Estudo de Mateus 9:8 – Comentado e Explicado

Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens.
Mateus 9:8

Comentário de Albert Barnes

Eles glorificaram a Deus – Veja as notas em Mateus 5:16 . “Glorificar” a Deus, aqui, significa “louvá-lo” ou reconhecer seu poder. A expressão “que dera tanto poder às pessoas” fazia parte do louvor “deles”. Não expressa nenhum sentimento do evangelista sobre a natureza de Cristo, mas é um registro de seus sentimentos e elogios.

Comentário de E.W. Bullinger

multidões = multidões. Então, versículos: Mateus 9:33 , Mateus 9:36 ; “pessoas” nos versículos: Mateus 9:23 , Mateus 9:25 .

Comentário de John Calvin

8. E as multidões que viram Em vez do espanto que Mateus menciona, (511) os outros dois evangelistas empregam a palavra ??stas?? , ou espanto: e Lucas acrescenta medo Mas o objetivo de todos os evangelistas é mostrar que o poder de Deus era não apenas reconhecido, mas que todos foram surpreendidos e obrigados a dar glória a Deus. O medo, que se seguiu ao espanto, teve o efeito de impedi-los de se oporem a Cristo e de fazê-los se submeter a ele com reverência como Profeta de Deus. Mateus diz expressamente que glorificaram a Deus, que havia dado tanta autoridade aos homens. Aqui eles parecem estar parcialmente enganados: pois, embora vejam um homem com seus olhos, deveriam ter percebido nele, pela mente, algo superior a homem. Sem dúvida, eles estão certos ao dizer que a natureza do homem recebeu grande honra em Cristo pela vantagem geral da raça humana: mas como eles não o percebem como Deus manifestado na carne, ( 1 Timóteo 3: 6 ) sua confissão está envolvida em algum erro. (512) Em uma palavra, era verdade que Deus deu tal autoridade aos homens; mas a forma e o modo de doar ainda não eram entendidos por aqueles que não sabiam que a majestade de Deus estava unida à carne.

Comentário de Adam Clarke

Quando as multidões viram, ficaram maravilhados – Em vez de e?a?µasa? , imaginou, o Codex Vatic. e bacalhau. Bezae, com vários outros MSS. e versões, temem e fear?ß???sa? , temido. No gótico, e uma cópia da Itala, as duas leituras são conjuntas, assim: E as multidões, vendo-o, admiravam-se e temiam, e glorificavam a Deus. Maravilhado com o milagre; temia ofender contra tal poder e bondade; e glorificou a Deus pelas obras de misericórdia que ele havia realizado.

O que para os doutores da lei, o mundano e o prudente, é uma questão de escândalo, é para os humildes uma ocasião de glorificar o Altíssimo. As coisas divinas causam uma impressão mais profunda no coração da multidão simples do que nos médicos, que, inchados com um senso de sua própria sabedoria, se recusam a receber a verdade como em Jesus. A conversão de uma alma rebelde é um milagre maior e mais para ser admirado do que tudo o que pode ser feito em criaturas inanimadas. Quem vê um pecador convertido do erro do seu caminho vê um milagre operado pelo poder e bondade eternos. Que tais milagres sejam multiplicados!

Comentário de Thomas Coke

Mateus 9: 8 . Mas quando a multidão viu O povo ficou impressionado com um alto grau de surpresa, misturado com admiração. O que foi para os escribas uma ocasião de blasfêmia, provou a eles um incentivo para louvar e abençoar; glorificaram a Deus, que dera tanto poder aos homens; poder não apenas para curar doenças, mas para perdoar pecados; pois eles não podiam deixar de reconhecer a autoridade da declaração de Cristo, teus pecados são perdoados, quando seus olhos lhes mostraram a eficácia de seu mandamento, surgiram e andaram. Mesmo os fariseus não puderam deixar de se confundir com esse milagre; pois foi realizada por alguém que eles tinham apenas alguns momentos antes de pronunciar um blasfemador. Além disso, eles eram incapazes de encontrar a menor falha no milagre, embora, sem dúvida, o examinassem com uma exatidão escrupulosa. É estranho, portanto, que eles não tenham deixado de lado sua inimizade contra Jesus. Provavelmente nisto, como em outros casos, eles resistiram aos ditames de suas próprias mentes; ou eles podem ignorar o milagre e continuar a encontrar falhas na expressão proferida quando foi realizada; pois, com relação ao bem, suas mentes parecem estar na mesma condição enervada e morta que o corpo do paralítico estivera antes de sua cura; apenas a miséria de seu estado era maior que a dele; a paralisia da alma sendo um mal infinitamente mais deplorável que a paralisia do corpo. Veja Macknight. Podemos apenas observar, que Cocceius é de opinião, que os homens neste versículo se referem aos homens curados por Jesus, que haviam dado tanto poder aos homens; isto é, de receber remissão de pecados e saúde corporal: mas a interpretação referente a Cristo, como profeta, parece preferível. Ver Vindicação dos Milagres do Bispo Smallbrooke, vol. 2 p. 248

Comentário de John Wesley

Mas quando as multidões viram, maravilharam-se e glorificaram a Deus, que dera tanto poder aos homens.

Então, o que foi para os escribas uma ocasião de blasfêmia foi para o povo um incentivo para louvar a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *