Estudo de Mateus 28:8 – Comentado e Explicado

Elas se afastaram prontamente do túmulo com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria, e correram a dar a boa nova aos discípulos.
Mateus 28:8

Comentário de Albert Barnes

E eles partiram rapidamente – alegres com as “novas”, e desejando transmiti-las a todos, fugiram para encontrar os discípulos e lhes dizer que o Senhor havia ressuscitado.

Com medo e grande alegria – Medo por causa de:

1.As maravilhosas cenas que haviam testemunhado a pedra rolada e a presença de um anjo;

2. estado de espírito confuso, apreensivo, talvez, que talvez não seja verdade.

As notícias eram boas demais para serem creditadas de uma só vez, mas eles tinham fé suficiente para preenchê-las com grande e inesperada alegria. Talvez nenhuma linguagem possa expressar melhor o estado de suas mentes – a admiração e a alegria misturadas – do que o que é usado aqui.

E correram … – Eles correram para anunciar o que haviam visto aos discípulos. A cidade, onde estavam os discípulos, ficava a meia milha ou mais do local.

Comentário de John Calvin

Mateus 28: 8 . E eles partiram rapidamente. Os três evangelistas passam pelo que João conta sobre Maria Madalena ( João 20: 2 ), que ela retornou à cidade antes de ver os anjos e queixou-se com lágrimas de que o corpo de Cristo havia sido levado. Aqui eles mencionam apenas o segundo retorno à cidade, quando ela e outras mulheres que a acompanharam disseram aos discípulos que Cristo havia ressuscitado; que eles aprenderam com as palavras e com o testemunho do anjo, e ao ver o próprio Cristo. Agora, antes que Cristo se mostrasse, eles já corriam para os discípulos, como haviam sido ordenados pelo anjo. No caminho, receberam uma segunda confirmação, para que pudessem afirmar com maior certeza a ressurreição do Senhor.

Com medo e muita alegria. Com essas palavras, Mateus quer dizer que eles realmente ficaram satisfeitos com o que o anjo lhes disse, mas, ao mesmo tempo, foram atingidos pelo medo, de modo que foram mantidos em suspense entre alegria e perplexidade. Pois, às vezes, existem sentimentos opostos nos corações dos piedosos, que os movem alternadamente em direções opostas, até que a paz do Espírito os leva a uma condição estabelecida. Pois se a fé deles fosse forte, isso lhes daria toda a compostura subjugando o medo; mas agora o medo, misturado com alegria, mostra que eles ainda não haviam confiado totalmente no testemunho do anjo. E aqui Cristo exibiu um exemplo notável de compaixão, ao encontrá-los enquanto eles duvidavam e tremiam, de modo a remover todas as dúvidas remanescentes.

No entanto, há alguma diversidade nas palavras de Marcos, que eles fugiram, apreendidos com tremor e espanto, de modo que, pelo medo, ficaram consternados. Mas a solução não é muito difícil; pois, embora estivessem decididos a obedecer ao anjo, ainda não tinham poder para fazê-lo, (307) se o próprio Senhor não tivesse afrouxado a língua. Mas no que se segue, há uma maior aparência de contradição; pois Marcos não diz que Cristo os encontrou, mas apenas que ele apareceu primeiro a Maria Madalena, enquanto Lucas não diz nada sobre essa aparência. Mas essa omissão não deve parecer estranha para nós, pois está longe de ser incomum entre os evangelistas.

Quanto à diferença entre as palavras de Mateus e Marcos, é possível que Madalena tenha participado de tão grande favor diante das outras mulheres, ou mesmo que Mateus, por sinédoque, possa ter estendido a tudo o que era peculiar a um de seu número. É mais provável, no entanto, que Marcos a nomeie sozinha, porque ela primeiro teve uma visão de Cristo, e de uma maneira peculiar, em preferência aos outros, e ainda assim seus companheiros também viram Cristo em sua ordem, e que nessa conta Mateus atribui a todos eles em comum. Esse foi um exemplo surpreendente de bondade : Cristo manifestou sua glória celestial a uma mulher miserável, possuída por sete demônios ( Lucas 8: 2 ) e, pretendendo mostrar a luz de uma vida nova e eterna, começou onde não havia nada nos olhos do homem além do que era baixo e desprezível. Mas, por esse exemplo, Cristo mostrou quão generosamente ele costuma continuar o progresso de sua graça, quando uma vez a mostrou para nós; e, ao mesmo tempo, jogou fora o orgulho da carne.

Comentário de Adam Clarke

Eles partiram rapidamente do sepulcro – Por desejo do anjo, entraram na tumba, para ter a máxima certeza da ressurreição.

Medo e grande alegria – Medo, produzido pela aparição deste glorioso mensageiro de Deus; e grande alegria ocasionada pelas boas novas da ressurreição de seu Senhor e Mestre. À menção de boas novas inesperadas, medo e alegria são geralmente misturados.

Vix sum me desculpe, é um animus commotus est metu,

Spe, gaudio, mirando hoc tanto, tam repentino bono

Terant. Andr. v. 945

“Estou quase fora de mim, minha mente está tão agitada com medo, esperança e alegria, com essas boas notícias inesperadas.”

Comentário de Thomas Coke

Mateus 28: 8 . E partiram rapidamente, etc. – E imediatamente deixaram o sepulcro: – Versão de 1729. E saíram às pressas do sepulcro. Heylin. Este versículo contém uma bela descrição das paixões misturadas.

Referências Cruzadas

Esdras 3:12 – Mas muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos líderes de família mais velhos, que tinham visto o antigo templo, choraram em voz alta quando viram o lançamento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria.

Salmos 2:11 – Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor.

Marcos 16:8 – Tremendo e assustadas, as mulheres saíram e fugiram do sepulcro. E não disseram nada a ninguém, porque estavam amedrontadas.

Lucas 24:36 – Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês! “

João 16:20 – Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.

João 16:22 – Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

João 20:20 – Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *