Estudo de Tiago 3:9 – Comentado e Explicado

Com ela bendizemos o Senhor, nosso Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Tiago 3:9

Comentário de Albert Barnes

Com isso abençoamos a Deus – Nós, homens, fazemos isso; isto é, tudo isso é feito pela língua. O apóstolo não significa que o mesmo homem faça isso, mas que tudo isso é feito pelo mesmo órgão – a língua.

Até o Pai – Quem nos sustenta a relação de um pai. O ponto da observação do apóstolo é o absurdo de empregar a língua em usos tão contraditórios que abençoa quem tem conosco a relação de um pai e amaldiçoa qualquer ser, especialmente aqueles que são feitos à sua imagem. A palavra abençoar aqui é usada no sentido de louvor, agradecimento, adoração.

E com isso amaldiçoamos nós, homens – isto é, é feito pelo mesmo órgão pelo qual Deus é louvado e honrado.

Que são feitos segundo a semelhança de Deus – Depois de sua imagem, Gênesis 1: 26-27 . Ao abençoarmos a Deus, devemos com o mesmo órgão abençoar aqueles que são como ele. Existe um absurdo em amaldiçoar os homens que são feitos assim, como o que haveria em abençoar e amaldiçoar o próprio Criador.

Comentário de Joseph Benson

Tiago 3: 9-10 . Com isso abençoamos a Deus – isto é, com a humanidade abençoamos a Deus; pois o apóstolo, como aparece na próxima cláusula, não falava de si mesmo em particular, nem de seus companheiros apóstolos, nem mesmo de verdadeiros cristãos particulares, que certamente não amaldiçoam os homens. Talvez nesta última cláusula ele tenha olhado para os judeus não convertidos, que frequentemente amaldiçoavam os cristãos amargamente em suas sinagogas. Feito de acordo com a semelhança de Deus – que de fato perdemos agora, mas ainda resta a partir de uma nobreza indelével, que devemos reverenciar, em nós mesmos e nos outros. Da mesma boca procede bênção e maldição – E a mesma língua é frequentemente o instrumento de expressar as duas coisas; e “com muita frequência”, diz Doddridge, “quando o ato de devoção termina, o ato de calúnia, ou ultraje e insulto, começa”. Meus irmãos, essas coisas não deveriam ser assim – pelo menos entre os que professam o cristianismo; é uma pena que algo assim seja encontrado na natureza humana; e é uma pena ainda maior que qualquer coisa desse tipo seja praticada por quem professa ser os discípulos daquele que se manifestou para destruir as obras do diabo.

Comentário de E.W. Bullinger

Lá com = Com (App-104.).

Deus App-98., Mas os textos dizem “o Senhor” (App-98. B).

Pai . App-98.

depois . App-104.

similitude . Grego. homoiose. Só aqui. Na Septuaginta em Gênesis 1:26 . Ezequiel 1:10 . Daniel 10:16 ; & c.

Comentário de John Calvin

9 Com isso , ou com ela, abençoamos a Deus . É um exemplo claro de seu veneno mortal, que pode, assim, através de uma leveza monstruosa, transformar-se; pois quando finge abençoar a Deus, imediatamente o amaldiçoa à sua própria imagem, mesmo amaldiçoando os homens. Pois, como Deus deveria ser abençoado em todas as suas obras, ele deveria ser tão especialmente quanto aos homens, nos quais sua imagem e glória brilham peculiarmente. É então uma hipocrisia não ser suportada, quando o homem emprega a mesma língua para abençoar a Deus e amaldiçoar os homens. Não pode haver então clamando a Deus, e seus louvores devem necessariamente cessar, quando prevalecer o mal; pois é profanação ímpia do nome de Deus, que a língua é virulenta para com nossos irmãos e finge louvá-lo. Para que ele possa louvar a Deus corretamente, a visão do mal que fala sobre o próximo deve ser especialmente corrigida.

Comentário de Adam Clarke

Com isso abençoamos a Deus – A língua é capaz de ensaiar os louvores e expor as glórias do rei eterno: que pena que alguma vez deva ser empregada em uma obra contrária! Pode proclamar e reivindicar a verdade de Deus, e publicar o Evangelho da paz e da boa vontade entre os homens: que pena que isso deva sempre ser empregado em falsidades, calúnias ou na causa da infidelidade!

E com isso amaldiçoamos nós homens – No verdadeiro espírito satânico, muitos oram a Deus Pai para destruir aqueles que são objetos de seu descontentamento! Esses são os juradores comuns, cujas bocas geralmente estão cheias de imprecações terríveis contra aqueles com quem são ofendidos.

A consideração de que o homem é feito à imagem de Deus deve restringir a língua do jurador; mas há muitos que, enquanto pretendem cantar os altos louvores a Deus, estão prontos para desejar as mais severas imprecações, tanto para quem os ofende, como para quem eles querem ser ofendidos.

Comentário de John Wesley

Com isso abençoamos a Deus, o Pai; e com isso amaldiçoamos nós, homens, feitos segundo a semelhança de Deus.

Homens feitos à semelhança de Deus – De fato, agora perdemos essa semelhança; no entanto, resta daí uma nobreza indelével, que devemos reverenciar em nós mesmos e nos outros.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:26 – Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Gênesis 5:1 – Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez;

Gênesis 9:6 – “Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado.

Juízes 9:27 – Sucedeu que foram ao campo, colheram uvas, pisaram-nas, e fizeram uma festa no templo do seu deus. Comendo e bebendo, amaldiçoaram Abimeleque.

2 Samuel 16:5 – Chegando o rei Davi a Baurim, um homem do clã da família de Saul chamado Simei, filho de Gera, saiu da cidade proferindo maldições contra ele.

2 Samuel 19:21 – Então Abisai, filho de Zeruia, disse: “Simei amaldiçoou o ungido do Senhor, ele deve ser morto! “

1 Crônicas 29:10 – Davi louvou o Senhor na presença de toda a assembléia, dizendo: “Bendito sejas, ó Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade.

1 Crônicas 29:20 – Então Davi disse a toda a assembléia: “Louvem o Senhor, o seu Deus”. E todos eles louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei.

Salmos 10:7 – Sua boca está cheia de maldições, mentiras e ameaças; violência e maldade estão em sua língua.

Salmos 16:9 – Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,

Salmos 30:12 – para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre.

Salmos 34:1 – Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.

Salmos 35:28 – Minha língua proclamará a tua justiça e o teu louvor o dia inteiro.

Salmos 51:14 – Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.

Salmos 57:8 – Acorde, minha alma! Acordem, harpa e lira! Vou despertar a alvorada!

Salmos 59:12 – Pelos pecados de suas bocas, pelas palavras de seus lábios, sejam apanhados em seu orgulho. Pelas maldições e mentiras que pronunciam,

Salmos 62:4 – Todo o propósito deles é derrubá-lo de sua posição elevada; eles se deliciam com mentiras. Com a boca abençoam, mas no íntimo amaldiçoam. Pausa

Salmos 63:4 – Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos.

Salmos 71:24 – Também a minha língua sempre falará dos teus atos de justiça, pois os que queriam prejudicar-me foram humilhados e ficaram frustrados.

Salmos 108:1 – Meu coração está firme, ó Deus! Cantarei e louvarei, ó Glória minha!

Salmos 109:17 – Ele gostava de amaldiçoar: venha sobre ele a maldição! Não tinha prazer em abençoar: afaste-se dele a bênção!

Salmos 145:1 – Eu te exaltarei, meu Deus e meu rei; bendirei o teu nome para todo o sempre!

Salmos 145:21 – Com meus lábios louvarei ao Senhor. Que todo ser vivo bendiga o seu santo nome para todo o sempre!

Eclesiastes 7:22 – pois em seu coração você sabe que muitas vezes você mesmo também falou mal de outros.

Isaías 29:13 – O Senhor diz:  “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.

Mateus 5:44 – Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

Mateus 26:74 – Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço esse homem! ” Imediatamente um galo cantou.

Atos dos Apóstolos 2:26 – Por isso o meu coração está alegre e a minha língua exulta; o meu corpo também repousará em esperança,

Romanos 3:14 – “Suas bocas estão cheias de maldição e amargura”.

1 Coríntios 11:7 – O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *