Estudo de Isaías 31:1 – Comentado e Explicado

Ai daqueles que vão ao Egito buscar socorros, e que contam com a cavalaria, que se fiam no número de carros e no valor dos cavaleiros, em vez de voltarem seus olhares para o Santo de Israel e de consultarem o Senhor.
Isaías 31:1

Comentário de Albert Barnes

Ai – (veja a nota em Isaías 30: 1 ).

Para aqueles que descem ao Egito – (veja a nota em Isaías 30: 2 ).

E fique a cavalo – (veja a nota em Isaías 30:16 ).

E confie em carros – (veja a nota em Isaías 21: 7 ). O fato de serem frequentemente usados ??na guerra é evidente nos seguintes lugares Josué 11: 4 ; Juízes 1:19 ; 1 Samuel 13: 5 ; 2 Samuel 8: 4 .

Porque eles são muitos – Porque eles esperam garantir a ajuda de muitos. Veja as referências acima. É evidente que sua confiança neles seria proporcional ao número que eles poderiam trazer para o campo.

Mas eles não parecem … – (veja a nota em Isaías 30: 1 )

Comentário de Joseph Benson

Isaías 31: 1-3 . Ai daqueles que descem ao Egito, etc. – Como fizeram os judeus, ao contrário do mandamento de Deus, Deuteronômio 17:16 . E fique a cavalo – pois o Egito tinha muitos e muitos cavalos de escolha. Mas eles não olham para o Senhor – Sua confiança na criatura foi acompanhada e produziu desconfiança de Deus e negligência em procurá-lo em oração por sua ajuda. No entanto, ele também é sábio, etc. – Você pensa que é sábio ao envolver os egípcios; mas Deus não é inferior a eles em sabedoria ou força, mas muito superior, e, portanto, você tolamente os preferiu diante dele, que executará seus julgamentos sobre você, apesar de todos os egípcios poderem fazer. E não chamará de volta suas palavras – Suas ameaças denunciadas contra você; mas se levantará contra os malfeitores – Contra este povo perverso e rebelde; e contra a ajuda – Ou seja, os ajudantes, conforme explicado no próximo versículo; daqueles que praticam iniqüidade – que agem em oposição direta ao mandamento expresso de Deus. Os egípcios são homens, e não Deus – e, portanto, são totalmente incapazes de defendê-lo, sem ou contra a vontade de Deus; e seus cavalos, carne – Fraca e frágil, e não espírito – Não é como substâncias espirituais, como os anjos, que são imortais e invisíveis para os homens. Quando o Senhor estender a mão – Exercerá seu poder de se opor ou puni-los, tanto aquele que ajuda como o holpen cairá, etc.juntos – E a aliança deles provará sua ruína conjunta.

Comentário de Adam Clarke

Ai daqueles que descem ao Egito – Isto é uma repreensão aos israelitas por formarem uma aliança com os egípcios, e não confiarem no Senhor.

E fique com os cavalos “Quem confia nos cavalos” – Para a vitela e os vinte primeiros MSS. de Kennicott, trinta de De Rossi, um dos meus, e a Septuaginta, árabe e vulgata, leram todos , sem a conjunção, o que perturba o sentido.

Comentário de John Calvin

1. Ai dos que descem ao Egito. Ele volta novamente ao assunto que havia tratado no início do capítulo anterior; pois ele ainda clama alto contra os judeus, cujo costume comum era, em épocas de perigo, recorrer, não ao Senhor, mas aos egípcios. Anteriormente, explicamos por que isso era tão desagradável para Deus. Para explicar o assunto brevemente, há duas razões pelas quais o Profeta reprova esse crime tão severamente. A primeira é porque é impossível confiarmos em nossa salvação nas criaturas e, ao mesmo tempo, em Deus; pois nossos olhos devem se afastar dele assim que forem direcionados a eles. A segunda razão é que Deus os proibiu expressamente de se aliar aos egípcios. ( Deuteronômio 17:16 .) À confiança pecaminosa foi acrescentada rebeldia, como se eles tivessem resolvido garantir sua segurança desprezando a Deus e desobedecendo à sua vontade.

Portanto, devemos olhar para a fonte desse mal, se quisermos entender completamente o significado do Profeta. Havia também uma razão peculiar, como observamos anteriormente, por que o Senhor desejava que os judeus não tivessem relações sexuais com os egípcios. Era para que a aliança iníqua obliterasse a lembrança da redenção do Egito, e que eles não fossem corrompidos pelas superstições e pela idolatria pecaminosa dos egípcios. No entanto, esses argumentos foram considerados por eles como sem peso; e, embora Deus o proibisse, isso não os impedia de solicitar continuamente assistência e imaginar que a assistência deles era um escudo que os defendia contra o braço de Deus. Consequentemente, há boas razões pelas quais o Profeta exclama tão seriamente contra essa loucura. Mesmo com a proibição de Deus, o fato de “descer ao Egito” merecia ser severamente responsabilizado; mas era ainda mais intoleravelmente criminoso que, por falsa confiança, concedessem aos homens mortais a glória que era devida a Deus. Para deixar ainda mais claro que, dessa maneira, eles defraudam Deus de seu direito, ele não apenas os acusa de terem confiado nos egípcios, mas também apresenta uma acusação contra eles, por outro lado, que

Eles não olharam para o Santo de Israel. Aqui aparece mais claramente a razão pela qual essa traição dos judeus é tão fortemente reprovada por Isaías; pois em outros aspectos, Deus não desaprova o uso de remédios legais, assim como comemos pão e outros tipos de alimentos destinados a nosso uso. Assim, se qualquer pessoa colocada em perigo emprega meios que não eram proibidos, mas que são habituais e lícitos, desde que não negem o poder de Deus, ele certamente não deve ser responsabilizado; mas se estamos tão fortemente apegados a meios externos, que ao mesmo tempo não buscamos a Deus e, se desconfiamos de suas promessas, recorremos a métodos ilegais, isso é digno de condenação e repulsa.

A palavra olhar é freqüentemente empregada nas Escrituras para denotar essa confiança; pois geralmente voltamos nossos olhos para o trimestre em que esperamos assistência. Em uma palavra, somos ensinados aqui que devemos depositar nossa confiança na salvação apenas em Deus, que, confiando em suas promessas, podemos ousadamente perguntar a ele o que é desejável. Ele, sem dúvida, nos permite usar todas as coisas que ele pretendia para o nosso uso, mas de tal maneira que nossas mentes devam estar inteiramente fixadas nele.

Quando ele chama Deus de “Santo de Israel”, ele apresenta de uma maneira impressionante a iniquidade e ingratidão do povo, que, depois de ter sido levado sob a proteção e tutela de Deus, desprezava tal protetor e guardião de sua salvação, e fugia. ansiosamente após suas próprias concupiscências. Ao acrescentar imediatamente, nem eles buscaram a Jeová, ele mostra que nem o poder, nem a bondade, nem a bondade paternal de Deus poderiam mantê-los no cumprimento de seus deveres. Nos dias atuais, uma vez que ele nos convida não menos gentilmente a procurá-lo, oferecemos-lhe um insulto grave se procurarmos outro, e não resolvemos confiar somente nele; e tudo o que se afastar e afastar nossas mentes de Deus será para nós como “Egito”.

Comentário de John Wesley

Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda; e fica a cavalo, e confia em carros, porque são muitos; e em cavaleiros, porque são muito fortes; mas eles não olham para o Santo de Israel, nem procuram o Senhor!

Cavalos – pois o Egito tinha muitos cavalos de escolha.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *