Estudo de João 1:19 – Comentado e Explicado

Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: Quem és tu?
João 1:19

Comentário de Albert Barnes

Este é o registro – A palavra “registro” aqui significa “testemunho”, da maneira que for dada. A palavra “registro” agora geralmente se refere à evidência “escrita”. Este não é o seu significado aqui. O testemunho de João foi dado sem escrever.

Quando os judeus enviaram – a fama de João foi grande. Ver Mateus 3: 5 . Ele se espalhou da região da Galiléia para Jerusalém, e a nação parecia supor, pelo caráter de sua pregação, que ele era o Messias, Lucas 3:15 . O grande conselho da nação, ou o Sinédrio, tinha, entre outras coisas, a acusação de religião. Eles achavam que era seu dever, portanto, investigar o caráter e as reivindicações de João e descobrir se ele era o Messias. Não é improvável que eles desejassem que ele fosse o Cristo tão esperado, e estivessem preparados para considerá-lo como tal.

Quando os judeus enviaram sacerdotes e levitas – Veja as notas em Lucas 10: 31-32 . Provavelmente eram membros do Sinédrio.

Comentário de E.W. Bullinger

testemunha . Grego. marturia. Veja nota em João 1: 7 ,

os judeus . Uma expressão característica deste evangelho, ver nota na p. 1511), apontando para as conseqüências de sua rejeição ao Messias, quando seriam Lo Ammi (= não meu povo): não mais considerados “Israel” , mas “judeus”, o nome dado pelos gentios.

enviado = delegado. App-174.

from = fora de. Grego. ek. App-104.

pergunte. Grego. erotao. App-134.

Comentário de John Calvin

19. E este é o testemunho . Até agora o evangelista relatou a pregação de João sobre Cristo; ele agora se resume a um testemunho mais ilustre, que foi entregue aos embaixadores dos sacerdotes , para que eles pudessem transmiti-lo a Jerusalém. Ele diz, portanto, que João confessou abertamente com que propósito ele foi enviado por Deus. A primeira pergunta aqui é: com que finalidade os sacerdotes lhe colocam perguntas. Acredita-se geralmente que, por ódio a Cristo, eles deram a João uma honra que não lhe pertencia; mas essa não poderia ser a razão, pois Cristo ainda não era conhecido por eles. Outros dizem que ficaram mais satisfeitos com João, porque ele era da linhagem e ordem do sacerdócio; mas também não acho que isso seja provável; pois, como esperavam de Cristo toda a prosperidade, por que eles voluntariamente inventaram um falso Cristo ? Penso, portanto, que havia outra razão que os induziu. Fazia muito tempo que eles não tinham os Profetas; John veio de repente e contrariando as expectativas; e a mente de todos foi despertada para esperar o Messias. Além disso, todos nutriram a crença de que o cunho do Messias estava próximo.

Para que eles não pareçam descuidados com seu dever, se negligenciam ou disfarçam uma questão de tão grande importância, perguntam a João : Quem és tu ? A princípio, portanto, eles não agiram por malícia, mas, pelo contrário, acionados pelo desejo de redenção, desejam saber se João é o Cristo, porque ele começa a mudar a ordem que era habitual na Igreja. E, no entanto, não nego que a ambição e o desejo de reter sua autoridade tenham alguma influência sobre eles; mas nada certamente estava mais longe de sua intenção do que transferir a honra de Cristo para outro. A conduta deles também não é inconsistente com o cargo que eles sustentam; pois, como eles possuíam o governo da Igreja de Deus, era seu dever cuidar para que ninguém se intrometesse precipitadamente, que nenhum fundador de uma nova seita surgisse, que a unidade da fé não fosse quebrada na Igreja, e que ninguém deve introduzir cerimônias novas e estrangeiras. É evidente, portanto, que um relatório sobre João foi amplamente divulgado e despertou a mente de todos; e isso foi arranjado pela maravilhosa Providência de Deus, para que esse testemunho fosse mais surpreendentemente completo.

Comentário de Adam Clarke

E este é o registro de João – Ele persistiu nessa afirmação, testificando aos judeus que esse Jesus era o Cristo.

Comentário de Thomas Coke

João 1: 19-20 . E este é o registro de João, etc. – Esses versículos seriam mais bem apresentados assim: Agora , este é o testemunho de João (mencionado João 1:15 .) Quando os judeus enviaram sacerdotes, etc. João 1:20 então ele confessou, etc. Os governantes de Jerusalém foram informados de que a extraordinária santidade, zelo e eloquência do Batista, juntamente com a solenidade de seu batismo, causaram uma impressão tão grande no povo que começaram a pensar que ele poderia ser o Messias. que certo número deles, cuja capacidade e aprendizado os tornavam iguais à tarefa, deveria examiná-lo. Quando esses mensageiros chegaram a Bethabara, perguntaram ao Batista se ele era o Messias, ou Elias, ou aquele profeta que se dizia levantar e inaugurar o Messias, de cuja vinda havia naquele momento uma expectativa geral? E este é o registro de João; este é o testemunho que João deu publicamente a Jesus quando os judeus, ou seja, o sinédrio, ou grande conselho da nação, que tomaram conhecimento da pretensão que qualquer pessoa feita ao caráter e cargo de profeta enviava sacerdotes e levitas de Jerusalém, pessoas de primeira consideração em aprendizado e ofício, e que, sendo mantidas à custa do público, tinham melhores oportunidades de estudar a lei e adquirir conhecimentos, para perguntar-lhe: quem és? “Que caráter você assume para si mesmo!” A questão não é sobre seu escritório, mas sobre sua pessoa. E ele confessou e não negou, mas nos termos mais fortes protestou solenemente que eu não sou o Messias; “Eu sei que as pessoas começam a me ver como seu libertador há muito esperado; mas digo claramente, elas estão enganadas.” Para todo juiz sincero, a declaração que João fez tão livremente aos sacerdotes e levitas, e que em outras ocasiões repetiu publicamente na audiência do povo, será uma forte prova de sua missão divina, apesar de não ter realizado nenhuma milagre; pois quando deputados de um órgão tão augusto como o senado de Israel pareciam significar (embora provavelmente com um desígnio desagradável) que, para reconhecê-lo como o Messias, queriam apenas uma declaração dele; se ele fosse um impostor, imediatamente teria apreendido as honras oferecidas a ele e se entregado pelo Messias; mas ele foi animado por um espírito diferente; integridade e verdade eram evidentemente os guias de sua conduta. Por que, então, deveríamos ter alguma dúvida de sua missão, visto que ele reivindicou expressamente o caráter de um mensageiro de Deus?

Comentário de Spurgeon

João 1: 19-28 . E isso nos registros de João, quando os judeus enviaram sacerdotes e levitas de Jerusalém para perguntar: Quem és tu? E ele confessou e não negou; mas confessou, eu não sou o Cristo. E eles perguntaram: o que então? Tu és Elias? E ele disse: eu não sou. Tu és aquele profeta? E ele respondeu: Não. Então disseram-lhe: Quem és tu? para que possamos dar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes tu de ti mesmo? Ele disse: Eu sou a voz de quem clama no deserto; endireita o caminho do Senhor, como diziam os Esaias. E os que foram enviados eram dos fariseus. E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas então, se não és esse Cristo, nem Elias, nem esse profeta? João lhes respondeu, dizendo: Eu batizo com água; mas há um dentre vós que não conheceis: Ele é aquele que vem depois de mim, antes de mim é o preferido, cuja fechadura de sapato não sou digno de desatar. Essas coisas foram feitas em Bethabara, além do Jordão, onde João estava batizando.

Era ali que os israelitas acariciavam o Jordão? Diz-se que foi assim; e verdadeiramente este é o lugar onde cruzamos também o Jordão – saindo do antigo judaísmo para a verdadeira fé do Cristo revelado.

João 1:29 . No dia seguinte, João vê Jesus vindo a ele e diz: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Acho que ouço o tom de Elias daquele filho do deserto: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

João 1:30 . Este é aquele de quem eu disse: Depois de mim vem um homem que é preferido diante de mim, porque ele era antes de mim.

Ah! quão infinitamente diante de João; como antes dele? Não tendo começo de dias, diante dele em sua natureza exaltada, diante dele em sua posição e cargo superiores!

João 1:31 . E eu não o conhecia: mas que ele deveria se manifestar a Israel, por isso vim batizando com água.

Foi pelo batismo que o Cristo deveria ser conhecido. João sabia mais de Jesus Cristo do que qualquer outra pessoa, mas ele não sabia que ele era o Cordeiro de Deus até que ele o batizou.

João 1: 32-33 . E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele. E eu não o conhecia: mas aquele que me enviou para batizar em água, o mesmo me disse. Sobre quem você verá o Espírito descer e permanecer sobre ele, é o mesmo que batiza com o Espírito Santo.

Não duvido que João tenha adivinhado com certeza que Jesus era a pessoa; mas ele não tinha nada a ver com suposições: ele era uma testemunha de Deus e só podia falar quando Deus lhe revelava as coisas.

Esta exposição consistia em leituras de João 1: 19-33 ; João 19: 1-16 .

Comentário de Spurgeon

João 1: 19-20 . E este é o registro de João, quando os judeus enviaram sacerdotes e levitas de Jerusalém para lhe perguntar: quem és? E ele confessou, e não negou; mas confessou, eu não sou o Cristo.

“Eu não sou o Ungido de Deus para salvar a humanidade.”

João 1:21 . E eles perguntaram: o que então? Tu és Elias?

“Elias, você voltou à terra?”

João 1:21 . E ele disse: eu não sou.

Pois, embora de fato ele fosse o verdadeiro Elias espiritual que viria como o precursor do Messias, no entanto, no sentido em que eles fizeram a pergunta, a única resposta verdadeira era: “Eu não sou”.

João 1:21 . Tu és aquele profeta?

O profeta há muito esperado predito por Moisés?

João 1: 21-23 . E ele respondeu: Não. Então lhe disseram: Quem és tu? para que possamos dar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes tu de ti mesmo? Ele disse, eu sou a voz –

Isso é tudo; uma voz e nada mais. João não professou ser a Palavra;

ele era apenas a voz que vocalizava aquela Palavra e a tornava audível para os ouvidos humanos. Ele veio para dar testemunho de Cristo, mas não era ele mesmo o Cristo: “Eu sou a voz”

João 1: 23-27 . De quem clama no deserto, endireita o caminho do Senhor, como disse o profeta Esaias. E os que foram enviados eram dos fariseus. e perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas então, se não és esse Cristo, nem Elias, nem esse profeta? João lhes respondeu, dizendo: Eu batizo com água; mas há um dentre vós, a quem não conheceis; ele é quem prefere me seguir, cuja trava de sapato não sou digna de soltar.

Quão sabiamente Deus sempre escolhe e forma seus servos! João é evidentemente apenas o homem para o seu lugar; ele presta testemunho de Cristo muito claramente; ele sinceramente desvia toda a atenção de si mesmo para o seu Mestre; e ele tem uma estima tão reverente por quem ele é o arauto que coloca toda a honra e glória sobre ele.

João 1: 28-30 . Essas coisas foram feitas em Bethabara, além do Jordão, onde João estava batizando. No dia seguinte, João viu Jesus vindo a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele de quem eu disse, depois de mim vem um homem que é preferido diante de mim, porque ele era antes de mim.

Vocês sabem, queridos amigos, que Cristo existiu desde toda a eternidade; portanto, na verdade, ele esteve diante de João; você conhece também a glória e a excelência da pessoa do nosso Divino Mestre, de modo que, em outro sentido, ele esteve e está diante de João e de todas as outras criaturas que ele criou.

João 1: 31-34 . E eu não o conhecia: mas que ele deveria se manifestar a Israel, por isso vim batizando com água. E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como uma pomba e pousar sobre ele. E eu não o conhecia: mas aquele que me enviou para batizar em água, o mesmo me disse: Sobre quem verás o Espírito descendo e permanecendo sobre ele, é o mesmo que batiza com o Espírito Santo. E vi e testemunhei que este é o Filho de Deus.

O sinal secreto da descida do Espírito, sob a forma de um doador, sobre nosso Senhor, foi dado a João; e assim que viu, ele teve certeza de que Jesus era o Enviado, o Messias, e que ele deveria indicá-lo ao povo.

João 1: 35-36 . Novamente, no dia seguinte, depois que João se levantou, e dois de seus discípulos; e, olhando para Jesus enquanto caminhava, diz: Eis o Cordeiro de Deus!

Este era o mesmo texto do qual ele havia pregado no dia anterior, e era o mesmo sermão, um tanto abreviado. Assim deveria estar conosco.

Sua única justiça eu mostro,

Sua verdade salvadora proclama;

É todo o meu negócio aqui abaixo

Chorar: ‘Eis o Cordeiro!’

João 1:37 . E os dois discípulos o ouviram falar, e seguiram Jesus.

Assim, João estava perdendo seus próprios discípulos. Por seu testemunho da verdade, ele os estava enviando para seguir o Senhor Jesus Cristo, e ele fez isso bem e graciosamente. Há muitos que acham uma tarefa difícil reduzir o número de seus discípulos; mas não foi assim com John.

João 1: 38-46 . Então Jesus se virou e os viu seguindo, e disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi, (isto é, sendo interpretado, Mestre), onde moras? Ele lhes disse: Vinde e vede. Eles vieram e viram onde ele morava, e ficaram com ele naquele dia: pois era quase a décima hora. Um dos dois que ouviu João falar e o seguiu foi André, irmão de Simão Pedro. Ele primeiro encontrou seu próprio irmão Simão e disse-lhe: Encontramos o Messias, que é, sendo interpretado, o Cristo. E ele o trouxe a Jesus. e, quando Jesus o viu, disse: Tu és Simão, filho de Jona; serás chamado Cefas, que é por interpretação, uma pedra. No dia seguinte, Jesus saiu à Galiléia, encontrou Filipe e disse-lhe: Segue-me. Ora, Filipe era de Betsaida, a cidade de André e Pedro. Filipe achou Natanael e a terra para ele: Nós o encontramos, de quem Moisés, na lei, e os profetas escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José. E Natanael lhe disse: Alguma coisa boa pode sair de Nazaré? Filipe disse-lhe: Vem e vê.

Foi tudo um evangelho de ver. João disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” Então Jesus disse: “Venha e veja;” e agora Philip diz o mesmo. A fé é aquela visão abençoada pela qual discernimos o Salvador. Quem olha para Cristo pela fé viverá.

João 1:47 . Jesus viu Natanael aproximar-se dele e disse-lhe: Eis mesmo um israelita em quem não há dolo!

“Não há arte ou engano neste homem, como havia em Jacó; ele é um verdadeiro israelita, como Israel no seu melhor. ”

João 1:48 . Natanael disse-lhe: De onde me conheces? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, quando você estava debaixo da figueira, eu te vi.

O que Natanael estava fazendo lá, não sabemos; provavelmente ele estava meditando ou talvez estivesse envolvido em oração. Mas esse anúncio foi uma prova para Natanael de que Jesus podia ver todas as coisas, ler o coração dos homens e saber o que estavam fazendo nos retiros escolhidos: “Quando você estava debaixo da figueira, eu vi você”. Cristo conhece todos vocês que vieram aqui, hoje à noite, em espírito de oração, buscando-o. E sempre que os homens o estiverem procurando, tenha certeza de que ele também os está procurando.

João 1:49 . Natanael respondeu e disse-lhe: Rabino, tu és o Filho de Deus; tu és o rei de Israel.

“Tu viste o que eu estava fazendo em segredo; e por esse sinal percebo que tu és o próprio Filho de Deus. ”

João 1:50 . Jesus respondeu e disse-lhe: Porque eu te disse que te vi embaixo da figueira, crê em ti! verás coisas maiores que estas.

Aqueles que estão prontos para crer em Cristo, naquilo que pode ser considerado uma evidência esbelta, “verão coisas maiores que estas”. “Bem-aventurados os que não viram e creram.” Devem contemplar uma vista maravilhosa aos poucos.

João 1:51 . E ele lhe disse: Em verdade, em verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

“Tu és um verdadeiro israelita, e terás a visão de Israel. Verás a mesma visão que teu pai Jacó viu quando adormeceu com uma pedra no travesseiro; somente a tua visão será muito maior que a dele. Christ always knows how to meet the needs of our hearts, and to give us something in accordance with our own expressions, and to make his answers fit our requests, only that he always far exceeds all that we ask or even think, blessed be his holy name!”

Esta exposição consistia em leituras de João 1: 19-51 ; e Mateus 4: 12-24 .

Comentário de John Wesley

E este é o registro de João, quando os judeus enviaram sacerdotes e levitas de Jerusalém para lhe perguntar: quem és?

Os judeus – Provavelmente o grande conselho enviado.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 17:9 – e procurem os sacerdotes levitas e o juiz que estiver exercendo o cargo na ocasião. Apresentem-lhes o caso, e eles lhes darão o veredicto.

Deuteronômio 24:8 – Nos casos de doenças de lepra, tenham todo o cuidado de seguir exatamente as instruções dos sacerdotes levitas. Sigam cuidadosamente o que eu ordenei a eles.

Mateus 21:23 – Jesus entrou no templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo e perguntaram: “Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade? “

Lucas 3:15 – O povo estava em grande expectativa, questionando em seus corações se acaso João não seria o Cristo.

João 5:33 – “Vocês enviaram representantes a João, e ele testemunhou da verdade.

João 10:24 – Os judeus reuniram-se ao redor dele e perguntaram: “Até quando nos deixará em suspense? Se é você o Cristo, diga-nos abertamente”.

Atos dos Apóstolos 13:25 – Quando estava completando sua carreira, João disse: ‘Quem vocês pensam que eu sou? Não sou quem vocês pensam. Mas eis que vem depois de mim aquele cujas sandálias não sou digno nem de desamarrar’.

Atos dos Apóstolos 19:4 – Disse Paulo: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *