Estudo de Colossenses 1:12 – Comentado e Explicado

Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz.
Colossenses 1:12

Comentário de Albert Barnes

Dando graças ao Pai – Este é outro modo pelo qual podemos “andar dignos do Senhor a todos os agradáveis” Colossenses 1:10 ; ou seja, prestando agradecimentos adequados a Deus por sua misericórdia. O ponto particular que o apóstolo aqui diz exigir ação de graças era que eles haviam sido chamados do reino das trevas para o reino da luz. Isso havia sido feito pela misericórdia especial do Pai, que havia fornecido o plano de salvação e havia enviado seu Filho para resgatá-los. A conexão mostra que a palavra “Pai” refere-se, neste lugar, não a Deus como o Pai de suas criaturas, mas ao Pai como distinto do Filho. É o “Pai” que nos traduziu para o reino do “Filho”. Nossos agradecimentos especiais são devidos ao “Pai” nisto, pois ele é representado como o grande Autor de todo o plano de salvação – como aquele que enviou seu Filho para nos redimir.

Quem nos fez conhecer – A palavra usada aqui – ??a??? hikanoo – significa apropriadamente tornar suficiente, a partir de ??a??? hikanos – suficiente, abundante, muito. A palavra transmite a idéia de ter suficiente ou suficiente para realizar qualquer coisa; veja explicado nas notas em 2 Coríntios 3: 6 . O verbo não é usado em nenhum outro lugar no Novo Testamento. Em seu uso aqui, parece estar implícita a idéia de conferir o privilégio ou a capacidade de sermos assim participantes do reino, e a idéia de nos tornar próprios para ele. O sentido é que ele nos conferiu graça suficiente para tornar apropriado que participássemos das bênçãos de seu reino. Em relação a essa “adequação” ou “satisfação” para esse reino, podemos observar:

(1) que isso não significa que somos tornados adequados por nossos próprios méritos, ou por qualquer coisa que tenhamos feito; pois é expressamente dito que é Deus quem assim nos fez “nos encontrarmos” por isso. Ninguém, por seus próprios méritos, se preparou para o céu. Suas boas obras não podem ser equivalentes às recompensas eternas do céu; nem é o coração quando não renovado, mesmo no melhor estado, adequado para a sociedade e os empregos do céu. Não existe adaptação de tal coração, por mais amável e refinado que seja, às alegrias espirituais puras do mundo superior. Essas alegrias são as alegrias da religião, do amor de Deus, do prazer na santidade; e o coração não renovado nunca pode ser preparado para entrar nessas alegrias. Ainda.

(2) existe uma aptidão ou convivência que os cristãos possuem para o céu. Consiste em duas coisas. Primeiro, por terem cumprido as condições em que Deus promete o céu, de modo que, embora não tenham mérito em si mesmos e não se adequem a suas próprias obras, eles têm aquela simpatia que resulta do cumprimento dos termos de favor. Eles realmente se arrependeram de seus pecados e creram no Redentor; e eles estão, portanto, no estado de espírito adequado para receber a misericórdia de Deus; pois, de acordo com os termos da misericórdia, existe a conveniência de que o perdão seja concedido ao penitente e a paz ao crente. Uma criança que está verdadeiramente de coração partido por uma falta, está em um estado mental adequado para ser perdoada; uma criança orgulhosa, obstinada e rebelde, não é. Em segundo lugar, há, de fato, uma aptidão no cristão para a participação da herança dos santos na luz. Ele tem um estado de sentimento que é adaptado a isso. Há uma congruência entre seus sentimentos e o céu – um estado de espírito que só pode ser satisfeito com o céu. Ele tem em seu coração substancialmente os mesmos princípios que reinam no céu; e ele é adequado para encontrar a felicidade apenas nos mesmos objetos em que os habitantes do céu amam; Ele ama o mesmo Deus e Salvador; tem prazer nas mesmas verdades; prefere, como eles, santidade ao pecado; e, como os habitantes do céu, ele escolheria buscar seu prazer na vida santa, e não nos caminhos da vaidade. Suas preferências estão todas do lado da santidade e da virtude; e, com tais preferências, ele está preparado para os prazeres do céu. Em caráter, visões, sentimentos e preferências, portanto, o cristão é adequado para participar dos empregos e alegrias dos santos na luz.

Ser participante da herança – Os privilégios da religião são frequentemente representados como uma herança, ou uma herança; veja as notas em Romanos 8:17 .

Dos santos na luz – Chamado em Colossenses 1:13 , “o reino de seu querido Filho”. Este é um reino de luz, em oposição ao reino das trevas em que estavam anteriormente. No Oriente, e particularmente na Pérsia, prevaleceu cedo a crença de que havia dois grandes reinos no universo – o da luz e o das trevas. Encontramos traços dessa opinião nas Escrituras, onde o reino de Deus é chamado de “luz” e o de Satanás é chamado de “trevas”. Essas são, é claro, expressões figurativas; mas eles levam verdade importante. A luz, nas Escrituras, é o emblema da santidade, conhecimento, felicidade; e tudo isso é encontrado no reino sobre o qual Deus preside e dos quais os cristãos são herdeiros. Consequentemente, encontramos a palavra “luz” freqüentemente usada para descrever esse reino. Assim, é dito de Deus, que preside a ela, que ele “é luz, e nele não há trevas”, 1 João 1: 5 ; de Cristo, que ele é “a luz do homem”, João 1: 4 ; que ele é “a verdadeira luz”, João 1: 9 ; que ele é “a luz do mundo”, João 8:12 ; compare João 12:35 ; Lucas 2:32 . Os anjos desse reino são “anjos da luz”, 2 Coríntios 11:14 . Aqueles que compõem esse reino na terra são “os filhos da luz”, Lucas 16: 8 ; 1 Tessalonicenses 5: 5 . E todas as descrições desse reino no céu o representam cheio de luz e glória, Isaías 60:19 ; Apocalipse 21:23 ; Apocalipse 22: 5 .

Comentário de E.W. Bullinger

Tem. Omitir.

feito, & c. Ver 2 Coríntios 3: 6 .

ser participantes = para (App-104.) o compartilhamento.

herança = lote. Grego. kleros.

luz = a luz. App-130.

Comentário de John Calvin

12. Agradecendo. Mais uma vez, ele volta ao dia de ação de graças, para aproveitar esta oportunidade de enumerar as bênçãos que lhes foram conferidas por meio de Cristo, e assim entra em um completo delineamento de Cristo. Pois este era o único remédio para fortalecer os colossenses contra todas as armadilhas, pelas quais os falsos apóstolos se empenhavam em prendê-los – para entender com precisão o que Cristo era. Pois como é que somos carregados com tantas doutrinas estranhas ( Hebreus 13: 9 ), mas porque a excelência de Cristo não é percebida por nós? Somente Cristo faz com que todas as outras coisas subitamente desapareçam. Portanto, não há nada que Satanás se esforce para realizar, a ponto de provocar névoas com a visão de obscurecer a Cristo, porque ele sabe que, dessa maneira, está aberto o caminho para todo tipo de falsidade. Este, portanto, é o único meio de reter, além de restaurar a doutrina pura – colocar Cristo diante da visão como ele é com todas as suas bênçãos, para que sua excelência seja verdadeiramente percebida.

A questão aqui não é sobre o nome. Os papistas em comum conosco reconhecem o mesmo Cristo; entretanto, entretanto, quão grande é a diferença entre nós e eles, na medida em que eles, depois de confessarem que Cristo é o Filho de Deus, transferem sua excelência para os outros e a dispersam de um lado para outro, deixando-o quase vazio , (292) ou pelo menos roubar-lhe grande parte de sua glória, para que ele seja chamado, é verdade, por eles, o Filho de Deus, mas, no entanto, ele não é como o Pai designado para o qual deveria ser. nos. Se, no entanto, os papistas abraçassem cordialmente o que está contido neste capítulo, em breve estaríamos perfeitamente de acordo, mas todo o papado cairia no chão, pois ele não pode resistir à ignorância de Cristo. Sem dúvida, isso será reconhecido por qualquer um que considerar apenas o artigo principal (293) deste primeiro capítulo; pois seu grande objetivo aqui é que possamos saber que Cristo é o começo, o meio e o fim – que é dele que todas as coisas devem ser buscadas – que nada é, ou pode ser encontrado, separado dele. Agora, portanto, permita que os leitores observem com atenção e atenção em que cores Paulo nos descreve Cristo.

Quem nos fez conhecer. Ele ainda está falando do Pai , porque ele é o começo, e causa eficiente (como eles falam) de nossa salvação. Como o termo Deus é mais distintamente expressivo de majestade, o termo Pai transmite a ideia de clemência e disposição benevolente. Torna-nos contemplar ambos, existindo em Deus, para que sua majestade possa nos inspirar com medo e reverência, e que seu amor paternal possa garantir nossa total confiança. Portanto, não é sem razão que Paulo juntou essas duas coisas, se, afinal, você prefere a tradução que o velho intérprete seguiu e que concorda com alguns manuscritos gregos muito antigos. (294) Ao mesmo tempo, não haverá inconsistência em dizer que ele se contenta com o termo único, Pai. Além disso, como é necessário que sua graça incomparável seja expressa pelo termo Pai , também não é menos necessário que, pelo termo Deus , desperte a admiração de tanta bondade, que ele, que é Deus , condescendeu até agora. (295)

Mas por que bondade ele dá graças a Deus? Por ele ter feito ele e outros se encontrarem para participar da herança dos santos. Pois nascemos filhos da ira, exilados do reino de Deus. É a adoção de Deus que sozinha nos faz conhecer . Agora, a adoção depende de uma eleição imerecida. O Espírito da regeneração é o selo da adoção. Ele acrescenta, à luz, que pode haver um contraste – em oposição às trevas do reino de Satanás. (296)

Comentário de Adam Clarke

Dando graças ao Pai – Sabendo que você não tem nada além do que recebeu de sua mera misericórdia, e que, em termos de mérito, jamais poderá reivindicar nada dele.

O que nos fez conhecer – Who?a??sa?t? · Quem nos qualificou como participantes, etc. Em vez de ??a??sa?t? , alguns MSS. e versões têm ?a?esa?t? , chamado; e B (o Codex Vaticanus) tem ambas as leituras. Agradecer ao Pai, que nos chamou e nos qualificou como participantes.

Da herança – ??? t?? µe??da t?? ?????? . Uma clara alusão à divisão da terra prometida por sorteio entre as diferentes famílias das doze tribos israelitas. O ?????? era o lote ou herança pertencente à tribo; o µe??? era a parte daquele lote que pertencia a cada família daquela tribo. Esse era um tipo do reino de Deus, no qual porções de bênção eterna são dispensadas aos genuínos israelitas; para aqueles que têm a circuncisão do coração pelo Espírito, cujo louvor é de Deus, e não do homem.

Dos santos na luz – A luz, nos escritos sagrados, é usada para expressar conhecimento, felicidade, pureza, conforto e alegria do tipo mais substancial; aqui é colocado para apontar o estado de glória à direita de Deus. Como no Egito, enquanto os juízos de Deus estavam sobre a terra, havia uma escuridão que podia ser sentida, mas todos os israelitas tinham luz em suas habitações; Assim, neste mundo, enquanto as trevas e as misérias ocasionadas pelo pecado permanecem, os discípulos de Cristo são leves no Senhor, andam como filhos da luz e do dia, não têm neles nenhuma ocasião de tropeço e estão a caminho de a luz inefável à direita de Deus. Alguns pensam que há uma alusão aqui aos mistérios eleusinianos, celebrados em cavernas profundas e trevas em homenagem a Ceres; mas eu já, nas notas da Epístola aos Efésios, expressei minhas dúvidas de que o apóstolo já havia condescendido em usar esse símile. A fraseologia do texto é frequente em várias partes dos escritos sagrados, onde é mais óbvio que essa alusão não poderia ser pretendida.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1:12 . Nos fez nos encontrar para ser participantes; As palavras traduzidas, participantes da herança, significam literalmente, a proporção de uma herança, que cai muito para cada um daqueles entre os quais está dividida; aludindo, como é suposto, à maneira pela qual a terra de Canaã foi dividida entre as tribos. Pode ser traduzido: quem nos tornou aptos a participar da herança dos santos na luz; – uma expressão que alguns entendem como se referindo ao brilho do corpo glorificado dos santos: que serão vestidos após a ressurreição com uma visível glória lúcida, semelhante à da Shechiná.

Comentário de John Wesley

Agradecendo ao Pai, que nos fez encontrar para sermos participantes da herança dos santos na luz:

Quem, ao nos justificar e santificar, nos fez encontrar para a glória.

Referências Cruzadas

1 Reis 6:7 – Na construção do templo só foram usados blocos lavrados nas pedreiras, e não se ouviu no templo nenhum barulho de martelo, nem de talhadeira, nem de qualquer outra ferramenta de ferro durante a sua construção.

1 Crônicas 29:20 – Então Davi disse a toda a assembléia: “Louvem o Senhor, o seu Deus”. E todos eles louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei.

Salmos 36:9 – Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.

Salmos 79:13 – Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos; de geração em geração cantaremos os teus louvores.

Salmos 97:11 – A luz nasce sobre o justo e a alegria sobre os retos de coração.

Salmos 107:21 – Que eles dêem graças ao Senhor, por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens.

Salmos 116:7 – Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!

Provérbios 4:18 – A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.

Provérbios 16:1 – Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.

Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

Daniel 2:23 – Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder, e me revelaste o que te pedimos, revelaste-nos o sonho do rei”.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Atos dos Apóstolos 20:32 – “Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Romanos 11:17 – Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira,

Romanos 15:27 – Eles tiveram prazer nisso, e de fato são devedores a eles. Pois se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais.

1 Coríntios 8:6 – para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

1 Coríntios 9:23 – Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele.

2 Coríntios 5:5 – Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.

Efésios 1:11 – Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Efésios 4:6 – um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.

Efésios 5:4 – Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.

Efésios 5:20 – dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

Colossenses 3:17 – Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 12:23 – à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

Tiago 3:9 – Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Apocalipse 22:5 – Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.

Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *