Estudo de 1 Coríntios 15:15 – Comentado e Explicado

Além disso, seríamos convencidos de ser falsas testemunhas de Deus, por termos dado testemunho contra Deus, afirmando que ele ressuscitou a Cristo, ao qual não ressuscitou {se os mortos não ressuscitam}.
1 Coríntios 15:15

Comentário de Albert Barnes

Sim, e nós somos encontrados – Nós somos; ou seremos provados. A seguir, se o Senhor Jesus não foi ressuscitado, fomos testemunhas falsas.

De Deus – respeitando a Deus. Verificou-se que afirmamos aquilo que não é verdadeiro para Deus; ou disseram que ele fez o que não fez. Nada poderia ser considerado um crime maior do que isso, qualquer que seja o assunto imediato em consideração. Dar falso testemunho de um homem, ou dizer que um homem fez o que não fez, é considerado um crime grave. Quanto mais para prestar falso testemunho de Deus!

Porque testificamos de Deus – ou melhor, “contra” Deus ( ??ta t?? ?e?? kata tou theou). Nossa evidência foi “contra” ele. Afirmamos aquilo que não é verdade; e isso é “contra” a Deus. Está implícito aqui que seria um “crime” testemunhar que Deus havia ressuscitado o Senhor Jesus se ele não o tivesse feito; ou que estaria afirmando aquilo de Deus que seria “contra” seu caráter, ou que seria impróprio para ele fazer. Seria assim:

(1) Porque seria errado prestar falso testemunho de Deus ou afirmar que ele havia feito o que não havia feito;

(2) Porque “se” o Senhor Jesus não tivesse sido ressuscitado, isso provaria que ele era um “impostor”, uma vez que declarara que seria ressuscitado; e afirmar que Deus havia levantado um impostor seria contra ele e seria altamente desonroso para ele.

Se os mortos não ressuscitarem – Se houver, e não haverá ressurreição. Se essa proposição geral é verdadeira de que não pode haver ressurreição, ela se aplicará a Cristo, assim como a qualquer outra pessoa, e deve provar que ele não ressuscitou. O “argumento” neste versículo é o seguinte:

(1) Se fosse negado que Cristo havia ressuscitado, isso provaria que todos os apóstolos eram testemunhas falsas do pior caráter; falsas testemunhas contra Deus.

(2) nisto o apóstolo parece ter presumido que “não podia” acreditar. Eles tinham muitas evidências de que falavam a verdade; eles haviam visto seu respeito uniforme por Deus e desejavam dar testemunho dele e a seu favor; eles tinham provas conclusivas demais de que foram inspirados por ele e tinham o poder de realizar milagres; eles estavam convencidos demais de sua honestidade, verdade e piedade, para acreditar que poderiam ser falsas testemunhas contra Deus. Eles tiveram ampla oportunidade de saber se Deus levantou o Senhor Jesus; e foram testemunhas que não tiveram nenhum incentivo para dar uma falsa testemunha no caso.

Comentário de E.W. Bullinger

Sim, e = Além disso.

testemunhas falsas . Grego. pseudomartur. Somente aqui e Mateus 26:60 .

tem . Omitir.

testemunhou . Grego. murtureo. Veja a pág. 1511

de = contra. Gr . kata. App-104.

se assim é = = (App-118.2. a) pelo menos.

Comentário de John Calvin

15. Também somos considerados falsas testemunhas. As outras desvantagens, é verdade, que ele acabou de contar, eram mais sérias, no que diz respeito a nós – que a fé foi feita em vão – que toda a doutrina do evangelho era inútil e inútil, e que estávamos desprovidos de toda esperança de esperança. salvação. No entanto, isso também não era um absurdo trivial – que os apóstolos, que foram ordenados por Deus como arautos de sua verdade eterna, foram detectados como pessoas que haviam enganado o mundo com falsidades; pois isso tende à mais alta desonra de Deus.

A expressão, falsas testemunhas de Deus, podemos entender de duas maneiras: ou mentindo, eles usaram o nome de Deus sob um falso pretexto, ou que foram detectados como mentirosos, ao testemunhar o que haviam recebido de Deus. A segunda delas eu prefiro, porque envolve um crime muito mais hediondo, e ele havia falado anteriormente sobre homens. (36) Agora, portanto, ele ensina que, se a ressurreição de Cristo é negada, Deus se torna culpado de falsidade nas testemunhas que foram apresentadas e contratadas por ele. (37) A razão, também, acrescentada, corresponde bem – porque eles declararam o que era falso, não por si mesmos, mas por Deus.

Ao mesmo tempo, estou ciente de que há alguns que dão outra interpretação à partícula ?ata. O velho intérprete a defende . (38) Erasmus, por outro lado – em relação. (39) Mas, como também tem entre os gregos a força de ?p? , (de), essa significação me pareceu estar mais de acordo com o desígnio do apóstolo. Pois ele não está falando aqui da reputação dos homens (como já afirmei, (40) ), mas declara que Deus será exposto à acusação de falsidade, na medida em que o que eles publicarem vier dele.

Comentário de John Wesley

Sim, e somos encontrados falsas testemunhas de Deus; porque testificamos de Deus que ele ressuscitou a Cristo; a quem ele não ressuscitou, se é que os mortos não ressuscitam.

Se os mortos não ressuscitam – Se a própria noção de ressurreição é, como se costuma dizer, absurda e impossível.

Referências Cruzadas

Exodo 23:3 – nem para favorecer o pobre num processo.

Jó 13:7 – Vocês vão falar com maldade em nome de Deus? Vão falar enganosamente a favor dele?

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 4:10 – saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.

Atos dos Apóstolos 4:33 – Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles.

Atos dos Apóstolos 10:39 – “Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram, suspendendo-o num madeiro.

Atos dos Apóstolos 13:30 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos,

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Romanos 3:7 – Alguém pode alegar ainda: “Se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, aumentando assim a sua glória, por que sou condenado como pecador? “

1 Coríntios 15:13 – Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou;

1 Coríntios 15:20 – Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *