Estudo de Deuteronômio 10:8 – Comentado e Explicado

Foi nesse mesmo tempo que o Senhor designou a tribo de Levi para levar a arca da aliança do Senhor, para estar na sua presença, servi-lo e abençoar em seu nome, o que ela continua fazendo sempre.
Deuteronômio 10:8

Comentário de Thomas Coke

Ver. 8. Naquela época, o Senhor separou a tribo de Levi naquele tempo significa que não muito tempo depois de Moisés descer do monte pela segunda vez, ver. 5. Calmet supõe que o historiador sagrado insinuaria aqui que a rebelião de Corá ocorrendo em Jotbath (na ocasião em que Deus confirmou o sacerdócio e o ministério à tribo de Levi), é a esse evento que Moisés alude na palavras, naquele momento. Esta frase é freqüentemente usada nas Escrituras com alguma latitude. Ver Gênesis 38: 1 . Moisés menciona neste versículo três funções dos levitas; primeiro, o porte da arca; Números 31: 2 °, Permanecendo diante do Senhor; isto é, mantendo-se sempre prontos para receber ordens para servi-lo ( 1 Reis 17: 1 ; 1 Reis 18:15 . 2 Reis 5:25 .) como assistentes dos sacerdotes e guardiões do tabernáculo. 1 Crônicas 23:28 , & c. Terceiro, bênção em seu nome; pelo qual, provavelmente, é entendida a bênção sacerdotal, que pertencia apenas aos sacerdotes, como filhos de Levi, para entregar à congregação. Veja Números 3: 26-27 . Mas, embora o pronunciamento solene da bênção sobre o povo fosse o ofício peculiar dos sacerdotes, os levitas também estavam preocupados em abençoar e louvar a Deus, 1 Crônicas 16: 4 e, pelo fiel cumprimento de seu ministério, contribuíram para obtendo bênçãos sobre o povo. A bênção, nas Escrituras, às vezes é usada para cantar os louvores a Deus. 1 Crônicas 23:13 . Ver cap. Deuteronômio 23: 8 , & c.

Comentário de John Wesley

Naquele tempo, o SENHOR separou a tribo de Levi, para carregar a arca da aliança do SENHOR, para comparecer perante o SENHOR para ministrar a ele e abençoar em seu nome até o dia de hoje.

Naquela época – Por volta dessa época, quando eu desci do monte, como foi dito, Deuteronômio 10: 5 .

Ficar diante do Senhor – Uma frase usada a respeito dos profetas, 1 Reis 17: 1 ; 18:15, sendo esta a postura dos ministros. Por isso se diz que os anjos permanecem, 2 Crônicas 18:18 ; Lucas 1:19 .

Abençoar – O povo, realizando essas santas ministrações para o povo e dando-lhes essas instruções, às quais a bênção de Deus foi prometida; e isso eles fizeram em nome de Deus, isto é, por ordem e comissão dele.

Comentário de John Calvin

8. Naquela época, o Senhor separou a tribo de Levi. Moisés não observa exatamente a ordem do tempo no capítulo em que essa passagem é feita, uma vez que considerou suficiente reunir aqui e ali o que era necessário para concluir sua exortação geral. O objetivo do recital dessa história era, de fato, que ninguém tentasse derrubar o decreto invioável de Deus em seu orgulho e audácia; e, portanto, para que a dignidade da tribo de Levi não gere inveja, ele testifica que Deus é seu autor. A cláusula, “até hoje”, parece se referir àqueles casos em que Deus manifestou Seu favor para com os levitas, para que nenhuma rivalidade semelhante surgisse daqui em diante. O resto foi exposto em outro lugar.

Referências Cruzadas

Exodo 29:1 – “Assim você os consagrará, para que me sirvam como sacerdotes: separe um novilho e dois cordeiros sem defeito.

Levítico 8:9 – e colocou o turbante na cabeça de Arão com a lâmina de ouro, isto é, a coroa sagrada, na frente do turbante, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Levítico 9:22 – Depois Arão ergueu as mãos em direção ao povo e o abençoou. E, tendo oferecido o sacrifício pelo pecado, o holocausto e o sacrifício de comunhão, desceu.

Números 1:47 – As famílias da tribo de Levi, porém, não foram contadas juntamente com as outras,

Números 3:1 – Esta é a história da descendência de Arão e de Moisés, quando o Senhor falou com Moisés no monte Sinai.

Números 3:31 – Tinham a responsabilidade de cuidar da arca, da mesa, do candelabro, dos altares, dos utensílios do santuário com os quais ministravam, da cortina e de tudo o que estava relacionado com esse serviço.

Números 4:15 – “Quando Arão e os seus filhos terminarem de cobrir os utensílios sagrados e todos os artigos sagrados, e o acampamento estiver pronto para partir, os coatitas virão carregá-los. Mas não tocarão nas coisas sagradas; se o fizerem, morrerão. São esses os utensílios da Tenda do Encontro que os coatitas carregarão.

Números 4:49 – Conforme a ordem do Senhor anunciada por Moisés, a cada um foi designado o seu trabalho e foi dito o que deveria carregar. Assim foram todos contados, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Números 6:23 – “Diga a Arão e aos seus filhos: Assim vocês abençoarão os israelitas:

Números 8:1 – Disse também o Senhor a Moisés:

Números 16:9 – Não lhes é suficiente que o Deus de Israel os tenha separado do restante da comunidade de Israel e os tenha trazido para junto de si a fim de realizarem o trabalho no tabernáculo do Senhor e para estarem preparados para servir a comunidade?

Números 18:1 – O Senhor disse a Arão: “Você, os seus filhos e a família de seu pai serão responsáveis pelas ofensas contra o santuário; você e seus filhos serão responsáveis pelas ofensas cometidas no exercício do sacerdócio.

Deuteronômio 18:5 – pois, de todas as tribos, o Senhor, o seu Deus, escolheu os levitas e os seus descendentes para estarem na presença do Senhor, e para ministrarem sempre em seu nome.

Deuteronômio 21:5 – Depois, os sacerdotes, descendentes de Levi, se aproximarão, pois o Senhor, o seu Deus, os escolheu para ministrarem e para pronunciarem bênçãos em nome do Senhor e resolverem todos os casos de litígio e de violência.

1 Reis 8:3 – Quando todas as autoridades de Israel chegaram, os sacerdotes pegaram

1 Reis 8:6 – Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor para o seu lugar no santuário interno do templo, no Lugar Santíssimo, e a colocaram debaixo das asas dos querubins.

1 Crônicas 15:12 – lhes disse: “Vocês são os chefes das famílias levitas; vocês e seus companheiros levitas deverão consagrar-se e levar a arca do Senhor, o Deus de Israel, para o local que preparei para ela.

1 Crônicas 15:26 – Como Deus havia poupado os levitas que carregavam a arca da aliança do Senhor, sete novilhos e sete carneiros foram sacrificados.

1 Crônicas 23:26 – os levitas não mais precisam carregar o tabernáculo nem os utensílios usados em seu serviço”.

2 Crônicas 5:4 – Quando todas as autoridades de Israel chegaram, os levitas pegaram a arca

2 Crônicas 29:11 – Meus filhos, não sejam negligentes agora, pois o Senhor os escolheu para estarem diante dele e o servirem, para ministrarem perante ele e queimarem incenso”.

2 Crônicas 30:27 – Os sacerdotes e os levitas levantaram-se para abençoar o povo, e Deus os ouviu; a oração deles chegou aos céus, sua santa habitação.

Salmos 134:2 – Levantem as mãos na direção do santuário e bendigam ao Senhor!

Salmos 135:2 – vocês, que servem na casa do Senhor, nos pátios da casa de nosso Deus.

Jeremias 15:19 – Assim respondeu o Senhor: “Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-voz. Deixe esse povo voltar-se para você, mas não se volte para eles.

Ezequiel 44:11 – Poderão servir no meu santuário, como encarregados das portas do templo e servindo nele; poderão matar os animais dos holocaustos e outros sacrifícios em lugar do povo e colocar-se diante do povo e servi-lo.

Ezequiel 44:15 – ” ‘Contudo, os sacerdotes levitas e descendentes de Zadoque e que fielmente executaram os deveres do meu santuário quando os israelitas se desviaram de mim, se aproximarão para ministrar diante de mim; eles ficarão diante de mim para oferecer sacrifícios de gordura e de sangue, palavra do Soberano Senhor.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 12:7 – Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;

2 Coríntios 6:17 – Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”

Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *