Estudo de Mateus 16:14 – Comentado e Explicado

Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.
Mateus 16:14

Comentário de Albert Barnes

E eles disseram … – Veja as notas em Mateus 11:14 . Eles supunham que ele poderia ser João Batista, como Herodes, ressuscitou dos mortos. Ver Mateus 14: 2 . Ele realizou muitos milagres e se assemelhava fortemente a João em seu modo de vida e nas doutrinas que ele ensinava.

Comentário de E.W. Bullinger

John. Ressuscitado dentre os mortos.

alguns = outros. Grego. allos. App-124.

Elias = Elias.

outros = diferentes. Grego. heteros.

Comentário de John Calvin

14. Alguns [dizem] João Batista. Essa investigação não se relaciona com os inimigos abertos de Cristo, nem com escarnecedores ímpios, mas com a parte mais sólida e melhor do povo, que pode ser chamada de escolha e flor da Igreja. Esses são mencionados apenas pelos discípulos que falaram de Cristo com respeito; e, no entanto, embora visassem a verdade, nenhum deles chega a esse ponto, mas todos se perdem em suas vãs fantasias. Por isso, percebemos quão grande é a fraqueza da mente humana; pois não é apenas incapaz de entender o que é certo ou verdadeiro, mas mesmo por princípios verdadeiros, ela inventa erros. Além disso, embora Cristo seja o único padrão de harmonia e paz, pelo qual Deus reúne o mundo inteiro para si mesmo, a maior parte dos homens se apega a esse assunto como ocasião de prolongada luta. Entre os judeus, certamente, a unidade da fé relacionava-se apenas a Cristo; e, no entanto, aqueles que antes pareciam ter algum tipo de acordo entre si agora se dividem em uma variedade de seitas.

Também vemos como um erro produz outro rapidamente; pois uma opinião preconcebida, que havia tomado firme as mentes das pessoas comuns, de que as almas passavam de um corpo para outro, as tornava mais prontas para adotar essa fantasia infundada. Porém, no momento da vinda de Cristo, os judeus estavam divididos dessa maneira, tal diversidade de opiniões não deveria ter impedido o piedoso de desejar alcançar o puro conhecimento dele. Pois se alguém, sob tal pretensão, se entregasse à preguiça e deixasse de procurar a Cristo, teríamos sido forçados a declarar que não havia desculpa para ele. Muito menos do que qualquer homem escapará do julgamento de Deus, que é liderado pela variedade de seitas a ter aversão a Cristo, ou que, enojado pelas falsas opiniões dos homens, não se digna a se apegar a Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 16:14 . E eles disseram: Alguns, etc. – Talvez aqueles que consideravam Elias um homem de Cristo, não o considerassem o Messias, mas apenas seu precursor; sendo esta a opinião recebida de toda a nação, que Elias viria antes do Messias e o ungiria quando ele viesse. Aqueles que pensavam que ele era João Batista ressuscitado dentre os mortos, falaram adequadamente com a opinião dos fariseus, “que (diz Josefo) sustentava que havia para os homens bons um retorno fácil à vida”. O fato de ele ser Jeremias, ou um dos profetas, foi conseqüência de uma opinião que prevaleceu, de que o Messias não viria dos vivos, mas dos mortos. Como eles não pensavam que a idade de piedade era suficiente para suportá-lo, e que a ressurreição deveria começar com seu reino, eles poderiam ser facilmente induzidos a pensar que ele seria alguém que ressuscitaria dos mortos; e como Deus havia dito a respeito de Jeremias, ele foi criado para erradicar, derrubar e destruir reinos, etc. CH. Mateus 1: 5-10 .; e como eles pensavam que o grande negócio do rei Messias era derrubar todas as nações que os governavam e torná-los tributários e servos dos judeus; por esse motivo, eles poderiam lançar-se sobre ele, como a pessoa mais apta a ser o Messias. Veja Whitby, Craddock’s Harmony e 2 Macabeus 2: 5 . Os senhores Beausobre e Lenfant pensam que mencionaram Jeremias em vez de qualquer outro profeta, porque os judeus antigos costumavam colocar Jeremias na cabeça dos profetas. Parece seguir, tanto pela pergunta no verso anterior quanto no seguinte, que Jesus ainda não havia assumido diretamente o título do Messias pelo menos em sua audição.

Comentário de John Wesley

E eles disseram: Alguns dizem que você é João Batista; outros Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

Jeremias, ou um dos profetas – Havia naquela época uma tradição atual entre os judeus, de que Jeremias ou algum outro profeta antigo ressuscitaria antes da vinda do Messias.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *