Estudo de Romanos 11:2 – Comentado e Explicado

Deus não repeliu o seu povo, que ele de antemão distinguiu! Desconheceis o que narra a Escritura, no episódio de Elias, quando este se queixava de Israel a Deus:
Romanos 11:2

Comentário de Albert Barnes

Deus abandonou – Esta é uma negação explícita da objeção.

O qual ele conheceu – A palavra “dianteiro” é expressiva não apenas de prever algo, mas implica neste local um propósito ou plano anterior; veja a nota em Romanos 8:29 . O significado da passagem é simplesmente: Deus não rejeitou aqueles a quem ele havia antes proposto ou designado para ser seu povo. É a declaração de um grande princípio de governo divino que Deus não é mutável: e que ele não rejeitaria aqueles a quem propusera que fossem seu povo. Embora a massa da nação, portanto, devesse ser rejeitada, ainda assim não se seguiria que Deus violara qualquer promessa ou pacto; ou que ele havia rejeitado qualquer pessoa que ele conhecesse como seu verdadeiro povo. Deus não faz convênio de salvação com aqueles que estão em seus pecados; e se os incrédulos e os iníquos, por muitos privilégios externos que possam ter desfrutado, são rejeitados, não se segue que ele tenha sido infiel a alguém a quem havia conhecido ou designado como herdeiro da salvação. Segue-se disso, também, que é um princípio do governo divino que Deus não rejeitará aqueles que são previamente conhecidos ou designados como seus amigos. É parte do plano, portanto, que aqueles que são verdadeiramente renovados perseverem e obtenham a vida eterna.

Você não sabe – não sabe.

O que a Escritura diz? A passagem aqui citada é encontrada em 1 Reis 19: 10-18 .

De Elias – De Elias. Grego, “Elias” ?? ???? en HeliaIsso não significa que tenha sido dito sobre Elias, ou a respeito dele; mas a referência é à maneira usual de citar as Escrituras entre os judeus. A divisão em capítulos e versículos lhes era desconhecida. (Veja a introdução às notas sobre Mateus.) Portanto, o Antigo Testamento foi dividido em partes designadas pelos sujeitos. Assim, Lucas 20:37 ; Marcos 12:26 , “Na sarça” significa a passagem que contém o relato da sarça ardente; (veja as notas sobre esses lugares.) Aqui significa aquela passagem ou parte das Escrituras que dá conta de Elias.

Ele faz intercessão a Deus contra Israel – A palavra traduzida “faz intercessão” ??t?????e? entungchane significa adequadamente para ajudar alguém; fazer negócios com qualquer pessoa; especialmente para desempenhar a função de advogado, ou para defender a causa em um tribunal de justiça. Num sentido semelhante a este, é aplicado a Cristo em sua função de fazer intercessão por nós no céu; Hebreus 7:25 ; Isaías 53:12 . No idioma inglês, a palavra é usada constantemente, em um bom sentido, para advogar; nunca, pleitear contra um; mas a palavra grega também pode implicar. Expressa a função de quem gerencia os negócios de outro; e, portanto, alguém que administra os negócios do estado contra um criminoso; e quando seguido pela preposição para, significa interceder ou implorar por uma pessoa; quando seguido por ?at? katait significa acusar ou denunciar. Este é o seu significado aqui. Ele acusa ou denuncia a nação dos judeus diante de Deus; ele os acusa de crime; o crime é especificado imediatamente.

Comentário de E.W. Bullinger

não App-105.

conhecido . App-132.

Wot = Saber. App-132.

de Elias = em (grego. en) Elias: isto é, na seção que dá a história de Elias. Compare Marcos 12:26 . Lucas 20:37 .

faça intercessão. Veja Romanos 8:27 .

contra . App-104.

Comentário de John Calvin

2. Deus não rejeitou, etc. Essa é uma resposta negativa, acompanhada de uma cláusula de qualificação; pois se o apóstolo negasse sem reservas que o povo fora rejeitado, ele teria sido inconsistente consigo mesmo; mas adicionando uma modificação, ele mostra que é uma rejeição, pois a promessa de Deus não é assim anulada. Portanto, a resposta pode ser dividida em duas partes: que Deus nunca rejeitou toda a raça de Abraão, ao contrário do teor de sua própria aliança; e que ainda assim o fruto da adoção não existe em todos os filhos de Abraão. a carne, pois a eleição secreta precede. Assim, a rejeição geral não poderia ter causado que nenhuma semente fosse salva; pois o corpo visível do povo foi de tal maneira rejeitado, que nenhum membro do corpo espiritual de Cristo foi cortado.

Se alguém pergunta: “A circuncisão não era um símbolo comum do favor de Deus para todos os judeus, de modo que todos deveriam ser considerados como seu povo?” Para isso, a resposta óbvia é: – Que, como chamado externo é ineficaz sem fé, a honra que os incrédulos recusam quando oferecidos, é justamente tirada deles. Assim, permanece um povo especial, no qual Deus exibe uma evidência de sua fidelidade; e Paulo deriva a origem da constância da eleição secreta. Pois não é dito aqui que Deus considera a fé, mas que ele se mantém em seu próprio propósito, de modo a não rejeitar as pessoas que ele conheceu antes.

E aqui novamente deve ser notado o que eu lhe lembrei antes – que, pelo verbo prescindir, não deve ser entendida uma previsão, não sei o quê, pela qual Deus prevê que tipo de ser alguém será, mas que bom prazer, segundo o qual ele escolheu aqueles como filhos para si mesmo, que, ainda não tendo nascido, não poderiam obter por si mesmos o seu favor. (339) Assim, ele diz aos gálatas que eles eram conhecidos por Deus ( Gálatas 4: 9 ); pois ele os havia antecipado com seu favor, a fim de chamá-los ao conhecimento de Cristo. Percebemos agora que, embora o chamado universal não possa dar frutos, a fidelidade de Deus não falha, na medida em que ele sempre preserva uma Igreja, desde que restem eleitos; pois, embora Deus convide todas as pessoas indiscriminadamente para si mesmo, ele não atrai interiormente senão aqueles a quem ele sabe ser o seu povo, e a quem ele deu ao seu Filho, e dos quais também ele será o fiel guardador até o fim.

Não sabeis, etc. Como havia tão poucos judeus que creram em Cristo, dificilmente outra conclusão poderia ter sido tirada desse pequeno número, mas que toda a raça de Abraão havia sido rejeitada; e rastejem com força esse pensamento, – que em uma ruína tão vasta nenhum sinal do favor de Deus apareceu: pois como a adoção era o vínculo sagrado pelo qual os filhos de Abraão eram mantidos reunidos sob a proteção de Deus, não era de forma alguma provável a menos que isso tenha cessado, o povo deve estar miseravelmente e miseravelmente disperso. Para remover essa ofensa, Paulo adota um exemplo mais adequado; pois ele conta que, no tempo de Elias, havia uma desolação tão grande, que não havia aparência de Igreja, e ainda assim, quando nenhum vestígio do favor de Deus apareceu, a Igreja de Deus estava, por assim dizer, escondida na Igreja. grave e, portanto, foi maravilhosamente preservada.

Segue-se, portanto, que eles flagrantemente confundem quem forma uma opinião da Igreja de acordo com suas próprias percepções. E certamente, se esse célebre Profeta, que era dotado de uma mente tão iluminada, ficou tão enganado, quando tentou, por seu próprio julgamento, formar uma estimativa do povo de Deus, qual será o caso conosco, cuja maior perspicácia, quando comparada com dele, é mera monotonia? Não vamos então determinar algo precipitadamente sobre este ponto; mas deixe que essa verdade permaneça fixa em nossos corações – para que a Igreja, embora não pareça aos nossos olhos, seja sustentada pela providência secreta de Deus. Lembremo-nos também de que eles são tolos e presunçosos que calculam o número de eleitos de acordo com a extensão de sua própria percepção: pois Deus tem um caminho fácil para si mesmo, escondido de nós, pelo qual ele preserva maravilhosamente sua vida. eleitos, mesmo quando todas as coisas nos parecem passadas de qualquer remédio.

E que os leitores observem isso – que Paulo compara distintamente aqui e em outros lugares o estado das coisas em seu tempo com a antiga condição da Igreja, e que serve em grande parte para confirmar nossa fé, quando lembramos: que nada nos acontece, neste dia, que os santos Padres não haviam experimentado anteriormente: pois a novidade, sabemos, é um mecanismo doloroso para atormentar mentes fracas.

Quanto às palavras, em Elias, retive a expressão de Paulo; pois pode significar tanto na história quanto nos negócios de Elias; embora me pareça mais provável, Paulo seguiu o modo de falar em hebraico; para ? , beth, que é traduzido no grego por ?? , em, geralmente é tomado em hebraico por

Como ele apela a Deus, etc. (340) Certamente foi uma prova de quanto Elias honrou o Senhor, que pela glória de seu nome ele hesitou em não se tornar um inimigo de sua própria nação e em orar por sua ruína total, porque ele pensava que a religião e o culto a Deus haviam perecido entre eles; mas ele estava enganado ao cobrar toda a nação, exceto ele mesmo , com aquela impiedade, pela qual desejava que fossem severamente visitados. Há, porém, nesta passagem, que Paulo cita, não é imprecação, mas apenas uma queixa: mas, como se queixa de modo a desesperar o povo inteiro, não há dúvida de que ele os entregou à destruição. Vamos então observar especialmente o que se diz de Elias, que era este: que quando a impiedade prevaleceu em todos os lugares e espalhou quase toda a terra, ele pensou que foi deixado sozinho.

Reservei para mim sete mil etc. Embora você possa considerar esse número finito por um número indefinido, ainda era o projeto do Senhor especificar uma grande multidão. Desde então, a graça de Deus prevalece tanto em um estado extremo de coisas, não entregemos levemente ao diabo todos aqueles cuja piedade não nos aparece abertamente. Também deve ser totalmente impresso em nossas mentes – que, por mais que a impiedade possa prevalecer em toda parte, e uma terrível confusão se espalhe por todos os lados, ainda assim a salvação de muitos permanece garantida sob o selo de Deus. (341) Mas, para que ninguém, sob esse erro, se entregue a sua própria preguiça, como muitos procuram esconderijos para seus vícios nas providências ocultas de Deus, é correto observar novamente: – eles dizem que são salvos apenas que continuam som e não poluído na fé de Deus. Essa circunstância no caso também deve ser notada – que apenas os que permaneceram seguros não prostituíram seu corpo, não, nem mesmo por um ato externo de dissimulação, à adoração de ídolos; pois ele não apenas lhes atribui uma pureza de espírito, mas também impede que o corpo seja poluído por qualquer imundície da superstição. (342)

Então também neste momento, etc. Ele aplica o exemplo à sua própria idade; e para tornar todas as coisas semelhantes, ele chama o povo de Deus de um remanescente, isto é, em comparação com o grande número em que a impiedade prevaleceu: e aludindo ao mesmo tempo à profecia que ele citou de Isaías, ele mostra que, no meio de uma desolação miserável e confusa, a fidelidade de Deus ainda brilhou, pois ainda havia algum remanescente: e para confirmar mais plenamente isso, ele expressamente os chama de remanescente que sobreviveu pela graça de Deus: e assim ele testemunhou que A eleição de Deus é imutável, de acordo com o que o Senhor disse a Elias – que onde todo o povo havia caído para a idolatria, ele havia reservado para si sete mil: e, portanto, concluímos que, por sua bondade, eles foram libertados da destruição. Nem ele simplesmente fala de graça; mas ele agora chama nossa atenção também para a eleição, para que possamos aprender reverentemente a confiar no propósito oculto de Deus.

Uma coisa então estabelecida é: – poucos são salvos em comparação com o vasto número daqueles que assumem o nome de povo de Deus; o outro é que aqueles são salvos pelo poder de Deus a quem ele escolheu, sem levar em consideração nenhum mérito. A eleição da graça é um idioma hebraico para eleição gratuita.

A citação no versículo seguinte é de 1 Reis 19:10 , e não é tomada literalmente, nem do hebraico, nem da Septuaginta . A ordem das duas primeiras cláusulas é alterada; “Profetas” e não “altares” são mencionados primeiro; nestes, ele adotou as palavras da Septuaginta , mas nesta cláusula a seguir ele mudou os termos; em vez de ?a? ?p????e?µµa? ??? µ???tat??, o apóstolo possui ???? ?pe?e?f??? µ????; e ele deixou de fora as palavras “tirar” depois da vida. O caso é semelhante à citação em Romanos 11: 4 , de 1 Reis 19:18 . O sentido é dado, mas não exatamente as palavras, do hebraico ou da Septuaginta . – Ed.

Comentário de Adam Clarke

in Greek; Deus não rejeitou seu povo que ele conheceu – Deus não rejeitou, de maneira definitiva e irrecuperável, um povo a quem ele amou (ou aprovou) por tanto tempo, ?? p??e??? , pois esse é evidentemente o significado da palavra nesse lugar, como temos já visto, Romanos 8:29 , e é um significado muito geral do verbo original ??? yada em hebraico e ????s?? em grego; como tive ocasião de notar em diferentes partes deste trabalho, e o que ninguém negará quem consulta o original. Veja Schleusner, Parkhust, etc.

Não sabeis o que a Escritura diz – ??? ??date , Não sabeis o que a Escritura diz? A referência é 1 Reis 19:10 , 1 Reis 19:14 . E a resposta do apóstolo ao judeu que objeta é o seguinte: Deus não rejeitou universalmente seu povo, para quem, na promessa a Abraão, ele pretendia e a quem decretou, conceder seu favor e bênção especiais; mas o caso é agora como era nos dias de Elias: aquele profeta, em seus discursos a Deus, fez sua queixa contra Israel assim:

Comentário de John Wesley

Deus não rejeitou o seu povo, que ele conheceu. Não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como ele faz intercessão a Deus contra Israel, dizendo:

Deus não rejeitou a parte do seu povo que ele conheceu – Falando à maneira dos homens. Pois, de fato, conhecer e conhecer são a mesma coisa com Deus, que sabe ou vê todas as coisas ao mesmo tempo, de eternidade a eternidade.

Não sabeis que, em um caso paralelo, em meio a uma apostasia geral, quando Elias pensou que toda a nação havia caído em idolatria, Deus “sabia” que havia “um remanescente” de verdadeiros adoradores.

Referências Cruzadas

Gênesis 44:15 – E José lhes perguntou: “Que foi que vocês fizeram? Vocês não sabem que um homem como eu tem poder para adivinhar? “

Exodo 32:1 – O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”.

Números 16:15 – Moisés indignou-se e disse ao Senhor: “Não aceites a oferta deles. Não tomei deles nem sequer um jumento, nem prejudiquei a nenhum deles”.

Neemias 9:30 – E durante muitos anos foste paciente com eles. Mediante o teu Espírito os advertiste por meio de teus profetas. Contudo, não te deram atenção, de modo que os entregaste nas mãos dos povos vizinhos.

Jeremias 18:19 – Atende-me, ó Senhor; ouve o que os meus acusadores estão dizendo!

Lucas 4:1 – Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,

João 4:1 – Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João,

João 4:11 – Disse a mulher: “O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?

Atos dos Apóstolos 3:17 – “Agora, irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, bem como os seus líderes.

Atos dos Apóstolos 7:40 – Disseram a Arão: ‘Faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu! ’

Atos dos Apóstolos 13:48 – Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

Atos dos Apóstolos 15:18 – conhecidas desde os tempos antigos.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 9:6 – Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

1 Coríntios 6:2 – Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?

1 Coríntios 15:15 – Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.

Filipenses 1:22 – Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!

Hebreus 1:1 – Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *