Estudo de Lucas 4:1 – Comentado e Explicado

Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
Lucas 4:1

Comentário de Albert Barnes

Sobre a tentação de Jesus, veja as notas em Mateus 4: 1-11 .

Lucas 4: 2

Sendo quarenta dias tentado – Ou seja, durante quarenta dias ele foi “provado” de várias maneiras pelo diabo. As tentações, no entanto, registradas por Mateus e Lucas, não ocorreram até os quarenta dias terminarem. Ver Mateus 4: 2-3 .

Ele não comeu nada – Ele foi sustentado pelo poder de Deus durante esta temporada de jejum extraordinário.

Lucas 4:13

Partiu por uma temporada – Por um tempo. A partir disso, parece que nosso Salvador foi “posteriormente” sujeito a tentações de Satanás, mas nenhuma tentação “particular” foi registrada depois disso. De João 14:30 , parece que o diabo o tentou ou tentou na agonia no Getsêmani. Compare as notas em Hebreus 12: 4 . É mais do que provável, também, que Satanás fez muito para excitar os fariseus e saduceus para se esforçarem para “emaranhá-lo”, e os sacerdotes e governantes para se oporem a ele; todavia, de todas as suas tentações, Deus o livrou; e assim ele fará um caminho para escapar de “todos” que são tentados, e não permitirá que eles sejam tentados acima do que eles podem suportar, 1 Coríntios 10:13 .

Lucas 4:14

No poder do Espírito – Pela “influência” ou direção do Espírito.

Uma fama – um relatório. Veja Mateus 4:24 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 4: 1 . E Jesus, sendo cheio do Espírito Santo, etc., foi levado pelo Espírito ao deserto, etc. – Supõe-se que alguns tenham estado na Judéia; por outros, ter sido o grande deserto de Horebe, ou Sinai, onde os filhos de Israel foram julgados por quarenta anos, e Moisés e Elias jejuaram por quarenta dias. Aqui vemos que nosso abençoado Senhor iniciou seu ministério imediatamente após seu batismo, não indo diretamente a Jerusalém, a sede do poder, precedida pelo Batista, e com a glória divina em torno de sua cabeça, mas se retirando para um deserto, que, sem interrupção, ele pode se preparar para seu trabalho em jejum, meditação e oração, e sustentando tentações. Por isso, diz-se que sua jornada para o deserto foi empreendida pela direção, ou forte impulso, do Espírito, pelo qual Marcos diz que foi conduzido. Veja nota em Marcos 1: 12-13 , e especialmente em Mateus 4: 1 , onde a natureza e o design da tentação de nosso Senhor são explicados em geral.

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus. App-98.

cheio. Utilizado de pneuma hagion somente quando sem o art. Veja App-101. E Atos 6: 3 ; Atos 7:55 ; Atos 11:24 .

o Espírito Santo . Sem art. Grego. pneuma hagion, ou “poder do alto” . Veja acima.

from = longe de. Apo grego . App-104.

por. Grego en. App-104. Não é a mesma palavra que em Lucas 4: 4 .

o espírito . Com o art. = o próprio Espírito Santo.

em . Grego. eis. App-104. Todos os textos são lidos em en. O Espírito não apenas o levou “ao” deserto, mas o guiou quando lá.

o deserto . Forneça as elipses (App-6) assim: “o deserto [e estava lá no deserto] sendo tentado” , & a

Comentário de Adam Clarke

Foi guiado pelo Espírito – Ou, E foi levado por , ??et? . Mateus diz: a????? , ele foi criado. Marcos diz que o Espírito o dirige e?ßa??e? – o expõe. Mas cada um dos evangelistas atribui isso ao Espírito Santo, não a Satanás. Pode ser útil observar aqui que, durante os quarenta dias e quarenta noites em que se diz que ele foi tentado pelo diabo, ele é levado, continuamente sustentado e apoiado, pelo Espírito Santo. Que aqueles que são tentados por Satanás busquem e, em virtude do poder e intercessão de Cristo, reivindiquem o mesmo apoio; e pouco importa quantos dias eles podem ser agredidos pelo diabo, enquanto são levados pelo Espírito de Deus.

Comentário de Spurgeon

Lucas 4: 1 . E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto.

“Cheio do Espírito Santo” e depois levou “ao deserto” a ser tentado. Você não esperaria isso. No entanto, é mais triste ser levado a um deserto quando você não está cheio do Espírito, e mais triste ser tentado quando o Espírito de Deus não está repousando sobre você. A tentação de nosso Senhor não era aquela a que ele se expusera arbitrariamente, ele “foi levado pelo Espírito ao deserto”. O Espírito de Deus pode nos levar aonde tivermos de suportar provações. Se ele faz isso, estamos seguros; e sairemos dos conquistadores, assim como nosso Mestre.

Lucas 4: 2 . Sendo quarenta dias tentados pelo diabo.

Seis semanas de tentação. Lemos a história da tentação, talvez, em seis minutos; mas durou quase seis semanas Quarenta dias tentados pelo diabo.

Lucas 4: 2 . E naqueles dias ele não comeu nada: e quando eles terminaram, depois ele teve fome.

Não parece, portanto, que Jesus tenha fome enquanto jejuava. Ele foi milagrosamente sustentado durante esse período. Após o jejum, procura-se um sentimento espiritual mais profundo e mais alegria santa; mas o fato mais proeminente aqui é que “ele depois passou fome”, não pense que você perdeu o benefício de seus exercícios devotos quando não o sente imediatamente. Talvez a melhor coisa que possa acontecer com você, depois de muita oração, seja uma fome sagrada; Não quero dizer uma fome natural, como foi com nosso Senhor; mas uma fome abençoada de coisas divinas. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos.”

Lucas 4: 3 . E o diabo disse-lhe: “Se tu és o Filho de Deus, ordena que esta pedra seja feita pão.”

Satanás encontrou o homem faminto e adaptou sua tentação às dores presentes, à sua fraqueza especial naquele momento: “Se você é o Filho de Deus, ordene a esta pedra que ela se torne pão”. O diabo suspeitou, e acho que ele sabia que Jesus era o Filho de Deus; mas ele começou sua tentação com um “se”. Ele sussurrou isso no ouvido do Salvador: “Se você é o Filho de Deus.” Se você, crente, pode ser levado a duvidar de sua filiação e a temer que você não seja um filho de Deus, Satanás terá começado a vencer a batalha. Então ele começa a atacar o forte da realeza da fé: “Se você é o Filho de Deus.” Nosso Senhor era o Filho de Deus, mas ele estava sofrendo como nosso substituto; e nessa condição ele era um homem solitário e humilde; e se eu o chamar de “um soldado comum nas fileiras”? Satanás o convida a realizar um milagre de tipo impróprio em seu próprio nome; mas Jesus não realizou nenhum milagre para si mesmo. Agora, pode ser que o diabo esteja tentando alguns de vocês hoje à noite. Você é muito pobre ou os negócios estão indo muito desajeitadamente, e Satanás sugere que você deva se ajudar de maneira inadequada. Ele lhe diz que você pode sair do seu problema com muita facilidade por alguma ação que, embora possa não ser estritamente correta, pode não estar tão errada, afinal. Ele disse a Jesus: “Se tu és o Filho de Deus, ordena que esta pedra seja pão.”

Lucas 4: 4 . E Jesus respondeu, dizendo: “Está escrito”.

Essa é a espada de Cristo. Veja como ele o tirou rapidamente da bainha. Que espada afiada de dois gumes é essa para ser usada contra Satanás! Você também, crente, tem esta arma poderosa em sua mão; não deixe ninguém tirar isso de você. Acredite na inspiração das Escrituras. Agora mesmo há um ataque feroz ao Livro de Deuteronômio. É uma coisa muito curiosa que todos os textos que Cristo usou durante a tentação foram retirados de Deuteronômio, como se esse fosse o próprio arsenal do qual ele selecionaria esta verdadeira lâmina de Jerusalém, com a qual ele deveria vencer o tentador: “Está escrito”, “Está escrito”, “Está dito”.

Lucas 4: 4 . Esse homem não viverá somente de pão, mas de toda palavra de Deus.

“Deus pode me sustentar sem eu transformar a pedra em pão. Deus pode me causar problemas sem dizer ou fazer algo errado, não sou dependente do exterior e do visível. ” Se você pode se sentir assim, se pode apropriar-se da promessa de Deus e citá-la a Satanás, dizendo: “Está escrito”, usando-a como Cristo fez, você sairá do conquistador no tempo da tentação, assim como ele fez. .

Lucas 4: 5 . E o diabo,

Agora ele tenta novamente. Onda após onda, tenta lavar o Filho do homem.

Lucas 4: 5 . Levando-o a uma montanha alta, mostrou-lhe todos os reinos do mundo em um momento de tempo.

Os céticos perguntaram como isso poderia ser feito. Bem, é melhor perguntar a ele quem fez isso. Ele sabe mais sobre eles, e eles sabem mais sobre ele do que eu; mas seja assim: tenho certeza, pois aqui está escrito, que ele “mostrou a ele todos os reinos do mundo em um momento de tempo”.

Lucas 4: 6 . E o diabo disse-lhe: Todo esse poder te darei e a glória deles; porque isso é entregue a mim e a quem eu o der.

Não se fala com orgulho na presença de seu Senhor e Mestre? Que cão audacioso ele deve ter sido, assim, uivar na presença daquele que poderia tê-lo destruído por um olhar ou uma palavra, se quisesse fazê-lo!

Lucas 4: 7-8 . Se tu, pois, me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Sai atrás de mim, Satanás.

A tentação o incomodou, era tão estranha à sua natureza sagrada, irritou seu espírito gracioso, e ele gritou indignado ao tentador: “Ponha-se atrás de mim, Satanás”.

Lucas 4: 8 . Pois está escrito,

Aqui brilhou a espada novamente.

Lucas 4: 8 . Adorarás o Senhor teu Deus, e somente ele servirás.

Então, não prestemos reverência, adoração ou outro senão a Deus. Consciências e mentes são feitas somente para Deus; diante dele vamos nos curvar; mas se todo o mundo nos ofereceu por um momento de idolatria, não caiamos na armadilha do tentador.

Lucas 4: 9 . E ele o trouxe a Jerusalém,

Satanás agora leva Cristo a solo sagrado. As tentações são geralmente mais severas lá.

Lucas 4: 9 . E colocou-o no auge do templo,

O ponto mais alto de todos; elevado acima da terra.

Lucas 4: 9-11 . E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, abandona-te daqui; porque está escrito: Ele dará a seus anjos ordem sobre ti, para te guardar; e nas suas mãos te sustentarão, prova a qualquer momento. vez que pisar o pé contra uma pedra.

Agora, Satanás tenta citar as Escrituras, como ele pode fazer quando responde a seu propósito; mas ele nunca cita corretamente. Vocês, jovens irmãos que saem para pregar, lembrem-se de que não imitam o diabo citando parte de um texto ou citando as Escrituras incorretamente. Ele fez isso, no entanto, com um propósito; não por desventura ou por esquecimento; ele deixou de fora as palavras muito necessárias: “Em todos os teus caminhos”. “Ele dará a seus anjos a responsabilidade de ti, para te guardar em todos os teus caminhos.” Satanás deixou de fora essas quatro últimas palavras, pois não era o caminho de um filho de Deus descer de um pináculo do templo de cabeça para o abismo abaixo.

Lucas 4:12 . E Jesus, respondendo, lhe disse: É dito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Não faça nada presunçosamente. Não faça nada que levaria o Senhor a agir de outra maneira senão de acordo com suas leis estabelecidas, que são sempre corretas e boas.

Lucas 4: 13-14 . E quando o diabo terminou com toda a tentação, ele se afastou dele por um tempo. E Jesus voltou no poder do Espírito para a Galiléia:

Ele não havia perdido nada pela tentação, o poder do Espírito ainda estava sobre ele.

Lucas 4: 14-15 . E saiu uma fama dele por toda a região ao redor. E ele ensinou nas sinagogas deles, sendo glorificado por todos.

Ele se tornou popular; o povo recorreu a ele e ficou feliz em ouvi-lo. Aquele que teve tentação secreta e conflito privado está preparado para suportar o sucesso aberto sem ser elevado por ele. Você ficou de pé com Satanás? Pensarás pouco nos aplausos ou nos ataques dos teus semelhantes.

Comentário de John Wesley

O deserto – Supõe-se que alguns tenham estado na Judéia; por outros, ter sido aquele grande deserto de Horebe ou Sinai, onde os filhos de Israel foram julgados por quarenta anos, e Moisés e Elias jejuaram por quarenta dias. Mateus 4: 1 ; Marcos 1:12 .

Referências Cruzadas

1 Reis 18:12 – Não sei para onde o Espírito do Senhor poderá levar-te quando eu te deixar. Se eu for dizer a Acabe e ele não te encontrar, ele me matará. E eu, que sou teu servo, tenho adorado o Senhor desde a minha juventude.

1 Reis 19:4 – e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. “

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Ezequiel 3:14 – Então o Espírito elevou-me e tirou-me de lá, com o meu espírito cheio de amargura e de ira, e com a forte mão do Senhor sobre mim.

Mateus 3:16 – Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.

Mateus 4:1 – Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

Marcos 1:12 – Logo após, o Espírito o impeliu para o deserto.

Marcos 1:13 – Ali esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava com os animais selvagens, e os anjos o serviam.

Lucas 2:27 – Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe fazer conforme requeria o costume da lei,

Lucas 3:22 – e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

Lucas 4:14 – Jesus voltou para a Galiléia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama.

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

João 1:32 – Então João deu o seguinte testemunho: “Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

Atos dos Apóstolos 1:2 – até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido.

Atos dos Apóstolos 8:39 – Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *