Estudo de Daniel 12:3 – Comentado e Explicado

Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem introduzido muitos {nos caminhos} da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor.
Daniel 12:3

Comentário de Albert Barnes

E os que são sábios – Esta é a linguagem que, nas Escrituras, é empregada para denotar os piedosos, ou aqueles que servem a Deus e guardam seus mandamentos. Veja o livro de Provérbios, passim. A verdadeira religião é sabedoria, e o pecado é loucura, e aqueles que vivem para Deus e para o céu são verdadeiramente sábios. O significado é que eles escolheram o caminho que a verdadeira sabedoria sugere como aquela em que o homem deve andar, enquanto todos os caminhos do pecado são caminhos de loucura. A linguagem usada aqui é expressiva de uma verdade geral, aplicável em si mesma a todos os justos em todos os momentos, e nada pode ser inferido do termo empregado quanto ao que foi projetado pelo anjo.

Brilha como o brilho do firmamento – como o céu acima de nós. A imagem é a do céu à noite, espessa, com estrelas brilhantes e bonitas. Nenhuma comparação poderia ser mais impressionante. O significado parece ser que cada um dos justos será como uma estrela brilhante e bonita e que, em número, ordem e harmonia, eles se parecerão com as constelações celestes à noite. Nada pode ser mais sublime do que olhar para o céu em uma noite clara e pensar no número e na ordem das estrelas acima de nós como um emblema dos justos no mundo celestial. A palavra prestado firmamento significa, propriamente, extensão ou o que está espalhado, e é aplicada ao céu como parece estar espalhada acima de nós.

E aqueles que transformam muitos em justiça – Referindo-se àqueles que seriam instrumentais na conversão de homens para a adoração ao Deus verdadeiro e aos caminhos da religião. Essa é uma linguagem muito geral e pode ser aplicada a qualquer pessoa que tenha sido o meio de levar os pecadores ao conhecimento da verdade. Isso se aplicaria em um grau eminente aos ministros do evangelho que foram bem-sucedidos em seu trabalho e aos missionários entre os pagãos. Da mera linguagem, no entanto, nada certo pode ser discutido quanto à referência original usada pelo anjo, e parece ter sido sua intenção empregar uma linguagem tão geral que pudesse ser aplicada a todos, de todas as idades e países, quem seria fundamental para transformar os homens em Deus.

Como as estrelas – Como as estrelas que se distinguem por seu tamanho e brilho no firmamento. Na parte anterior do verso, quando se fala daqueles que eram “sábios”, o design parece compará-los ao céu como ele aparece, posicionado com inúmeras estrelas, e em seus números e agrupamentos constituindo grande beleza; neste membro da frase, o design parece comparar aqueles que são eminentes na conversão de homens, com as estrelas bonitas e brilhantes que nos impressionam quando olhamos para o céu – aquelas mais distintas em tamanho e esplendor, e que parecem liderar os outros. O significado é que, entre os anfitriões dos salvos, eles serão visíveis ou serão honrados na proporção de suas labutas, sacrifícios e sucesso.

Para sempre e sempre – Para toda a eternidade. Isto se refere àqueles que converterão muitos em justiça; e o significado é que eles continuarão assim a ser distinguidos e honrados por toda a eternidade.

Comentário de Thomas Coke

Daniel 12: 3 . E os que são sábios brilharão como o brilho do firmamento E aqueles que sabiamente instruíram brilharão como o esplendor do firmamento; ou como os céus adornados com o sol e as outras luzes gloriosas. No hebraico, a primeira palavra é o mesmo particípio que no cap. Daniel 11:33 e todo o versículo parece ser um incentivo para os professores, principalmente, que deveriam cair e sofrer tais aflições, como na passagem mencionada anteriormente. Cappellus observa das duas cláusulas deste versículo que um membro é e????t????, ou explicativo do outro: o esplendor do firmamento e o esplendor das estrelas é o mesmo; e aqueles que ensinaram, e aqueles que justificaram muitos, devem significar aqueles que, pelo ensino e pelo bom exemplo, conseguiram, com a graça de Deus, mostrar o caminho da justiça e da vida eterna. O juiz de toda a terra certamente fará o que é certo: ele deu a máxima certeza de que há uma recompensa para os justos; e é certo que essa recompensa será aumentada em proporção à medida que os homens forem mais úteis, ou tiverem promovido o interesse real e melhor de seus semelhantes. No último verso, a recompensa e a punição são expressas geralmente quanto ao seu grau, e meramente consideradas perpétuas em sua duração: nesse sentido, elas são exaltadas ao mais alto grau de distinção em seu grau, e sua duração é apontada no forma mais forte de expressar a eternidade. Vulg. em perpetuas aeternitates. Gr. e?? t??? a???a? ?a? et? . O objetivo é convencer os eminentemente santos e úteis, de que eles são de maneira mais especial os favoritos do céu, e que com maior confiança podem esperar sua recompensa. As glórias do mundo futuro são difundidas nas Escrituras pelas imagens mais altas e esplêndidas disso; afinal de contas, a linguagem é tão inadequada e tão inferiores às concepções da mente humana a esse grande assunto, que a melhor descrição das alegrias da eternidade é a negativa de São Paulo, que ele, de certa forma, emprestou de Isaías. , “Os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem entraram no coração do homem, as coisas que Deus preparou para os que o amam”. Veja o bispo Lowth em Isaías 64: 4 .

Comentário de Joseph Benson

Daniel 12: 3 . Aqueles que são sábios – Nomeadamente, que são sábios para a salvação pela fé em Cristo, que são verdadeiramente piedosos e justos, brilharão como o brilho do firmamento – Serão revestidos de glória e imortalidade; terá corpos conformados ao corpo glorioso de Cristo; brilha, diz Jesus, como o sol no reino de seu Pai, Mateus 13:43 ; e especialmente aqueles que devem ser gloriosos, pois são sábios para conquistar almas; quem, sendo bem instruído em coisas divinas, se empenhará em instruir, recuperar e salvar os outros; brilharão como as estrelas – isto é, com um esplendor como o dos luminares do céu, para todo o sempre Para toda a eternidade. Isso parece referir-se principalmente aos mestres da verdade divina, e especialmente àqueles que confirmam sua doutrina por seus sofrimentos e exemplo: tais, sem dúvida, receberão uma recompensa distinta, embora não sejam adquiridos por seu próprio mérito. O juiz de toda a terra certamente fará o que é certo; e quando ele vier, sua recompensa estará com ele, para dar a todo homem conforme sua obra, Apocalipse 22:12 . E como ele deu a máxima certeza de que há uma recompensa para os justos; assim, ele também nos garantiu que isso será aumentado, na proporção em que os homens trabalharem para ser mais extensivamente úteis e para promover os interesses reais e melhores de seus semelhantes, a saber, seus interesses espirituais e eternos.

Comentário de Adam Clarke

E os que são sábios – aqueles que são completamente instruídos na palavra e doutrina de Cristo brilharão – serão eminentemente distinguidos na Igreja Cristã pela santidade de suas vidas e pela pureza de seus credos.

E aqueles que convertem muitos em justiça – Aqueles que, pregando a Cristo crucificado entre seus irmãos, serão os meios de os converter à fé cristã; serão como as estrelas – luminares luminosos no reino evangélico de Jesus Cristo. Isso também pode ser aplicado ao caso de homens santos e úteis, particularmente os fiéis ministros do Evangelho, no dia do julgamento. Veja Tiago 5:20 ; (nota), 1 Coríntios 15: 41-42 ; (Nota).

Comentário de E.W. Bullinger

aqueles que são sábios = aqueles que fazem sábios. Os Maskilim de Daniel 12:10 ; Daniel 11:33 , Daniel 11:35 .

Comentário de John Calvin

A palavra “prudente” significa dotada de intelecto. Alguns o tomam de forma transitória, e nesta passagem sua opinião provavelmente está correta, porque o cargo de justificativa será em breve atribuído a esses prudentes. Mas o sentido anterior se adapta melhor ao capítulo 11, e no versículo 10 será colocado absolutamente. Por isso, significa aqueles que são dotados de entendimento. O anjo aqui confirma o que ultimamente tenho expressado a respeito da ressurreição final, e mostra como gozaremos de seus frutos, porque a glória eterna é depositada para nós no céu. Não devemos nos queixar de sermos tratados indignamente, sempre que parecemos sofrer dureza nas mãos de Deus, porque devemos estar satisfeitos com a glória do céu e com a existência perpétua daquela vida que nos foi prometida. Ele diz que os professores, ou aqueles que se destacam na compreensão, brilharão como a luz do céu. Se a palavra “professores” for considerada preferível, haverá uma figura de linguagem, uma parte sendo colocada para o todo e, portanto, sigo a explicação usual. Ele aplica a frase “dotado de entendimento” àqueles que não se afastam do verdadeiro e puro conhecimento de Deus, como será posteriormente explicado mais detalhadamente. Pois o anjo contrasta os profanos que se enfurecem orgulhosa e desdenhosamente contra Deus, e os fiéis cuja sabedoria é se submeter a Deus e adorá-lo com o mais puro afeto de suas mentes. Falaremos mais sobre este assunto amanhã. Mas ele agora diz que aqueles que mantiveram piedade sincera deveriam ser como a luz do firmamento; ou seja, eles serão herdeiros do reino dos céus, onde gozarão da glória que supera todo o esplendor do mundo. Sem dúvida, o anjo aqui usa figuras para explicar o que é incompreensível, implicando, nada pode ser encontrado no mundo que responda à glória do povo eleito.

E aqueles que justificarem muitos serão como estrelas, diz ele. Ele repete a mesma coisa em outras palavras, e agora fala de estrelas, tendo usado anteriormente a frase, o brilho do firmamento, no mesmo sentido; e em vez de “aqueles que são dotados de entendimento”, diz ele, aqueles que devem ter justificado Sem dúvida, o anjo aqui denota especialmente os mestres da verdade, mas na minha opinião ele também abraça todos os devotos adoradores de Deus. Ninguém dos filhos de Deus deveria limitar sua atenção em particular para si, mas, tanto quanto possível, todos deveriam se interessar pelo bem-estar de seus irmãos. Deus depositou o ensino de sua salvação conosco, não com o propósito de guardá-lo em particular para nós mesmos, mas de indicar o caminho da salvação para toda a humanidade. Portanto, este é o dever comum dos filhos de Deus: promover a salvação de seus irmãos. Por essa palavra “justificativa”, o anjo significa, não que esteja no poder de um homem justificar outro, mas a propriedade de Deus é aqui transferida para seus ministros. Enquanto isso, somos tão claramente justificados por qualquer ensino que traz a fé ao nosso alcance, como somos justificados pela fé que brota do ensino. Por que nossa justificação é sempre atribuída à fé? Porque nossa fé nos direciona para Cristo, em quem está a completa perfeição da justificação, e assim nossa justificação pode ser atribuída igualmente à fé ensinada e à doutrina que a ensina. E aqueles que trazem diante de nós esse ensino são os ministros de nossa justificação. A afirmação do anjo, em outras palavras, é esta: – Os filhos de Deus, que são devotados inteiramente a Deus e governados pelo espírito de prudência, apontam o caminho da vida para os outros, não apenas serão salvos, mas também possuirá uma glória superada muito além de qualquer coisa que exista neste mundo. Esta é a explicação completa. Por isso, reunimos a natureza da verdadeira prudência para consistir em nos submeter a Deus em simples ensinabilidade e em manifestar a qualidade adicional de promover cuidadosamente a salvação de nossos irmãos. O efeito disso nosso trabalho deve aumentar nossa coragem e entusiasmo. Pois quão grande é a honra que nos é conferida por nosso Pai Celestial, quando ele deseja que sejamos ministros de sua justiça? Como James diz, preservamos aqueles que estão prestes a perecer se os trouxermos de volta ao caminho certo. ( Tiago 5:19 .) Tiago nos chama de preservadores, assim como o anjo nos chama de justificadores; nem o anjo nem o apóstolo desejam prejudicar a glória de Deus, mas por essas formas de fala o Espírito nos representa como ministros da justificação e salvação, quando nos unimos nos mesmos laços com todos aqueles que precisam de nossa assistência e esforços. Segue a seguir: –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *