  • Transformar o coração dos pais em seus filhos. Por uma figura muito expressiva do discurso, Abraão, Isaac e Jacó, e o resto dos patriarcas, são representados aqui como tendo seus corações alienados dos judeus, de seus filhos, por causa de sua descrença e desobediência; mas que os batistas até agora conseguiram convertê-los ao Senhor seu Deus, para que esses homens santos os contemplassem novamente com deleite e os reconhecessem por seus filhos. Alguns pensam que pelos filhos, os gentios são significados, e pelos pais, os judeus.

    O desobediente – ou incrédulo, ape??e?? , as pessoas que não dariam mais crédito às predições dos profetas, relativas à manifestação do Messias. A descrença e a desobediência estão tão intimamente ligadas, que a mesma palavra nos escritos sagrados costuma servir para ambos.

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 1:17 . E ele irá adiante dele, etc. – Isto é, diante de Jesus Cristo, aqui aniquilou o Senhor seu Deus. O filho de Zacarias tinha o espírito de Elias, igualando-o , se não o excedendo, em severidade de maneiras, em coragem e em sustentar perseguições; pois ele estava vestido com uma roupa de pêlos de camelo, alimentado com gafanhotos e mel silvestre, repreendeu os pecadores da mais alta distinção com grande ousadia e foi morto por isso. Ele também tinha o poder de Elias; pois, embora não fizesse milagres, ele foi homenageado com o mesmo sucesso em restaurar o espírito perdido da verdadeira religião entre seus compatriotas. Mais ainda, ele se destacou Elias naquilo que é propriamente o poder de um profeta e ao qual todos os seus outros dons eram subservientes – o poder de converter homens; tendo mais sucesso sem milagres do que Elias havia estado com eles. Por sua pregação, ele fez uma mudança tão geral nas maneiras da nação, que voltou o coração dos pais Abraão, Isaac e Jacó, para seus filhos, os judeus, dos quais eles haviam sido alienados, por causa de sua maldade; e o coração dos filhos para com seus pais, criando neles um amor pela religião e por personagens religiosos, e assim preparando um povo para a vinda do Senhor. Veja a nota em Malaquias 4: 5-6 e em Marcos 9:10 . Alguns, no entanto, traduzem a passagem: transformar o coração dos pais com os filhos e os desobedientes a um senso de retidão, etc. O Dr. Doddridge traduz e parafraseia assim: “Ele encontrará um sucesso tão glorioso em seu ministério, que converterá o coração dos pais com o dos filhos; isto é, ele trará muitos, tanto os que estão nascendo como os que estão declinando. idade, àquela verdadeira piedade para com Deus, que será o grupo mais seguro de seu dever mútuo um com o outro: e muitos daqueles que até agora foram desobedientes à sabedoria dos justos (isto é, insensíveis às obrigações da religião real, qual é a maior: a sabedoria) será preparada como um povo preparado para o Senhor; suas mentes serão elevadas à expectativa do Messias e à disposição de recebê-lo quando ele aparecer “.

    Comentário de Scofield

    deve ir

    Ver Malaquias 4: 5 (Ver Scofield “ Mateus 17:10 “)

    Comentário de John Wesley

    E ele irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, e os desobedientes à sabedoria dos justos; preparar um povo preparado para o Senhor.

    Ele irá adiante dele, Cristo, no poder e espírito de Elias – com a mesma integridade, coragem, austeridade e fervor, e o mesmo poder que acompanha sua palavra: transformar o coração dos pais nos filhos – reconciliar aqueles que estão em desacordo, para pôr fim às brigas mais amargas, como as que ocorrem com muita frequência entre as relações mais próximas: e os corações dos desobedientes à sabedoria dos justos – e os pecadores mais obstinados à verdadeira sabedoria, que é somente encontrado entre os justos diante de Deus.

    Referências Cruzadas

    1 Samuel 7:5 – E Samuel prosseguiu: “Reúnam todo Israel em Mispá, e eu intercederei ao Senhor a favor de vocês”.

    1 Reis 17:1 – Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”.

    1 Reis 18:18 – “Não tenho perturbado Israel”, Elias respondeu. “Mas você e a família do seu pai têm. Vocês abandonaram os mandamentos do Senhor e seguiram os baalins.

    1 Reis 21:20 – Acabe disse a Elias: “Então você me encontrou, meu inimigo! ” “Eu o encontrei”, ele respondeu, “porque você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova.

    2 Reis 1:4 – Por isso, assim diz o Senhor: ‘Você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá! ’ ” E assim Elias se foi.

    2 Reis 1:16 – Ao chegar, disse ao rei: “Assim diz o Senhor: Acaso não há Deus em Israel? Por que você mandou consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso, você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá! “

    1 Crônicas 29:18 – Ó Senhor, Deus de nossos antepassados Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre este desejo no coração de teu povo, e mantém o coração deles leal a ti.

    2 Crônicas 29:36 – Ezequias e todo o povo regozijavam-se com o que Deus havia feito por seu povo, e tudo em tão pouco tempo.

    Salmos 10:17 – Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.

    Salmos 78:8 – Eles não serão como os seus antepassados, obstinados e rebeldes, povo de coração desleal para com Deus, gente de espírito infiel.

    Salmos 111:10 – O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!

    Isaías 29:24 – e no temor do Deus de Israel permanecerão. Os desorientados de espírito obterão entendimento; e os queixosos vão aceitar instrução”.

    Amós 4:12 – “Por isso, ainda os castigarei, ó Israel, e, porque eu farei isto com você, prepare-se para encontrar-se com o seu Deus, ó Israel. “

    Malaquias 4:5 – “Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.

    Malaquias 4:6 – Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. “

    Mateus 3:4 – As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.

    Mateus 3:7 – Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima?

    Mateus 11:14 – E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.

    Mateus 14:4 – porquanto João lhe dizia: “Não te é permitido viver com ela”.

    Mateus 17:11 – Jesus respondeu: “De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas.

    Mateus 21:29 – “E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de idéia e foi.

    Marcos 9:11 – E lhe perguntaram: “Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro? “

    Lucas 1:16 – Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus.

    Lucas 3:7 – João dizia às multidões que saíam para serem batizadas por ele: “Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima?

    João 1:13 – os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

    João 1:21 – Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias? ” Ele disse: “Não sou”. “É o Profeta? ” Ele respondeu: “Não”.

    João 1:23 – João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ “.

    João 1:34 – Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”.

    João 3:28 – Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele.

    Atos dos Apóstolos 10:33 – Assim, mandei buscar-te imediatamente, e foi bom que tenhas vindo. Agora estamos todos aqui na presença de Deus, para ouvir tudo que o Senhor te mandou dizer-nos”.

    Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

    1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

    Colossenses 1:12 – dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

    2 Timóteo 2:21 – Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.

    1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

    2 Pedro 3:11 – Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

    1 João 2:28 – Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

    Apocalipse 20:4 – Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *