Estudo de Apocalipse 18:4 – Comentado e Explicado

Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas,
Apocalipse 18:4

Comentário de Albert Barnes

E ouvi outra voz do céu – Ele não diz se essa era a voz de um anjo, mas a ideia parece ser que é a voz de Deus.

Saia dela, meu povo – As razões para isso, como afirmado imediatamente, são duas:

(a) que eles podem não participar de seus pecados; e,

(b) que eles podem não estar envolvidos na ruína que viria sobre ela.

A linguagem parece derivar de passagens do Antigo Testamento como as seguintes: “ Saí da Babilônia, fuja dos caldeus, com uma voz de canto”, Isaías 48:20 . “Foge do meio da Babilônia, e liberte cada um a sua alma; não sejas exterminado na sua iniqüidade ” Jeremias 51: 6 . “Meu povo, saí do meio dela e livrai cada um a sua alma da ira feroz do Senhor”, Jeremias 51:45 . Compare Jeremias 50: 8 .

Que não sejas participante dos seus pecados – Para o significado desta expressão, veja as notas em 1 Timóteo 5:22 . Está implícito aqui que, permanecendo na Babilônia, eles emprestariam sua sanção aos pecados por sua presença e, com toda probabilidade, seriam contaminados pela influência ao seu redor. Esta é uma verdade universal em relação à iniqüidade, e, portanto, é dever daqueles que seriam puros sair do mundo e separar-se de todas as associações do mal.

E para que não recebestes as pragas dela – Do castigo que viria sobre ela – como certamente devem fazer se permanecerem nela. O julgamento de Deus que viria sobre a cidade culpada não faria discriminação entre aqueles que foram encontrados lá; e se eles escapassem desses problemas, deveriam escapar dela. Conforme aplicável à Roma papal, em vista de sua ruína iminente, isso significa:

(a) que nela pudesse encontrar alguns que eram o verdadeiro povo de Deus;

(b) que era seu dever separar-se totalmente dela – uma ordem que não apenas justificaria a Reforma, mas que teria continuado mais em comunhão com o papado, quando sua maldade era plenamente vista, um ato de culpa diante de si. Deus;

(c) que aqueles que permanecem em tal comunhão não podem deixar de ser considerados como participantes de seu pecado; e,

(d) que, se permanecerem, devem esperar estar envolvidos nas calamidades que virão sobre ela. Nunca houve um dever mais claro do que o de retirar-se da Roma papal; nunca houve nenhum ato assistido com conseqüências mais felizes do que aquele pelo qual o mundo protestante se separou para sempre dos pecados e das pragas do papado.

Comentário de Joseph Benson

Apocalipse 18: 4-6 . E ouvi outra voz do céu – Provavelmente a voz de Cristo, graciosamente alertando seu povo sobre o perigo de serem infectados pelas corrupções predominantes na mística Babilônia e, em conseqüência disso, de estarem envolvidos em sua ruína; dizendo: Saia dela, meu povo – abandone imediatamente a comunhão de uma igreja tão corrupta; para que não sejas participante dos pecados dela – o que certamente sereis se não se separares dela; e que não recebas as pragas dela – Que não participes da culpa que vos tornaria responsável por todas as pragas e julgamentos com os quais ela certamente será punida. Mas, como observa o bispo Newton, “havia tal necessidade de abandonar a Igreja de Roma nos dias de Alaric ou Totilas, antes que ela degenerasse novamente em idolatria? Ou então, quais eram seus crimes notórios, que mereciam uma punição exemplar, a menos que Rome Christian sofresse pelos pecados dos pagãos de Roma? Que providência notável foi que este livro do Apocalipse foi impresso no meio da Espanha, na Grande Bíblia Poliglota, antes da Reforma! Além disso, quão mais fácil foi para os papistas rejeitarem o livro inteiro do que fugir dessas partes impressionantes dele! Por seus pecados terem chegado ao céu – Quando os pecados estão maduros para o julgamento, diz-se que eles alcançam o céu ou se levantam diante da face de Jeová. Por isso, falam os anjos que foram enviados para punir os pecados de Sodoma, Gênesis 19:13 : Destruiremos este lugar, porque o clamor deles se engrandece diante da face do Senhor. Assim Deus disse a Jonas: Clama contra Nínive, porque a maldade deles se levantou diante de mim; e São Tiago usa uma expressão semelhante a respeito dos opressores: Os gritos daqueles que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor de Sabaoth. Parece ser uma alusão elegante aos métodos de justiça nos tribunais humanos, quando os criminosos são realmente processados ??e seus crimes são trazidos à luz perante o tribunal de julgamento. Recompense-a – Deus fala aos carrascos de sua vingança; assim como ela recompensou – Outros, em particular os santos de Deus; e dobrar para dobrar – Isso, de acordo com o idioma hebraico, implica apenas uma retaliação completa; de acordo com suas obras – Os ferimentos e males com que ela oprimiu os fiéis servos de Deus. No copo que ela encheu, encha-a em dobro – sofra o que quer que as leis da justiça tenham punido com tais grandes ofensas. Pelas leis do governo judaico, algumas ofensas foram punidas por retaliação ou infligindo ao ofensor aquele mal que ele havia feito de maneira prejudicial ao seu vizinho. Portanto, foi promulgada pela lei judaica que a vida deveria ser dada por toda a vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, Êxodo 21:23 , etc. Em outros casos de danos, foi promulgado que o infrator deveria pagar o dobro dos danos. Assim, no caso de roubo, a lei exigia que o ladrão restaurasse o dobro ( Êxodo 22: 4 ), sendo justo que o ladrão sofresse por sua ofensa, além de restabelecer completamente o dano que havia causado. Em alusão a essas leis do governo judaico, a justiça divina é representada como punindo Roma por sua idolatria e perseguição, infligindo a ela, como ofensora, dores e penalidades como as leis da equidade direta, onde os ferimentos são altamente criminosos.

Comentário de E.W. Bullinger

outro. App-124.

Venha = Venha.

Meu povo. Veja Jeremias 50: 4-9 e compare Isaías 10:20 , Isaías 10:24 .

isso = para que isso. Grego. hina.

pecados. App-128.

pragas. Grego. plege. Veja Apocalipse 13: 3 (ferida) e App-197.

Comentário de Adam Clarke

Saia dela, meu povo – Essas palavras parecem ter sido tiradas de Isaías 48:20 ; Jeremias 1: 8 ; Jeremias 51: 6 , Jeremias 51:45 . O poeta Mantuanus expressa bem esse pensamento:

Vivere qui sancte cupitis, discelite; Romae

Omnia quum liceant, non licet esse bonum.

“Vocês que desejam viver uma vida divina, partam; pois, embora todas as coisas sejam lícitas em Roma, ser divino é ilegal.

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

E ouvi outra voz do céu, dizendo: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

E ouvi outra voz : de Cristo, cujo povo, secretamente espalhado até ali, é avisado de que ela se aproxima da destruição.

Que não sejas participante dos pecados dela – Ou seja, dos frutos deles. Que providência notável foi que a Revelação foi impressa no meio da Espanha, na grande Bíblia Poliglota, antes da Reforma! De outro modo, quanto mais fácil foi para os papistas rejeitarem o livro inteiro, do que evitar essas partes impressionantes dele?

Referências Cruzadas

Gênesis 19:12 – Os dois homens perguntaram a Ló: “Você tem mais alguém na cidade — genros, filhos ou filhas, ou qualquer outro parente? Tire-os daqui,

Números 16:26 – Ele advertiu a comunidade: “Afastem-se das tendas desses ímpios! Não toquem em nada do que pertence a eles, senão vocês serão eliminados por causa dos pecados deles”.

Salmos 50:18 – Você vê um ladrão, e já se torna seu cúmplice, e com adúlteros se mistura.

Isaías 48:20 – Deixem a Babilônia, fujam do meio dos babilônios! Anunciem isso com gritos de alegria e o proclamem. Enviem-no aos confins da terra; digam: “O Senhor resgatou seu servo Jacó”.

Isaías 52:11 – Afastem-se, afastem-se, saiam daqui! Não toquem em coisas impuras! Saiam dela e sejam puros, vocês, que transportam os utensílios do Senhor.

Jeremias 50:8 – “Fujam da Babilônia; saiam da terra dos babilônios e sejam como os bodes que lideram o rebanho.

Jeremias 51:6 – “Fujam da Babilônia! Cada um por si! Não sejam destruídos por causa da iniqüidade dela. É hora da vingança do Senhor; ele pagará a ela o que ela merece.

Jeremias 51:45 – “Saia dela, meu povo! Cada um salve a sua própria vida, da ardente ira do Senhor.

Jeremias 51:50 – Vocês que escaparam da espada, saiam! Não permaneçam! Lembrem-se do Senhor numa terra distante, e pensem em Jerusalém.

Mateus 23:30 – E dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no derramamento do sangue dos profetas’.

Mateus 24:15 – “Assim, quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no lugar santo — quem lê, entenda —

2 Coríntios 6:17 – Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”

1 Timóteo 5:22 – Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.

2 João 1:11 – Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *