Estudo de João 17:25 – Comentado e Explicado

Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste.
João 17:25

Comentário de Albert Barnes

Não te conhece – Veja as notas em João 17: 3 .

Comentário de E.W. Bullinger

Pai justo . Veja em João 17:11 .

não te conheceu = não te conheceu. Ver João 8:55 . Romanos 1: 18-32 . 1 Coríntios 1:21 ; 1 Coríntios 2: 8 .

soube = sabia.

enviou = não enviou.

Comentário de John Calvin

25. Pai justo. Ele compara seus discípulos ao mundo, de modo a descrever mais completamente a aprovação e o favor que eles receberam do Pai; pois é apropriado que aqueles que apenas conhecem a Deus, a quem o mundo inteiro rejeita, sejam distinguidos acima dos outros, e mais adequadamente Cristo suplica com calor peculiar por aqueles a quem a incredulidade do mundo não impediu de reconhecer a Deus. Ao chamá-lo de Pai Justo, Cristo desafia o mundo e sua malícia; como se ele tivesse dito: “Por mais orgulhoso que o mundo possa desprezar ou rejeitar a Deus, ainda assim não tira nada dele e não pode impedir que a honra de sua justiça permaneça intacta.” Por essas palavras, ele declara que a fé dos piedosos deve ser fundada em Deus, de tal maneira que, embora o mundo inteiro deva se opor, nunca falhará; assim como, nos dias atuais, devemos acusar o Papa de injustiça, a fim de reivindicar a Deus o louvor que lhe é devido.

Mas eu te conheço, e estes sabem que você me enviou. Cristo não diz apenas que Deus era conhecido pelos discípulos, mas menciona dois passos; primeiro, que ele conheceu o Pai; e, segundo, que os discípulos souberam que ele foi enviado pelo Pai. Mas, como ele acrescenta imediatamente depois, que lhes declarou o nome do Pai, ele os louva, como eu disse, pelo conhecimento de Deus, que os separa do resto do mundo. No entanto, devemos atender à ordem da fé, como é descrita aqui. O Filho saiu do seio do Pai e, propriamente falando, somente ele conhece o Pai; e, portanto, todos os que desejam se aproximar de Deus devem se dirigir a Cristo para encontrá-los e se dedicar a ele; e, depois de serem conhecidos pelos discípulos, ele finalmente os elevará a Deus Pai.

Comentário de Adam Clarke

O mundo não te conheceu – não me reconheceu. Veja em João 1:11 , João 1:12 ; (Nota).

E estes souberam – Aqui nosso Senhor, retornando aos discípulos, fala:

    1º. De eles o terem recebido como o Messias;

2dly. De dar a conhecer o Pai a eles;

3dly. De seu propósito de continuar a influenciá-los pelo Espírito da verdade, para que possam estar perfeitamente unidos a Deus, por um Salvador que habita para sempre.

Comentário de John Wesley

Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheço, e estes sabem que você me enviou.

Pai Justo – A admissão de crentes a Deus por meio de Cristo flui até da justiça de Deus.

Referências Cruzadas

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 5:19 – Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

João 6:19 – Depois de terem remado cerca de cinco ou seis quilômetros, viram Jesus aproximando-se do barco, andando sobre o mar, e ficaram aterrorizados.

João 7:29 – mas eu o conheço porque venho da parte dele, e ele me enviou”.

João 8:19 – Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai? ” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”.

João 8:55 – Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vocês, mas eu de fato o conheço e guardo a sua palavra.

João 10:15 – assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

João 15:21 – Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou.

João 16:3 – Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

João 16:27 – pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.

João 16:30 – Agora podemos perceber que sabes todas as coisas e nem precisas que te façam perguntas. Por isso cremos que vieste de Deus”.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

Atos dos Apóstolos 17:23 – pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 3:11 – não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.

Romanos 3:26 – mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

1 Coríntios 1:21 – Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

1 Coríntios 15:34 – Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Gálatas 4:8 – Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Hebreus 8:11 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.

1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *