Estudo de Lucas 9:54 – Comentado e Explicado

Vendo isto, Tiago e João disseram: Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?
Lucas 9:54

Comentário de Albert Barnes

James e John – Eles foram chamados Boanerges – filhos do trovão – provavelmente por causa de sua energia e poder na pregação do evangelho, ou de seu veemente e zelo precipitado – um exemplo notável do qual temos neste exemplo, Marcos 3:17 .

Tu queres … – O insulto foi oferecido a Jesus, seu amigo, e eles o sentiram; mas o zelo deles era precipitado e o espírito ruim. A vingança pertence a Deus: não era deles tentar.

Fogo do céu – Relâmpago, para consumi-los.

Como Elias fez – Com isso, eles desejavam justificar seu zelo. Talvez, enquanto conversavam, viram Jesus olhando para eles com desaprovação e, para se defenderem, se referiram ao caso de Elias. O caso está registrado em 2 Reis 1: 10-12 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 9: 54-56 . Quando seus discípulos, Tiago e João – Quem o atendeu; vi isto – Quando os mensageiros voltaram com o relato do que havia passado na aldeia, para onde haviam sido enviados, esses dois discípulos, ficando extremamente irritados com esse tratamento rude; disse: Senhor, queres que ordenemos que o fogo desça do céu – Para destruir imediatamente esses miseráveis ??inóspitos; assim como Elias fez – Após o exemplo do profeta Elias, que em um local próximo ou próximo a ele, destruiu os homens que o haviam implorado mal. Talvez o lugar possa colocá-lo na mente desses apóstolos para fazer essa moção agora, e não em qualquer outro momento ou lugar em que Cristo tenha recebido a mesma afronta. “Que esses discípulos, tão extraordinariamente distinguidos pelo favor de seu Senhor, tenham algum zelo e fé distintos, pode parecer menos maravilhoso do que uma pessoa de disposição tão doce como João deve fazer uma proposta tão severa.” Mas ele se virou e as repreendeu – Jesus, cuja mansidão em todas as ocasiões era admirável, repreendeu bruscamente seus discípulos por terem entretido um ressentimento tão ofensivo por essa ofensa; e disse: Você não sabe de que tipo de espírito você é – Você não conhece a pecaminosidade da disposição que você acabou de expressar agora, nem conhece suficientemente seus próprios corações; que, se você fosse mais diligente para examinar, logo descobriria que há muito ressentimento e ostentação pessoal misturados a esse zelo por mim, que você expressa com tanto carinho nesta ocasião. Adicione a isso, você não considera o gênio do evangelho, muito mais gentil do que o da lei; nem a diferença de tempos, pessoas e circunstâncias. A severidade que Elias exerceu sobre os homens que vieram de Acazias para prendê-lo, foi uma repreensão a um rei, corte e nação idólatra, muito apropriada para a época e muito agradável aos personagens do profeta que o deu, e dos infratores a quem foi entregue; ao mesmo tempo, não era inadequado à natureza da dispensação sob a qual estavam sujeitos. Mas o evangelho respira um espírito muito diferente da lei (cujos castigos eram principalmente de natureza temporal) e, portanto, não admite esse tipo de rigor e severidade. Ele lhes disse, além disso, que destruir a vida dos homens era totalmente inconsistente com o plano de sua vinda ao mundo, que os salvaria – aludindo aos seus milagres, pelos quais ele restaurou a saúde dos corpos doentes dos homens, bem como à sua doutrina e morte, pela qual ele dá vida às suas almas. Tendo dito essas coisas, ele foi com eles para outra aldeia, cujos habitantes eram homens de melhores disposições. Este foi um exemplo nobre de paciência sob uma lesão real e não provocada; um exemplo de paciência que expressava doçura infinita de disposição e que, por esse motivo, deveria ser imitado por todos que se chamam discípulos de Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor . App-98.

murchar . App-102.

comando fogo = deve chamar fogo.

céu = o céu (Singular.) Veja nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

assim como Elias fez = como Elias também fez. Veja 2 Reis 1:10 . Omitido por T Trm. [A] WH.

Comentário de John Calvin

54. E quando Seus discípulos Tiago e João viram . O próprio país talvez tenha sugerido a eles o desejo de trovejar imediatamente contra os ímpios; pois foi lá que Elias havia destruído anteriormente, por um fogo do céu, os soldados do rei que haviam sido enviados para prendê-lo ( 2 Reis 1:10 ). Portanto, ocorreu-lhes que os samaritanos, que tão rejeitaram o Filho tão de Deus, naquela época eram dedicados a uma destruição semelhante. E aqui vemos o que somos movidos por uma imitação tola (591) dos santos pais. Tiago e João defendem o exemplo de Elias , mas não consideram o quanto diferem de Elias ; eles não examinam adequadamente seu próprio zelo intemperado, nem olham para o chamado de Deus. Sob um pretexto igualmente plausível, os samaritanos encobriram sua idolatria, nossos pais adoraram nesta montanha ( João 4:20 .) Mas ambos estavam errados; pois, negligenciando o exercício do julgamento, eles eram macacos e não imitadores dos santos pais. Agora, embora seja duvidoso que eles pensem que têm o poder em suas próprias mãos ou pedam a Cristo que o dê a eles, acho mais provável que, exaltados com confiança tola, eles não tenham dúvida de que são capazes de executar a vingança. , desde que Cristo dê seu consentimento.

Comentário de Adam Clarke

Que comandamos fogo – a vingança pertence ao Senhor. O que sofremos por causa dele deve ser deixado a si próprio para reprovar ou punir. O insulto é oferecido a ele, não a nós. Veja a nota em Marcos 3:17 .

Comentário de Thomas Coke

Lucas 9: 54-56 . E quando seus discípulos, Tiago e João Que esses discípulos, tão extraordinariamente distinguidos pelo favor de seu Senhor, tenham um zelo e fé distintos, possam parecer menos maravilhosos do que uma pessoa com uma disposição tão doce como João deve fazer uma proposta tão severa. Nosso Senhor, cuja mansidão em todas as ocasiões era admirável, repreendeu profundamente seus discípulos por terem recebido um ressentimento tão impróprio: Não sabeis de que tipo de espírito você é: “Não conheceis a pecaminosidade da disposição que acabaste de expressar; você considera a diferença de tempos, pessoas e dispensações “. A severidade que Elias exerceu sobre os homens que vieram de Acazias para prendê-lo foi uma repreensão a um rei, corte e nação idólatra, muito apropriada para a época e muito agradável para os personagens, ambos do profeta que o deu, e dos ofensores a quem foi entregue; ao mesmo tempo, não era inadequado à natureza da dispensação sob a qual estavam sujeitos; mas o evangelho respira um espírito diferente da lei; e, portanto, não admite esse tipo de rigor e severidade. Bengelius prefere interpretar a cláusula interrogativamente: Você não sabe de que tipo de espírito você é? “Você não sente que isso procede de um espírito vingativo, que é, sob todos os aspectos, contrário à natureza da minha dispensação e ao projeto de minha vinda ao mundo?” De acordo com ele, eles dizem que destruir a vida dos homens era totalmente inconsistente com esse objetivo: o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los, Lucas 9:56 aludindo a seus milagres, pelos quais restaurou a saúde aos doentes. corpos de homens; bem como à sua doutrina e morte, pela qual ele dá vida às suas almas. Tendo dito essas coisas, ele foi com eles para outra aldeia, cujos habitantes eram homens de melhores disposições. Este foi um exemplo nobre de paciência sob uma lesão real e não provocada; uma instância que expressava doçura infinita de disposição e que, por esse motivo, deveria ser imitada por todos que se chamam discípulos de Cristo. Veja a nota em 2 Reis 1:10 e as Inferências e Reflexões no final deste capítulo. Sir D. Dalrymple observa nesta passagem que “é de grande momento, não apenas como apontar a doutrina do Jesus manso e misericordioso, mas como mostrar que temos a história evangélica sem corrupção; pois os perseguidores, isto é, quase todos os homens que tiveram poder em todas as épocas sofreram tal passagem, contra a perseguição por permanecerem, teria estado em seu poder corrompê-la? ”

Comentário de John Wesley

E quando seus discípulos Tiago e João viram isso, disseram: Senhor, queres que ordene que o fogo desça do céu e os consuma, como Elias fez?

Como Eliseu fez – No local ou próximo a ele, o que pode colocar na mente dos apóstolos a proposta agora, em vez de em qualquer outro momento ou lugar em que Cristo tenha recebido a afronta.

Referências Cruzadas

2 Samuel 21:2 – O rei então mandou chamar os gibeonitas e falou com eles. ( Os gibeonitas não eram de origem israelita, mas remanescentes dos amorreus. Os israelitas tinham feito com eles um acordo sob juramento; mas Saul, em seu zelo por Israel e Judá, havia tentado exterminá-los. )

2 Reis 1:10 – Elias respondeu ao oficial: “Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma você e seus cinqüenta soldados! ” E desceu fogo do céu e consumiu o oficial e seus soldados.

2 Reis 10:16 – e disse-lhe: “Venha comigo e veja o meu zelo pelo Senhor”. Então ele o levou em seu carro.

2 Reis 10:31 – Entretanto, Jeú não se preocupou em obedecer de todo o coração à lei do Senhor, Deus de Israel, nem se afastou dos pecados que Jeroboão levou Israel a cometer.

Atos dos Apóstolos 4:29 – Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.

Tiago 1:19 – Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,

Tiago 3:14 – Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.

Apocalipse 13:3 – Uma das cabeças da besta parecia ter sofrido um ferimento mortal, mas o ferimento mortal foi curado. Todo o mundo ficou maravilhado e seguiu a besta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *