Estudo de Isaías 9:13 – Comentado e Explicado

O povo, porém, não se voltou para quem o feria, e não buscou o Senhor dos exércitos.
Isaías 9:13

Comentário de Albert Barnes

Para o povo … – Essa é a razão pela qual sua ira não cessaria e é, ao mesmo tempo, a sugestão de um novo crime pelo qual o julgamento divino repousará sobre eles. Começa a segunda parte do oráculo.

Não fica – Está implícito aqui que foi o objetivo do castigo transformá-los em Deus. Nesse caso, como em muitos outros, esse projeto não havia sido realizado.

Àquele que os fere – A Deus, que os havia punido.

Nem eles procuram – Eles não procuram sua proteção e favor; eles não o adoram e o honram.

O Senhor dos Exércitos – Nota, Isaías 1: 9 .

Comentário de Thomas Coke

Isaías 9: 13-15 . Pois o povo não volta, etc. – Temos aqui o segundo crime desse povo refratário, que impenitente e estúpido, não considerou o castigo do Senhor, nem se voltou para ele em sua repreensão. Portanto, nos versos 14 e 15, é denunciada uma subversão total de seu estado e política. O leitor observará que as expressões, embora metafóricas, são muito claras a partir da própria exposição do profeta. Ver cap. Isaías 19:15 . Isso foi cumprido quando o povo foi levado por Salmanezer.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 9: 13-15 . Pois o povo não volta, etc. – Temos aqui o segundo crime deste povo refratário, que impenitente e estúpido, não considerou o castigo do Senhor, nem se voltou para ele em sua repreensão. Portanto, uma total subversão de seu estado e política é denunciada como a mais severa punição contra eles. O Senhor cortará, etc., cabeça e cauda – alto e baixo, honroso e desprezível, como o próximo versículo explica; galho e corrida – Os bons galhos de árvores altas, os poderosos e nobres; e o junco, as pessoas mais fracas e más. Em um dia – Todos juntos, um e outro, sem qualquer distinção. O antigo, etc., ele é a cabeça – isto é, é significada pela palavra cabeça, no versículo anterior; e o profeta que ensina mentiras, etc. – De quem ele menciona a destruição, não como se fosse um castigo para eles serem privados de tais pessoas, mas em parte para mostrar a extensão da calamidade, que deveria atingir todos os tipos de pessoas; e em parte para derrubar suas vaias presunções de paz e prosperidade, mostrando que aqueles falsos profetas, que haviam alimentado suas vãs esperanças, deveriam perecer, e suas falsas profecias com eles. Ele é o rabo – A parte mais baixa de todo o povo.

Comentário de John Calvin

13. Mas o povo não se voltou. (150) O copulativo ? ( vau ) é traduzido por alguns intérpretes, como se o Profeta estivesse atribuindo uma razão pela qual o Senhor não deixa de empregar seus flagelos na inflexão contínua de castigos; isto é, porque as pessoas são tão endurecidas e obstinadas que não se arrependem. Quando não há arrependimento, não é razoável esperar que Deus ceda aos homens obstinados, como se ele fosse vencido; e a consequência é que ele se prepara para infligir punições mais severas. Visto que, portanto, nenhum castigo produziu nenhuma emenda em Israel, ele deve perecer; pois quando eram tão freqüentemente atingidos e punidos, e nem se arrependiam, isso era uma prova da mais desesperada maldade.

É uma repreensão muito severa, que, embora o Senhor não apenas nos exalte por palavras, mas na verdade nos empurre para a frente e nos restrinja por vários castigos, ainda assim nos endurecemos e não nos deixamos afastar de nossos crimes e de nossos pecados. luxúria. A maldade desesperada é assim evidenciada, e nada mais hediondo poderia ser falado ou concebido. É uma ofensa hedionda, quando os homens não recebem instruções assim que lhes são entregues; é mais hediondo, quando não são afetados por repreensões; é o mais hediondo de todos, quando, apesar dos castigos, eles se endurecem e até chutam, ou por seu comportamento obstinado inflamam ainda mais a indignação do Juiz, e não consideram por que foram punidos ou o que isso significa. é a que o Senhor os chama. Por conseguinte, quando nenhum remédio produz um bom efeito, o que devemos pensar além de que a doença é incurável e totalmente desesperada?

Essa repreensão não se aplica apenas aos israelitas, mas também a nós. O Senhor já castigou o mundo inteiro por várias aflições, de modo que quase nenhuma parte poderia ser isenta de angústias e calamidades. E, no entanto, todos parecem ter conspirado obstinadamente contra Deus, de modo que, o que quer que Ele faça, eles deixem de não conservar seu caráter anterior e seguirem seus maus caminhos. Justamente, portanto, o Senhor poderia dirigir-nos a mesma exposição, e certamente ele nos dirige pela boca de Isaías; e não devemos procurar outro profeta que ameace novos castigos, visto que nosso caso não é diferente do dos israelitas, e estamos envolvidos na mesma culpa que eles.

Nem procuraram o Senhor dos exércitos. Isso é imediatamente adicionado como uma explicação, pela razão pela qual Deus inflige punição, para trazer de volta os andarilhos para si mesmo. Por esse método, de fato, ele parece levar os homens a uma distância maior dele; mas, como lhe pertence trazer para fora da sepultura aqueles a quem parecia ter ferido e morto, por terríveis pecadores, ele apenas os humilha, para que possam retornar a ele. E, de fato, o começo da conversão é buscar a Deus , ou melhor, é a única regra de viver bem; se nos afastamos dela, não temos descanso para a planta do pé. Mas agora devemos perguntar o que é buscar a Deus ou de que maneira devemos procurá-lo ; pois os hipócritas sempre estarão prontos para suplicar que, por orações, jejuns, lágrimas e um semblante triste, eles imploram sinceramente a Deus e imploram perdão. Mas Deus escolhe ser procurado de outra maneira; isto é, quando o pecador verdadeiramente subjuga, de bom grado toma o jugo que sacudiu e rende obediência àquele a quem desprezara.

Comentário de John Wesley

Pois o povo não se volta para quem os fere, nem busca o Senhor dos exércitos.

Ele – para Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *