Estudo de Isaías 29:13 – Comentado e Explicado

O Senhor disse: Esse povo vem a mim apenas com palavras e me honra só com os lábios, enquanto seu coração está longe de mim e o temor que ele me testemunha é convencional e rotineiro,
Isaías 29:13

Comentário de Albert Barnes

Portanto, o Senhor disse: Este versículo, com o seguinte, é designado para denunciar o julgamento divino sobre sua formalidade de adoração. Eles mantiveram as formas de religião, mas mantiveram as afeições de seus corações de Deus; e ele, portanto, diz que passará a infligir-lhes punição exemplar e merecida.

Este povo se aproxima de mim – isto é, no templo e nas formas de devoção externa.

E com os lábios me honram – Eles professam celebrar meu louvor e me reconhecem nas formas de devoção.

Mas removeram seu coração – mantiveram as afeições de seus corações.

E o medo deles em relação a mim – A adoração a Deus é frequentemente representada como “medo” Jó 28:28 ; Salmo 19: 9 ; Salmo 34:11 ; Provérbios 1: 7 .

É ensinado pelo preceito dos homens – Ou seja, seus pontos de vista, em vez de serem derivados das Escrituras, foram extraídos das doutrinas da humanidade. Nosso Salvador se referiu a essa passagem e a aplicou aos hipócritas de seu próprio tempo Mateus 15: 8-9 . A última parte, no entanto, não é citada literalmente no hebraico, nem na Septuaginta, mas mantém o sentido: ‘Mas em vão eles me adoram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens’. Ele citou isso como notavelmente descritivo das pessoas quando ele viveu, não como dizendo que Isaías se referia diretamente aos seus tempos.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 29: 13-14 . Portanto, o Senhor disse Este segundo artigo está tão conectado ao precedente que o explica. Ele contém a falha, Isaías 29:13 e a punição, Isaías 29:14 . Nosso profeta em todos os lugares expõe excelentemente ambos da maneira usual; pois nenhuma cor pode expressar mais completamente o estado da nação judaica, de acordo com o que aprendemos sobre a história do evangelho, do que essas palavras. O próprio Senhor os citou e aplicou aos fariseus de seus tempos e a seus seguidores iludidos. Ver Mateus 15: 8 . Marcos 7: 6 . Vitringa apresenta a última cláusula do versículo 13, e a reverência com que me honram consiste em preceitos ensinados pelos homens. Não é necessário comentar o versículo 14, mais do que observamos na nota anterior. Veja a aplicação de São Paulo, 1 Coríntios 1:19 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 29: 13-14 . Na medida em que essas pessoas se aproximam de mim – Nomeadamente, em atos de adoração; com a boca deles – Falando comigo em oração e louvor, e prometendo e professando me servir; e com seus lábios me honram – com mera devoção externa e adoração corporal; mas afastaram seu coração de mim – Não me esse amor e gratidão, essa consideração e obediência que eu exijo; e o medo deles em relação a mim é ensinado pelo preceito dos homens – pela mera sabedoria humana, e não pela minha palavra e Espírito. Eles me adoram e me servem, não da maneira que prescrevi, mas de acordo com as invenções dos homens, preferindo os artifícios e tradições de seus falsos profetas diante de minhas instituições. Ou, a religião deles é meramente de origem humana, não de divina: é fruto da natureza corrupta, e não da graça renovadora. Vou continuar a fazer um trabalho maravilhoso – algo que dificilmente será acreditado; pois a sabedoria de seus sábios perecerá – desaparecerá e desaparecerá. Um véu será lançado sobre os olhos de suas mentes, e sua loucura será manifestada a todos. As artes mais refinadas de seus políticos não valerão a seus autores, nem poderão preservá-los dos julgamentos de Deus; e seus homens mais sábios e instruídos perderão sua discrição habitual e ficarão apaixonados. Essa ameaça foi notavelmente cumprida nos judeus do tempo de nosso Senhor, que o crucificaram por medo dos romanos e, assim, trouxeram os romanos sobre eles! E “seus rabinos instruídos, desde então, pouco se importaram com histórias fabulosas, e os cabbalistas lançaram ninharias para mistérios profundos”. Como, ao rejeitar a Cristo e seu evangelho, eles removeram seus corações para longe de Deus, portanto Deus justamente removeu a sabedoria para longe deles, e esconderam de seus olhos as coisas que pertenciam até à sua paz temporal.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor “Jeová” – para ???? Adonai , sessenta e três MSS. de Kennicott, e muitos de De Rossi, e quatro edições, leia ???? Yehová , e cinco MSS. adicione ???? .

Kimchi faz apenas algumas observações sobre esse versículo. A visão, que significa a revelação divina de todos os profetas, é um livro ou carta que está selada – não é fácil de entender. Isso é entregue a alguém que é aprendido – instruído na lei. Leia isso; e ele disse: Não posso, porque está selado; uma prova completa de que ele não deseja conhecer o conteúdo que ele aplicaria ao profeta para explicá-lo. Veja Kimchi no local.

; E o medo deles em relação a mim é ensinado pelo preceito dos homens “E vão é o medo deles de eu ensinar os mandamentos dos homens” – li para ???? vattehi , ???? vethohu , com a Septuaginta, Mateus 15: 9 ; Marcos 8: 7 ; e para ????? melummedah , ?????? melummedim , com os caldeus.

Comentário de John Calvin

13. Portanto o Senhor diz. O Profeta mostra que o Senhor, ao agir com tanta severidade em relação ao seu povo, procederá nos mais justos motivos; embora fosse um castigo severo e terrível que suas mentes fossem estupefatas pela mão de Deus. (270) Agora, já que os homens são tão tolos e obstinados, que não hesitam em lutar com ele, como se ele fosse injustamente severo, o Profeta mostra que Deus agiu como parte de um juiz justo, e que a culpa é dele. repousa inteiramente nos homens, que o provocaram por sua baixeza e maldade.

Porque este povo se aproxima com a boca. Ele mostra que o povo mereceu esse castigo principalmente por causa de sua hipocrisia e superstições. Quando ele diz que “eles se aproximam com a boca e os lábios “, ele descreve a hipocrisia deles. Esta é a interpretação que eu dou a ??? , ( nagash ) e me parece ser a leitura mais provável, embora algumas tenham uma opinião diferente. Alguns o traduzem “para serem obrigados” e outros “para se engrandecerem”; mas a palavra contrasta com ela, para remover (271), que ele depois emprega, mostra claramente que a verdadeira leitura é aquela que geralmente é recebida.

E o medo deles em relação a mim foi ensinado pelo preceito dos homens. Com essas palavras, ele reprova suas práticas supersticiosas e idólatras. Essas duas coisas quase sempre estão juntas; e não apenas isso, mas a hipocrisia nunca está livre de impiedade ou superstição; e, por outro lado, a impiedade ou a superstição nunca estão livres da hipocrisia. Pela boca e pelos lábios, ele quer dizer uma profissão externa, que pertence igualmente ao bem e ao mal; mas diferem quanto a isso, que homens maus não têm nada além de ostentação ociosa e pensam que fizeram tudo o que é necessário, se abrirem os lábios em honra a Deus; mas os homens bons, do mais profundo sentimento do coração, apresentam-se diante de Deus e, enquanto entregam sua obediência, confessam e reconhecem a que distância estão do cumprimento perfeito de seus deveres.

Assim, ele faz uso de uma figura de linguagem, muito frequente nas Escrituras, pela qual uma parte ou classe denota o todo. Ele selecionou uma classe extremamente apropriada e adequada ao presente assunto, pois é principalmente pela língua e pela boca que se assume a aparência de piedade. Isaías, portanto, inclui também as outras partes pelas quais os hipócritas falsificam e enganam, pois de todas as formas estão inclinados a mentiras e falsidades. Não devemos procurar um expositor melhor do que o próprio Cristo, que, ao falar da lavagem das mãos, que os fariseus consideravam uma manifestação de santidade, e que eles culparam os discípulos por negligenciar, a fim de convencê-los de hipocrisia, diz

“Bem Isaiah profetizou de você: este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.”
( Mateus 15: 7. )

Com os “lábios” e “boca”, portanto, o Profeta contrasta o “coração”, cuja sinceridade Deus ordena e exige de nós. Se isso está faltando, todas as nossas obras, independentemente do brilho que possuam, são rejeitadas por ele; pois “ele é um Espírito” e, portanto, escolhe ser “adorado” e adorado por nós “com o espírito” e o coração. ( João 4:24 .) Se não começarmos com isso, tudo o que os homens professam por gestos e atitudes externos ficará vazio. Podemos concluir facilmente a partir disso que valor deve ser fixado no culto que os papistas pensam que prestam a Deus, quando adoram a Deus tocando inútil sinos, murmúrios, velas de cera, incenso, vestidos esplêndidos e mil ninharias de joias. mesmo tipo; pois vemos que Deus não apenas os rejeita, mas até os detém.

No segundo ponto, quando Deus é adorado pelas invenções dos homens, ele condena esse “medo” como supersticioso, embora os homens se esforcem para encobri-lo sob uma pretensão plausível de religião, devoção ou reverência. Ele atribui a razão, que “foi ensinada pelos homens”. Considero que ????? ( melummadah ) (272) tem um significado passivo; pois ele quer dizer que fazer “os mandamentos dos homens”, e não a palavra de Deus, a regra de adorá-lo, é uma subversão de toda ordem. (273) Mas é a vontade do Senhor que nosso “medo” e a reverência com que o adoramos sejam regulados pelo domínio de sua palavra; e ele exige nada mais do que simples obediência, pela qual devemos conformar a nós mesmos e todas as nossas ações ao domínio da palavra, e não nos desviarmos para a mão direita ou para a esquerda.

Portanto, é suficientemente evidente que aqueles que aprendem com “as invenções dos homens” como devem adorar a Deus, não apenas são manifestamente tolos, mas se desgastam por um trabalho destrutivo, porque não fazem nada além de provocar a ira de Deus; pois ele não podia testemunhar mais claramente do que pela tremenda severidade desse castigo, quão grande é a aversão com a qual ele considera a adoração falsa. A carne considera impróprio que Deus não apenas julgue inútil, mas até castigue severamente, os esforços daqueles que, por ignorância e erro, se cansam na tentativa de apaziguar a Deus; mas não devemos nos perguntar se ele assim mantém sua autoridade. O próprio Cristo explica essa passagem, dizendo: “Em vão eles me adoram, ensinando doutrinas, os mandamentos dos homens”. ( Mateus 15: 9. ) Alguns optaram por acrescentar uma conjunção, “ensinando doutrinas e mandamentos dos homens”, como se o significado não tivesse sido suficientemente claro. Mas ele evidentemente quer dizer algo diferente, a saber, que agimos absurdamente quando seguimos “os mandamentos dos homens” para nossa doutrina e regra de vida.

Comentário de John Wesley

Por isso o Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim com a boca e com os lábios me honra, mas afastou seu coração de mim, e seu medo por mim é ensinado pelo preceito dos homens:

Aproxime-se – Nomeadamente, em atos de adoração.

Com os lábios – com devoções externas.

Mas – Eles não me pagam o amor, o medo e a obediência que eu exijo.

E – Eles não me adoram da maneira que prescrevi, mas de acordo com as invenções dos homens, preferindo os artifícios e tradições de seus falsos profetas, diante de minhas instituições.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *