Estudo de Salmos 106:4 – Comentado e Explicado

Lembrai-vos de mim, Senhor, pela benevolência que tendes com o vosso povo. Assisti-me com o vosso socorro,
Salmos 106:4

Comentário de Albert Barnes

Lembre-se de mim, ó Senhor, com o favor que você dá ao seu povo – literalmente: “Lembre-se de mim com o favor do seu povo”. Esta é a linguagem do autor do salmo: uma ejaculação piedosa que ocorrerá à mente ao contar o que Deus fez por sua igreja; quais são as vantagens de ser amigo dele; Que bênçãos de paz, felicidade e alegria estão ligadas à verdadeira religião. Até os ímpios às vezes têm esse sentimento quando olham para a vida feliz e a morte pacífica dos piedosos. Então Balaão disse: “Deixe-me morrer a morte dos justos, e deixe meu último fim ser como o dele!” Números 23:10 .

Ó visita-me com a tua salvação – Vinde a mim com a salvação; confere-me.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 106: 4 . Lembra-te de mim, etc. – Lembra-te de mim, Senhor, quando mostrares favor ao teu povo. Mudge.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 106: 4 . Lembre-se de mim, ó Senhor, etc. – Ou, nós: pois ele pode ser considerado como orando, por si mesmo ou pela igreja de Deus entre os israelitas, para que eles, com ele mesmo, participem da bem-aventurança aqui mencionada. Com o favor que tu dás ao teu povo – Com aqueles favores e bênçãos que tu geralmente e peculiarmente conferes ao teu povo; significando principalmente o perdão de seus pecados, pelo qual eles trouxeram suas atuais misérias, e uma libertação completa dessas misérias, que eles poderiam melhorar para o louvor e glória de Deus, bem como para seu próprio conforto. Ó visita-me com tua salvação – Tua grande salvação, a da alma. “Me pague”, como o Dr. Hammond interpreta a cláusula, “esse perdão e a graça de que preciso e que só podem esperar de ti”. Que essa salvação seja minha porção para sempre, e as promessas dela sejam meu conforto atual. Que eu possa ver – ou seja, aproveite, como a próxima cláusula explica; o bem do teu escolhido – o bem que usas para dar ao teu povo escolhido, ou como são realmente israelitas. Que eu possa me regozijar com a alegria de tua nação – Com a alegria que anteriormente concedeste a tua amada nação ou povo. Para que eu me glorie com a tua herança – Para que eu e a congregação do teu povo tenhamos ocasião de se gloriar na tua bondade para conosco.

Comentário de E.W. Bullinger

mim. Alguns códigos, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata, leem “nós” .

Comentário de Adam Clarke

Lembre-se de mim – Esta e as seguintes cláusulas são lidas no plural por vários MSS: Lembre-se de nós – para nos alegrarmos, – para que possamos nos gloriar, etc .: e, portanto, todas as versões, exceto os caldeus; e isso é mais agradável ao contexto.

Comentário de John Calvin

4 Lembre-se de mim Com essas palavras, o profeta declara ser seu desejo principal que Deus estendesse a ele aquele amor que ele levava para a Igreja, para que assim ele se tornasse um participante de todas as bênçãos que, desde o princípio, concede aos seus escolhidos e que dia após dia ele continua com eles. Ele também não deseja isso sozinho, mas em nome da Igreja Católica oferece uma oração para todos, para que, por seu exemplo, ele possa estimular os fiéis a apresentar petições semelhantes.

Lembra-te de mim, diz ele, com a boa vontade que tens para com o teu povo; isto é, concede-me a mesma bondade imerecida que tens prazer em conferir ao teu povo, para que eu nunca seja separado da tua Igreja, mas sempre seja incluído no número de teus filhos; pois a frase boa vontade para com o teu povo deve ser entendida passivamente daquele amor que Deus graciosamente leva a seus eleitos. É, no entanto, por uma metonímia empregada pelo profeta para apontar as marcas do amor de Deus. Pois dessa fonte graciosa flui a prova que ele real e experimentalmente dá de sua graça. Mas o profeta, se considerado pertencer ao número do povo de Deus, consideraria este o cume da verdadeira felicidade; porque, dessa maneira, ele sentiria que Deus estava reconciliado com ele (do que nada é mais desejável) e, assim, também experimentaria que era abundante. O termo, lembre-se, refere-se à circunstância do tempo, como veremos no final do salmo, que foi escrito quando as pessoas estavam em um estado tão triste e calamitoso, que os fiéis podiam ter alguma apreensão secreta que seu Deus tinha. esqueci deles. Evitar isso é a tendência da próxima cláusula, visite-me com a tua salvação. Diz-se que Deus visita aqueles de quem aparentemente ele se retirou; e a salvação deles é uma demonstração de sua boa vontade para com eles. No versículo seguinte, ele repete o mesmo sentimento, para que eu possa ver o bem de seus escolhidos, pois ele deseja ser um associado e participante das bênçãos que são constantemente realizadas pelos eleitos de Deus. O verbo ver, é muito claramente usado para denotar o gozo das bênçãos, como “ver o reino de Deus” ( João 3: 3 😉 e “ver o bem e a vida” ( 1 Pedro 3:10 ,) denotar as bênçãos correspondentes. Aqueles que a expõem, para que eu te veja fazer o bem aos escolhidos, estão enganados; porque o verso anterior do qual isso depende não suportará essa interpretação, e a exposição que apresentei é sustentada pelas palavras que se seguem, para que eu possa me alegrar com a alegria da tua nação e me gloriar com a tua herança. Pois é bastante óbvio que o profeta é solícito em tornar-se um participante de todos os benefícios que são a parte dos escolhidos, para que, satisfeito somente com Deus, ele possa, sob seus cuidados providenciais, viver alegre e feliz. Qualquer que seja o estado então triste da Igreja, o profeta, em meio a todo esse tumulto, ainda se apega a esse princípio, de que não há nada melhor do que ser considerado pertencente ao rebanho e ao povo de Deus, que sempre provará o melhor pai do mundo e fiel guardião de seu bem-estar. Tudo o que ele pede é que Deus lide com ele, como ele costuma lidar com sua Igreja; e declara que ele não podia suportar o pensamento de ser separado ou separado do lote comum da Igreja. Essas palavras, no entanto, implicam uma queixa tácita de que naquele momento Deus estava ocultando sua bondade amorosa de sua Igreja aflita, como se ele a tivesse rejeitado completamente.

Comentário de John Wesley

Lembra-te de mim, Senhor, com o favor que dás ao teu povo; visita-me com a tua salvação;

Eu – Ele fala aqui em nome e em nome de toda a nação. Com-Com aqueles favores que você geralmente e peculiarmente dá ao teu povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *