Estudo de Mateus 4:1 – Comentado e Explicado

Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio.
Mateus 4:1

Comentário de Albert Barnes

Então Jesus foi guiado pelo Espírito – guiado pelo Espírito. Lucas diz Lucas 4: 1 que Jesus estava “cheio do Espírito Santo”; e foi por sua influência, portanto, que ele foi ao deserto para ser tentado. Isso não foi feito por presunção da parte de Jesus, nem por uma mera demonstração de seu poder em resistir à tentação; mas era evidente que podia ser visto que sua santidade era tal que ele não podia ser seduzido da lealdade a Deus. Quando o primeiro Adão foi criado, ele foi sujeito à tentação do diabo, e ele caiu e envolveu a raça em ruínas: não era impróprio que o segundo Adão – o Redentor da raça – fosse sujeito à tentação, para que pode ser visto que não havia poder que pudesse aliená-lo de Deus; que havia um tipo e um grau de santidade que nenhuma arte ou poder poderia afastar da lealdade. Marcos Marcos 1:12 diz que isso ocorreu “imediatamente” após seu batismo; isto é, no caso dele, como não acontece com pouca frequência, a grande tentação seguiu imediatamente a manifestação notável da aprovação e favor divinos. Nas manifestações mais claras do favor divino para nós, podemos não estar longe das tentações mais poderosas, e então pode ser o momento em que é necessário estar mais cuidadosamente em guarda.

No deserto – Veja as notas em Mateus 3: 1 .

Ser tentado – A palavra “tentar”, no original, significa tentar, esforçar-se, tentar fazer uma coisa; depois, tentar a natureza de uma coisa, como metais pelo fogo; então, para testar as qualidades morais, experimentando-as, para ver como elas durarão; depois, esforçar-se para afastar as pessoas da virtude, sugerindo motivos para o mal. Este é o significado aqui, e este é agora o sentido estabelecido da palavra no idioma inglês.

O diabo – Esta palavra significa originalmente um adversário ou acusador; então, qualquer um que se oponha a nós; então, um inimigo de qualquer tipo. É dado nas Escrituras, a título de eminência, ao líder dos anjos maus – um ser caracterizado como cheio de sutileza, inveja, arte e ódio à humanidade. Ele também é conhecido pelo nome Satanás, Jó 1: 6-12 ; Mateus 12:26 ; Belzebu, Mateus 12:24 ; a antiga serpente, Apocalipse 12: 9 ; e o príncipe do poder do ar, Efésios 2: 2 . O nome já foi dado às mulheres 1 Timóteo 3:11 ; “Mesmo assim, suas esposas devem ser graves, não caluniadoras”; no original, demônios.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 4: 1 . Então – Após a manifestação gloriosa acima mencionada do amor de seu Pai, pela qual ele estava armado para o combate. Jesus foi guiado pelo Espírito – Por um forte impulso do Espírito de Deus, do qual ele estava cheio; para o deserto – Provavelmente, o deserto perto da Jordânia, que, como o Sr. Maundrell, que viajou por ele, nos assegura, é um lugar miserável e horrível, composto por montanhas altas e áridas, de modo que parece que a natureza sofreu alguma coisa. convulsões violentas lá. Nosso Senhor, provavelmente, foi agredido na parte norte, perto do mar da Galiléia, porque Lucas diz que ele retornaria a Nazaré, de onde veio a ser batizado. Ser tentado pelo diabo – Ou seja, o chefe dos demônios, Satanás, o eterno inimigo de Deus e do homem. O significado apropriado da palavra original aqui, e em outros lugares do Antigo e do Novo Testamentos, traduzidos para tentar, é tentar. Por isso, às vezes, como Gênesis 22: 1 , lemos sobre os homens tentadores de Deus, bem como sobre o diabo que os tenta. Mas há essa diferença entre as tentações ou provações que são imediatamente de Deus e as que são de Satanás, com a permissão de Deus. Somos tentados, ou tentados, por Deus, a que nossa justiça, nossa fé, amor, paciência e toda graça e virtude possam ser manifestadas, aprovadas e aumentadas ainda mais; e, portanto, como diz Tiago, abençoado é o homem que, nesse sentido, suporta a tentação. Mas o diabo tenta, ou tenta , na expectativa de nos achar insinceros ou instáveis, e com o objetivo de nos levar ao pecado por sua sutileza e poder; nesse sentido , Deus, que não pode ser tentado pelo mal, ou vê nele algo desejável, não tenta homem algum. Sem dúvida, deve ter sido por alguns grandes e bons fins que o Espírito Santo levou nosso Senhor a reparar no deserto, a ser tentado pelo diabo. Pois, reparando-o ali, ele poderia em parte pretender desfrutar de uma aposentadoria devota, para que, como homem, pudesse dar vazão às paixões sagradas que as grandes ocorrências tardias da descida do Espírito sobre ele e o atestado milagroso de uma voz do céu, tinha uma tendência a inspirar; todavia, sem dúvida, ele previu que esse período de relações com o céu seria seguido por um violento assalto do inferno, e ele foi para o deserto com o objetivo de também encontrar e combater o grande adversário da humanidade. Provavelmente, como Theophylact observa, um grande objetivo pode ser nos ensinar que, quando nos consagramos ao serviço de Deus e somos favorecidos com marcas peculiares de aceitação divina e as consolações de seu Espírito, devemos esperar tentações; e nos ensinar, pelo exemplo de nosso Senhor, como podemos melhor e mais eficazmente resistir a eles, mesmo por uma fé inabalável, 1 Pedro 5: 9 ; e pela espada do Espírito, que é a palavra de Deus, Efésios 6:17 . 2d, Nosso Senhor foi tentado assim, para que sua perfeita santidade pudesse ser provada e aprovada. 3d, que Satanás pode ser conquistado, o que ele nunca havia sido perfeitamente por nenhum homem antes. 4º, para que Cristo se torne um sumo sacerdote misericordioso e fiel, alguém que possa socorrer seu povo em tempos de necessidade e sentir pena deles quando eles caírem pela tentação. O apóstolo atribui essa razão expressamente, Hebreus 2: 17-18 . E, quinto, que essa garantia pode ser dada ao seu povo de uma vitória eterna e libertação do poder de Satanás.

Comentário de E.W. Bullinger

Então. . Compare with Genesis 3:6 ). Imediatamente após Sua unção como Messias, “o segundo homem” ( 1 Coríntios 15:47 ), “o último Adão” ( 1 Coríntios 15:45 ), deve ser julgado como “o primeiro homem Adão” ( 1 Coríntios 15:45 , 1 Coríntios 15:47 ), e das mesmas três maneiras ( 1 João 2:16 . Compare com Gênesis 3: 6 ).

Jesus. Veja App-98.

de = por. Grego. hupo. App-104.

o espírito. App-101.

para dentro. Grego. eis. App-104.

região selvagem. O primeiro homem estava no jardim; O julgamento do Messias foi no deserto, e Sua agonia em um jardim. Contraste Israel: alimentado com maná e desobediente, Cristo tinha fome e obediência.

tentado = tentado ou posto à prova. Grego. peirazo; do peiro, atravessar, testar.

Comentário de John Calvin

Mateus 4: 1 . Então Jesus foi levado. Havia duas razões pelas quais Cristo se retirou para o deserto. A primeira foi que, depois de um jejum de quarenta dias, ele poderia aparecer como um novo homem, ou melhor, como um homem celestial, para o desempenho de seu cargo. O próximo foi que ele poderia ser tentado pela tentação e submetido a um aprendizado, antes de assumir um cargo tão árduo e elevado. Portanto, aprendamos que, pela orientação do Espírito, Cristo se retirou da multidão de homens, a fim de que ele aparecesse como o mais alto professor da igreja, como o embaixador de Deus – e enviado do céu, tirada de alguma cidade e entre as pessoas comuns.

Do mesmo modo, Moisés, quando Deus estava prestes a empregá-lo como seu agente na publicação de sua lei, foi levado ao Monte Sinai, retirado da vista do povo e admitido, por assim dizer, em um santuário celestial ( Êxodo 24). (12 ). Era apropriado que Cristo fosse cercado por marcas da graça e poder divinos – pelo menos igualmente ilustres com as que foram concedidas a Moisés, para que a majestade do Evangelho não seja inferior à da Lei. Se Deus concedeu honra singular a uma doutrina que era “o ministério da morte” ( 2 Coríntios 3: 7 ), quanto mais honra é devida à doutrina da vida? E se um retrato sombrio de Deus tivesse tanto brilho, seu rosto, que aparece no Evangelho, não deveria brilhar com todo esplendor?

Esse também foi o desígnio do jejum: porque Cristo se absteve de comer e beber, não para dar um exemplo de temperança, mas para adquirir maior autoridade, estando separado da condição comum dos homens e saindo como um anjo do céu. , não como um homem da terra. Pois, por que ora teria sido essa virtude da abstinência, ao não provar comida, pela qual ele não tinha mais apetite do que se não estivesse vestido de carne? (304) É mera tolice, portanto, designar um jejum de quarenta dias (como é chamado) em imitação de Cristo. Não há mais razão para seguirmos o exemplo de Cristo nesse assunto, do que anteriormente havia para os santos profetas e outros pais sob a lei imitar o jejum de Moisés. Mas sabemos que nenhum deles pensou em fazê-lo; com a única exceção de Elias, que foi empregado por Deus na restauração da lei e que, quase pela mesma razão com Moisés, foi mantido em jejum no monte.

Aqueles que jejuam diariamente, durante todos os quarenta dias, fingem que são imitadores de Cristo. Mas como? Eles enchem a barriga tão completamente no jantar que, quando chega a hora do jantar, não têm dificuldade em se abster de comer. Que semelhança eles têm com o Filho de Deus? Os antigos praticavam maior moderação: mas mesmo eles não tinham nada que se aproximasse do jejum de Cristo, de fato, mais do que a abstinência dos homens se aproxima da condição dos anjos, que não comem nada. Além disso, nem Cristo nem Moisés observavam um jejum solene todos os anos; mas ambos observaram isso apenas uma vez durante toda a vida. Eu gostaria que pudéssemos dizer que eles apenas se divertiram, como macacos, por tais tolos. Era uma zombaria perversa e abominável de Cristo, tentar, por esse artifício do jejum, conformar-se a ele como modelo. (305) Crer que esse jejum é uma obra meritória e que faz parte da piedade e da adoração a Deus é uma superstição muito básica.

Mas, acima de tudo, é um ultraje intolerável a Deus, cujo extraordinário milagre eles jogam na sombra; segundo, em Cristo, cujo distintivo distintivo lhe roubam, para que possam se vestir com seus despojos; terceiro, no evangelho, que não perde um pouco de sua autoridade, se esse jejum de Cristo não for reconhecido como seu selo. Deus exibiu um milagre singular, quando ele libertou seu Filho da necessidade de comer e quando eles tentam a mesma coisa por seu próprio poder, o que é senão uma ambição louca e ousada de ser igual a Deus? O jejum de Cristo era um distintivo distintivo da glória divina: e não é para defraudá-lo de sua glória e reduzi-lo à categoria comum de homens, quando os mortais se misturam livremente com ele como companheiros? Deus designou o jejum de Cristo para selar o Evangelho: e quem o aplica a um propósito diferente não diminui nada da dignidade do Evangelho? Afaste-se, então, com essa imitação ridícula (306), que anula o propósito de Deus e toda a ordem de suas obras. Observemos que eu não falo de jejuns em geral, cuja prática eu poderia desejar que fosse mais geral entre nós, desde que fosse pura.

Mas devo explicar qual era o objetivo do jejum de Cristo . Satanás se aproveitou da fome de nosso Senhor como uma ocasião para tentá-lo, como em breve será mais completamente declarado. Por enquanto, devemos perguntar de um modo geral, por que foi a vontade de Deus que seu Filho fosse tentado? O fato de ele ter sido trazido para essa disputa por um propósito fixo de Deus é evidente pelas palavras de Mateus e Marcos, que dizem que, por essa razão, ele foi guiado pelo Espírito ao deserto. Deus pretendeu, sem dúvida, exibir na pessoa de seu Filho, como em um espelho muito brilhante, quão obstinada e perseverantemente Satanás se opõe à salvação dos homens. Por que isso acontece, que ele ataca a Cristo mais furiosamente e dirige todo o seu poder e forças contra ele, no momento específico mencionado pelos evangelistas, mas porque ele o vê preparando, sob o comando do Pai, para empreender a redenção de homens? Nossa salvação, portanto, foi atacada na pessoa de Cristo, assim como os ministros, a quem Cristo autorizou proclamar sua redenção, são os objetos da guerra diária de Satanás.

Deve-se observar, ao mesmo tempo, que o Filho de Deus suportou voluntariamente as tentações, que estamos considerando agora, e lutou, por assim dizer, em um único combate com o diabo, para que, com sua vitória, ele pudesse obter um triunfo para nós. Sempre que somos chamados a encontrar Satanás, lembre-se de que seus ataques não podem, de nenhuma outra maneira, ser sustentados e repelidos, do que estendendo esse escudo: pois o Filho de Deus, sem dúvida, se permitiu ser tentado, para que pudesse ser constantemente diante de nossas mentes, quando Satanás excita dentro de nós qualquer disputa de tentações. Quando ele estava levando uma vida privada em casa, não lemos que ele foi tentado; mas quando ele estava prestes a cumprir o cargo de Redentor, ele então entrou em campo em nome de toda a igreja. Mas se Cristo foi tentado como representante público de todos os crentes, aprendamos que as tentações que nos sucedem não são acidentais ou reguladas pela vontade de Satanás, sem a permissão de Deus; mas que o Espírito de Deus preside nossas competições como um exercício de nossa fé. Isso nos ajudará a acalentar a esperança assegurada de que Deus, que é o juiz supremo e o eliminador do combate, (307) não será negligente conosco, mas nos fortalecerá contra essas angústias, que ele vê que somos incapazes de Conheça.

Há uma ligeira diferença aparente nas palavras de Lucas, que Jesus, cheio do Espírito Santo, se retirou do Jordão. Eles sugerem que ele era então mais abundantemente dotado da graça e poder do Espírito, para que ele pudesse ser mais fortificado pelas batalhas que teve que travar: pois não foi sem uma boa razão que o Espírito Santo desceu sobre ele de forma visível. Já foi afirmado que a graça de Deus brilhava nele com mais intensidade, à medida que a necessidade decorrente de nossa salvação se tornava maior. (308) Mas, à primeira vista, parece estranho que Cristo estivesse sujeito às tentações do diabo: pois, quando a tentação cai sobre os homens, deve sempre ser devido ao pecado e à fraqueza. Eu respondo: Primeiro, Cristo tomou sobre ele nossa enfermidade, mas sem pecado ( Hebreus 4:15 ). Em segundo lugar, isso não prejudica mais a sua glória, que ele foi exposto a tentações do que estar vestido com a nossa carne: pois ele foi feito homem com a condição de que, juntamente com a nossa carne, ele levasse sobre ele nossos sentimentos. Mas toda a dificuldade está no primeiro ponto. Como Cristo estava cercado por nossa fraqueza, a fim de ser capaz de ser tentado por Satanás, e ainda assim ser puro e livre de todo pecado? A solução não será difícil, se lembrarmos, que a natureza de Adão, enquanto ainda era inocente e refletia o brilho da imagem divina, – estava sujeita a tentações. Todas as afeições corporais que existem no homem são tantas oportunidades que Satanás aproveita para tentá-lo.

É justamente considerado uma fraqueza da natureza humana, que nossos sentidos sejam afetados por objetos externos. Mas essa fraqueza não seria pecaminosa, não fosse a presença de corrupção; em conseqüência do qual Satanás nunca nos ataca, sem causar algum dano, ou, pelo menos, sem infligir uma leve ferida. Cristo foi separado de nós, a esse respeito, pela perfeição de sua natureza; embora não devêssemos imaginar que ele existisse naquela condição intermediária, que pertencia a Adão, a quem só era concedido, que era possível para ele não pecar. Sabemos que Cristo foi fortalecido pelo Espírito com tanto poder que os dardos de Satanás não puderam perfurá-lo. (309)

Comentário de Adam Clarke

Então Jesus foi guiado pelo Espírito – Essa transação parece ter ocorrido imediatamente após o batismo de Cristo; e essa criação de Cristo foi através da influência do Espírito de Deus; aquele Espírito que repousou sobre ele em seu batismo.

Ser tentado – O primeiro ato do ministério de Jesus Cristo foi um combate com Satanás. Isso não recebe luz de Gênesis 3:17 . Porei inimizade entre a semente da mulher e a tua semente; isto ferirá a tua cabeça, e tu ferirás o calcanhar dele.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 4: 1 . Então Jesus foi conduzido, etc. – Então, imediatamente após o seu batismo, Jesus foi conduzido, ou levado por um forte impulso do Espírito em sua mente (ver Lucas 4:14 .) Para o deserto: que o Sr. Maundrel é de opinião era o deserto perto da Jordânia; um lugar miserável e horrível, segundo ele, consistindo em altas montanhas áridas; de modo que parece que a natureza sofreu algumas convulsões violentas lá. Nosso Senhor provavelmente foi agredido na parte norte, perto do mar da Galiléia; porque ele disse: Lucas 4: 1 voltando ou voltando a Nazaré, de onde veio a ser batizado. Veja Marcos 1: 9 . Aqui Cristo se retirou para se preparar para o desempenho de seu grande ofício; e, portanto, obteve tanto maior glória, que conquistou o diabo no deserto , que subjugou nossos primeiros pais no paraíso, onde , com força conjunta, eles deveriam ter resistido a ele e poderiam facilmente vencê-lo. Cristo, o segundo Adão, deveria remediar todos os males do outono. A palavra original d?aß???? significa propriamente um caluniador, ou um acusador falso, e responde ao hebraico Satanás: é encontrado nas Escrituras apenas no número singular e significa aquele espírito maligno que tentou nossos primeiros pais; e quem é representado nos escritos sagrados como o chefe dos anjos rebeldes e o adversário de todos os homens de bem. Ver 1 Tessalonicenses 3: 5 . 1 Pedro 5: 8 . A existência de bons e maus espíritos é a doutrina clara das Escrituras; e devemos ser saduceus perfeitos, para duvidar ou negar o ser de qualquer um, mediante a fé e o crédito da palavra divina. Pode ser apropriado apenas observar, do que um escritor engenhoso se esforçou para mostrar que essa transação notável não era real, mas visionária; fundamentando seus argumentos nas muitas dificuldades que ocorrem em nossos entendimentos no relato literal dele. Penso que, pelos mesmos argumentos, seria fácil provar que quase qualquer parte da história sagrada é visionária. Não há nenhuma indicação desse tipo nos historiadores sagrados; o detalhe dos fatos é claro e da maneira usual: é dito positivamente que Jesus foi levado, que jejuou, que tinha fome, etc. & c. Também não aparece nada na carta sobre o qual fundamentar a idéia de que o que está relacionado aqui não seja real. Que todo o evento foi maravilhoso e extraordinário, nós prontamente permitimos; e pode, tão prontamente, permitir que, a partir da narração muito curta que temos dela, não seja possível entrarmos completamente em todo o significado e significado dela. Mas isso não deve ser uma objeção contra receber e reconhecer a verdade do fato; qual, quanto mais milagroso, mais exige a submissão de nossa fé e a humilde adoração de nossas mentes. Veja mais em Mateus 4: 8 e o inquérito do fazendeiro sobre a tentação de Cristo.

Comentário de Scofield

Então foi Jesus

A tentação de Cristo, o “último Adão” 1 Coríntios 15:45 é melhor compreendida quando contrastada com a do “primeiro homem Adão”. Adão foi tentado em seu lugar de senhor da criação, um senhorio com apenas uma reserva, o conhecimento do bem e do mal; Gênesis 1:26 ; Gênesis 2:16 ; Gênesis 2:17 . Através da mulher, ele foi tentado a adicionar isso também ao seu domínio. Caindo, ele perdeu tudo. Mas Cristo havia tomado o lugar de um servo humilde, agindo apenas de e em obediência ao Pai. Filipenses 2: 5-8 ; João 5:19 ; João 6:57 ; João 8:28 ; João 8:54 (Ver Scofield “ Isaías 41: 8 “) para que Ele possa redimir uma raça caída e uma criação sob a maldição; Gênesis 3: 17-19 ; Romanos 8: 19-23 . O único objetivo de Satanás na tríplice tentação era induzir Cristo a agir por Si mesmo, na independência de Seu Pai. As duas primeiras tentações foram um desafio a Cristo do deus deste mundo para provar a Si mesmo, de fato, o Filho de Deus ( Mateus 4: 3 ; Mateus 4: 6 ). A terceira era a oferta do príncipe usurpador deste mundo para se despir daquilo que pertencia a Cristo como Filho do homem e Filho de Davi, com a condição de que Ele aceitasse o cetro nos princípios mundiais de Satanás (cf. João 18: 36 ) Veja Scofield ” Apocalipse 13: 8 “. Cristo derrotou Satanás por um meio aberto a Seu seguidor mais humilde, o uso inteligente da palavra de Deus ( Mateus 4: 4 ; Mateus 4: 7 ). Em sua segunda tentação, Satanás também usou as Escrituras, mas uma promessa disponível apenas para alguém no caminho da obediência. A cena enfatiza a importância vital de “dividir corretamente a palavra da verdade” 2 Timóteo 2:15 .

Comentário de Spurgeon

Mateus 4: 1 . Então Jesus foi levado pelo espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo.

Acabara de ser batizado, o Espírito de Deus desceu sobre ele, e o Pai testemunhou-o, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”, mas, imediatamente depois de tudo isso, ele estava levado ao deserto para ser tentado pelo diabo. Portanto, após os momentos de mais doce comunhão com Deus, após o mais feliz desfrute das ordenanças do evangelho. Após o selamento do Espírito em seus corações, você deve esperar ser tentado pelo diabo. Você não deve supor que, em sua vida cristã, tudo será doçura – que tudo será testemunha espiritual. Você tem que lutar contra a boa luta da fé, e seu grande adversário não será lento para começar o encontro. Você é um peregrino em uma terra estranha, então deve esperar encontrar lugares difíceis no caminho para o céu. No entanto, como você é muito mais fraco do que seu Mestre, fará bem em orar a oração que ele ensinou a seus discípulos: “Não nos deixeis cair em tentação, mas nos livre do mal”.

Mateus 4: 2-3 . E, quando jejuou quarenta dias e quarenta noites, depois ficou faminto. E quando o tentador veio até ele,

Veja como Satanás aproveita as oportunidades. Quando ele nos acha fracos, como o Salvador passou por um longo jejum; – quando ele nos encontra em circunstâncias difíceis, como o Salvador estava quando estava com fome no deserto; – então é que ele vem nos tentar. Esse nosso inimigo covarde tira todas as vantagens possíveis de nós, para que ele possa, por qualquer meio, nos derrubar.

Mateus 4: 3 . Ele disse: Se você é o Filho de Deus, ordene que essas pedras sejam transformadas em pão.

Ele começa com um “se”. Ele tenta lançar uma dúvida sobre a filiação do Salvador, e é dessa maneira que ele freqüentemente ataca um filho de Deus agora. Ele diz a ele: “Se você é filho de Deus, faça isso ou aquilo.” Ele desafiou Cristo a realizar um milagre para si mesmo – usar seu poder divino em seu próprio nome, mas isso o Salvador nunca fez. Ele desafiou Cristo a desconfiar da providência de Deus e a ser seu próprio provedor; e ainda é uma tentação muito comum ao povo de Deus.

Mateus 4: 4 . Mas ele respondeu e disse: Está escrito:

Essa é a única espada que Cristo usou contra Satanás, “a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus”. Não há nada como isso; e o próprio dragão velho sabe que arestas afiadas esta espada tem. Cristo disse: “Está escrito” –

Mateus 4: 4 . O homem não viverá somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Deus pode sustentar a vida humana sem o uso do pão, embora seja a equipe da vida; pois o pão não sustenta a vida, a menos que Deus coloque poder nela para fazê-lo, e ele pode, se quiser, usar esse poder sem os meios externos. Nosso Senhor mostrou assim que Deus poderia prover para ele no deserto sem sua interferência nos planos da providência divina, servindo egoisticamente a si mesmo. Então a primeira vitória foi conquistada,

Mateus 4: 5-6 Então o diabo o leva à cidade santa e o põe no auge do templo. E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, derruba-te; porque está escrito:

Aqui ele brinca com a Palavra de Deus, pois o diabo pode citar as Escrituras quando for adequado ao seu propósito: “Está escrito”.

Mateus 4: 6 . Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito; e em suas mãos eles te sustentarão, para que a qualquer momento não tropeces em uma pedra.

O diabo não citou corretamente os Salmos 91: 11-12 ; ele deixou de fora as palavras mais importantes: “Ele dará a seus anjos a responsabilidade de ti, para te manter em todos os teus caminhos”, mas não era a maneira de Cristo se lançar do pináculo do templo. Jesus, portanto, respondeu às citações de Satanás com uma citação verdadeira.

Mateus 4: 7 . Jesus lhe disse: Está escrito outra vez: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Conheço algumas pessoas que ganham a vida em empregos que são muito perigosos para suas almas imortais. Eles estão no meio do mal, mas me dizem que Deus pode mantê-los em segurança lá. Sei que ele pode, mas também sei que não temos o direito de ir, voluntariamente, aonde estamos rodeados de tentações. Se o seu chamado é errado, e você é continuamente tentado por ele, você não pode presumir a bondade de Deus para mantê-lo, pois é seu negócio chegar o mais longe possível do que o levará ao pecado. Deus não coloca seus servos no pináculo do templo; é o diabo que os coloca lá; e se eles estiverem lá, a melhor coisa que eles podem fazer é descer o mais rápido e seguro possível; mas eles não devem se abater, devem olhar para aquele que sozinho os pode derrubar em segurança. Para alguns professores, a presunção é um pecado muito comum. Eles vão divertir-se com todo o mundo e todo tipo de frivolidade, e dizem: “Oh, nós podemos ser cristãos, e ainda assim vamos lá!” Você pode? Pode ser que você seja hipócrita e vá lá; isso é muito mais fácil do que ir lá como cristãos.

Mateus 4: 8-10 . Novamente, o diabo o leva a um monte muito alto, e lhe mostra todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isso te darei, se você cair e me adorar. Então disse-lhe Jesus: Dai-te, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e ele somente servirás.

Cristo não suportará mais essa conversa. Quando se trata de suborno a promessa de que o diabo lhe dará a glória da terra, se ele cair e adorá-lo, Cristo encerra toda a questão de uma vez por todas. Três vezes agredido, três vezes vitorioso, abençoado Mestre, permite-nos também ser mais do que vencedores através da tua graça!

Mateus 4:11 . Então o diabo o deixou, e eis que vieram anjos e ministraram a ele.

Considera como sua maior honra ser servos de seu Senhor.

Comentário de John Wesley

Então – Após essa gloriosa evidência do amor de seu Pai, ele estava completamente armado para o combate. Assim, depois da luz mais clara e do consolo mais forte, esperemos as mais fortes tentações. Pelo Espírito – Provavelmente através de um forte impulso interior. Marcos 1:12 ; Lucas 4: 1 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *