Estudo de Salmos 14:2 – Comentado e Explicado

O Senhor, do alto do céu, observa os filhos dos homens, para ver se, acaso, existe alguém sensato que busque a Deus.
Salmos 14:2

Comentário de Albert Barnes

O Senhor olhou do céu – A palavra original aqui – shaqaph – transmite a idéia de “inclinar-se para a frente” e, portanto, de um olhar intenso e ansioso, à medida que nos inclinamos para a frente quando queremos examinar qualquer coisa com atenção ou quando procure alguém que se espera que venha. A idéia é que Deus olhou atentamente, ou de modo a garantir um exame atento, aos filhos dos homens, com o propósito expresso de verificar se havia algum que fosse bom. Ele olhou para todos os homens; ele examinou todas as suas pretensões de bondade e não viu ninguém que pudesse ser considerado isento da acusação de depravação. Nada poderia provar mais claramente a doutrina da depravação universal do que dizer que um Deus Onisciente fez “um exame expresso” nesse exato momento, que ele olhou para todo o mundo e para as multidões que passavam sob o olhar de seus olhos. Poderia ser encontrado um que pudesse ser declarado justo. Se Deus não pôde encontrar alguém assim, certamente o homem não pode.

Sobre os filhos dos homens – Sobre a humanidade; sobre a raça humana. Eles são chamados de “filhos” ou “filhos” (hebraico), porque são todos descendentes do homem que Deus criou – de Adão. De fato, a palavra original aqui é “Adam” – ??? ‘âdâm E pode ser questionável se, desde que este se tornou de fato um nome próprio, designando o primeiro homem, não seria apropriado reter a idéia na tradução – “o filhos de Adão; isto é, todos os seus descendentes. A frase ocorre frequentemente para denotar a raça humana, Deuteronômio 32: 8 ; Salmo 11: 4 ; Salmo 21:10 ; Salmo 31:19 ; Salmo 36: 7 ; Salmo 57: 4 ; et soepe.

Ver se havia alguém que entendesse – Se havia alguém agindo com sabedoria – ou seja, em buscar a Deus. “Agir com sabedoria” aqui contrasta com a loucura mencionada no primeiro versículo. A religião é sempre representada nas Escrituras como verdadeira sabedoria.

E busque a Deus – o conhecimento dele; seu favor e amizade. A sabedoria é demonstrada por um “desejo” de familiarizar-se com o ser e as perfeições de Deus, bem como com a posse real desse conhecimento; e de maneira alguma o verdadeiro caráter do homem pode ser melhor determinado do que pelo interesse real que se sente em familiarizar-se com o caráter daquele que criou e que governa o universo. É uma das provas mais claras da depravação humana de que não existe um desejo predominante entre as pessoas, assim, de determinar o caráter de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 14: 2 . O Senhor olhou para baixo, etc. – Estas e as seguintes palavras, quanto ao sentido delas, são retiradas de Gênesis 6: 5 . Eles são usados ??aqui para confundir as idéias profanas e epicuristas daqueles que negaram uma providência.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 14: 2 . O Senhor olhou do céu – Deus sabe todas as coisas sem indagação: mas ele fala da maneira dos homens. Sobre os filhos dos homens – Sobre toda a nação israelita e sobre toda a humanidade; pois ele fala de todos, exceto de seu povo, e dos justos que se opõem a eles, Salmos 14: 4-5 . Se havia alguém que entendesse, & c. – Isso realmente conhecia a Deus, ou seja, de modo a temer, amar, confiar e obedecê-lo (todos os detalhes são freqüentemente incluídos nas Escrituras, sob a expressão de conhecer a Deus ) e buscar a Deus – esforçou-se diligentemente para aprenda sua mente e vontade, para que possam fazê-lo, e busque sua graça e favor.

Comentário de E.W. Bullinger

O Senhor. Hebraico. Jeová. App-4. Figura de discurso Epanadiplose (App-6). O versículo que começa e termina com “Jeová” (ver nota em “DEUS”, Salmos 14: 1 ). Salmo não para uso público: mas para uso privado de Davi.

olhou. . . Ver. Figura do discurso Anthropopatheia.

filhos = filhos.

homens. Hebraico. “adam. App-14.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor olhou do céu – Palavras ditas à maneira dos homens. A partir desta eminência gloriosa, Deus é representado como olhando para o globo habitável, para ver se havia alguém que entendesse que havia um Ser Supremo, o governador e juiz dos homens; e, em conseqüência, busque a Deus por sua misericórdia, apoio e defesa.

Comentário de John Calvin

2. Jeová olhou do céu. O próprio Deus é apresentado aqui como falando sobre o assunto da depravação humana, e isso torna o discurso de Davi mais enfático do que se ele tivesse pronunciado a sentença em sua própria pessoa. Quando Deus é exibido para nós como sentado em seu trono para tomar conhecimento da conduta dos homens, a menos que sejamos estupefatos em um grau extraordinário, sua majestade deve nos atingir com terror. O efeito do hábito de pecar é que os homens se endurecem em seus pecados e não discernem nada, como se estivessem envoltos em densas trevas. Davi, portanto, para ensinar-lhes que nada ganham lisonjeando e enganando a si mesmos, como fazem, quando a impiedade reina no mundo com impunidade, testifica que Deus desce do céu e olha para todos os lados, com o objetivo de conhecer o que é feito entre os homens. Deus, é verdade, não precisa fazer inquisição ou busca; mas quando ele se compara a um juiz terreno, está em adaptação à nossa capacidade limitada e nos capacita gradualmente a apreender sua providência secreta, que nossa razão não pode compreender de uma só vez. Queria que Deus que esse modo de falar tivesse o efeito de nos ensinar a convocar-nos diante de seu tribunal; e que, enquanto o mundo se lisonjeia e os réprobos tentam enterrar seus pecados no esquecimento por falta de pensamento, hipocrisia ou vergonha, e ficam cegos em sua obstinação como se estivessem intoxicados, poderíamos ser levados a tremer de toda indiferença e estupidez, refletindo sobre essa verdade, que Deus, apesar de tudo, olha para baixo do seu alto trono no céu e vê o que está acontecendo aqui abaixo!

Para ver se havia alguém que entendesse Como toda a economia de uma vida boa e justa depende de sermos governados e dirigidos pela luz da compreensão, Davi nos ensinou justamente no início do salmo, que a loucura é a raiz da toda maldade. E nesta cláusula ele também declara com muita justiça que o início da integridade e da retidão da vida consiste em uma mente iluminada e sã. Mas, como a maior parte aplica mal seus poderes intelectuais a propósitos enganosos, Davi imediatamente depois define, em uma palavra, qual é o verdadeiro entendimento, ou seja, que consiste em buscar a Deus; pelo que ele quer dizer que, a menos que os homens se dediquem totalmente a Deus, sua vida não pode ser bem ordenada. Alguns entendem a palavra ????? , maskil, que traduzimos, que entendeu, em um sentido muito restrito; considerando que Davi declara que os réprobos são totalmente destituídos de toda razão e julgamento.

Comentário de John Wesley

O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia alguém que entendesse e buscasse a Deus.

Olhou – Deus conhece todas as coisas sem qualquer indagação: mas ele fala da maneira dos homens.

Sobre – Sobre toda a nação israelita, e sobre toda a humanidade, pois ele fala de todos, exceto de seu povo, e dos justos que se opõem a eles, versículo4,5.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *