Estudo de Salmos 57:8 – Comentado e Explicado

Desperta-te, ó minha alma; despertai, harpa e cítara! Quero acordar a aurora.
Salmos 57:8

Comentário de Albert Barnes

Acorde, minha glória – Pela palavra “glória” aqui alguns entendem a língua; outros entendem a própria alma, como a glória do homem. A “palavra” refere-se adequadamente àquilo que é pesado ou importante; então, qualquer coisa valiosa, esplêndida, magnífica. Aqui parece se referir a tudo o que Davi considerava glorioso e honrado em si mesmo – seus mais nobres poderes de alma – tudo nele que “poderia” ser empregado no louvor a Deus. A ocasião foi em que era apropriado colocar todos os seus poderes em exercício; tudo o que era nobre nele como homem. As palavras “acordado” são equivalentes a “despertar”; um apelo solene a apresentar todos os poderes da alma.

Desperta, saltério e harpa – Sobre esses instrumentos, veja as notas em Isaías 5:12 . O instrumento indicado pela palavra “saltério” – neb?? nebel – era um instrumento de cordas, geralmente com doze cordas, e tocava com os dedos. Veja as notas no Salmo 33: 2 . A “harpa” ou “lira” – ???? kinnôr – também era um instrumento de cordas, geralmente composto por dez cordas. Josefo diz que foi atingido ou tocado com uma chave. De 1 Samuel 16:23 ; 1 Samuel 18:10 ; 1 Samuel 19: 9 , parece, no entanto, que às vezes era tocado com os dedos.

Eu mesmo acordarei cedo – isto é, acordarei de manhã cedo para louvar a Deus; Vou me levantar do sono para fazer isso; Dedico os primeiros momentos – de manhã cedo – à sua adoração. Essas palavras não implicam que este fosse um salmo da tarde e que ele acordaria no dia seguinte – no dia seguinte – para louvar a Deus; mas eles se referem ao que ele pretendia que deveria ser seu hábito geral – que ele dedicasse a manhã cedo (despertando-se para esse fim) ao louvor a Deus. Nenhuma hora do dia é mais apropriada para a adoração do que a madrugada; nenhum objeto é mais digno de nos despertar do sono do que o desejo de louvar a Deus; de maneira alguma o dia pode ser iniciado de maneira mais apropriada do que pela oração e louvor; e nada conduzirá mais para manter a chama da piedade – a vida da religião na alma – do que o hábito de dedicar de manhã cedo à adoração a Deus; a oração; meditação; dar elogios.

Comentário de E.W. Bullinger

Acordado. Figura do discurso Poeanismos . App-6.

glória. Figura do discurso Metonímia (de efeito), colocada na língua ou no coração que dá a glória.

acordará cedo = acordará o amanhecer.

Comentário de Adam Clarke

Acorde , minha glória – Em vez de ????? kebodi , “minha glória”, um MS. E o siríaco, têm ????? kinnori , “minha harpa”. O Dr. Kennicott lê ????? kebori , que ele supõe ser um instrumento musical; e acrescenta que o instrumento usado na música da igreja pelos etíopes agora é chamado ??? kaber . Penso que o siríaco provavelmente será a verdadeira leitura: “Acorde, minha harpa; desperte, saltério e harpa: acordarei cedo”. Tais repetições são frequentes nos poetas hebreus. Se lemos a minha glória, pode se referir à sua língua; ou, o que é mais provável, a sua habilidade em composição e em tocar em instrumentos diferentes. Os cinco últimos versículos deste Salmo são quase os mesmos do Salmo 108: 1-5 ; do Salmo 108: 1-13 . A razão disso pode ser que as anotações ou memorandos do diário do salmista foram provavelmente, por engano, copiadas duas vezes. A inserção no início do 108º Salmo parece não ter relação com o restante da ode.

O rabino Solomon Jarchi nos diz que David tinha uma harpa na cabeça de sua cama, que tocava sozinha quando o vento norte soprava nela; e então Davi se levantou para louvar a Deus. Esse relato foi tratado como uma fábula ridícula por graves escritores cristãos. No entanto, eu hesitaria e faria uma pergunta: o relato em si não indica um instrumento então bem conhecido, semelhante à harpa eólia recentemente descoberta? Não foi esse o instrumento pendurado na cabeça da cama de David, que, quando a brisa noturna (que provavelmente soprou em um determinado momento) começou a atuar sobre as cordas, enviou aqueles dulcet, aqueles sons celestiais, pelos quais a harpa eólia é notável? “Desperte, minha harpa, no devido tempo: não vou esperar por você agora, tenho a maior causa de gratidão; acordarei mais cedo do que o habitual para cantar os louvores ao meu Deus.”

Comentário de John Calvin

8. Acordado, minha língua aqui David expressa, em termos poéticos, o ardor com que sua alma foi inspirada. Ele apela à linguagem, saltério e harpa, para se preparar para a celebração do nome de Deus. A palavra ???? , cabod, que traduzi língua, alguns deram glória; mas, embora essa seja sua significação mais comum, ela tem a outra no décimo sexto salmo e em numerosos lugares das Escrituras. O contexto prova que este é o seu significado aqui, David sugerindo que celebraria os louvores a Deus tanto com a voz como com a música instrumental. Ele atribui o primeiro lugar ao coração, o segundo à declaração com a boca, o terceiro a acompanhamentos que estimulam um maior ardor no serviço. Pouco importa se rendermos o verbo ????? , airah, serei acordado ou, transitivamente, acordarei-me ao amanhecer do dia. (345) Mas quem realmente é despertado para o exercício de louvar a Deus, somos ensinados aqui que será incessante em todas as partes do dever.

“Frequentemente ouvindo como o cão e a buzina
Cheerly despertar a manhã adormecida.

Comentário de John Wesley

Acorde, minha glória; acordado, saltério e harpa: eu mesmo acordarei cedo.

Minha glória – Minha língua, o instrumento de cantar.

Desperta – empregarei todos os poderes da minha alma e corpo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *