Estudo de 2 Coríntios 6:17 – Comentado e Explicado

Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor. Não toqueis no que é impuro, e vos receberei.
2 Coríntios 6:17

Comentário de Albert Barnes

Portanto – Desde que você é um povo especial. Desde que Deus, o santo e abençoado Deus, habita com você e entre você.

Sair dentre eles – Ou seja, dentre idólatras e incrédulos; de um mundo frívolo e cruel. Essas palavras são tiradas, com uma ligeira mudança, de Isaías 3:11 . Eles são aplicados aos judeus na Babilônia e são um chamado solene que Deus faz com que deixem o local de seu exílio, saiam dentre os idólatras daquela cidade e retornem à sua própria terra; veja minha nota naquele lugar. Babilônia, nas Escrituras, é o emblema do que é orgulhoso, arrogante, perverso e oposto a Deus; e Paulo, portanto, aplica as palavras aqui com grande beleza e força para ilustrar o dever dos cristãos em se separarem de um mundo vaidoso, idólatra e perverso.

E sê separado – Separe do mundo, e de todas as suas influências corruptas.

Diz o Senhor – ver Isaías 3:11 . Paulo não usa essa linguagem como se tivesse referência original aos cristãos, mas a aplica como contendo um princípio importante aplicável ao caso que ele estava considerando, ou como uma linguagem que expressaria adequadamente a idéia que ele desejava transmitir. A linguagem do Antigo Testamento é freqüentemente usada dessa maneira pelos escritores do Novo.

E não toque na coisa impura – Em Isaías, “não toque na coisa impura”; isto é, eles deveriam ser puros e não ter conexão com a idolatria em nenhuma de suas formas. Portanto, os cristãos deveriam evitar todo contato profano com um mundo vaidoso e poluído. O sentido é: “Não tenha nenhuma conexão estreita com um idólatra ou uma pessoa profana. Seja puro; e sente que você pertence a uma comunidade que está sob suas próprias leis e que deve ser distinguida em pureza moral de todo o resto do mundo. ”

E eu vou te receber – Ou seja, eu vou te receber e reconhecer como meus amigos e meus filhos adotivos. Isso não poderia ser feito até que fossem separados de um mundo idólatra e perverso. O fato de serem recebidos por Deus e reconhecidos como filhos dele dependia de sua saída do mundo. Essas palavras com os versículos a seguir, embora usadas evidentemente de alguma forma na forma de uma citação, ainda não podem ser encontradas em nenhum lugar do Antigo Testamento. Em 2 Samuel 7:14 , Deus diz sobre Salomão: “Eu serei seu Pai e ele será meu filho. ” Em Jeremias 31: 9 , Deus diz: “Porque eu sou pai de Israel, e Efraim é o meu primogênito.” É provável que Paulo tivesse tais passagens nos olhos, mas sem dúvida ele planejou antes expressar o sentido geral das promessas do Antigo Testamento do que citar qualquer passagem. Ou por que não devemos considerar aqui aqui que Paulo fala diretamente como um homem inspirado, e que faz uma promessa que primeiro é imediatamente comunicada imediatamente pelo Senhor? Paulo foi inspirado, assim como os profetas; e pode ser que ele quisesse comunicar uma promessa diretamente de Deus. Grotius supõe que não foi tirado de nenhum lugar em particular no Antigo Testamento, mas fazia parte de um hino usado entre os hebreus.

Comentário de E.W. Bullinger

de entre = fora de (grego. ek. App-104.) o meio de.

Senhor . App-98. uma. Citado em Isaías 52:11 .

o = an, ou seja, qualquer.

receber . Grego. eisdeclomai. Só aqui.

Comentário de John Calvin

17. Portanto saí do meio deles. Essa exortação é tirada de Isaías 52:11 , onde o Profeta, ao prever a libertação, discursa longamente aos sacerdotes nesses termos. Pois ele faz uso de uma circuncisão para descrever os sacerdotes, quando diz: Vós que carregam os vasos do Senhor, na medida em que eles tinham o cargo dos vasos, por meio dos quais os sacrifícios e outras partes do culto divino eram realizada. Não há dúvida de que seu objetivo é adverti-los, que, embora desejem ansiosamente aparecer, (621) eles devem estar atentos a qualquer contaminação das muitas poluições com as quais o país (622) foi invadido. Ora, isso não é menos aplicável a nós do que aos levitas antigos, pois se é necessária tanta pureza por parte dos guardiões dos navios, quanto mais nos próprios vasos ! (623) Agora todos os nossos membros são vasos, separados para a adoração espiritual de Deus; nós também somos um sacerdócio real. ( 1 Pedro 2: 9. ) Portanto, como somos redimidos pela graça de Deus, é conveniente que nos mantenham imaculados em relação a toda impureza, para que não poluamos o santuário de Deus. Como, no entanto, enquanto permanecemos neste mundo, somos redimidos e resgatados das poluições do mundo; portanto, não devemos deixar a vida com a visão de nos afastarmos de toda a impureza, mas devemos simplesmente evitar toda a participação. A soma é essa. “Se, com uma verdadeira afeição do coração, visamos o benefício da redenção, devemos ter cuidado com a contaminação de qualquer contaminação por suas poluições.”

Comentário de Adam Clarke

Por que sair do meio deles – Não está claro, a partir deste e do versículo seguinte, que Deus seria o Deus deles somente por considerá-lo assim, e que isso dependesse de estarem separados das obras e obreiros da iniqüidade? pois Deus não poderia habitar neles se eles concordassem com Belial, uma porção com infiéis; etc. Aqueles que terão as promessas de Deus cumpridas devem estar sob as condições dessas promessas: se não estiverem separadas – se tocarem no imundo, Deus não as receberá; e, portanto, não serão o seu Deus, nem serão o seu povo.

Comentário de John Wesley

Portanto saí do meio deles, e fiquem separados, diz o Senhor, e não tocem no imundo; e eu vou te receber,

Não toque na pessoa impura – mantenha-se a uma distância máxima dela.

E eu vou recebê-lo – Em minha casa e família. Isaías 52:11 ; Sofonias 3: 19,20 .

Referências Cruzadas

Números 16:21 – “Afastem-se dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente”.

Números 16:26 – Ele advertiu a comunidade: “Afastem-se das tendas desses ímpios! Não toquem em nada do que pertence a eles, senão vocês serão eliminados por causa dos pecados deles”.

Números 16:45 – “Saia do meio dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente”. Mas eles se prostraram, rosto em terra;

Esdras 6:21 – Assim os israelitas, que tinham voltado do exílio, comeram do cordeiro, juntamente com todos que se haviam separado das práticas impuras de seus vizinhos gentios, a fim de buscarem o Senhor, o Deus de Israel.

Esdras 10:11 – Agora confessem ao Senhor, o Deus dos seus antepassados, e façam a vontade dele. Separem-se dos povos vizinhos e das suas mulheres estrangeiras”.

Salmos 1:1 – Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Provérbios 9:6 – Deixem a insensatez, e vocês terão vida; andem pelo caminho do entendimento.

Isaías 52:11 – Afastem-se, afastem-se, saiam daqui! Não toquem em coisas impuras! Saiam dela e sejam puros, vocês, que transportam os utensílios do Senhor.

Jeremias 51:6 – “Fujam da Babilônia! Cada um por si! Não sejam destruídos por causa da iniqüidade dela. É hora da vingança do Senhor; ele pagará a ela o que ela merece.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

Atos dos Apóstolos 2:40 – Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida! “

Romanos 15:7 – Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Apocalipse 18:4 – Então ouvi outra voz do céu que dizia: “Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *