Estudo de 1 Timóteo 6:2 – Comentado e Explicado

E os que têm patrões que abraçaram a fé, nem por isto os menosprezem, sob pretexto de serem irmãos. Ao contrário, deverão servi-los ainda melhor, pelo fato de que eles são fiéis amados de Deus e participantes de seus benefícios. Tal deve ser o tema de teus ensinamentos e de tuas exortações.
1 Timóteo 6:2

Comentário de Albert Barnes

E aqueles que têm mestres crentes – Mestres que são cristãos. Fica claro a partir disso, que Paulo supôs que, naquela época e nessas circunstâncias, um homem poderia se tornar um cristão que tinha escravos sob ele. Quanto tempo ele pode continuar mantendo seus semelhantes em cativeiro e, ainda assim, ser cristão, é, contudo, uma questão bem diferente. Está bem claro, no Novo Testamento, bem como nos fatos atuais, que Deus pode converter as pessoas quando perseguem qualquer tipo de maldade. O efeito da religião, no entanto, em todos os casos, será levá-los a deixar de cometer erros. Não é de forma alguma improvável que muitos daqueles que possuíam escravos, de acordo com o costume predominante no império romano, possam ter sido convertidos – o fato de um homem estar vivendo uma vida de pecado não impede a possibilidade de a conversão dele. Não há evidências de que Paulo se refira aqui a quem comprou escravos depois que eles foram convertidos; nem existe nenhuma indicação de tal transação entre os cristãos no Novo Testamento. Tampouco existe a indicação de que ele considerou certo e melhor que eles continuassem a manter escravos; nem que ele aprovaria que fizessem arranjos para perseverar nisso como uma instituição permanente.

Tampouco deve ser bastante deduzido a partir desta passagem que ele pretendia ensinar que eles pudessem continuar com isso, e ainda assim ter direito a todo o respeito e confiança devido ao nome cristão, ou ser considerado como mantendo uma boa reputação na igreja. O que quer que seja verdade nesses pontos, a passagem diante de nós prova apenas que Paulo considerou que um homem que era escravo poderia ser convertido e mencionado como um “crente” ou cristão. Muitos foram convertidos em circunstâncias semelhantes, como muitos na prática de todos os outros tipos de iniqüidade. Qual era o dever deles após a conversão, era outra questão e qual era o dever de seus “servos” ou escravos, ainda era outra questão. É apenas esta última questão que o apóstolo está considerando aqui.

Não os despreze, porque são irmãos – Não os trate com nenhuma falta do respeito que é devido à sua posição. A palavra aqui usada às vezes denota “negligenciar” ou “não cuidar;” Mateus 6:24 ; Lucas 16:13 . Aqui, não é necessário supor que denota desprezo real, mas apenas aquela falta de respeito que possa surgir na mente, se não for bem instruída, ou não em guarda, entre aqueles que eram servos ou escravos. Deve-se compreender que o efeito do mestre e do escravo de abraçar a religião seria produzir na mente do servo uma falta de respeito e deferência por seu mestre. Esse perigo deveria ser apreendido pelas seguintes causas:

(1) o cristianismo ensinou que todas as pessoas eram feitas de “um sangue” e eram por natureza iguais; Atos 17:26 . Era natural, portanto, que o escravo deduzisse que, por natureza, ele era igual ao seu mestre, e seria fácil perverter essa verdade para fazê-lo desrespeitoso e insubordinado.

(2) eram iguais a eles como cristãos. O cristianismo ensinou-lhes que todos eram “irmãos” no Senhor, e que não havia distinção diante de Deus. Pode ser natural inferir disso, que todas as distinções na sociedade deveriam ser abolidas e que, em todos os aspectos, o escravo deveria considerar-se como em um nível com seu mestre.

(3) alguns que não entenderam bem a natureza do cristianismo ou que poderiam estar dispostos a causar problemas podem ter aproveitado as verdades inegáveis ??sobre a igualdade das pessoas por natureza e por redenção, para produzir descontentamento por parte. do escravo. Eles podem ter se esforçado para amargar os sentimentos dos escravos em relação aos senhores que os mantinham em cativeiro. É fácil perceber que o efeito pode ter sido levar aqueles que estavam em estado de servidão a manifestar desrespeito aberto e marcado. Em oposição a isso, o apóstolo mandaria Timóteo ensinar que o cristianismo não atacou rudemente as instituições existentes da sociedade, e especialmente não ensinou aqueles que estavam em fileiras subordinadas a desrespeitar os que estavam acima deles.

Mas prefira servi-los – isto é, sirva-os com mais alegria e entusiasmo do que antes de o mestre ser convertido; ou servi-los com mais alegria porque eram cristãos. As razões para isso foram: porque o mestre era agora mais digno de consideração afetuosa e porque o servo poderia procurar um tratamento melhor em suas mãos; compare notas sobre Efésios 6: 6 .

Porque eles são fiéis – isto é, “porque” eles são “crentes” ou são cristãos – p?st?? apresenta a mesma palavra que no começo do versículo é traduzida como “crente”. Aqui não significa que eles eram “fiéis” a seus servos ou a Deus, mas apenas que eram cristãos.

E amado – Provavelmente, “amado por Deus”; pois assim a palavra é freqüentemente usada. Por serem amigos de Deus, aqueles que são servos devem mostrar-lhes mais respeito. A idéia é simplesmente que alguém a quem Deus ama deve ser tratado com mais respeito do que se não fosse assim amado; ou, um homem bom merece mais respeito do que um homem mau. Em todas as relações da vida, devemos respeitar os que estão acima de nós, mais na proporção da excelência de seu caráter.

Participantes do benefício – ou seja, o benefício que o evangelho concede – pois a conexão exige que a compreendamos. Não pode significar, como muitos supuseram, que eles eram “participantes do benefício do trabalho do servo” ou desfrutavam dos frutos de seu trabalho – pois como isso poderia ser uma razão para tratá-los com mais respeito? Seria mais uma razão para tratá-los com menos respeito, porque eles estavam vivendo de proveito do trabalho não correspondido. Mas a verdadeira razão apontada é que o mestre recebeu, pela graça de Deus, permissão para participar dos mesmos benefícios da salvação que o servo; ele havia recebido, como ele, o perdão do pecado, e devia ser considerado um companheiro herdeiro da graça da vida. A expressão aqui pode ser traduzida como “eles são participantes ou são devotados à boa causa”. Lexicon de Robinson. O argumento é que eles não eram infiéis, ou estranhos à religião, ou aqueles que tentavam impedir o progresso daquilo que era caro ao coração do servo, mas estavam unidos a eles na mesma boa obra; eles participaram das bênçãos da mesma salvação e estavam realmente se esforçando para promover os interesses da religião. Deveria, portanto, haver mais respeito demonstrado a eles, e o serviço mais alegre os prestou.

Comentário de E.W. Bullinger

acreditando. App-130.

Faz . . . serviço . App-130.

fiel. Alguns como “crentes” .

Amado. App-136.

participantes = aqueles que estão participando. Grego. antilambanomai. Veja Atos 20:35 .

benefício = bom trabalho. Grego. euergesia . Ver Atos 4: 9 ,

exortar. App-134.

Comentário de John Calvin

2 Quem tem mestres fiéis Pode-se pensar que o nome de irmão constitui igualdade e, consequentemente, tira o domínio. Paulo argumenta, pelo contrário, que os escravos deveriam se sujeitar mais a senhores crentes, porque reconhecem que são filhos de Deus, e estão ligados a eles pelo amor fraterno e são participantes da mesma graça. (116) Não é uma pequena honra que Deus os tenha feito iguais aos senhores terrenos, naquilo que é da maior importância; pois eles têm a mesma adoção em comum com eles; e, portanto, isso não deve ser um leve incentivo para suportar a escravidão com paciência.

Eles são crentes e amados. É um argumento adicional que a escravidão é muito mais facilmente suportada por senhores brandos, que nos amam e a quem amamos em troca. Há também o vínculo de fé que une muito estreitamente aqueles que têm condições diferentes.

Essas coisas ensinam e exortam. Ele quer dizer que essas são questões sobre as quais ele deve se referir amplamente e deseja que a doutrina seja acompanhada de exortações. É como se ele dissesse que esse tipo de instrução deve ser repetido diariamente e que os homens precisam não apenas ser ensinados, mas também ser despertados e instigados por frequentes exortações.

Comentário de Adam Clarke

E aqueles que têm mestres crentes – que foram recentemente convertidos, assim como eles mesmos.

Não os desprezem – supondo que sejam iguais, porque são irmãos em Cristo; e fundamentando sua opinião sobre isso, que nele não há homem nem mulher, vínculo nem liberdade; pois, embora todos sejam iguais quanto aos seus privilégios e estado espirituais, ainda assim continua na ordem da providência de Deus uma grande disparidade de sua posição: o mestre deve sempre ser, nesse sentido, superior ao servo.

Mas, antes, eles prestam serviço – obedeça-os com mais alegria, porque são fiéis e amados; fiel à graça de Deus, amado por ele e seus verdadeiros seguidores.

Participantes do benefício – ??? e?e??es?a? a?t??aµßa??µe??? · Participantes conjuntos do benefício. Isso geralmente é entendido como referência à participação do mestre nos serviços de seus escravos. Porque aqueles que participam do benefício de seus serviços são fiéis e amados; ou pode se aplicar aos servos que participam de muitos benefícios de seus mestres cristãos. Outros pensam que o benefício aqui se refere à graça do Evangelho, a salvação comum de mestres e escravos crentes; mas o Dr. Macknight observa bem que e?e??es?a não é usado em lugar algum para denotar o Evangelho. Um dos MSS de Uffenbach. tem e??as?a? , do serviço; essa leitura é claramente um glossário; não é reconhecido por nenhum outro MS. nem por qualquer versão. FG, e o Codex Augustanus 6, têm e?seße?a? , de piedade; um termo pelo qual toda a doutrina do Evangelho é expressa, 1 Timóteo 4: 7 , 1 Timóteo 4: 8 , como também no sexto verso deste capítulo ( 1 Timóteo 6: 6 ;).

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 6: 2 . Porque eles são fiéis e amados, etc. – O Dr. Heylin lê, mas os serve melhor, porque eles são cristãos e devem ser amados, como participantes das mesmas vantagens. Veja a versão siríaca.

Comentário de John Wesley

E os que têm senhores crentes, não os desprezem, porque são irmãos; antes, eles prestam serviço, porque são fiéis e amados, participantes do benefício. Essas coisas ensinam e exortam.

Não os desprezem – Pague-lhes menos honra ou obediência.

Porque eles são irmãos – E nesse aspecto em um nível com eles. Aqueles que vivem em uma comunidade religiosa sabem o perigo disso; e que maior graça é necessária para suportar as faltas de um irmão, do que de um infiel, ou homem do mundo.

Mas, em vez disso, preste serviços de manutenção – sirva-os com muito mais diligência. Porque eles são participantes conjuntos do grande benefício – Salvação.

Essas coisas – Paulo, o idoso, atribui ao jovem Timóteo uma acusação de insistir na santidade prática. Professores menos experientes tendem a negligenciar a superestrutura, enquanto estabelecem as bases; mas de tão grande importância São Paulo viu impor obediência a Cristo, bem como pregar fé em seu sangue, que, depois de insistir fortemente na vida de fé dos professores, ele até acrescenta outra acusação pela estrita observância dela. .

Referências Cruzadas

Gênesis 16:4 – Ele possuiu Hagar, e ela engravidou. Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora.

Números 16:3 – Eles se ajuntaram contra Moisés e Arão, e lhes disseram: “Basta! A assembléia toda é santa, cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles. Então, por que vocês se colocam acima da assembléia do Senhor? “

Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

Mateus 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

Mateus 23:8 – “Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.

Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 11:17 – Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira,

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Efésios 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:

Efésios 1:15 – Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos,

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Colossenses 1:2 – aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 1:4 – pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Colossenses 3:12 – Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Colossenses 4:1 – Senhores, dêem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu.

2 Tessalonicenses 1:3 – Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros.

1 Timóteo 4:11 – Ordene e ensine estas coisas.

1 Timóteo 5:1 – Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos;

Tito 2:1 – Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina.

Tito 2:15 – É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze.

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Filemom 1:5 – porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos.

Filemom 1:10 – apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso.

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

2 Pedro 2:10 – especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais;

Judas 1:8 – Da mesma forma, estes sonhadores contaminam seus próprios corpos, rejeitam as autoridades e difamam os seres celestiais.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *