Estudo de 2 Reis 1:10 – Comentado e Explicado

Elias respondeu: Se sou um homem de Deus, venha fogo do céu e vos devore, a ti e aos teus cinqüenta homens. E o fogo, caindo do céu, devorou o chefe e seus cinqüenta homens.
2 Reis 1:10

Comentário de Albert Barnes

A acusação de crueldade feita contra Elias torna necessário considerar a pergunta: Qual foi o motivo de Elias? E a resposta é: Agudamente, para dar um exemplo de sinal, para reivindicar a honra de Deus de uma maneira impressionante. Acazias havia desafiado o Senhor a uma prova de força enviando um grupo de cinquenta para prender um homem. Elias não era Jesus Cristo, capaz de reconciliar a misericórdia com a verdade, a reivindicação da honra de Deus com a máxima ternura pelos homens que erram, e os admirar apenas pela Sua presença (compare João 18: 6 ). Em Elias, o espírito da Lei estava incorporado em toda a sua severidade. Seu zelo era feroz; ele não ficou chocado com sangue; ele não tinha suavidade nem cedência. Ele não lucrou permanentemente com o aviso em Horebe ( 1 Reis 19:12 nota). Ele continuou o vingador intransigente do pecado, o manejador dos terrores do Senhor, exatamente como ele havia se mostrado no Carmel. Ele não é, portanto, padrão para os cristãos Lucas 9:55 ; mas seu caráter é a perfeição do tipo puramente legal. Nenhum cristão verdadeiro depois do Pentecostes teria feito o que Elias fez. Mas o que ele fez, quando o fez, não foi pecaminoso. Estava apenas executando uma justiça rigorosa e severa. Elias pediu que o fogo caísse – Deus fez cair; e, ao fazê-lo, ambos reivindicaram Sua própria honra e justificaram a oração de Seu profeta.

Comentário de Thomas Coke

2 Reis 1: 10-12 . Se eu sou um homem de Deus, então desça o fogo, etc. – Como já observamos, muitas dessas denúncias proféticas podem ser prestadas com igual propriedade no futuro; por esse meio, eles não mais reteriam a aparência de imprecações vingativas, mas seriam vistos em sua verdadeira luz de denúncias proféticas. Muitas foram as objeções feitas a essa parte da história sagrada. Para colocá-lo em sua verdadeira luz, devemos considerar que a maldade de Acazias e seu povo era extremamente grande. Ele não se emocionou com a morte prematura de seu pai; mas seguiu seu exemplo pernicioso, ainda seduzindo o povo e provocando o Deus de Israel por suas abomináveis ??idolatias. O autor do livro de Crônicas nos informa que sua impiedade era tão provocadora que Deus o abandonara e não prosperaria na expedição naval de Jeosafá, porque se juntou à frota desse príncipe cruel. E a maldade de Acabe, tão grande em si mesma, foi altamente agravada por ele fazer o povo pecar. Por seu mau exemplo e autoridade, ele corrompeu a adoração deles, e justamente atraiu sobre si a culpa de suas transgressões. Acazias e seu povo não podiam deixar de saber quais julgamentos esse profeta havia denunciado contra sua família por causa de suas idolatias. Quão grande deve ser sua culpa, persistindo neles, apesar desses avisos? O próprio rei certamente era um pecador incorrigível; pois, quando ele estava perigosamente doente por ter caído pela treliça, não se arrependeu, mas foi enviado para consultar Baal-Zebub, o ídolo dos ecronitas. Esse novo exemplo de sua impiedade ofendeu tanto o Deus verdadeiro, que ele decretou que não deveria se recuperar e enviou Elias para predizer sua morte aos mensageiros. Mas mesmo essa mensagem, em vez de tocá-lo com remorso, despertou nele a resolução perversa de assassinar o profeta. Ninguém pode duvidar que ele planejava tirar sua vida, que reflete sobre o ódio implacável que sua família carregava contra esse santo homem por reprovar sua maldade, a resolução que sua mãe Jezabel havia formado de cortá-lo e a obstinação com que o rei ele mesmo persistiu em seus pecados. A maneira de enviar para ele confirma que esse foi o seu design. Por que ele não enviou os mesmos mensageiros que enviou a Ekron? Como ele enviou uma companhia de soldados, se não tinha o mesmo objetivo contra ele que o rei da Síria contra Eliseu? indivíduo. 2 Reis 6:13 . Os capitães ordenaram que ele descesse, mas de maneira arrogante, porque pensavam que ele deveria se render; e, se ele se recusasse a ir com eles, indubitavelmente o obrigaria à força: e Josephus afirma positivamente que o capitão ameaçava tanto. Se o próprio rei era tão perversamente perverso, embora sua vida estivesse ameaçada pela queda, podemos presumir com justiça que os que estavam empregados nessa ocasião não eram muito melhores; pois eles devem ter sido idólatras ou adoradores do verdadeiro Deus. Se eles eram idólatras, seu pecado não deve ter recebido agravamento por se envolverem nessa tentativa; e eles não podiam deixar de saber que Elias não merecia a morte por prever como profeta as conseqüências da indisposição de seu mestre. Se eles adoravam o Deus verdadeiro, era um grande crime neles ir contra o profeta daquele Deus em quem acreditavam, e tentar a vida dele, ao contrário dos ditames de sua própria consciência. No entanto, eles também não poderiam ser desculpáveis; e, supondo que fossem idólatras, podemos concluir que eles executaram essa comissão com prazer. E se os que foram os primeiros a esse desígnio foram culpados, que pecadores ousados ??devem ser os que fizeram a segunda tentativa, embora tal vingança tenha ultrapassado aqueles que os precederam! Que era a vontade de Deus destruir esses homens, pode-se inferir da presença do anjo que guardava esse profeta. Isso ainda é mais evidente pela natureza da punição infligida a eles. Embora Elijah estivesse tão enfurecido, ele não conseguiu apagar as chamas devoradoras contra eles. Tampouco ele tivesse orado por essa interposição, suas orações teriam sido ouvidas, se ele desejasse o que era impróprio para a conduta da sabedoria infinita. O profeta apelou a este evento pela verdade de sua missão, 2 Reis 1:10 ; 2 Reis 1:12 . Se eu sou um homem de Deus, etc. o que parece implicar que eles o haviam denominado homem de Deus por meio de escárnio; mas, para convencê-los da realidade dessa afirmação, assegurou-lhes que o próprio Deus justificaria seu caráter enviando fogo do céu. O que ele predisse aconteceu às custas daqueles que impunham esse castigo persistindo em sua infidelidade. Deveria ser perguntado: Por que esses homens foram escolhidos para sofrer castigo divino, quando toda a nação mergulhou nas mesmas práticas e imoralidades idólatras? é fácil responder que esses homens sofreram no caso diante de nós porque não havia a mesma razão pela qual outros deveriam sofrer, nem a morte de outros poderia responder tão bem aos fins da sabedoria infinita. Se essa catástrofe foi destinada à punição de malfeitores, quem se encaixaria para ser exemplificado como aqueles que realmente estavam engajados no ímpio empreendedor? Isso foi feito para a segurança de um homem justo, cuja vida estava em perigo quase inextricável. Seria impossível para ele escapar quando assediado por uma companhia inteira de soldados; e se ele se rendesse, estava à mercê de Acazias, que era seu inimigo inveterado e implacável. Nessa angústia, Deus misericordiosamente o resgatou destruindo esses agentes iníquos, e assim o reservou para utilidade futura. Este fim foi alcançado; pois o terceiro capitão veio com outra visão e falou de uma maneira diferente, como aparece em 2 Reis 1:13, o que implica claramente o perigo de irem adiante, e que o próprio rei ficou tão impressionado e tão suavizado pela destruição do primeiro e segunda companhia, que não havia motivo para o profeta temer. Esse castigo tinha o objetivo de confirmar a missão de Elias e reivindicar a honra do único Deus. O fogo vindo do céu após a denúncia de Elias, provou manifestamente que Elias foi inspirado pelo Criador de toda a terra; e como recordou à mente deles a disputa que ele teve ultimamente com os sacerdotes de Baal, em que a descida do fogo havia sido usada como prova do poder supremo do Deus dos deuses, essa ocorrência não podia deixar de operar em suas mentes com dobrar o peso e convencê-los da iniquidade de seus empreendedores; e uma vez que eles foram convencidos pela manifestação anterior do poder divino, a destruição desses homens por uma segunda e terceira descida do fogo do céu foi suficiente para despertá-los dessa letargia. Como esses homens eram servos do rei, seu castigo poderia convencê-lo de maneira mais sensata de sua maldade em seduzir o povo, e o povo de seu pecado, seguindo seu exemplo. Se um grande número de idólatras tivesse sido destruído em outro lugar, não poderia ter tido um efeito tão bom; mas o fato de terem sido atingidos na tentativa de matar a vida do profeta era adequado para convencer o rei e seus súditos de que ele fora realmente comissionado por Deus, e que os castigos que ele denunciara contra suas idolatria certamente seriam infligidos. Esses poucos, portanto, não foram levados apenas para preservar o profeta, mas também para recuperar o povo e impedir a ruína de toda a nação. Quando a depravação geral do reino é devidamente ponderada, o número daqueles que pereceram parecerá muito pequeno. Se for perguntado, por que essa gravidade foi infligida duas vezes, a resposta é fácil; porque o príncipe era tão perverso e seus servos tão ousados, a ponto de fazer uma segunda tentativa. Endurecidos como estavam, quando o mesmo castigo foi infligido pela segunda vez, eles começaram a ceder, como aparece no endereço do terceiro capitão, 2 Reis 1:13, que não fala na linguagem imperiosa dos dois primeiros, mas no estilo de suplicante, que estava convencido de que Elias era realmente um profeta do Deus verdadeiro. Se considerarmos esse julgamento como um ato de Deus, não há nada indigno de suas perfeições. Que esse foi um exemplo de seu poder não será contestado, porque era o que nenhum homem nem qualquer ser superior poderia infligir sem a sua permissão. Sua santidade e justiça são visivelmente vistas, porque essa catástrofe foi planejada como uma punição contra crimes enormes, e as pessoas que sofreram foram envolvidas em uma tentativa perversa da vida de seu profeta. Não poderia ser inconsistente com sua bondade e clemência, porque a morte desses poucos foi projetada para a reforma de toda a nação. Sua sabedoria aparece aqui, na medida em que por esses meios a vida do profeta foi preservada; e foi bem adaptado ao estado do reino, que exigia uma dispensação impressionante e alarmante.

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 1:10 . Elias disse: Se eu sou um homem de Deus, então desça fogo, etc. – Essa oração ou denúncia de Elias não procedeu de malícia e ódio a seus inimigos, nem de um desejo de se proteger, o que ele poderia facilmente ter feito de outra maneira; nem se vingar, pois não era por causa dele que ele agia; mas de um puro zelo para reivindicar o nome e a honra de Deus, que foram terrivelmente abusados; provar sua missão e revelar a ira de Deus do céu contra a impiedade e injustiça dos homens. E, portanto, Cristo não condena esse ato de Elias, mas apenas reprova seus discípulos por sua inclinação perversa de imitá-lo de outro espírito e princípio, e em um tempo mais fora de estação. Desceu fogo e consumiu a ele e a seus cinquenta. É evidente, do endereço deste capitão a Elias, que ele sabia que ele era um profeta, pois o chama de homem de Deus; e, portanto, ele deve ter sabido que era ilegal para ele, de qualquer maneira, ajudar, obedecer a um rei idólatra, maltratar um homem desse tipo: pois não era nada menos que insultar e desprezar o Deus de Israel, cujo profeta ele era. O capitão, sem dúvida, sabia que Acazias estava zangado com o profeta, e que ele o chamou sem outro fim senão se vingar injustamente por ter denunciado sua morte. Ele, portanto, que preferiria obedecer a um tirano do que as leis da natureza e da revelação, que nos proíbem de ser instrumentos de injustiça, merecem punição. Aquele que preferia garantir sua vida a colocar em perigo, recusando-se a ser o executor de ordens injustas, merecia merecê-la; e o que dissemos do capitão também deve ser pensado nos homens. Mas, pode-se objetar, que tanto o capitão quanto os soldados eram idólatras e haviam abandonado a adoração ao Deus de Israel: se esse era o caso, talvez fosse o caso, eles mereciam a morte por sua idolatria, bem como por tentando colocar as ordens injustas do rei em execução. E devemos concluir que Elias chamando por fogo do céu sobre eles, não era meramente pelo impulso de sua própria mente; mas que uma influência profética divina o levou a isso, Deus sabendo que eles mereciam e que era adequado infligir esse castigo sobre eles. Pois as ações dos verdadeiros profetas, em casos como esses, não devem ser encaradas apenas como brotando de si mesmas, mas como o efeito de influências e impulsos divinos, que eles não poderiam fazer senão obedecer.

Comentário de E.W. Bullinger

deixe o fogo descer. Citado em Lucas 9:54 .

Comentário de Adam Clarke

E desceu fogo – Alguns culparam o profeta por destruir esses homens, derrubando fogo do céu sobre eles. Mas eles não consideram que não era mais possível Elias derrubar fogo do céu do que fazê-lo. Somente Deus poderia enviar o fogo; e como ele é justo e bom, ele não teria destruído esses homens se não houvesse uma causa suficiente para justificar o ato. Não era para agradar Elijah, nem para satisfazer qualquer humor vingativo nele, que Deus agia assim; mas para mostrar seu próprio poder e justiça. Nenhum pedido de Elias poderia ter induzido Deus a realizar um ato que era errado em si mesmo. Elijah, pessoalmente, não se preocupava com o negócio. Deus o levou simplesmente a anunciar nessas ocasiões o que ele próprio havia decidido fazer. Se eu sou um homem de Deus, ou seja, tão certo quanto eu sou um homem de Deus, fogo descerá do céu e consumirá você e os seus cinquenta. Este é o significado literal do original; e com isso vemos que as palavras de Elias eram apenas declarativas e não imprecatórias.

Comentário de John Wesley

E Elias respondeu e disse ao capitão de cinquenta: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. E desceu fogo do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.

Deixe o fogo … – Elias fez isso, não para se proteger, ele poderia ter feito isso de outra maneira: nem para se vingar, pois não era por sua causa que ele agia: mas para provar sua missão e revelar a ira de Deus do céu contra a impiedade e injustiça dos homens.

Referências Cruzadas

Números 11:1 – Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do Senhor. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do Senhor queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento.

Números 16:28 – E disse Moisés: “Assim vocês saberão que o Senhor me enviou para fazer todas essas coisas e que isso não partiu de mim.

Números 16:35 – Então veio fogo da parte do Senhor e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam incenso.

1 Reis 18:36 – À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua.

1 Reis 22:28 – Micaías declarou: “Se você de fato voltar em segurança, o Senhor não falou por meu intermédio”. E acrescentou: “Ouçam o que estou dizendo, todos vocês! “

2 Reis 2:23 – De Jericó Eliseu foi para Betel. No caminho, alguns meninos que vinham da cidade começaram a caçoar dele, gritando: “Suma daqui, careca! “

2 Crônicas 36:16 – Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio.

Jó 1:16 – Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “

Salmos 105:15 – “Não toquem nos meus ungidos; não maltratem os meus profetas”.

Salmos 106:18 – fogo surgiu entre os seus seguidores; as chamas consumiram os ímpios.

Daniel 3:22 – A ordem do rei era tão urgente e a fornalha estava tão quente que as chamas mataram os soldados que levaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego,

Daniel 3:25 – E o rei exclamou: “Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses”.

Daniel 6:24 – E por ordem do rei, os homens que tinham acusado Daniel foram atirados na cova dos leões, juntamente com as suas mulheres e os seus filhos. E, antes de chegarem ao fundo, os leões os atacaram e despedaçaram todos os seus ossos.

Mateus 21:41 – Responderam eles: “Matará de modo horrível esses perversos e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe dêem a sua parte no tempo da colheita”.

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

Lucas 9:54 – Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los? “

Atos dos Apóstolos 5:3 – Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Atos dos Apóstolos 12:19 – Fazendo uma busca completa e não o encontrando, Herodes fez uma investigação entre os guardas e ordenou que fossem executados. Depois Herodes foi da Judéia para Cesaréia e permaneceu ali durante algum tempo.

Hebreus 12:29 – pois o nosso “Deus é fogo consumidor! “

Apocalipse 11:5 – Se alguém quiser lhes causar dano, da boca deles sairá fogo que devorará os seus inimigos. É assim que deve morrer qualquer pessoa que quiser causar-lhes dano.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *