Estudo de Hebreus 1:1 – Comentado e Explicado

Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas.
Hebreus 1:1

Comentário de Albert Barnes

Deus que em diversas ocasiões – O início desta Epístola varia de todas as outras que Paulo escreveu. Em todos os outros casos, ele primeiro anuncia seu nome e o nome da igreja ou do indivíduo a quem ele escreveu. Em relação à razão pela qual ele aqui varia desse costume, veja a introdução, seção 3. Isso começa com o pleno reconhecimento de sua crença de que Deus havia revelado importantes revelações nos últimos tempos, mas que agora ele havia comunicado sua vontade de uma maneira que mais especialmente chamaram sua atenção. Este anúncio foi de particular importância aqui. Ele estava escrevendo para aqueles que haviam sido treinados na plena crença nas verdades ensinadas pelos profetas. Como o objetivo do apóstolo era mostrar as reivindicações superiores do evangelho e levá-los a confiar nos ritos instituídos de acordo com as instruções do Antigo Testamento, era de importância essencial que ele admitisse que a crença deles a inspiração dos profetas foi bem fundamentada.

Ele não era um infiel. Ele não estava disposto a questionar a origem divina dos livros que eram considerados inspirados. Ele admitiu totalmente tudo o que os hebreus haviam segurado naquele coração, e ainda mostrou que a nova revelação tinha reivindicações mais importantes para sua atenção. A palavra traduzida “em diversos momentos” – p???µe??? polumeros – significa “em muitas partes”. Refere-se aqui ao fato de que a revelação anterior havia sido dada em várias partes. Nem tudo tinha sido dado de uma só vez. De tempos em tempos, havia sido comunicado conforme as exigências do povo e como Deus escolheu comunicá-lo. Houve um tempo na história, depois na profecia, na poesia, nos provérbios, em alguma mensagem solene e especial etc. A revelação antiga era uma coleção de vários escritos, sobre assuntos diferentes, e dados em momentos diferentes; mas agora Deus havia se dirigido a nós por Seu Filho – o único grande Mensageiro que havia chegado para terminar as comunicações divinas, e para dar uma revelação uniforme e conectada à humanidade. O contraste aqui é entre as numerosas partes separadas da revelação dada pelos profetas, e a unicidade da dada pelo seu Filho. A palavra não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento.

E de diversas maneiras –p???t??p?? polutroposEm muitas maneiras. Não foi tudo em um modo. Ele empregou vários métodos para comunicar sua vontade. Houve um tempo em comunicação direta, outro em sonhos, outro em visões, etc. Quanto aos vários métodos que Deus empregou para comunicar sua vontade, veja Introdução a Isaías, seção 7. Em contraste com esses, Deus havia agora falado por seu filho. Ele havia se dirigido a nós de uma maneira uniforme. Não foi por sonhos ou visões; foi uma comunicação direta dele. A palavra usada aqui também não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento.

No passado – Anteriormente; em tempos antigos. A série de revelações começou, como registrado por Moisés, com nota de Adam Romans 12: 6 ; 1 Coríntios 14: 1 nota. É usado aqui nesse sentido amplo – como denotando todos aqueles por quem Deus havia feito comunicação com os judeus nos tempos antigos.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Deus App-98.

em diversos momentos = em muitas partes. Grego. polumeros. Só aqui.

de diversas maneiras = de várias maneiras. Grego. polutropos. Só aqui.

falou . Grego. laleo . App-121.

no passado = antigo. Grego. palai. Em outros lugares, Mateus 11:21 . Marcos 15:44 . 10:13 . 2 Pedro 1: 9 . Judas 1: 4 .

até = para.

por = in. grego. en . App-104.

profetas . App-189.

Comentário de John Calvin

Deus anteriormente, etc. Este começo tem o propósito de elogiar a doutrina ensinada por Cristo; pois mostra que não devemos apenas recebê-lo com reverência, mas também estar satisfeito apenas com ele. Para que possamos entender isso mais claramente, devemos observar o contraste entre cada uma das cláusulas. Primeiro, o Filho de Deus é colocado em oposição aos profetas; então nós aos pais; e, terceiro, os vários e múltiplos modos de falar que Deus adotou quanto aos pais, até a última revelação trazida a nós por Cristo. Mas nesta diversidade ele ainda coloca diante de nós, exceto um Deus, que ninguém possa pensar que a Lei milita contra o Evangelho, ou que o autor de um não é o autor do outro. Para que você possa, portanto, entender a importância total dessa passagem, será fornecido o seguinte arranjo:

Comentário de Adam Clarke

Deus, que em diversas ocasiões e de diversas maneiras – Mal podemos conceber algo mais digno do que a abertura desta epístola; os sentimentos são extremamente elevados e a linguagem, a própria harmonia! O Deus infinito é imediatamente produzido para ver, não em nenhum daqueles atributos essenciais à natureza Divina, mas nas manifestações de seu amor ao mundo, dando uma revelação de sua vontade em relação à salvação da humanidade, e preparando assim o caminho, através de um longo período de anos, para a introdução daquele Ser mais glorioso, seu próprio Filho. Esse Filho, na plenitude dos tempos, foi manifestado na carne para que pudesse completar toda a visão e profecia, suprir tudo o que estava querendo aperfeiçoar o grande esquema de revelação para a instrução do mundo, e depois morrer para afastar o pecado por o sacrifício de si mesmo. A descrição que ele dá dessa personagem gloriosa é elevada além de qualquer comparação. Mesmo em sua humilhação, exceto pelo sofrimento da morte, ele é infinitamente exaltado acima de toda a hoste angélica, é objeto de sua adoração incessante, é permanente em seu trono eterno à direita do Pai, e dele todos eles recebem sua manda ministrar àqueles a quem ele redimiu com seu sangue. em resumo, este primeiro capítulo, que pode ser considerado a introdução de toda a epístola, é por importância do sujeito, dignidade da expressão, harmonia e energia da linguagem, compressão e ainda distinção de idéias, iguais, se não superiores, a qualquer outra parte do Novo Testamento.

Tempos diversos – ????µe??? , de p???? , muitos e µe??? , uma parte; dando porções de revelação em momentos diferentes.

Diversidade de modos – ????t??p?? , de p???? , many e t??p?? , uma maneira, turno ou forma de fala; daí tropo, uma figura em retórica. Lambert Bos supõe que essas palavras se referem à parte da música que é denominada harmonia, viz. o consentimento geral ou união de sons musicais, composto de partes diferentes; e, entendido dessa maneira, pode significar o acordo ou a harmonia de todos os escritores do Antigo Testamento, que com um consentimento deram testemunho de Jesus Cristo e a obra de redenção por ele. A ele deu testemunho a todos os profetas, que, por seu nome, todo aquele que nele crê receberá remissão de pecados; Atos 10:43 .

Mas é melhor considerar, com Kypke, que as palavras têm a intenção de apontar o estado imperfeito da revelação divina sob o Antigo Testamento; não estava completo, nem pode, sem o Novo, ser considerado uma descoberta suficientemente ampla da vontade divina. Sob o Antigo Testamento, as revelações foram feitas, em vários momentos, por várias pessoas, em várias leis e formas de ensino, com vários graus de clareza, sob várias sombras, tipos e figuras, e com vários modos de revelação, como por anjos, visões, sonhos, impressões mentais, etc. Veja Números 12: 6 , Números 12: 8 . Mas, sob o Novo Testamento, tudo é feito ?p??? , simplesmente, por uma pessoa, ou seja, Jesus, que cumpriu os profetas e completou a profecia; quem é o caminho, a verdade e a vida; e o fundador, mediador e governador de seu próprio reino.

Um grande objetivo do apóstolo é colocar a simplicidade do sistema cristão em oposição à natureza complexa da economia mosaica; e também para mostrar que o que a lei não podia fazer porque era fraca através da carne, Jesus realizou pelo mérito de sua morte e pela energia de seu Espírito.

Maximus Tyrius, Diss. 1, página 7, tem uma passagem onde as próprias palavras empregadas pelo apóstolo são encontradas, e evidentemente usadas quase no mesmo sentido: ?? t?? a????p?? p???µe???? ?a? p???t??p??, a? a?s??se?? ?a???µe? . “A alma do homem tem dois órgãos de inteligência: um simples, que chamamos de mente; o outro diversificado e agindo de vários modos e maneiras, que denominamos sentido”.

Uma forma de expressão semelhante que o mesmo escritor emprega em Diss. 15, página 171: “A cidade que é governada pela multidão é cheia de barulho e é dividida por várias facções e várias paixões”. A excelência do evangelho acima da lei é aqui estabelecida em três pontos:

  1. Deus falou aos fiéis sob o Antigo Testamento por Moisés e pelos profetas, servos dignos, mas servos; agora o Filho é muito melhor que um servo, Hebreus 1: 4 .
  • Considerando que o corpo do Antigo Testamento demorou em compilar, sendo cerca de mil anos desde Moisés até Malaquias; e Deus falou aos pais aos poucos, um enquanto levantava um profeta, outro enquanto outro, agora enviando-lhes um pacote de profecia ou história, depois outro; mas quando Cristo veio, tudo foi aperfeiçoado em uma era; os apóstolos e evangelistas estavam vivos, alguns deles, quando todas as partes do Novo Testamento estavam completamente terminadas.
  • 3. O Antigo Testamento foi entregue por Deus de diversas maneiras, tanto em expressão como em manifestação; mas a entrega do Evangelho foi de uma maneira mais simples; pois, embora existam vários homens do pênis, o assunto é o mesmo e tratado com quase a mesma fraseologia; James, Jude e o Apocalipse, exceto. Veja Leigh.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 1: 1. O objetivo do autor desta epístola é, como observamos, mostrar a excelência da dispensação cristã acima da dos judeus em todos os aspectos; e que os judeus não tinham vantagem em ou por sua lei, que os cristãos não tinham em uma medida superior pela lei de Cristo – ele começa relatando a dignidade da pessoa de Cristo; e com a intenção de mostrar quão amplamente ele era o preferido de qualquer um dos mensageiros de Deus a quem eles mais valorizavam, ele aqui olha para o caráter original e divino, que era eternamente antecedente à sua encarnação; e então insensivelmente passa a considerar seu avanço na natureza humana acima dos anjos em sua ressurreição, Hebreus 1: 1-14 .

    Em diversas ocasiões, e de diversas maneiras, A palavra ????µe???, significa em muitas partes, ou parcelas, e refere-se às parcelas pelas quais a vontade de Deus foi entregue, em oposição a uma revelação completa: e isso foi feito de várias maneiras; a saber, por sonhos, visões, urim, profetas, vozes, sinais.

    Comentário de John Wesley

    Deus, que em diversas ocasiões e de diversas maneiras falou no passado aos pais pelos profetas,

    Deus, que em diversas ocasiões – A criação foi revelada no tempo de Adão; o último julgamento, no tempo de Enoque: e assim, em vários momentos e em vários graus, foi dado um conhecimento mais explícito.

    De diversas maneiras – Em visões, em sonhos e por revelações de vários tipos. Ambos são opostos à revelação inteira e perfeita que ele nos fez por Jesus Cristo. O próprio número de profetas mostrou que eles profetizaram apenas “em parte”. Antigamente – Não havia profetas por muito tempo antes da vinda de Cristo, para que o grande Profeta fosse o mais sinceramente esperado.

    Falar – Uma parte é colocada para o todo; implicando todo tipo de comunicação divina.

    Pelos profetas – A menção de quem é uma declaração virtual de que o apóstolo recebeu todo o Antigo Testamento, e não estava disposto a avançar nenhuma doutrina em contradição com ela.

    Teremos nestes últimos tempos – Intimando que nenhuma outra revelação é esperada.

    Falado – Todas as coisas, e da maneira mais perfeita.

    Por seu filho – sozinho. O Filho falou pelos apóstolos. A majestade do Filho de Deus é proposta: 1. Absolutamente, pelo próprio nome do Filho, versículo 1, e por três predicados gloriosos: “quem ele designou”, “por quem ele criou”, “quem” se sentou; pelo qual ele é descrito desde o princípio até a consumação de todas as coisas, Hebreus 1: 2,3 2. Comparativamente aos anjos, Hebreus 1: 4 . A prova desta proposição segue imediatamente: o nome do Filho sendo provado, Hebreus 1: 5 ; sendo ele “herdeiro de todas as coisas”, Hebreus 1: 6-9 ; ele fazendo os mundos, Hebreus 1: 10-12, sentado à direita de Deus, Hebreus 1:13 , etc.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

    Gênesis 6:3 – Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos”.

    Gênesis 6:13 – Deus disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra.

    Gênesis 8:15 – Então Deus disse a Noé:

    Gênesis 9:1 – Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra.

    Gênesis 12:1 – Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

    Gênesis 26:2 – O Senhor apareceu a Isaque e disse: “Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar.

    Gênesis 28:12 – E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

    Gênesis 32:24 – E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.

    Gênesis 46:2 – E Deus falou a Israel por meio de uma visão noturna: “Jacó! Jacó! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

    Exodo 3:1 – Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus.

    Números 12:6 – e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.

    Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

    Lucas 1:55 – para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados”.

    Lucas 1:72 – para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados e lembrar sua santa aliança,

    Lucas 24:27 – E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

    Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

    João 7:22 – No entanto, porque Moisés lhes deu a circuncisão ( embora, na verdade, ela não tenha vindo de Moisés, mas dos patriarcas ), vocês circuncidam no sábado.

    Atos dos Apóstolos 13:32 – “Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados

    Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

    1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

    2 Pedro 1:20 – Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *