Estudo de Jeremias 33:9 – Comentado e Explicado

Será para mim motivo de alegria, felicidade e glória diante de todas as nações da terra, o saberem todo o bem com que agraciei meu povo. Ficarão tomadas de receio e temor por causa desse bem e da prosperidade de que vou cumulá-lo.
Jeremias 33:9

Comentário de Albert Barnes

It – a cidade, Jerusalém.

Eles devem temer e tremer – Com terror, por causa da eterna oposição entre certo e errado, verdade e erro. As nações da terra, ao contrário de Israel, representam o mundo, ao contrário da Igreja.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 33: 9 . E será para mim um louvor e uma honra – Jerusalém assim reconstruída e Judá assim restabelecida será para minha glória diante de todas as nações. Em outras palavras, é predito aqui que a providência especial de Deus sobre os judeus, ao restaurar sua cidade e templo e restabelecê-los em sua própria terra, deve ser notada pelo mundo pagão e deve fazer com que eles dêem glória àquele Deus a quem os judeus adoravam: veja Esdras 1: 2 ; Esdras 6:12 . Ou, como as palavras podem sugerir, essa nação renovada deve ter tanto reputação religiosa quanto antigamente uma censura a ela. Essa promessa, no entanto, foi muito mais cumprida na Igreja Cristã, à qual os pagãos recorreram, quanto à sede e ao templo da verdade, do que os judeus ainda. E eles temerão e tremerão pela bondade que eu lhe faço – Esses efeitos surpreendentes da minha bondade produzirão um espanto como aquele que surge do medo. Ou, o significado é: Eles temerão se envolver contra uma nação tão amada e favorecida por mim, Êxodo 15: 14-16 .

Comentário de Adam Clarke

Eles devem temer e tremer – As nações vizinhas serão convencidas de que foi a mão do Todo-Poderoso que realizou essa mudança em seu favor; e temerás molestá-lo e tremer para que não provoquem o desagrado do seu Deus, fazendo-lhe algum tipo de mal.

Comentário de John Calvin

Aqui, Deus testemunha que seu favor seria digno de louvor em todo o mundo, ou, que é a mesma coisa, que sua recompensa seria digna de ser lembrada. Por isso, ele diz que seria um nome para ele entre todas as nações; mas ao projetar exaltar a grandeza de sua glória, ele acrescenta um louvor e uma honra ou uma glória; e é enfaticamente acrescentado, entre todas as nações. E esta passagem nos mostra que o Profeta não falou apenas da volta do povo, e que essa profecia não deve ser confinada ao estado da cidade, como era antes da vinda de Cristo; porque, embora o favor de Deus fosse conhecido entre os caldeus e algumas outras nações, ainda não era conhecido em todo o mundo, pois ele diz, entre todas as nações da terra; e Deus sem dúvida incluiu todas as partes do mundo. Concluímos então que o favor de que o Profeta fala se refere ao reino de Cristo, pois Deus não alcançou um nome para si mesmo entre todas as nações, mas, como é bem conhecido, apenas em algumas partes do leste. Quando, portanto, ele diz que o favor que mostraria ao seu povo seria um nome para ele , ele promete sem dúvida a libertação que por fim foi trazida por Cristo.

E no mesmo sentido deve ser tomado o que se segue, porque eles ouvirão, etc .; pois o relativo ??? asher é aqui um causador, como o Profeta expressa aqui o caminho e o modo pelo qual a glória e a honra viriam a Deus por causa da libertação de seu povo, mesmo porque as nações ouviriam disso; e isso foi feito pela pregação do Evangelho, porque somente a bondade de Deus para com os judeus em todos os lugares foi divulgada, quando o conhecimento da Lei e da verdade profética chegou a estrangeiros que antes não ouviam nada da verdadeira doutrina da religião. Agora entendemos o desígnio do Espírito Santo.

Além disso, com essas palavras, Deus exorta todos à gratidão; pois sempre que a fonte das bênçãos de Deus é apontada para nós, não devemos ser indiferentes, mas ser estimulados a agradecer a ele. Quando, portanto, Deus declara que a redenção de seu povo seria um nome para ele entre todas as nações, ele mostra ao piedoso que eles não devem ser torcidos, mas proclamar sua bondade. E, ao mesmo tempo, serve para confirmação, quando Deus sugere que ele seria o Redentor de seu povo, a fim de adquirir um nome para si mesmo, pois deve ser entendido um contraste, que nessa bondade, ele não consideraria o que os judeus mereciam, mas buscaria uma causa em si mesmo, como é expressa mais plenamente em outros lugares,

“Não por tua conta, eu o farei, ó casa de Israel” ( Ezequiel 36:22 )

e os fiéis cantam por sua vez,

“Não por nossa conta, ó Senhor, mas por causa do teu nome.”
( Salmos 79: 9 ; Salmos 115: 1 )

Vemos então que Deus apresenta seu próprio nome, que os judeus podem continuar a ter esperança, por mais culpados que tenham sido, e que se consideram dignos da destruição eterna.

Se lermos: “Será para mim um nome de alegria”, o sentido seria “um nome em que me agrade”. Se lermos as palavras à parte, “Para um nome e alegria”, o sentido ainda será o mesmo; nem deve ser considerado irracional que Deus testifique que isso seria para ele de alegria. Pois, embora ele não se mova nem seja influenciado como nós, esse modo de falar é adotado em outros lugares, como nos Salmos 104: 31 ,

“O Senhor se regozijará em suas obras.”

Diz-se que Deus se deleita em fazer o bem, porque ele é de natureza inclinado à bondade e à misericórdia.

Depois acrescenta, eles devem temer e tremer por toda a bondade, etc. A palavra cal ? cal, “tudo”, denota grandeza e deve ser enfatizada. As palavras, no entanto, podem à primeira vista parecer singulares: “devem temer e tremer por toda a bondade”, etc .; pois não parece razoável que os homens temam, quando reconhecem a bondade de Deus, pois isso, pelo contrário, é motivo de alegria e confiança. Essa cláusula às vezes é aplicada aos ímpios, pois eles não têm o gosto do favor de Deus para serem aplaudidos por ela, mas, pelo contrário, ficam irritados e rangem os dentes quando Deus parece gentil com seu povo; pois ficam irritados quando vêem que são excluídos do gozo daquelas bênçãos que são depositadas, como já foi dito em outros lugares, para aqueles que temem a Deus. Mas não tenho a menor dúvida, mas o Profeta quer dizer a conversão dos gentios quando ele diz: eles temerão e tremerão por toda a bondade, etc .; como se ele tivesse dito, que não apenas o nome de Deus seria conhecido entre as nações, para que proclamassem que ele tinha sido misericordioso com seu povo, mas que seria ao mesmo tempo o efeito e a influência de sua graça , que as nações se tornariam obedientes a Deus. Além disso, é comum designar a adoração e o temor de Deus pelas palavras medo, pavor e tremor. Pois, embora os fiéis não temam a presença de Deus, mas se apresentem alegremente a ele sempre que ele os convida, e com total confiança o invocam, ainda não há razão para que eles não tremem quando pensam em Sua majestade. Pois essas duas coisas estão conectadas, até o medo e o tremor que nos humilham diante de Deus, e a confiança que nos suscita para ousar familiarmente abordá-lo. Aqui, então, é apontada a conversão dos gentios; como se o Profeta tivesse dito, que o favor da libertação da Igreja não só serviria para esse fim, para fazer os gentios proclamarem a bondade de Deus, mas também teria o efeito de colocá-los sob sua autoridade, para que pudessem reverenciar e o tema como o único Deus verdadeiro. Ele novamente acrescenta a palavra paz, mas no mesmo sentido de antes: ele menciona a bondade, a causa da prosperidade, e depois acrescenta a paz ou a prosperidade como efeito. Em seguida, segue:

Comentário de E.W. Bullinger

eles. O Severus Codex (App-34) lê “it” .

Comentário de John Wesley

E será para mim um nome de alegria, um louvor e uma honra diante de todas as nações da terra, que ouvirão todo o bem que lhes faço: e temerão e tremerão por toda a bondade e por toda a prosperidade que eu lhe obtenho.

Eles temerão – E não apenas isso, mas terão medo de se envolver contra uma nação tão amada e favorecida por mim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *