Estudo de João 8:19 – Comentado e Explicado

Perguntaram-lhe: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não conheceis nem a mim nem a meu Pai; se me conhecêsseis, certamente conheceríeis também a meu Pai.
João 8:19

Comentário de Albert Barnes

Onde está teu pai? Esta pergunta foi feita, sem dúvida, em escárnio. Jesus muitas vezes lhes deu que entendessem que, por seu Pai, ele quis dizer Deus, João 5: 6 ; Eles professavam ignorar isso, e provavelmente pareciam desprezar o pai, para que ele o apresentasse como testemunha no caso.

Se você me conhecesse … – Se você tivesse escutado minhas instruções e me tivesse recebido como o Messias, você também teria, ao mesmo tempo, conhecimento de Deus. Podemos observar aqui,

1. A maneira pela qual Jesus lhes respondeu. Ele não deu ouvidos à sua caçada; ele não estava irritado com o desprezo deles; ele preservou sua dignidade e deu-lhes uma resposta digna do Filho de Deus.

2. Deveríamos encontrar os desdém e zombarias dos pecadores da mesma maneira. Não devemos render grade por grade, mas “com mansidão instrua os que se opõem a si mesmos, se Deus porventura lhes der arrependimento pelo reconhecimento da verdade”, 2 Timóteo 2:25 .

3. A maneira de conhecer Deus é conhecer Jesus Cristo. “Ninguém jamais viu Deus a qualquer momento. O Filho unigênito que está no seio do Pai, ele o declarou ” João 1:18 . Nenhum pecador pode ter apenas visões de Deus, exceto em Jesus Cristo, 2 Coríntios 4: 6 .

Comentário de E.W. Bullinger

nem . . . nem. Grego. oute, composto de ou. App-105.

Meu pai Veja nota em João 2:16 .

E se. Uma hipótese verdadeira. App-118.

deveria = faria.

Comentário de John Calvin

19. onde está teu pai ? Não há dúvida de que seja motivo de zombaria que eles tenham perguntado sobre seu Pai. Não apenas eles, com seu orgulho habitual, tratam com desprezo o que ele havia dito sobre o Pai , mas também o ridicularizam por falarem alto sobre seu Pai. , como se ele tivesse tirado seu nascimento do céu. Por essas palavras, portanto, elas significam que não valorizam tão altamente o Pai de Cristo, a ponto de atribuir qualquer coisa ao Filho por sua conta. E a razão pela qual existem tantos hoje em dia que, com ousada presunção, desprezam a Cristo, é que poucos consideram que Deus o enviou.

Você nem me conhece nem meu pai. Ele não se digna a dar-lhes uma resposta direta, mas em poucas palavras os reprova com a ignorância em que se lisonjearam. Eles perguntaram sobre o Pai ; e, no entanto, quando eles tinham o Filho diante de seus olhos, vendo , eles não viam ( Mateus 13:13 .) Portanto, era um castigo justo de seu orgulho e ingratidão perversa, que aqueles que desprezavam o Filho de Deus, que havia sido familiarmente oferecido a eles, nunca se aproximou do Pai. Como alguém mortal ascenderá ao cume de Deus, a menos que seja elevado pelas mãos de seu Filho? Deus em Cristo condescendeu com a condição média dos homens, de modo a estender a mão; e aqueles que rejeitam a Deus, quando ele assim se aproxima deles, merecem ser excluídos do céu?

Vamos saber que a mesma coisa é falada a todos nós; pois quem aspira conhecer a Deus e não começa com Cristo deve vagar – por assim dizer – em um labirinto; pois não é sem razão que Cristo é chamado a imagem do Pai, como já foi dito. Novamente, como todos os que, deixando Cristo, tentam subir ao céu, à maneira dos gigantes , (219) são destituídos de todo o conhecimento correto de Deus, assim todo homem que direcionar sua mente e todos os seus sentidos para Cristo o fará. seja levado diretamente ao Pai. Pois por boas razões Deus declara que,

pelo espelho do evangelho, vemos claramente Deus na pessoa de Cristo,
( 2 Coríntios 3:18 .)

E certamente é uma recompensa surpreendente da obediência da fé, que todo aquele que se humilha diante do Senhor Jesus (220) penetra acima de todos os céus, mesmo nos mistérios que os anjos contemplam e adoram.

Comentário de Adam Clarke

Você não me conhece, etc. – Você não conhece o Messias, nem o Deus que o enviou.

Se você me conhecesse – Se tivesse recebido meus ensinamentos, conheceria tanto a natureza e os atributos de Deus como nunca poderia ter tido, e nunca poderá ter outro caminho. Esse é um ditado verdadeiro: Ninguém jamais viu Deus: o Filho unigênito, que jaz no seio do Pai. ele o declarou. A natureza e perfeições de Deus nunca podem ser conhecidas adequadamente, mas à luz do Evangelho de Jesus Cristo. É digno de nota que, em todo esse discurso, nosso abençoado Senhor sempre fala do Pai e de si mesmo como duas pessoas distintas. Portanto, o Pai não é o Filho, nem o Filho, o Pai, como algumas pessoas imaginam em vão; embora seja claro o suficiente que a mais completa unidade e igualdade subsista entre eles.

Comentário de Thomas Coke

João 8:19 . Se você me conhecesse, etc. – “Se você tivesse noções justas de mim, saberia quem é que eu chamo de meu Pai; isto é, se você soubesse que eu sou o Messias, você saberia que meu Pai é Deus. ”

Comentário de John Wesley

Disseram-lhe então: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Você nem me conhece, nem meu Pai; se você me conhecesse, também deveria conhecer meu Pai.

Disseram-lhe então: Onde está teu Pai? Jesus respondeu – Mostrando a perversidade da pergunta deles; e ensinando que eles deveriam primeiro conhecer o Filho, se quisessem conhecer o Pai.

Onde o Pai está – ele mostra, João 8:23 . Enquanto isso, ele claramente sugere que o Pai e ele eram pessoas distintas, pois eram duas testemunhas; e ainda assim um em essência, pois o conhecimento dele inclui o conhecimento do Pai.

Referências Cruzadas

Jeremias 22:16 – Ele defendeu a causa do pobre e do necessitado, e, assim, tudo corria bem. Não é isso que significa conhecer-me? “, declara o Senhor.

Jeremias 24:7 – Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

João 1:10 – Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 7:28 – Enquanto ensinava no pátio do templo, Jesus exclamou: “Sim, vocês me conhecem e sabem de onde sou. Eu não estou aqui por mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro. Vocês não o conhecem,

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

João 10:14 – “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 15:21 – Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou.

João 16:3 – Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

1 Coríntios 15:34 – Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Gálatas 4:9 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

2 João 1:9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *