Estudo de 1 Reis 17:1 – Comentado e Explicado

Elias, o tesbita, um habitante de Galaad, veio dizer a Acab: Pela vida do Senhor, Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nestes anos orvalho nem chuva, senão quando eu o disser.
1 Reis 17:1

Comentário de Albert Barnes

O nome Elias significa “Javé é meu Deus”. É expressivo da verdade que toda a sua vida pregou.

As duas palavras traduzidas como “Tishbite” e “habitante” estão no original (deixando de lado os pontos da vogal) “exatamente iguais”. Consequentemente, o significado deve ser “Elias, o estrangeiro, dos estrangeiros de Gileade” ou (mais provavelmente) “Elias, o Tishbite, de Tishbi de Gileade”. De Tishbi em Gileade não há mais vestígios nas Escrituras; deve ser distinguido de outro tishbi na Galiléia. Ao formarmos para nós mesmos uma concepção do grande profeta israelita, devemos sempre ter em mente que o selvagem e montanhoso Gileade, que fazia fronteira com a Arábia e era meio árabe nos costumes, era o país em que ele cresceu.

Sua aparência abrupta pode ser comparada com as aparências semelhantes de Aías 1 Reis 11:29 , Jeú 1 Reis 16: 1 , Semaías 2 Crônicas 11: 2 , Azarias 2 Crônicas 15: 1 e outras. É claro que uma sucessão de profetas foi levantada por Deus, tanto em Judá fiel quanto em Israel idólatra, para testemunhar dEle perante o povo de ambos os países, e deixá-los sem desculpa se abandonassem a Sua adoração. Naquela época, quando uma idolatria mais grosseira e mortal do que era praticada antes foi introduzida em Israel pela autoridade de Acabe, e a apostasia total das dez tribos era consequentemente iminente, dois profetas de vigor incomum e força de caráter, dotados de poderes miraculosos de um tipo extraordinário foram levantados sucessivamente, para que a maldade dos reis pudesse ser enfrentada e combatida com ousadia e, se possível, um remanescente de homens fiéis preservados na terra. O fluxo incomum de energia milagrosa neste momento é adequado à emergência incomum e em proporção muito evidente às necessidades espirituais das pessoas.

Enquanto o Senhor Deus de Israel vive, diante de quem eu estou – Esta fórmula solene, aqui usada pela primeira vez, foi bem adaptada para impressionar o rei com o caráter sagrado do mensageiro e com a verdade certa de sua mensagem. Eliseu adotou a frase com pequenas modificações 2 Reis 3:14 ; 2 Reis 5:16 .

A seca foi um dos castigos ameaçados pela Lei, se Israel abandonou o Senhor e se voltou contra outros deuses ( Deuteronômio 11:17 ; Deuteronômio 28:23 ; Levítico 26:19 , etc.).

Comentário de Thomas Coke

1 Reis 17: 1 . Elias, o tishbita Elias, o tishbita, de Tezbe em Gileade. Houbigant. Elias, que no Novo Testamento é comumente chamado Elias, era de Thezbeh, uma cidade do outro lado do Jordão, na tribo de Gade e na terra de Gileade. Como as Escrituras não mencionam a qualidade de seus pais, a maneira de educar ou o chamado para o ofício profético, alguns rabinos judeus têm opinado que ele era um anjo enviado do céu, em meio à corrupção geral de o mundo, para preservar a verdadeira adoração a Deus. Outros fingem que ele era um sacerdote descendente da tribo de Arão; que o nome de seu pai era Sabaca, e seu nascimento completamente milagroso; enquanto outros, novamente, dirão que ele era Finéias, filho de Arão, que, depois de viver muito tempo escondido, apareceu novamente no mundo sob o nome de Elias; mas todos os detalhes desse tipo, onde está a Escritura. silenciosos, são de pequena autoridade. Isso, no entanto, pode ser dito com segurança dele, que ele era o príncipe dos profetas de sua época; um homem de mente grande e elevada, de espírito generoso e destemido, defensor zeloso das leis de Deus e vingador justo das violações de sua honra. Calmet. Veja no próximo capítulo, 1 Reis 17: 1 .

Comentário de Joseph Benson

1 Reis 17: 1 . E Elias, o tishbita, etc. – Tão ruim era o caráter, tanto dos israelitas quanto de seus príncipes, como representado no capítulo anterior, que se esperaria que Deus deveria rejeitar um povo que o havia rejeitado; mas como prova em contrário, Israel nunca foi tão abençoado com um bom profeta como quando foi atormentado por um rei mau. Nunca um rei foi tão ousado em pecar como Acabe, nunca foi um profeta tão ousado em reprovar e ameaçar quanto Elias, cuja história começa neste capítulo e é cheia de maravilhas. Pouca parte da história do Antigo Testamento brilha mais que isso, no que diz respeito ao espírito e poder de Elias; ele, dentre todos os profetas, somente teve a honra de Enoque, o primeiro profeta, a ser traduzido para que não visse a morte; e a honra de Moisés, o grande profeta, de assistir nosso Salvador em sua transfiguração. Outros profetas profetizaram e escreveram, ele profetizou e agiu, mas não escreveu nada; e seus atos lançam mais brilho em seu nome do que os escritos deles.

Agora, este mais eminente dos profetas sob a dispensação do Antigo Testamento, é trazido aqui como Melquisedeque, o mais eminente dos sacerdotes, sem nenhuma menção a seu pai ou mãe, ou o começo de seus dias, como um homem que caiu da igreja. nuvens. Tudo o que aprendemos sobre sua origem ou país é que ele era um tishbita e dos habitantes de Gileade. Provavelmente ele havia morado em Thishbe ou Thesbeh, uma cidade ou região do outro lado do Jordão, da tribo de Gad, ou daquela meia tribo de Manassés que habitava Gileade, mas é incerto se ele era natural de qualquer uma dessas tribos. Ele foi indubitavelmente levantado pela providência especial de Deus, para ser uma testemunha para ele neste momento e estado de coisas mais degenerados, de que, por seu zelo, coragem e milagres, ele poderia dar um cheque às suas várias e abomináveis ??idolatias, e algum encorajamento e revivificação para esse pequeno número de profetas e pessoas do Senhor que ainda permaneceram em Israel. E a obscuridade de sua paternidade e nascimento não prejudicou sua eminente utilidade. “Não precisamos perguntar”, diz Henry, “de onde os homens são, mas o que são: se é uma coisa boa, não importa se ela sair de Nazaré”. Elias parece ter naturalmente um espírito áspero, e certamente foi chamado para serviços ásperos. Mas, como o nome dele significa, Meu Deus Jeová é ele; aquele que me envia, e me possui, e me sustenta; assim, sua fé e confiança em Deus o apoiaram e o levaram por todos os seus trabalhos árduos e pelas violentas perseguições às quais ele foi exposto.

Ele disse a Acabe – Tendo, sem dúvida, advertido-o de seu pecado e perigo antes, ele agora, por sua obstinação em seus maus cursos, passa a declarar e executar o julgamento de Deus sobre ele; Como vive o Senhor Deus de Israel, etc. – Juro pelo Deus de Israel, que é o único Deus verdadeiro e vivo; considerando que os deuses aos quais você se juntou a ele, ou preferiu antes dele, são ídolos mortos e sem sentido; diante de quem estou – De quem sou ministro, não apenas em geral, mas especialmente nesta ameaça, que agora entrego em seu nome e autoridade; Não haverá orvalho nem chuva – isso foi uma previsão, mas foi apoiado com sua oração para que Deus realmente o fizesse, Tiago 5:17 . E esta oração foi verdadeiramente caridosa; que por essa aflição aguda, a honra de Deus e a verdade de sua palavra (que agora era tão horrível e universalmente contemplada) pudessem ser reivindicadas; e os israelitas (cuja impunidade havia endurecido em sua idolatria) poderiam ser despertados para ver sua própria maldade e a necessidade de retornar à verdadeira religião. Estes anos – Ou seja, estes anos seguintes, que eram três anos e meio; Lucas 4:25 ; Tiago 5:17 . Minha palavra – Até declarar que esse julgamento cessará e orarei a Deus pela remoção dele.

Comentário de Scofield

Elijah Heb. “Elias”, Lucas 1:17 ; Lucas 4:25 ligou para Elias.

Acabe Era pouco para um homem cuja vida foi passada na presença de Jeová estar diante de Acabe.

Comentário de E.W. Bullinger

Elijah. Primeira menção = DEUS ( El ) é JAH (ou Jeová). Veja App-4.

Tishbite = pernoite. Provavelmente um padre.

habitantes = peregrinos.

antes, etc. Provavelmente um padre. Veja a nota acima.

orvalho = névoa da noite. Compare Deuteronômio 32: 2 . 2 Samuel 1:21 . Jó 38:28 .

esses anos (não três anos). Nenhum período definido. “Anos” é plural, não dual. Em Lucas 4:25 e Tiago 5:17 = “três anos e seis meses”. Esses seis meses devem ser considerados antes dos três anos, não adicionados ao final por causa do “terceiro ano” ( 1 Reis 18: 1 ): ou seja, o terceiro ano completo.

Comentário de Adam Clarke

Elias, o tishbita – A história deste grande homem é introduzida muito abruptamente; sua origem é envolta em perfeita obscuridade. Dizem que ele é um tishbite. Tishbeh, diz Calmet, é uma cidade além do Jordão, na tribo de Gade e na terra de Gileade. Quem era seu pai, ou de que tribo ele nasceu, não está intimado; ele parece ter sido o profeta de Israel particularmente, porque nunca o encontramos profetizando em Judá. Vários escritores apócrifos têm se preocupado muito com sua ascendência, seu nascimento miraculoso, seu contínuo celibato, sua academia de profetas etc., etc., todos igualmente dignos de crédito. Uma opinião, que à primeira vista parece estranha, tem mais semelhança com a verdade do que qualquer uma das anteriores, a saber, que ele não possuía nenhum parente terreno conhecido por nenhum homem; que ele era um anjo de Deus, unido por um tempo a um corpo humano, a fim de chamar os homens de volta à perfeita pureza, tanto na doutrina quanto nas maneiras, das quais haviam desviado totalmente. Seu nome hebraico, que corrompemos em Elias e Elias, é ????? Alihu , ou, de acordo com os pontos da vogal, Eliyahu; e significa que ele é meu Deus. Isso confirma a suposição de que essa grande personagem era uma manifestação na carne do Ser Supremo? Ele não poderia ser o Messias; pois o encontramos com Moisés no monte da transfiguração com Cristo. A conjectura de que ele era um anjo parece ser compensada pela maneira como ele partiu deste mundo; no entanto, em Tiago 5:17 , ele é considerado um homem ?µ???pa??? , de paixões semelhantes, ou melhor, com propensões humanas reais: isso, no entanto, é inconciliável com a conjectura.

rain these years – In order to remove the abruptness of this address, RS Jarchi dreams thus: – “Elijah and Ahab went to comfort Hiel in his grief, concerning his sons. And Ahab said to Elijah, Is it possible that the curse of Joshua, the son of Nun, who was only the servant of Moses, should be fulfilled; and the curse of Moses, our teacher, not be fulfilled; who said, Deuteronomy 11:16 , Deuteronomy 11:17 ; : If ye turn aside, and serve other gods, and worship them, then the Lord’s wrath shall be kindled against you; and he will shut up the heaven that there be no rain? Now all the Israelites serve other gods, and yet the rain is not withheld. Then Elijah said unto Ahab, As the Lord God of Israel liveth, before whom I stand, there shall not be dew nor rain these years, but according to my word.” Não haverá orvalho nem chuva nesses anos – A fim de remover a brusquidão deste discurso, RS Jarchi sonha assim: – “Elias e Acabe foram consolar Hiel em sua dor, a respeito de seus filhos. E Acabe disse a Elias: É isso?” possível que a maldição de Josué, filho de Freira, que era apenas servo de Moisés, fosse cumprida; e a maldição de Moisés, nosso professor, não fosse cumprida; que disse: Deuteronômio 11:16 , Deuteronômio 11:17 ; Se você se desviar, e servir a outros deuses e adorá-los, então a ira do Senhor se acenderá contra você; e ele calará o céu para que não haja chuva? Agora todos os israelitas servem a outros deuses, e ainda a chuva Elias disse a Acabe: Como vive o Senhor Deus de Israel, diante de quem estou, não haverá orvalho nem chuva nestes anos, mas segundo a minha palavra. “ Esse mesmo modo de conectar este e o capítulo anterior é seguido pelos Talmudes de Jerusalém e da Babilônia, Sedar Olam, Abarbanel, etc.

Comentário de John Wesley

E Elias, o tishbita, que era dos habitantes de Gileade, disse a Acabe: Como vive o SENHOR Deus de Israel, diante de quem eu estou, não haverá orvalho nem chuva nestes anos, mas segundo a minha palavra.

Elias – O mais eminente dos profetas, que é trazido aqui, como Melquisedeque, sem nenhuma menção a seu pai, ou mãe, ou começo de seus dias; como um homem que cai das nuvens e ressuscitado pela providência especial de Deus como testemunha de si mesmo, nos tempos mais degenerados de que, por seu zelo, coragem e milagres, ele poderia dar um cheque, às suas várias e abomináveis ??idolatias, e algumas revivendo para aquele pequeno número de profetas e pessoas do Senhor, que ainda permaneciam em Israel. Ele parece ter naturalmente um espírito áspero. E espíritos ásperos são chamados a serviços ásperos. O seu nome significa: meu Deus Jeová é ele: aquele que me envia e me possui e me suporta.

Disse a Acabe – Tendo, sem dúvida, advertido-o de seu pecado e perigo antes; agora, por sua obstinação em suas más ações, ele começa a declarar e executar o julgamento de Deus sobre ele.

Como o Senhor, … Juro pelo Deus de Israel, que é o único Deus verdadeiro e vivo; enquanto os deuses com os quais você se juntou a ele, ou preferiu diante dele, são ídolos mortos e sem sentido.

Antes de quem – De quem ministro eu sou, não apenas em geral, mas especialmente nesta ameaça, que agora entrego em seu nome e autoridade.

Não haverá … – Esta foi uma previsão, mas foi apoiada por sua oração, para que Deus a verificasse, Tiago 5:17 , e essa oração era verdadeiramente caridosa; que por essa aflição aguda, a honra de Deus e a verdade de sua palavra (que agora era tão horrível e universalmente contemplada) pudessem ser reivindicadas; e os israelitas (cuja impunidade havia endurecido em sua idolatria) poderiam ser despertados para ver sua própria maldade e a necessidade de retornar à verdadeira religião.

Naqueles anos – ou seja, nos anos seguintes, que foram três anos e meio, Lucas 4:25 ; Tiago 5:17 .

Minha palavra – Até eu declarar que esse julgamento cessará e orará a Deus pela remoção dele.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 10:8 – Naquela ocasião o Senhor separou a tribo de Levi para carregar a arca da aliança do Senhor, para estar perante o Senhor a fim de ministrar e pronunciar bênçãos em seu nome, como se faz ainda hoje.

1 Reis 22:14 – Micaías, porém, disse: “Juro pelo nome do Senhor, que direi o que o Senhor me mandar”.

2 Reis 3:14 – Então Eliseu disse: “Juro pelo nome do Senhor dos Exércitos, a quem sirvo, que se não fosse por respeito a Josafá, rei de Judá, eu não olharia para você nem mesmo lhe daria atenção.

2 Reis 5:16 – O profeta respondeu: “Juro pelo nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei”. Embora Naamã insistisse, ele recusou.

Isaías 49:18 – Erga os olhos e olhe ao redor; todos os seus filhos se ajuntam e vêm até você. Juro pela minha vida Que você vestirá a todos como ornamento; você os vestirá como uma noiva”, declara o Senhor.

Jeremias 15:19 – Assim respondeu o Senhor: “Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-voz. Deixe esse povo voltar-se para você, mas não se volte para eles.

Mateus 7:29 – porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.

Mateus 11:14 – E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.

Mateus 16:14 – Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.

Mateus 27:47 – Quando alguns dos que estavam ali ouviram isso, disseram: “Ele está chamando Elias”.

Mateus 27:49 – Mas os outros disseram: “Deixem-no. Vejamos se Elias vem salvá-lo”.

Lucas 1:17 – E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.

Lucas 1:19 – O anjo respondeu: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas.

Lucas 4:25 – Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra.

Lucas 4:25 – Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra.

Lucas 9:30 – Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias.

Lucas 9:33 – Quando estes estavam se retirando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. ( Ele não sabia o que estava dizendo. )

Lucas 9:54 – Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los? “

Lucas 21:36 – Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem”.

João 1:21 – Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias? ” Ele disse: “Não sou”. “É o Profeta? ” Ele respondeu: “Não”.

João 1:25 – interrogaram-no: “Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? “

Atos dos Apóstolos 27:23 – Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me:

Romanos 11:2 – Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?

Tiago 5:17 – Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.

Apocalipse 11:6 – Estes homens têm poder para fechar o céu, de modo que não chova durante o tempo em que estiverem profetizando, e têm poder para transformar a água em sangue e ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes desejarem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *