Estudo de 1 João 1:3 – Comentado e Explicado

o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo.
1 João 1:3

Comentário de Albert Barnes

Aquilo que vimos e ouvimos nos declara – anunciamos ou divulgamos – referindo-se ao que ele pretende dizer nesta epístola, ou mais provavelmente abraçando tudo o que ele havia escrito respeitando-o e supondo que o evangelho dele estava em suas mãos. Ele pretende chamar a atenção deles para todo o testemunho que prestara sobre o assunto, a fim de combater os erros que começaram a prevalecer.

Para que possas ter comunhão conosco – conosco os apóstolos; com a gente que realmente o viu e conversou com ele. Ou seja, ele desejava que eles tivessem a mesma crença, a mesma esperança e a mesma alegria que ele próprio, decorrentes do fato de que o Filho de Deus se encarnou e apareceu entre as pessoas. “Ter comunhão” significa ter algo em comum com os outros; participar dela; compartilhá-lo com eles (veja as notas em Atos 2:42 ); e a idéia aqui é que o apóstolo desejava compartilhar com ele toda a paz e felicidade que resultaram do fato de o Filho de Deus ter aparecido em forma humana em favor dos homens. O objetivo do apóstolo no que ele escreveu era que eles tivessem as mesmas visões do Salvador que ele tinha e participassem da mesma esperança e alegria. Esta é a verdadeira noção de comunhão na religião.

E verdadeiramente nossa comunhão é com o Pai – com Deus, o Pai. Ou seja, havia algo em comum com ele e Deus; algo do qual ele e Deus participaram juntos, ou que eles compartilharam. Isso não pode, é claro, significar que sua natureza era a mesma de Deus, ou que em todas as coisas ele compartilhava com Deus, ou que em qualquer coisa ele era igual a Deus; mas significa que ele participou, em alguns aspectos, dos sentimentos, das visões, dos objetivos, das alegrias que Deus tem. Havia uma união em sentimento, afeto, desejo e plano, e isso era para ele uma fonte de alegria. Ele tinha apego às mesmas coisas, amava a mesma verdade, desejava os mesmos objetos e estava envolvido no mesmo trabalho; e a consciência disso, e a alegria que a acompanhava, era o que se queria dizer com comunhão. Compare a nota de 1 Coríntios 10:16 ; 2 Coríntios 12:14 . A comunhão que os cristãos têm com Deus se relaciona com os seguintes pontos:

(1) Apego às mesmas verdades e aos mesmos objetos; amor pelos mesmos princípios e pelos mesmos seres.

(2) o mesmo tipo de felicidade, embora não no mesmo grau. A felicidade de Deus é encontrada em santidade, verdade, pureza, justiça, misericórdia, benevolência. A felicidade do cristão é do mesmo tipo que Deus tem; o mesmo tipo que os anjos têm; o mesmo tipo que ele próprio terá no céu – pois a alegria do céu é apenas aquela que o cristão agora expandiu para a capacidade máxima da alma e libertou-se de tudo o que agora interfere nela e prolonga-se até a eternidade.

(3) Emprego ou cooperação com Deus. Existe uma esfera na qual Deus trabalha sozinho, e na qual não podemos ter cooperação nem comunhão com ele. No trabalho de criação; em defender todas as coisas; no governo do universo; na transmissão da luz de mundo para mundo; no retorno das estações, no nascer e no pôr do sol, nas tempestades, nas marés, no voo do cometa, não podemos ter nenhuma agência conjunta, nenhuma cooperação com ele. Lá, Deus trabalha sozinho. Mas há também uma grande esfera na qual ele nos admite graciosamente para uma cooperação com ele e na qual, a menos que trabalhemos, sua agência não será apresentada. Isso é visto quando o fazendeiro semeia seu grão; quando o cirurgião liga uma ferida; quando tomamos o remédio que Deus designou como meio de restaurar a saúde. Então, no mundo moral. Em nossos esforços para salvar nossas próprias almas e as almas dos outros, Deus graciosamente trabalha conosco; e, a menos que trabalhemos, o objeto não é realizado. Essa cooperação é mencionada em passagens como estas: “Somos cooperadores ( s??e???? sunergoi) com Deus”, 1 Coríntios 3: 9 . “O Senhor trabalhando com eles”, Marcos 16:20 . “Nós, então, cooperamos com ele”, 2 Coríntios 6: 1 . “Para que sejamos cooperadores da verdade”, 3 João 1: 8 . Em todos esses casos, embora a eficiência seja de Deus – da mesma forma que nos empolgamos ao esforço e coroamos o esforço com sucesso – ainda é verdade que, se nossos esforços não fossem realizados, o trabalho não seria realizado. Nesse departamento, Deus não trabalharia sozinho; ele não garantiria o resultado por milagre.

(4) temos comunhão com Deus por comunhão direta com ele, na oração, na meditação e nas ordenanças da religião. Disto, todos os verdadeiros cristãos são sensatos, e isso não constitui uma pequena parte de sua alegria especial. A natureza disso, e a felicidade resultante disso, é muito parecida com a comunhão de amigo com amigo – de uma mente com outra mente afim – à qual não devemos uma pequena parte de nossa felicidade neste mundo.

(5) o cristão terá comunhão com seu Deus e Salvador nos triunfos dos últimos dias, quando as cenas do julgamento ocorrerem e quando o Redentor aparecer, para que possa ser admirado e adorado pelos mundos reunidos. Compare as notas em 2 Tessalonicenses 1:10 . Veja também Mateus 19:28 ; Apocalipse 3:21 .

E com seu Filho Jesus Cristo – isto é, da mesma maneira, há muito que temos em comum com o Salvador – em caráter, em sentimento, em desejo, em espírito, em plano. Há uma união com ele nessas coisas – e a consciência disso dá paz e alegria.

(Existe uma verdadeira união entre Cristo e seu povo, que está no fundamento dessa comunhão. Sem essa união não pode haver comunhão. Mas uma “união com Cristo nessas coisas, isto é, em caráter e sentimento, etc.” nada mais é do que a união que subsiste entre qualquer chefe e seus seguidores; e por que o apóstolo Paulo, ou outros depois dele, devem considerar isso um grande mistério, não é facilmente compreendido.Efésios 5:32 ; Colossenses 1:27 . visão completa do assunto, veja as notas do autor, com a nota complementar em Romanos 8:10 .)

Comentário de Joseph Benson

1 João 1: 3-4 . Aquilo que temos visto – Ele, digo, de quem temos um conhecimento infalível, ou aquilo que temos visto e ouvido dele e dele; declarar nós para você – Para este fim; para que você também tenha comunhão conosco – Possa desfrutar da mesma comunhão que desfrutamos; ou, em outras palavras, que, estando plenamente satisfeito e firmemente persuadido da verdade de nosso testemunho, e se apegando a ele por uma fé viva, você pode ter comunhão com Deus e com Cristo, como apóstolos e outros cristãos fiéis possuam e podem participar conosco dos benefícios e privilégios que desfrutamos com isso. E verdadeiramente nossa irmandade – Por meio da qual ele está em nós e nós nele; está com o Pai – Estamos familiarizados com a economia, temos acesso e temos relações com o Pai e participamos de todas as bênçãos que Deus Pai prometeu àqueles que estão em aliança com ele; e com seu Filho Jesus Cristo – E participamos também de todos os privilégios que Cristo adquiriu para seus membros: perdão, reconciliação, favor divino, adoção na família de Deus, espírito de adoção enviado em nossos corações, regeneração, santificação, uma viva e alegre esperança da herança celestial e uma fervorosa herança por seu Espírito habitando em nós, por meio do qual nos sentamos em lugares celestiais com Cristo Jesus. E estas coisas nos escrevem para você – não apenas as declaramos em palavras, que podem escapar em breve de sua lembrança, mas as escrevemos por escrito, para que você possa ler e considerá-las com freqüência; para que a sua alegria seja completa – Assim também nosso Senhor, João 15:11 ; João 16:22 ; isto é, para confirmar você na fé e direcioná-lo para esse caminho, no qual você pode ter uma fonte abundante de conforto. Há uma alegria de fé, uma alegria de esperança e uma alegria de amor. Aqui a alegria da fé é principalmente destinada: e a expressão sua alegria significa principalmente sua fé e a alegria que dela resulta. Da mesma forma, porém, implica a alegria da esperança e a alegria do amor.

Comentário de E.W. Bullinger

declarar . O mesmo que “shew” , 1 João 1: 2 .

isso = para que isso. Grego. hina .

comunhão . Ver 1 Coríntios 1: 9 .

Filho . App-108.

Jesus Cristo . App-98.

Comentário de John Calvin

3 O que vimos. Ele agora repete pela terceira vez as palavras, vistas e ouvidas , que nada pode estar faltando quanto à verdadeira certeza de sua doutrina. E deve ser observado com atenção, que os arautos do Evangelho escolhido por Cristo eram aqueles que eram dignos e testemunhas fiéis de todas as coisas que eles deveriam declarar. Ele também testemunha o sentimento do coração deles, pois diz que não foi movido por nenhum outro motivo para escrever, exceto para convidar aqueles a quem ele estava escrevendo para a participação de um bem inestimável. Portanto, parece que ele se importava com a salvação deles; que serviu pouco para induzi-los a acreditar; porque extremamente ingratos devemos ser, se recusarmos ouvir aquele que deseja nos comunicar parte da felicidade que ele obteve.

Ele também expõe o fruto recebido do Evangelho, mesmo que estejamos unidos a Deus e a seu Filho Cristo, em quem é encontrado o bem principal. Era necessário que ele acrescentasse essa segunda cláusula, não apenas para que ele representasse a doutrina do Evangelho como preciosa e amável, mas também para mostrar que desejava que eles fossem seus associados sem outro fim, a não ser levá-los a Deus, para que todos sejam um nele. Pois os ímpios também têm uma união mútua entre si, mas é sem Deus, para afastar-se cada vez mais de Deus, que é o extremo de todos os males. É, de fato, como foi afirmado, nossa única verdadeira felicidade, ser recebida no favor de Deus, para que possamos realmente estar unidos a ele em Cristo; dos quais João fala em João 17:20 .

Em resumo, João declara que, quando os apóstolos foram adotados por Cristo como irmãos, reunidos em um corpo, eles poderiam estar juntos a Deus, assim ele faz o mesmo com outros colegas; apesar de muitos, eles ainda são feitos participantes dessa união santa e abençoada.

Comentário de Adam Clarke

Aquilo que temos visto e ouvido – Não entregamos nada por boatos, nada por tradição, nada por conjecturas; temos a certeza mais completa de tudo o que escrevemos e pregamos.

Para que você também tenha comunhão conosco – Para que você seja preservado de toda falsa doutrina e tenha uma participação real conosco apóstolos da graça, paz, amor e vida de Deus, que comunhão temos com Deus Pai, que nos amou e deu seu Filho Jesus Cristo para nos redimir; e com seu Filho Jesus Cristo, que deu a vida pela vida do mundo e através dos quais, sendo Deus manifesto na carne, temos união com Deus, somos feitos participantes da natureza divina e habitam em Deus, e Deus em nos.

Comentário de Thomas Coke

1 João 1: 3 . Para que você também tenha comunhão, etc. – De acordo com as escrituras, todo homem que, com o melhor de seu poder, segue as verdadeiras doutrinas dos apóstolos, e pela graça age de acordo com seus preceitos, tem direito à comunhão com todo cristão igreja onde quer que ele venha: mas se alguma parte da igreja visível se recusar a ter comunhão com ele, ele pertence à igreja verdadeira e invisível de Cristo, que consiste em todos os seus discípulos sinceros e fiéis em todo o mundo. Ele tem comunhão com todos os homens justos e bons: ele também tem comunhão com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Falsos mestres e homens iníquos se separam da verdadeira igreja de Cristo por suas heresias ou iniqüidades; mas, embora um homem bom possa talvez ser rejeitado por alguns partidos cristãos aqui na terra, ele não será rejeitado pelo juiz do mundo, mas admitido na comunhão dos santos acima. Veja em 1 João 1: 6 .

Comentário de John Wesley

O que vimos e ouvimos nos declara, para que também tenha comunhão conosco: e verdadeiramente nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

Aquilo que temos visto e ouvido – Dele e dele.

Declare que a você – Para esse fim.

Para que você também tenha comunhão conosco – Possa desfrutar da mesma comunhão de que desfrutamos.

E verdadeiramente a nossa irmandade – pela qual ele está em nós e nós nele.

Está com o Pai e com o filho – Do Espírito Santo ele fala depois.

Referências Cruzadas

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Salmos 22:22 – Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Isaías 66:19 – “Estabelecerei um sinal entre elas, e enviarei alguns dos sobreviventes às nações: a Társis, aos líbios e aos lídios, famosos flecheiros, a Tubal e à Grécia, e às ilhas distantes, que não ouviram falar de mim e não viram a minha glória. Eles proclamarão a minha glória entre as nações.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

Atos dos Apóstolos 2:42 – Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

Atos dos Apóstolos 4:20 – Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”.

Atos dos Apóstolos 13:32 – “Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados

Atos dos Apóstolos 13:41 – ‘Olhem, escarnecedores, admirem-se e pereçam; pois nos dias de vocês farei algo que vocês jamais creriam se alguém lhes contasse! ’”

Atos dos Apóstolos 20:27 – Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus.

Romanos 15:27 – Eles tiveram prazer nisso, e de fato são devedores a eles. Pois se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais.

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 15:1 – Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.

2 Coríntios 13:14 – A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Filipenses 1:7 – É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus.

Filipenses 2:1 – Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Colossenses 1:13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

1 Tessalonicenses 1:10 – e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

1 Timóteo 6:2 – Os que têm senhores crentes não devem ter por eles menos respeito, pelo fato de serem irmãos; pelo contrário, devem servi-los ainda melhor, porque os que se beneficiam do seu serviço são fiéis e amados. Ensine e recomende essas coisas.

Hebreus 2:12 – Ele diz: “Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei”.

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

1 João 1:5 – Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 2:23 – Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *