Estudo de Salmos 116:7 – Comentado e Explicado

Volta, minha alma, à tua serenidade, porque o Senhor foi bom para contigo,
Salmos 116:7

Comentário de Albert Barnes

Volte para o seu descanso, ó minha alma – Lutero: “Sê novamente alegre, ó minha alma.” O significado parece ser: “Volte à tua anterior tranquilidade e calma; tua antiga liberdade do medo e da ansiedade. ” Ele passou por uma temporada de grande perigo. Sua alma estava agitada e aterrorizada. Esse perigo havia acabado e ele pede à sua alma que retome sua antiga tranqüilidade, calma, paz e liberdade de alarme. A palavra não se refere a Deus considerado como o “descanso” da alma, mas ao que a mente do salmista tinha sido, e pode agora ser novamente.

Pois o Senhor tratou abundantemente contigo – Veja as notas no Salmo 13: 6 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 116: 7-8 . Volte para o seu descanso, ó minha alma – À tranquilidade da mente e à alegre confiança na providência e nas promessas de Deus, das quais você desfrutou uma vez. Descanse em Deus; não procure aquele descanso na criatura que pode ser encontrada apenas no Criador. Deus é teu descanso; nele só podes habitar à vontade; para ele, portanto, você deve se aposentar. Pois o Senhor fez abundantemente, etc. – De muitas maneiras expressou sua generosidade de maneira mais liberal para você, e forneceu o suficiente para o seu conforto e refresco. Tu livraste minha alma – Eu mesmo; da morte – de ameaçar e se aproximar da morte; ou da morte espiritual, a morte do pecado, e da morte eterna, a morte do inferno. Tu me fizeste passar da morte para a vida. Meus olhos das lágrimas – Ou seja, meu coração, da dor desordenada. Quando Deus conforta os que são derribados, quando solta o pano de saco dos enlutados e os cinge de alegria, então livra os olhos deles das lágrimas; o que ainda não será feito perfeitamente até que cheguemos a esse mundo onde Deus enxugará todas as lágrimas de nossos olhos, e meus pés falharão – ou seja, de cair em pecado e, assim, em miséria.

Comentário de E.W. Bullinger

descansar. Plural por ênfase.

For = Porque.

Comentário de Adam Clarke

Volte para o seu descanso, ó minha alma – Deus é o centro para o qual todos os espíritos imortais tendem, e em conexão com o qual somente eles podem encontrar descanso. Tudo o que está separado do centro está em estado de violência; e, se inteligente, não pode ser feliz. Todas as almas humanas, embora separadas de Deus pelo pecado, estão em estado de violência, agitação e miséria. De Deus todos os espíritos vêm; para ele todos devem retornar, a fim de finalmente serem felizes. Isso é verdade no caso geral; embora, provavelmente, o resto mencionado aqui signifique a terra prometida, para a qual eles estavam retornando agora.

Uma prova da origem tardia deste Salmo é exibida neste versículo, nas palavras ???????? limenuchaichi , “para o teu descanso”, e ????? alaichi , “para ti”, que são ambos os caldeus.

Comentário de John Calvin

7 Volta, ó minha alma! ao teu descanso. Ele agora se exorta a ter boa coragem; ou melhor, dirigir-se à sua alma, diz para ela ficar tranqüila, porque Deus era propício a ele. Pelo termo resto, alguns comentaristas entendem o próprio Deus, mas essa é uma interpretação não natural. É antes de ser considerado como expressivo de um estado de espírito calmo e composto. Pois é para ser notado que Davi confessa estar muito agitado e perplexo em meio a uma acumulação de males, da mesma maneira que cada um de nós tem consciência de sua própria inquietação, quando os terrores da morte nos cercam. Embora, portanto, Davi possuísse uma força incomum, ele ainda estava angustiado por causa do conflito de luto, e um tremor interior distraiu sua mente, a ponto de reclamar por ter sido privado de sua paz. Ele declara, no entanto, que a graça de Deus era adequada para acalmar todos esses problemas.

Pode-se perguntar se a experiência da graça de Deus sozinha pode aliviar o medo e a ansiedade de nossas mentes; desde que Davi declara que, tendo experimentado alívio da ajuda divina, ele estaria, no futuro, em repouso? Se os fiéis recuperam a paz de espírito somente quando Deus se manifesta como libertador, que espaço existe para o exercício da fé e que poder as promessas possuem? Pois, seguramente, esperar calma e silenciosamente por aquelas indicações do favor de Deus, que ele oculta de nós, é a indubitável evidência da fé. E uma fé forte acalma a consciência e compõe o espírito; de modo que, segundo Paulo, “a paz de Deus, que excede todos os entendimentos”, reina supremamente ali, Filipenses 4: 7 . E, portanto, os piedosos permanecem imóveis, embora o mundo inteiro estivesse prestes a arruinar. Qual é a importância desse retorno ao descanso? Eu respondo que, por mais que os filhos de Deus sejam levados de um lado para outro, eles sempre recebem apoio da palavra de Deus, para que não possam cair totalmente e finalmente se afastar. Confiando em suas promessas, eles se lançam sobre sua providência; e ainda assim estão angustiados por medos inquietantes, e tristemente atingidos pelas tempestades da tentação. Assim que Deus vem em seu auxílio, não apenas a paz interior toma posse de suas mentes, mas, a partir da manifestação de Sua graça, eles são supridos com motivos de alegria e alegria. Desse último tipo de tranquilidade, Davi trata aqui – declarando que, apesar de toda a prevalência de agitação da mente, estava na hora de ele se deleitar calmamente em Deus. O termo ??? , gamal, é incorretamente traduzido em recompensa; porque, em hebraico, geralmente significa conceder um favor, bem como dar uma recompensa; o que é confirmado por ele no versículo seguinte, no qual ele diz que sua alma foi libertada da morte. Então, falando corretamente, é a recompensa; ou seja, que Deus, ao libertá-lo da morte, enxugou as lágrimas dos olhos. O arranjo das palavras é transposto; pois, de acordo com nosso idioma, preferiríamos dizer que ele livrou meus pés de cair; e meus olhos das lágrimas, e então ele libertou minha alma da morte; pois costumamos seguir esse arranjo, pelo qual a circunstância mais importante chega a ser mencionada por último. Entre os hebreus, tal colocação das palavras, como nesta passagem, não é de modo algum imprópria. Essa é a importância deles: Deus não apenas me resgatou da morte atual, mas também me tratou com mais bondade, afugentando a tristeza e estendendo a mão para me impedir de tropeçar. A graça de Deus é aumentada, na medida em que ele restaurou à vida alguém que estava quase morto.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *