Estudo de Romanos 3:11 – Comentado e Explicado

Não há um só que tenha inteligência, um só que busque a Deus.
Romanos 3:11

Comentário de Albert Barnes

Não há ninguém que entenda – No Salmo Hebraico 14: 2 , Deus é representado como olhando do céu para ver, ou seja, fazer uma investigação, se havia alguém que o entendesse ou buscasse. Esta circunstância dá não apenas alta beleza poética à passagem, mas profunda solenidade e horror. Deus, o buscador de corações, é representado como fazendo uma investigação nesse exato ponto. Ele olha do céu para esse mesmo propósito, para verificar se havia justos. No hebraico, não é afirmado, embora esteja clara e fortemente implícito, que nenhum deles foi encontrado. Esse fato o apóstolo “afirma”. Se, como resultado de tal investigação, nenhuma foi encontrada; se Deus não especificou que existia; segue-se que não havia nenhum. Pois ninguém poderia escapar da atenção de seus olhos; e se houvesse, a benevolência de seu coração o levaria a registrá-lo. Compreender é usado no sentido de ser sábio; ou de ter um estado de sentimento moral que os disponha para servir e obedecer a Deus. A palavra é freqüentemente usada na Bíblia, não para indicar uma mera operação intelectual da mente, mas o estado do coração que inclina a mente a obedecer e adorar a Deus; Salmo 107: 43 ; Salmo 119: 27 , Salmo 119: 100 ; Provérbios 5: 5 ; Isaías 6:10 ; “Para que não entendam com o coração”, etc.

Que busca Deus – que se esforça para conhecer e fazer sua vontade e familiarizar-se com seu caráter. A disposição de não buscar a Deus, isto é, negligenciá-lo e esquecê-lo, é uma das provas mais decididas de depravação. Um homem justo considera seu maior privilégio e honra conhecer a Deus e entender sua vontade. Um homem pode se entregar à maldade apenas esquecendo Deus. Portanto, uma disposição “não” de buscar a Deus é uma prova completa de depravação.

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum . Grego. ou. App-105.

entende . Grego. suniemi. Ocorre 26 vezes.

Sempre “entenda” , exceto Marcos 6:52 e 2 Coríntios 10:12 .

procura depois . Grego. ekzeteo. Ver Atos 15:17 .

Comentário de John Calvin

11. O primeiro efeito é que não há quem entenda: e então essa ignorância é imediatamente provada, pois eles não buscam a Deus; pois vazio é o homem em quem não existe o conhecimento de Deus, qualquer que seja o outro aprendizado que ele possua; sim, as ciências e as artes, que são boas em si mesmas, são coisas vazias, quando estão sem esse fundamento.

Comentário de John Wesley

Não há quem entenda, não há quem busque a Deus.

Não há quem entenda – As coisas de Deus.

Referências Cruzadas

Jó 21:15 – Quem é o Todo-poderoso, para que o sirvamos? Que vantagem nos dá orar a ele? ’

Salmos 14:2 – O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.

Salmos 53:2 – Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.

Salmos 53:4 – Será que os malfeitores não aprendem? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam a Deus!

Salmos 94:8 – Insensatos, procurem entender! E vocês, tolos, quando se tornarão sábios?

Provérbios 1:7 – O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

Provérbios 1:22 – “Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?

Provérbios 1:29 – Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor,

Isaías 9:13 – Mas o povo não voltou para aquele que os feriu, nem buscou o Senhor dos Exércitos.

Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

Isaías 31:1 – Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor!

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Isaías 65:1 – “Fiz-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado pelos que não me procuravam. A uma nação que não clamava pelo meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui.

Jeremias 4:22 – “O meu povo é tolo, eles não me conhecem. São crianças insensatas que nada compreendem. São hábeis para praticar o mal, mas não sabem fazer o bem. “

Oséias 4:6 – Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Oséias 7:10 – A arrogância de Israel testifica contra ele, mas, apesar de tudo isso, ele não se volta para o Senhor, para o seu Deus, e não o busca.

Mateus 13:13 – Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.

Mateus 13:19 – Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

Romanos 1:22 – Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *