Estudo de Salmos 63:4 – Comentado e Explicado

Assim vos bendirei em toda a minha vida, com minhas mãos erguidas vosso nome adorarei.
Salmos 63:4

Comentário de Albert Barnes

Assim te abençoarei enquanto viver – Na minha vida; ou, enquanto durar a vida, eu te louvarei. A palavra “assim” se refere ao sentimento do versículo anterior, significando que, como resultado de seu profundo senso do valor da bondade amorosa de Deus, ele o louvaria por todo o resto de sua vida ou nunca deixaria de elogie-o. Um verdadeiro propósito de servir a Deus abrange toda esta vida e toda a eternidade. Aquele que ama a Deus, e que tem algum senso adequado de sua misericórdia, não antecipa um momento em que deixará de elogiá-lo e abençoá-lo, ou em que deseje ou não deseje se envolver em seu serviço.

Eu levantarei minhas mãos em teu nome – Em solene oração e louvor. Veja as notas no Salmo 28: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 63: 4 . Eu levantarei minhas mãos em teu nome isto é, “da maneira mais solene, pagarei minhas adorações a ti e prestarei agradecimentos pelos seus benefícios, como o único Deus vivo e verdadeiro”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 63: 4 . Assim te abençoarei – Isto é, assim como eu fiz e agora disse. Como comecei, continuarei: as atuais afeições devotas não passarão como a nuvem da manhã, mas brilharão cada vez mais como o sol da manhã. Ou, por esse motivo, sendo tão sensível à doçura do teu favor; ou, certamente, como a partícula che , cheen, às vezes é usada. Enquanto eu viver – perseverarei neste trabalho de abençoar e te louvar: será uma parte importante dos negócios de toda a minha vida. Pela tua graça, conservarei a sensação dos teus antigos favores e repetirei minhas agradecimentos por eles; e todos os dias agradeço os benefícios com os quais sou carregado diariamente. Eu levantarei minhas mãos – Para ti, no céu, em orações e louvores, ao meu dever e contra meus inimigos; em teu nome – De acordo com o teu comando, com confiança no teu nome, ou na tua natureza e atributos, e na força do teu Espírito e graça.

Comentário de Adam Clarke

Eu levantarei minhas mãos em teu nome – tomarei Deus pela minha porção. Dedico-me a ele e o levarei a testemunhar que sou honesto no que professo e faço. Judeus piedosos, em todo lugar de sua dispersão, em todas as suas orações, louvores, contratos, etc., estenderam as mãos para Jerusalém, onde o verdadeiro Deus tinha seu templo e onde ele manifestava sua presença.

Comentário de John Calvin

Nas palavras que se seguem, Davi expressa sua conseqüente resolução de louvar a Deus. Quando experimentamos a bondade dele, somos levados a abrir os lábios em ação de graças. Sua intenção é sugerida ainda mais claramente no versículo seguinte, onde ele diz que abençoará a Deus em sua vida. Porém, há alguma dificuldade em determinar o sentido exato das palavras. Quando se diz: Então eu te abençoarei, etc., o que pode se referir à boa razão pela qual ele, como acabamos de declarar, de louvar a Deus, por ter sentido o quanto é melhor viver pela vida comunicada por Deus, do que viver de e de nós mesmos. (430) Ou o sentido pode ser, assim, mesmo nessa condição calamitosa e aflita: pois ele já havia sugerido que, em meio à solidão do deserto, onde vagava, ele ainda dirigia seus olhos para Deus. A palavra vida, novamente, pode se referir à sua vida como tendo sido preservada pela interposição divina; ou pode ser o sentido da passagem, de que ele abençoaria Deus ao longo de sua vida. O primeiro significado transmite toda a questão da instrução e concorda com o contexto; ele abençoaria a Deus, porque, por sua bondade, ele foi mantido vivo e em segurança. O sentimento é semelhante ao que encontramos em outro lugar,

“Não vou morrer, mas viver e declarar as obras do Senhor;” – ( Salmos 118: 17 )

e de novo; –

“Os mortos não louvarão ao Senhor, nem os que caem em silêncio, mas nós que viveremos abençoaremos o Senhor”
( Salmos 115: 17. )

No levantamento das mãos, (431) na segunda cláusula do versículo, é feita alusão à oração e ao voto; e ele sugere que, além de dar graças a Deus, ele adquiriria confiança adicional na súplica e seria diligente no exercício dela. Qualquer experiência que possamos ter da bondade divina, enquanto ela nos anima à gratidão, deve, ao mesmo tempo, fortalecer nossas esperanças do futuro e nos levar a esperar com confiança que Deus aperfeiçoará a graça que ele começou. Alguns entendem, levantando as mãos, que ele se refere a louvar ao Senhor. Outros, que ele fala de encorajar-se da assistência divina e de encontrar corajosamente seus inimigos. Mas eu prefiro a interpretação que já foi dada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *