Estudo de João 9:17 – Comentado e Explicado

Perguntaram ainda ao cego: Que dizes tu daquele que te abriu os olhos? É um profeta, respondeu ele.
João 9:17

Comentário de Albert Barnes


O que dizes dele? … – A tradução aqui expressa o sentido obscuramente. O significado é: “O que dizes dele por te dar vista?” (Campbell); ou: “Que opinião dele tem esta obra de poder e misericórdia feita em ti?” (Hammond).

Ele é um profeta – ou seja, “eu acho que o poder de realizar tal milagre prova que ele é enviado por Deus. E embora isso tenha sido feito no sábado, isso prova que ele deve ter sido enviado por Deus, pois tal poder jamais poderia ter procedido do homem. ” Vemos aqui:

1.Uma nobre confissão feita pelo homem que foi curado, diante dos governantes do povo, e quando ele sem dúvida sabia que eles se opunham a Jesus. Nunca devemos ter vergonha, diante de qualquer classe de homens, de reconhecer os favores que recebemos de Cristo e de expressar nossa crença em seu poder e na verdade de sua doutrina.

2.As obras de Jesus provaram que ele veio de Deus, por mais que pareça ter se oposto às noções anteriores dos homens, à interpretação da lei pelos fariseus ou às deduções da razão. As pessoas deveriam ceder seus próprios pontos de vista da religião aos ensinamentos de Deus, e acreditar que aquele que pudesse abrir os olhos dos cegos e ressuscitar os mortos estava preparado para declarar sua vontade.

Comentário de E.W. Bullinger

of = concernente. Grego. peri. App-104.

abriu = abriu.

profeta . Compare João 4:18 .

Comentário de John Calvin

17. Dizem àquele que foi cego. Quanto mais diligentemente eles perguntam, mais impressionante é a verdade de Deus; pois agem como se alguém estivesse tentando apagar uma chama forte (262) por sua respiração. Assim, quando vemos homens maus inventando tudo o que podem para esmagar a verdade de Deus, não temos motivos para ter medo ou ficar excessivamente ansiosos com o resultado, pois tudo o que eles podem ganhar dessa maneira será causar luz para queimar com maior brilho.

O que dizes dele? Quando perguntam ao cego qual é a opinião dele, o fazem, não porque desejam obedecer a seu julgamento, ou atribuem algum valor a ele, mas porque esperam que o homem, atingido pelo medo, responda de acordo com seu desejo. . A esse respeito, o Senhor os desaponta; pois quando um homem pobre desconsidera suas ameaças e sustenta com ousadia que Cristo é um Profeta, devemos justamente atribuí-lo à graça de Deus; para que essa ousadia seja outro milagre. E se ele reconheceu tão ousada e livremente que Cristo era um Profeta, embora ainda não soubesse que o Senhor Jesus (263) era o Filho de Deus, quão vergonhosa é a traição daqueles que, subjugados pelo medo, o negam. , ou ficam calados respeitando-o, apesar de saberem que ele está sentado à direita do Pai, e que ele virá a ser o juiz de todo o mundo! Como esse homem cego não apagou uma pequena centelha de conhecimento, devemos esforçar-nos para que uma confissão aberta e plena possa brilhar do brilho total que brilhou em nossos corações.

Comentário de Adam Clarke

Ele é um profeta – Eles pretendiam colocar armadilhas para o pobre homem, para que, fazendo com que ele reconhecesse Cristo pelo Messias, eles poderiam expulsá-lo da sinagoga, João 9:22 , ou matá-lo, para que tal testemunho do poder divino de Cristo pode não aparecer contra eles. Mas, como a misericórdia de Deus lhe havia dado a visão, a sabedoria de Deus o ensinou a escapar das armadilhas impostas por sua ruína. Em toda a tua glória haverá defesa, diz o profeta Isaías 4: 5 . Quando Deus dá qualquer misericórdia ou graça em particular, ele envia poder para preservá-lo e sabedoria para melhorá-lo. O homem disse: Ele é um profeta. Agora, de acordo com uma máxima judaica, um profeta pode prescindir da observação do sábado. Veja Grotius. Se eles permitem que Jesus fosse um profeta, então, mesmo no sentido deles, ele pode violar a lei do sábado e ficar sem culpa; ou, se não permitirem que ele seja um profeta, devem dar conta do milagre de alguma outra maneira. caminho do que pelo poder de Deus; como de Satanás ou de seus agentes, nada de bom pode prosseguir – para fazer isso era impossível. Assim, a sabedoria de Deus ensinou o pobre homem a dar-lhes uma resposta que os colocasse em um dilema completo, do qual eles não poderiam se livrar.

Comentário de Thomas Coke

João 9:17 . Eles dizem ao cego : Ele recebeu esse nome depois de ter recebido a visão, agradável à fraseologia das escrituras. Assim, Mateus 10: 3 . Matthew é chamado publicano, depois de ter deixado o emprego; e Mateus 26: 6 . Simon é chamado leproso, depois de curado. A próxima cláusula deve ser apresentada: O que você diz dele, desde que ele abriu ou por ter aberto os seus olhos? Essa pergunta foi proposta ao homem, não tanto para conhecer sua opinião, como para desviar os membros do sinédrio de continuarem sua briga. A resposta do homem, de que Cristo era um profeta, continha não apenas um testemunho de que ele era dotado de um poder de realizar milagres, mas também que ele tinha o direito de prescindir da estrita observação do sábado; porque um profeta, de acordo com suas próprias tradições, deveria ser investido com esse poder.

Comentário de John Wesley

Dizem outra vez ao cego: Que dizes dele que ele abriu os teus olhos? Ele disse: Ele é um profeta.

O que dizes dele, porque ele abriu os teus olhos? – Que inferência você tira daqui?

Referências Cruzadas

Lucas 24:19 – “Que coisas? “, perguntou ele. “O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.

João 4:19 – Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta.

João 6:14 – Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”.

Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

Atos dos Apóstolos 3:22 – Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *