Estudo de Romanos 3:7 – Comentado e Explicado

Mas, se a verdade de Deus brilha ainda mais para a sua glória por minha mentira, por que serei eu ainda julgado pecador?
Romanos 3:7

Comentário de Albert Barnes

Pois se … – Esta é uma objeção semelhante à anterior. Na verdade, é apenas outra forma do mesmo.

A verdade de Deus – Sua verdade ou fidelidade ao aderir a suas ameaças. Deus ameaçou punir os culpados. Pela culpa deles, ele terá ocasião de mostrar sua própria verdade; ou seu crime fornecerá ocasião para tal exposição.

Tem mais abundantes – Tem sido mais impressionante ou mais manifesto. Sua “verdade” será demonstrada pelo cumprimento de todas as suas promessas ao seu povo e de todas as suas previsões. Mas isso também será demonstrado pelo cumprimento de suas ameaças aos culpados. Será, portanto, mais abundante por sua condenação; isto é, a condenação deles fornecerá instâncias novas e impressionantes ou sua verdade. Todo pecador perdido será, portanto, um monumento eterno da verdade de Deus.

Através da minha mentira – Por meio da minha mentira, ou como um dos resultados da minha falsidade. A palavra “mentira” aqui significa falsidade, engano, “infidelidade”. Se pela infidelidade do povo judeu à aliança, Deus deveria dar ocasião para se glorificar, como eles poderiam ser condenados por isso?

À sua glória – Para seu louvor, ou para mostrar seu caráter de maneira a excitar o louvor e a admiração de sua criação inteligente.

Por que eu ainda estou … – Como esse ato pode ser considerado mau, o que tende a promover a glória de Deus? A falha no raciocínio do opositor é esta, que ele pressupõe que a tendência direta de sua conduta é promover a glória de Deus, enquanto é justamente o contrário; e é por Deus que inverte essa tendência, ou a anula, que ele obtém sua glória. A tendência do assassinato não é honrar a lei ou promover a segurança da sociedade, mas apenas o contrário. Ainda assim, sua execução evitará a tendência direta de seu crime, honrará a lei e o juiz e promoverá a paz e a segurança da comunidade, restringindo outras pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

mais abundou = abundou, como Romanos 5:15 ; Romanos 15:13 . Grego. perisseuo. Estouro literalmente. Ver 2 Coríntios 8: 2 , etc.

através . Grego. en . App-104.

mentir . Grego. pseusma. Só aqui.

glória . Grego. doxa . Veja Romanos 1:23 e João 1:14 .

pecador . Grego. hamartolos. Compare o App-128.

Comentário de John Calvin

7. Se, de fato (92) a verdade de Deus, etc. Essa objeção, não tenho dúvida, é apresentada na pessoa dos ímpios; pois é uma espécie de explicação do versículo anterior, e estaria ligado a ele, se o apóstolo não tivesse se movido com indignação, interrompido a frase no meio. O significado da objeção é: “Se, por nossa infidelidade, a verdade de Deus se torna mais visível, e de uma maneira confirmada, e, portanto, mais glória ronda para ele, não é de maneira alguma justo que ele serve para exibir a glória de Deus. , deve ser punido como pecador. ” (93)

Comentário de Adam Clarke

Judeu. Pois se a verdade de Deus, etc. – Mas, para retomar meu raciocínio ( Romanos 3: 5 ;): Se a fidelidade de Deus em cumprir sua promessa feita a nossos pais é, por meio de nossa infidelidade, muito mais gloriosa do que seria por que deveríamos ser responsabilizados por aquilo que deve redundar tanto para a honra de Deus?

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3: 7-8 . Pois se a verdade de Deus, etc. – A partícula se une ao que segue neste versículo, para vingança, ou ira, no quinto, e mostra que é uma continuação da objeção iniciada ali. Mas todo o oitavo verso é a resposta do apóstolo, cujo verdadeiro sentido parece ser o seguinte: Diz o judeu: “Se a fidelidade de Deus em cumprir sua promessa é, por meio de nossa iniquidade, muito mais gloriosa do que seria. , por que os judeus deveriam ser culpados e condenados como pecadores, por aquilo que ronda a honra de Deus? ” A que o apóstolo responde, Romanos 3: 8 . “E por que você não diz, e coloca isso em uma regra e máxima gerais, que em todos os casos devemos agir impiamente, porque Deus pode, de uma maneira ou de outra, transformá-lo em sua própria glória? Um sentimento ímpio, que alguns cobram eu; como se, quando magnifico a graça de Deus em perdoar o pecado, avancei essa noção de que devemos fazer o mal, para que o bem (glória de Deus) venha dele: para o qual, e outras oposições maliciosas ao Evangelho, eles estarão sujeitos à justa condenação de Deus “. Veja uma resposta adicional, cap. Romanos 9:19 , etc. Podemos apenas observar que Romanos 3: 8 não está no grego e parece ter sido fornecido incorretamente. O sentido é mais verdadeiro e claramente preenchido assim: E por que você não diz? que se encaixa naturalmente no que se segue: “Por que você não diz, como alguns afirmam que dizemos?” Temos uma maneira elíptica de falar, Apocalipse 22: 9 . ??a µ?, não veja, isto é, “veja não faça isso”. Através da minha mentira, Romanos 3: 7 deve ser entendido como não crente, Romanos 3: 3 e como Isaías 63: 8 . Pois ele disse: certamente eles são meu povo, filhos que não mentirão; isto é, “viole minha aliança por me abandonar com perfeição e cair em desobediência e maldade”. A última cláusula de Romanos 3: 8, cuja condenação é justa, parece manifestamente implicar que existem certas regras que Deus estabeleceu para nós, desobediência à qual, em qualquer circunstância imaginável, é universalmente um mal moral; mesmo que a quantidade de bem que daí advenha a nossos semelhantes seja maior do que a resultante da observância dessas regras; pois, se isso não for permitido, não haverá sombra de força na conclusão do apóstolo. Veja Locke e Doddridge.

Comentário de Scofield

pecador

(Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Pois se a verdade de Deus mais abundou através da minha mentira para a sua glória; por que ainda sou julgado como pecador?

Mas, responda o oponente, se a verdade de Deus abundou – Foi demonstrada mais abundantemente.

Através da minha mentira – Se a minha mentira, ou seja, praticar contrária à verdade, conduz à glória de Deus, fazendo sua verdade brilhar com vantagem superior.

Por que ainda sou julgado como pecador – isso pode ser considerado algum pecado? Deveria eu não fazer o que de outra forma seria mau, para que “muito bem possa vir?” Para isso, o apóstolo não se digna a dar uma resposta direta, mas interrompe o oponente com uma severa reprovação.

Referências Cruzadas

Gênesis 37:8 – Seus irmãos lhe disseram: “Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai governar sobre nós? ” E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito.

Gênesis 37:20 – “É agora! Vamos matá-lo e jogá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus sonhos. “

Gênesis 44:1 – José deu as seguintes ordens ao administrador de sua casa: “Encha as bagagens desses homens com todo o mantimento que puderem carregar e coloque a prata de cada um na boca de sua bagagem.

Gênesis 50:18 – Depois vieram seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: “Aqui estamos. Somos teus escravos! “

Exodo 3:19 – Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force.

Exodo 14:5 – Contaram ao rei do Egito que o povo havia fugido. Então o faraó e os seus conselheiros mudaram de idéia e disseram: “O que foi que fizemos? Deixamos os israelitas saírem e perdemos os nossos escravos! “

Exodo 14:30 – Naquele dia o Senhor salvou Israel das mãos dos egípcios, e os israelitas viram os egípcios mortos na praia.

1 Reis 13:17 – A palavra do Senhor deu-me esta ordem: ‘Não coma pão nem beba água lá, nem volte pelo mesmo caminho por onde você foi’ “.

1 Reis 13:26 – Quando o outro profeta soube disso, exclamou: “É o homem de Deus que desafiou a palavra do Senhor! O Senhor o entregou ao leão, que o feriu e o matou, conforme a palavra do Senhor o tinha advertido”.

2 Reis 8:10 – Eliseu respondeu: “Vá e diga-lhe: ‘Com certeza te recuperarás’, no entanto o Senhor me revelou que de fato ele vai morrer”.

Isaías 10:6 – Eu os envio contra uma nação ímpia, contra um povo que me enfurece, para saqueá-lo e arrancar-lhe os bens, e para pisoteá-lo como a lama das ruas.

Mateus 26:34 – Respondeu Jesus: “Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará”.

Mateus 26:69 – Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: “Você também estava com Jesus, o galileu”.

Atos dos Apóstolos 2:23 – Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos dos Apóstolos 13:27 – O povo de Jerusalém e seus governantes não reconheceram Jesus, mas, ao condená-lo, cumpriram as palavras dos profetas, que são lidas todos os sábados.

Romanos 9:19 – Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *