Estudo de 2 Timóteo 2:21 – Comentado e Explicado

Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas doutrinas, será um utensílio nobre, santificado, útil ao seu possuidor, preparado para todo uso benéfico.
2 Timóteo 2:21

Comentário de Albert Barnes

Se um homem, portanto, se purificar disso, será um vaso para honra – se um homem “se purificar” ou “se purificar”; compare as notas em João 15: 2 . A palavra “estes” refere-se, aqui, às pessoas representadas pelos vasos de madeira e de terra – os vasos feitos para desonrar, como mencionado no versículo anterior 2 Timóteo 2:20 . A idéia é que, se alguém se preservasse da influência corrupta de tais homens, seria preparado para ser um vaso de honra ou para ser empregado no serviço mais útil e honroso na causa de seu mestre. Na palavra “vaso”, veja as notas em Atos 9:15 .

E encontre-se para o uso do mestre – Adequado para ser empregado pelo Senhor Jesus na promoção de seu trabalho na Terra.

Comentário de E.W. Bullinger

purgar = purgar completamente. Ekkathairo grego . Veja 1 Coríntios 5: 7 ,

até . App-104.

meet = útil ou rentável. Grego. euchrestos, Somente aqui, 2 Timóteo 4:11 . Filipenses 1:11 .

Mestre “s . App-98.

Comentário de John Calvin

21 Se alguém se purificar deles. Se os réprobos são “vasos para desonra”, eles têm essa desonra confinada a si mesmos, mas não desfiguram a casa, nem causam desgraça na cabeça da família, que, enquanto ele possui uma variedade de artigos de mobiliário, apropria-se de cada embarcação ao seu uso adequado. Mas vamos aprender, pelo exemplo deles, a aplicá-los a usos melhores e mais dignos; pois nos réprobos, como nos espelhos, percebemos quão detestável é a condição do homem, se ele não promove sinceramente a glória de Deus. Tais exemplos, portanto, nos proporcionam um bom terreno para a exortação nos dedicar a uma vida santa e sem culpa.

Há muitos que aplicam mal essa passagem, para provar que o que Paulo em outros lugares ( Romanos 9:16 ) declara pertencer “a Deus que manifesta misericórdia” está realmente dentro do poder de “quem quer e quem corre”. Isso é extremamente frívolo; pois Paulo não discute aqui sobre a eleição dos homens, a fim de mostrar qual é a causa disso, como ele faz no nono capítulo da Epístola aos Romanos ( Romanos 9: 0 ); mas apenas significa que somos diferentes dos homens maus, a quem percebemos ter nascido para a perdição deles. Consequentemente, é tolice extrair uma inferência dessas palavras, sobre a questão de saber se está no poder de um homem se colocar no número dos filhos de Deus e ser o autor de sua própria adoção. Essa não é a questão atual. Que este breve aviso seja suficiente contra aqueles que pedem a um homem que se predestine; como se Paulo ordenasse aos homens que fizessem o que deveriam ter feito antes de nascerem, e mesmo antes que as fundações do mundo fossem lançadas.

Outros, que inferem dessas palavras que o livre-arbítrio é suficiente para preparar um homem, para que ele possa estar apto e qualificado para obedecer a Deus, não parece à primeira vista tão absurdo quanto o anterior, mas não há solidez no que eles avançam. O apóstolo ordena que os homens que desejam consagrar-se ao Senhor se purifiquem da poluição dos homens maus; e através das Escrituras Deus dá a mesma ordem; pois não encontramos nada aqui além do que vimos em muitas passagens dos escritos de Paulo, e especialmente na Segunda Epístola aos Coríntios,

“Sede limpos, que carregais os vasos do Senhor.” (178)

Além de toda controvérsia, somos chamados à santidade. Mas a questão sobre o chamado e o dever dos cristãos é totalmente diferente da questão sobre seu poder ou capacidade. Não negamos que seja exigido dos crentes que eles se purifiquem; mas em outros lugares o Senhor declara que esse é o dever deles, enquanto Ezequiel promete que ele enviará

“Águas limpas, para que sejamos purificados”. ( Ezequiel 36:25 .)

Portanto, devemos suplicar ao Senhor que nos purifique, em vez de tentar em vão a nossa força neste assunto sem a sua ajuda.

Um navio santificado por meios de honra , separado para propósitos honrosos e magníficos. Da mesma maneira, o que é útil para o chefe da família é colocado no que é aplicado a propósitos agradáveis. Depois, ele explica a metáfora, quando acrescenta, que devemos estar preparados para todo bom trabalho. Afastado da linguagem selvagem dos fanáticos, “contribuirei para a glória de Deus, como Faraó; pois não é tudo um, desde que Deus seja glorificado? ” Pois aqui Deus declara explicitamente de que maneira ele deseja que o sirvamos, isto é, por uma vida religiosa e santa.

Comentário de Adam Clarke

Se um homem, portanto, se purificar destes – Aquele que segue seus caminhos e suas doutrinas, e anda com Deus, se separará, não apenas de toda doutrina falsa, mas de todos os homens iníquos, e assim será santificado e adequado a eles. ser empregado pelo Mestre em toda boa palavra e obra. O apóstolo não fez a aplicação desses diferentes símiles, e é muito difícil dizer o que ele quer dizer.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 2:21 . Portanto, se um homem se purga deles, etc. – O significado parece ser que Timóteo e outros cristãos deviam cuidadosamente evitar as falhas dos judaizantes, mantendo-se puros e limpos de suas doutrinas e práticas corruptas e esforçando-se para promover o verdadeiro evangelho de Cristo; e então, em vez de serem vasos meramente úteis em alguma capacidade, seriam vasos de honra, adequados para o uso do mestre da família, a maior e mais honorável pessoa ali. Deus é o grande mestre desta grande casa, 2 Timóteo 2:20, e os homens bons são como os vasos consagrados no templo, adequados para seu uso e serviço.

Comentário de John Wesley

Se um homem, portanto, se purificar disso, será um vaso para honra, santificado e reunido para o uso do mestre, e preparado para toda boa obra.

Se um homem se purificar destes – Vasos de desonra, para não ter comunhão com eles.

Referências Cruzadas

Salmos 119:9 – Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.

Isaías 1:25 – Voltarei minha mão contra você; tirarei toda a sua escória e removerei todas as suas impurezas.

Isaías 52:11 – Afastem-se, afastem-se, saiam daqui! Não toquem em coisas impuras! Saiam dela e sejam puros, vocês, que transportam os utensílios do Senhor.

Jeremias 15:19 – Assim respondeu o Senhor: “Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-voz. Deixe esse povo voltar-se para você, mas não se volte para eles.

Malaquias 3:3 – Ele se sentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

1 Coríntios 5:7 – Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

2 Timóteo 2:20 – Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos.

2 Timóteo 3:17 – para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Tito 3:1 – Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom,

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Tito 3:14 – Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *