Estudo de João 4:36 – Comentado e Explicado

O que ceifa recebe o salário e ajunta fruto para a vida eterna; assim o semeador e o ceifador juntamente se regozijarão.
João 4:36

Comentário de Albert Barnes

Aquele que colhe – Aquele que colhe a colheita, ou aquele que prega que as almas se convertem a Cristo.

Recebe salários – O trabalhador da colheita recebe seu salário. Jesus diz que assim será com os que trabalham no ministério – ele não permitirá que eles não sejam recompensados. Ver Daniel 12: 3 ; Mateus 19:28 .

Coleta de frutos para a vida eterna – Converte almas, que herdarão a vida eterna. A colheita não é temporária, como colher grãos, mas deve resultar na vida eterna.

Que tanto aquele que semeia … – É um trabalho unido. Pouco importa se semeamos a semente ou se colhemos. É parte do mesmo trabalho, e qualquer que seja a parte que possamos fazer, devemos nos alegrar. Deus dá o aumento, enquanto Paulo pode plantar e Apolo regar. O professor da escola dominical, que semeia a semente no começo da vida, se regozijará com o ministro do evangelho que pode se reunir na colheita e ambos se juntarão para dar todo o louvor a Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

eterno. App-151.

Comentário de John Calvin

36. E quem ceifa recebe recompensa. Quão diligentemente devemos nos dedicar à obra de Deus, ele prova por outro argumento; ou seja, porque uma recompensa grande e excelente é reservada para o nosso trabalho; pois ele promete que haverá frutos, e frutos não corruptíveis ou desbotados. O que ele acrescenta sobre frutas pode ser explicado de duas maneiras; ou é um anúncio da recompensa e , nessa suposição, ele diria a mesma coisa duas vezes em palavras diferentes; ou, aplaude o trabalho daqueles que enriquecem o reino de Deus, pois mais tarde o encontraremos repetindo,

Eu te escolhi para que você possa dar frutos e que seus frutos permaneçam ( João 15:16 ).

E certamente ambas as considerações devem encorajar grandemente os ministros da palavra, para que nunca afundem no trabalho, quando ouvem que uma coroa de glória está preparada para eles no céu e sabem que o fruto de sua colheita não será apenas precioso aos olhos de Deus, mas também será eterno. É para esse propósito que as Escrituras em todos os lugares mencionam recompensa, e não com o objetivo de nos levar a julgar por ela os méritos das obras; pois qual de nós, se chegarmos a um acerto de contas, não será mais digno de ser punido por preguiça do que de ser recompensado por diligência? Para os melhores obreiros, nada mais resta senão aproximar-se de Deus com toda humildade, para implorar perdão. Mas o Senhor, que age em nossa direção com a bondade de um pai, a fim de corrigir nossa preguiça e incentivar-nos a desanimar, digna-se de nos conceder uma recompensa imerecida.

Isso está tão longe de derrubar a justificação pela fé que antes a confirma. Pois, em primeiro lugar, como é que Deus encontra em nós algo para recompensar, mas porque Ele nos concedeu pelo seu Espírito? Agora sabemos que o Espírito é o fervoroso e penhor da adoção ( Efésios 1:14 ). Em segundo lugar, como é que Deus confere tão grande honra a obras imperfeitas e pecaminosas, mas porque, depois de ter por livre graça, nos reconciliou com ele, Ele aceita nossas obras sem nenhuma consideração ao mérito, não imputando os pecados que se apegam a elas? A quantidade desta passagem é que o trabalho que os apóstolos dedicam ao ensino não deve ser considerado difícil e desagradável por eles, pois sabem que é tão útil e tão vantajoso para Cristo e para a Igreja.

Para que o que semeia e o que ceifa, se regozijem juntos. Por essas palavras, Cristo mostra que o fruto que os apóstolos obterão do trabalho de outros não pode justificar uma queixa a ninguém. E essa declaração adicional merece aviso; pois se no mundo os gemidos daqueles que reclamam que o fruto de seu trabalho foi transmitido a outro não impedem que o novo possuidor colha alegremente o que outro semeou, quanto mais alegres os ceifeiros devem ser, quando houver consentimento e alegria mútua e parabéns?

Mas, para que essa passagem possa ser entendida adequadamente, precisamos compreender o contraste entre semear e colher. A semeadura era a doutrina da Lei e dos Profetas; pois naquele tempo a semente lançada no solo permaneceu, por assim dizer, na lâmina; mas a doutrina do evangelho, que leva os homens à maturidade adequada, é justamente comparada à colheita. Pois a Lei estava muito longe daquela perfeição que por fim nos foi exibida em Cristo. Com o mesmo propósito é a bem conhecida comparação entre infância e masculinidade, que Paulo emprega, quando diz que

o herdeiro, desde que seja filho, não difere de um servo, embora seja senhor de tudo, mas esteja sob tutores e governadores até o tempo determinado pelo pai,
( Gálatas 4: 1. )

Em resumo, desde que a vinda de Cristo trouxe consigo a presente salvação, não precisamos nos perguntar se o Evangelho, pelo qual a porta do reino celestial é aberta, é chamado de colheita da doutrina dos Profetas. E, no entanto, não é de todo inconsistente com essa afirmação que os Padres sob a Lei foram reunidos no celeiro de Deus; mas essa comparação deve ser referida à maneira de ensinar; pois, como a infância da Igreja durou até o fim da Lei, mas, assim que o Evangelho foi pregado, chegou imediatamente à idade adulta; então, naquele momento, a salvação começou a amadurecer, da qual a semeadura havia sido apenas. realizado pelos Profetas.

Mas, quando Cristo proferiu esse discurso em Samaria, ele parece estender a semeadura mais amplamente do que à Lei e aos Profetas; e há quem interprete essas palavras como se aplicando igualmente aos judeus e aos gentios. Reconheço, de fato, que alguns grãos de piedade estavam sempre espalhados por todo o mundo, e não há dúvida de que – se nos permite a expressão – Deus semeou, pela mão de filósofos e escritores profanos, os excelentes sentimentos que podem ser encontrados em seus escritos. Mas, como essa semente se degenerou da própria raiz e como o milho que dela brota, embora não seja bom ou natural, foi sufocado por uma enorme massa de erros, não é razoável supor que essa corrupção destrutiva seja comparada à semeadura Além disso, o que é dito aqui sobre a união na alegria não pode se aplicar de modo algum aos filósofos ou a qualquer pessoa dessa classe.

Ainda assim, a dificuldade ainda não está resolvida, pois Cristo faz uma referência especial aos samaritanos. Eu respondo, embora tudo entre eles estivesse infectado por corrupções, ainda havia alguma semente oculta de piedade. Pois de onde resulta que, assim que ouvem uma palavra sobre Cristo, estão tão ansiosos em procurá-lo, mas porque aprenderam, com a Lei e os Profetas, que o Redentor viria? A Judéia era de fato o campo peculiar do Senhor, que ele havia cultivado pelos Profetas, mas, como uma pequena porção de semente foi transportada para Samaria, não é sem razão que Cristo diz que ali também alcançou a maturidade. Se se objeta que os apóstolos foram escolhidos para publicar o Evangelho em todo o mundo, a resposta é fácil, que Cristo falou de maneira adequada ao tempo, com essa exceção, que, por causa da expectativa dos frutos que já estava quase maduro, ele elogia nos samaritanos a semente da doutrina profética, embora misturada e misturada com muitas ervas daninhas ou corrupções. (84)

Comentário de Adam Clarke

E quem ceifa recebe salário – Ou, e já o ceifeiro recebe salário. Ao fazer a palavra ?d? , já no começo deste versículo, sob a autoridade de alguns excelentes MSS. e versões, um sentido mais consistente é obtido do que no arranjo comum, onde ?d? termina o verso anterior.

O semeador celestial, Jesus Cristo, já se torna o ceifeiro da produção da semente que ele havia semeado tão recentemente; e recebe o salário que ele desejava, a alta gratificação de salvar almas imortais; e ajunta no seu fruto para a vida eterna. Assim, o semeador e o ceifeiro, que estão aqui uma e a mesma pessoa, se alegraram juntos, tendo visto o tempo das sementes e a colheita no mesmo dia. O semeador não teve tempo de deixar o campo que semeara, até que estivesse em tempo integral para colher a colheita!

Comentário de Thomas Coke

João 4: 36-38 . E aquele que colhe, etc. Enquanto os discípulos trabalhavam juntos com nosso Senhor nesta colheita espiritual – para encorajá-los, ele os lembrou da recompensa. A passagem deve ser lida da seguinte forma: “Aquele que colhe e colhe o fruto [ das almas ] para a vida eterna; aquele que conduz outros ao céu (aludindo à colheita de milho colhido em celeiros) tal pessoa – recebe salários; que ambos quem semeia e que ceifa, pode se alegrar juntos; a saber, na recompensa que lhes é conferida, cujo prazer será aumentado pela participação conjunta dela “. Nosso Senhor passa a aplicar outro provérbio, João 4:37 . As palavras sobre as quais você não deu trabalho, João 4:38 significa: “nenhum trabalho de semear”; Outros homens trabalharam, a saber, semeando os alimentos de piedade e santidade entre os judeus, e assim se expuseram a grandes perseguições (ele quis dizer os profetas da antiguidade; –) ” e vós entrastes em seus trabalhos – no campo em que o trabalho deles fora cuidadosamente empregado “; e?? t?? ??p?? a?t?? . – Comp. 2 Coríntios 10:15 . “Vocês estão empregados para colher aquilo que semearam com grande dificuldade; pois estão ajuntando no reino dos céus aqueles que, pelos escritos dos profetas e pela graça de Deus, foram imbuídos de um senso de piedade e virtude , estão preparados para entrar nele “. Esta aplicação do provérbio, uma semeia e outra colhe, não implica nenhum descontentamento nas pessoas que semeiam sem colher, como parece ser de uso comum; pois o semeador e o ceifeiro são representados como regozijando-se juntos nas recompensas desse cultivo espiritual.

Comentário de John Wesley

E o que ceifa recebe salário e ajunta fruto para a vida eterna: para que o que semeia e o que ceifa se regozijem.

Aquele que colhe – Quem salva almas, recebe salário – Uma bênção peculiar para si mesmo e colhe frutos – Muitas almas: para quem semeia – Cristo, o grande semeador da semente, e quem colhe, pode se alegrar juntos – no céu.

Referências Cruzadas

Provérbios 11:30 – O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio.

Daniel 12:3 – Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.

Romanos 1:13 – Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

1 Coríntios 3:5 – Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.

1 Coríntios 9:19 – Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.

Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

1 Tessalonicenses 2:19 – Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês?

1 Timóteo 4:16 – Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

2 Timóteo 4:7 – Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Tiago 5:19 – Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *