Estudo de Mateus 26:74 – Comentado e Explicado

Pedro então começou a fazer imprecações, jurando que nem sequer conhecia tal homem. E, neste momento, cantou o galo.
Mateus 26:74

Comentário de E.W. Bullinger

maldição: ou seja, xingar a si mesmo se o que ele disse não fosse verdade. Grego. katanathematizo. Ocorre apenas aqui. Veja App-160.

o = a. Sem art. Veja nota em Mateus 26:34 e App-160.

Comentário de John Calvin

74. Então ele começou a amaldiçoar e a jurar. Nesta terceira negação, a infidelidade de Pedro ao seu Mestre alcançou seu auge máximo. Não satisfeito com os palavrões, ele começa a xingar, pelo qual abandona seu corpo e alma à destruição; pois ele ora para que a maldição de Deus caia sobre ele, se ele conhece a Cristo. É como se ele tivesse dito: Posso perecer miseravelmente, se tenho algo em comum com a salvação de Deus! Tanto mais devemos admirar a bondade de Cristo, que resgatou seu discípulo de uma ruína tão fatal e o curou. Agora, esta passagem mostra que, quando um homem que cai pela fraqueza da carne, nega a verdade, embora a conheça, isso não significa “blasfêmia contra o Espírito Santo” ( Mateus 12:31 .) Pedro tinha inquestionavelmente ouvido pela boca do Senhor quão detestável traição é negá-lo diante dos homens; e que terrível vingança, diante de Deus e diante de seus anjos ( Mateus 10:39 , Lucas 12: 9 ) aguarda aqueles que, por um covarde pavor da cruz, abandonam a confissão de fé; e não sem razão ele, um pouco antes, preferira a morte e todo tipo de tormento a negar a Cristo. Agora, portanto, ele se atira conscientemente e após aviso prévio; mas depois ele obtém perdão; Daí resulta que ele pecou por fraqueza e não por maldade incurável. Pois ele teria voluntariamente prestado a Cristo os deveres de amizade que lhe devia, não temendo extinguir as faíscas da devida afeição.

Comentário de Adam Clarke

Então ele começou a amaldiçoar e xingar – Antes, então ele começou positivamente a afirmar – ?ata?eµat??e?? , de ?ata intensivo, e t???µ? , eu deito, coloco, afirmo. Mas a leitura comum é ?ata?a?eµat??e?? , que significa desejar maldições sobre si mesmo. A leitura anterior é apoiada por quase todos os Estados-Membros. de valor, e é, sem dúvida, a verdadeira leitura, e foi recebida por Griesbach no texto. Os negócios já são ruins o suficiente, mas a leitura comum piora. Em Mateus 26:72 , é dito que Pedro nega com um juramento; aqui, ele afirma e jura positivamente, provavelmente pelo nome de Deus, pois essa é a importância da palavra ?µ??e?? . Isso faz a quarta e última gradação no clímax da queda de Pedro. Desses horríveis começos, não é injusto concluir que Pedro poderia ter ido quase tão longe quanto o próprio Judas, se os negócios traidores não tivessem sido realizados antes. No entanto, todo esse mal surgiu simplesmente do medo do homem. Quantas negações de Cristo e sua verdade surgiram desde então, pela mesma causa!

A tripulação do galo – Este animal se torna, na mão de Deus, o instrumento de despertar o apóstolo caído, finalmente, para uma sensação de sua queda, perigo e dever. Quando abandonado por Deus, a menor coisa pode se tornar a ocasião de uma queda; e, quando nas mãos de Deus, a menor questão pode se tornar o instrumento de nossa restauração. Nunca pensemos levianamente no que se denomina pecados pequenos: o menor tem a semente da ruína eterna. Nunca pensemos desprezivelmente nos meios mais fracos da graça: cada um pode ter a semente da salvação eterna. Lembremo-nos sempre de que o grande apóstolo Pedro caiu por medo de uma criada e subiu pelo chiado de um galo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *