Estudo de Lucas 7:16 – Comentado e Explicado

Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo.
Lucas 7:16

Comentário de Albert Barnes

Veio um medo para todos – Um “espanto” ou solenidade diante da presença de alguém que tinha poder para ressuscitar os mortos e no milagre que havia sido realizado.

Deus glorificado – Deus louvado ou honrado por ter enviado tal profeta.

E que Deus visitou seu povo – Alguns disseram uma coisa e outra, mas todos expressando sua crença de que Deus havia mostrado um favor especial ao povo.

Ele visitou – Veja Lucas 1:68 .

A criação deste jovem foi um dos mais decisivos e instrutivos dos milagres de nosso Senhor. Não havia dúvida de que ele estava morto. Não poderia haver ilusão e nenhum acordo a impor ao povo. Ele chegou perto da cidade sem referência a este jovem; ele conheceu a procissão fúnebre, por assim dizer, por acidente e por uma palavra que o restaurou à vida. Todos aqueles que tiveram a melhor oportunidade de julgar – a mãe, os amigos – acreditaram que ele estava morto e estavam prestes a enterrá-lo. A evidência de que ele veio à vida foi decisiva. Ele sentou-se, falou e “todos” ficaram impressionados com a plena certeza de que Deus o havia ressuscitado. Muitas testemunhas estavam presentes, e nenhuma duvidava que Jesus “por uma palavra” o havia restaurado à sua mãe que chorava.

A cena toda estava afetando. Ali estava uma mãe viúva que estava seguindo seu único filho, sua estadia e esperança, até o túmulo. Ele foi levado – um no auge da vida e o único conforto de seus pais – prova impressionante de que os jovens, úteis, vigorosos e amáveis ??podem morrer. Jesus os conheceu, aparentemente um estranho. Ele se aproximou da procissão como se tivesse algo importante a dizer; ele tocou o esquife e a procissão parou. Ele estava cheio de compaixão pelo pai que chorava, e por uma palavra restaurou a juventude, esticada no esquife, para a vida. Ele sentou-se e falou. Jesus, portanto, tinha poder sobre os mortos. Ele também tem poder para ressuscitar pecadores, mortos em ofensas e pecados, para a vida. Ele pode falar a palavra e, embora na morte do pecado eles sejam levados à ruína, ele pode abrir os olhos, levantá-los e restaurá-los revividos para a vida real ou para seus amigos. Muitas vezes, ele cria os filhos dessa maneira e os dá, convertidos a Deus, a seus amigos, dando a alegria verdadeira que ele deu à viúva de Naim, ressuscitando seu filho dentre os mortos. E toda criança deve se lembrar, se tiver pais piedosos, que “não há maneira” em que ele possa lhes dar tanta alegria, abraçando Aquele que é a ressurreição e a vida, e decidindo viver para sua glória.

Comentário de Joseph Benson

7:16 . E houve um medo em todos – Todas as pessoas presentes, sendo sensíveis que Jesus mostrou, neste caso, não apenas a grandeza de seu poder, mas a verdade de sua missão de Deus, foram apreendidas com reverência e reverência religiosa, que o tinha como objetivo. E glorificaram a Deus – Pois o Senhor e a sua bondade, assim como o Senhor e a sua grandeza, devem ser temidos e glorificados; dizendo: Que um grande profeta se levantou entre nós. Esta foi a inferência que eles tiraram do milagre, que Deus novamente considerou graciosamente seu povo antigo, levantando entre eles um profeta extraordinário, como ele costumava fazer nas eras anteriores. Era de fato razoável concluir que a pessoa deve ser divinamente inspirada, que poderia restaurar os mortos à vida; antes, e que ele era o grande profeta que eles procuravam há muito tempo, e que nele e por Deus Deus havia visitado seu povo para resgatá-lo, como era de se esperar, Lucas 1:68 . Seria de fato uma vida dentre os mortos, para todos os que esperavam o consolo de Israel. E quando as almas mortas são ressuscitadas para a vida espiritual, por um poder divino que acompanha o evangelho, devemos glorificar a Deus e encará-lo como uma visita graciosa a seu povo. E esse boato dele foi divulgado – sempre que esse milagre foi relatado, não apenas na Judéia, mas em todas as regiões vizinhas, produziu a mesma opinião naqueles que ouviram falar, a saber, que Deus havia visitado seu povo em um extraordinário, e havia levantado entre eles um profeta muito eminente, que aumentou e aumentou as poderosas expectativas dele, que muito antes de começarem a entreter. “Os antigos”, diz Grotius, “observam que em três dos milagres, realizados por Jesus após seu sermão na montanha, os três tipos de benefícios de Deus são representados para nós: 1º, daqueles que são conferidos a nossa ação para Deus por eles mesmos, como no caso do leproso. 2d: Daqueles que são obtidos por nós pelas orações de outros, como no caso do servo do centurião. E 3d, daqueles que Deus concede por sua livre misericórdia, como no presente caso. A que tipo de misericórdia os apóstolos se referem com muita justiça ao chamado dos gentios. ”

Comentário de E.W. Bullinger

um grande profeta . Ver Lucas 9: 8 , Lucas 9:19 .

ressuscitou . App-178.

entre . Grego en. App-104.

visitou . Compare Lucas 1:68 . João 3: 2 .

Comentário de John Calvin

16. E o medo tomou conta de todos Um senso da presença divina deve ter trazido medo junto com ele: mas há uma diferença entre os tipos de medo que os incrédulos tremem e ficam consternados; ou, assombrado, murmure contra Deus: enquanto pessoas devotas e piedosas, movidas pela reverência, voluntariamente se humilham. O medo, portanto, é aqui tomado de bom senso, porque eles deram a honra que era devido ao poder de Deus que haviam contemplado e prestaram a Deus não apenas homenagem, mas ações de graças.

Deus visitou seu povo . Entendo que isso se refere não a todo tipo de visitação, mas àquilo que os restauraria à sua condição original. Não apenas os assuntos da Judéia estavam em estado deprimido, como haviam afundado sob uma escravidão miserável e terrível, como se Deus não estivesse olhando para eles. A única esperança restante era que Deus prometera ser seu Redentor, depois de terem sofrido calamidades muito pesadas. Não tenho dúvida, portanto, de que eles ficaram entusiasmados com o milagre de esperar uma restauração próxima da prosperidade: apenas eles caem em erro quanto à natureza da visitação. Embora reconheçam e celebrem a graça de Deus a esse respeito, que um grande profeta surgiu entre nós, mas esse elogio fica muito aquém da dignidade e glória do prometido Messias. Portanto, parece que a fé dessas pessoas estava, naquele momento, extremamente confusa e envolvida em muitas imaginações infundadas.

Comentário de Adam Clarke

Deus visitou seu povo – vários MSS. e versões adicionam, e?? a?a??? , para sempre. Às vezes Deus visitava seu povo no caminho do julgamento, para consumi-lo em suas transgressões; mas agora estava claro que ele os havia visitado com a mais terna compaixão e misericórdia. Isso parece ter sido acrescentado por alguns copistas antigos, a título de explicação.

Comentário de Thomas Coke

7:16 . Dizendo, que Deus visitou seu povo, Esta é a expressão que Zacarias, o pai do Batista, usou quando falou da vinda do Messias, cap. 1:68 . Portanto, o significado dos habitantes de Naim era esse: Deus visitou o povo, tendo levantado entre eles o grande Profeta, prometido a Moisés na lei. O evangelista justamente observa que, ao reconhecer Jesus como o Messias, eles glorificaram a Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 4:31 – e eles creram. Quando o povo soube que o Senhor decidira vir em auxílio deles e tinha visto a sua opressão, curvou-se em adoração.

Salmos 65:9 – Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces. Os riachos de Deus transbordam para que nunca falte o trigo, pois assim ordenaste.

Salmos 106:4 – Lembra-te de mim, Senhor, quando tratares com bondade o teu povo; vem em meu auxílio quando o salvares,

Jeremias 33:9 – Então Jerusalém será para mim uma fonte de alegria, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem acerca de todos os benefícios que faço por ela. Elas temerão e tremerão diante da paz e da prosperidade que eu lhe concedo’.

Mateus 9:8 – Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus, que dera tal autoridade aos homens.

Mateus 15:31 – O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados curados, os mancos andando e os cegos vendo. E louvaram o Deus de Israel.

Mateus 28:8 – As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus.

Lucas 1:65 – Todos os vizinhos ficaram cheios de temor, e por toda a região montanhosa da Judéia se falava sobre essas coisas.

Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

Lucas 2:20 – Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.

Lucas 5:8 – Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “

Lucas 5:26 – Todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus, e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias! “

Lucas 7:39 – Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ “.

Lucas 8:37 – Então, todo o povo da região dos gerasenos suplicou a Jesus que se retirasse, porque estavam dominados pelo medo. Ele entrou no barco e regressou.

Lucas 9:19 – Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, que és um dos profetas do passado que ressuscitou”.

Lucas 19:44 – Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria”.

Lucas 24:19 – “Que coisas? “, perguntou ele. “O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.

João 1:21 – Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias? ” Ele disse: “Não sou”. “É o Profeta? ” Ele respondeu: “Não”.

João 1:25 – interrogaram-no: “Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? “

João 4:19 – Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta.

João 6:14 – Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”.

João 7:40 – Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: “Certamente este homem é o Profeta”.

João 9:17 – Tornaram, pois, a perguntar ao cego: “Que diz você a respeito dele? Foram os seus olhos que ele abriu”. O homem respondeu: “Ele é um profeta”.

Atos dos Apóstolos 3:22 – Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

Atos dos Apóstolos 5:5 – Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.

Atos dos Apóstolos 5:11 – E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.

Atos dos Apóstolos 7:37 – “Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: ‘Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu’.

Gálatas 1:24 – E glorificavam a Deus por minha causa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *