Estudo de João 4:19 – Comentado e Explicado

Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que és profeta!…
João 4:19

Comentário de Albert Barnes

Um profeta – Um enviado de Deus e que entendeu sua vida. A palavra aqui não indica alguém que prediz eventos futuros, mas alguém que conheceu seu coração e sua vida e, portanto, deve ter vindo de Deus. Ela ainda não supunha que ele fosse o Messias, João 4:25 . Crendo que ele agora era um homem enviado por Deus, ela propôs-lhe uma pergunta respeitando o local apropriado de adoração. Esse ponto havia sido há muito motivo de disputa entre os samaritanos e os judeus. Ela o enviou porque achou que ele poderia resolver a questão, e talvez porque desejasse desviar a conversa do tópico desagradável que respeitava seus maridos. A conversa sobre seu modo de vida era um tópico muito desagradável para ela – como é sempre desagradável para os pecadores falar sobre suas vidas e a necessidade da religião – e ela ficou contente em mudar a conversa para outra coisa. Nada é mais comum do que os pecadores mudarem a conversa quando ela começa a pesar demais em suas consciências; e nenhuma maneira de fazê-lo é mais comum do que direcioná-lo para uma investigação especulativa sônica que tenha algum tipo de conexão com a religião, como se para mostrar que eles estão dispostos a falar sobre religião e não desejam parecer opostos a ela. Os pecadores não amam conversas religiosas diretas, mas muitos são muito educados para se recusar a falar sobre isso; no entanto, eles optam por conversar sobre alguma questão especulativa ou algo relacionado aos meros “aspectos externos” da religião, em vez da salvação de suas próprias almas. Portanto, os pecadores agora mudam a conversa para alguma investigação sobre um pregador, ou sobre alguma doutrina, ou sobre a construção ou reparação de um local de culto, ou sobre uma escola dominical, para ver M falar sobre religião e ainda evitar apelos fiéis à própria consciência.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu percebo. Grego. thebreo. App-133. Veja The Didache xi. João 4: 5 ; e compare João 4:42 aqui.

profeta. Veja App-49.

Comentário de John Calvin

19. Senhor, eu percebo que você é um profeta. O fruto da reprovação agora se torna evidente; pois não apenas a mulher modestamente reconhece sua falha, mas, estando pronta e preparada para ouvir a doutrina de Cristo, que ela anteriormente desprezava, agora ela deseja e solicita por sua própria vontade. O arrependimento, portanto, é o começo da verdadeira docilidade, como eu já disse, e abre as portas para a entrada na escola de Cristo. Mais uma vez, a mulher nos ensina pelo exemplo dela: que, quando nos encontrarmos com algum professor, devemos aproveitar esta oportunidade, para que não sejamos ingratos a Deus, que nunca nos envia profetas sem, por assim dizer, se esticar. a mão para nos convidar para si mesmo. Mas devemos lembrar o que Paulo ensina, que aqueles que têm graça dada a eles para ensinarem bem (77) são enviados a nós por Deus; para

como eles devem pregar a menos que sejam enviados? ( Romanos 10:15 .)

Comentário de Adam Clarke

Percebo que você é um profeta – e, portanto, o considerava bem qualificado para decidir a grande questão em disputa entre os judeus e os samaritanos: mas ela não percebeu que ele era o Messias.

Comentário de Thomas Coke

João 4:19 . Eu percebo que você é um profeta. Encontrar uma pessoa que fosse um estranho perfeito e que, por causa da animosidade nacional, não pudesse ser suspeita de ter qualquer relação com seus habitantes da cidade ou com os samaritanos em geral, descobrindo, no entanto, os detalhes mais secretos dela vida; causou uma impressão tão sensata em sua mente que ela não podia deixar de confessar tal grau de conhecimento mais do que natural; e, conseqüentemente, que a pessoa que possuía era um profeta, e tinha isso comunicado a ele por inspiração divina. Vale a pena traçar o progresso gradual da convicção dessa mulher: ela a princípio lhe dá a denominação de judeu ; ela então se pergunta que ele deveria ter deixado de lado o preconceito de sua nação, a ponto de pedir um favor a um samaritano; ela depois o chama de senhor ou senhor; ela então reconhece seu caráter profético; e, em conseqüência dessa persuasão, propõe para sua decisão uma das questões mais importantes em disputa entre as duas nações. Quando os fariseus foram reprovados por nosso Senhor por sua hipocrisia, eles se juntaram furiosamente: Ele era samaritano e tinha um diabo; mas quando a mulher samaritana ouviu seus pecados mais secretos assim descobertos, estava tão longe de recriminar que gritou: Senhor, percebo que você é um profeta.

Comentário de John Wesley

A mulher disse-lhe: Senhor, percebo que você é um profeta.

Senhor, eu percebo … Tão logo o coração dela foi tocado.

Referências Cruzadas

2 Reis 5:26 – Mas Eliseu lhe disse: “Você acha que eu não estava com você em espírito quando o homem desceu da carruagem para encontrar-se com você? Este não era o momento de aceitar prata nem roupas, nem de cobiçar olivais, vinhas, ovelhas, bois, servos e servas.

2 Reis 6:12 – Respondeu um dos conselheiros: “Nenhum de nós, majestade. É Eliseu, o profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu falas em teu quarto”.

Lucas 7:16 – Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo”.

Lucas 7:39 – Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ “.

Lucas 24:19 – “Que coisas? “, perguntou ele. “O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.

João 1:48 – Perguntou Natanael: “De onde me conheces? ” Jesus respondeu: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”.

João 4:29 – “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? “

João 6:14 – Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”.

João 7:40 – Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: “Certamente este homem é o Profeta”.

João 9:17 – Tornaram, pois, a perguntar ao cego: “Que diz você a respeito dele? Foram os seus olhos que ele abriu”. O homem respondeu: “Ele é um profeta”.

1 Coríntios 14:24 – Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *